13 dicas para melhorar o seu humor
Alimentação, exercícios, gentileza, autoestima e muito mais. Tudo conta quando o assunto é uma vida com mais disposição e bom humor. Anote as dicas!
1 - Ria de si mesmoErrar é humano e ensina um bocado. Não se leve tão à sério. Aceite as próprias falhas e passe a vê-las como lições. Quem ri dos próprios erros é muito mais agradável!
CopiarCompartilhar
2 - Valorize o amorSe você tem um parceiro, faça o tempo que vocês têm juntos valer a pena. Mantenha a paixão viva com pequenos gestos de carinho, declarações e romance. A vida é mais gostosa com amor!
CopiarCompartilhar
3 - Faça exercíciosPraticar exercícios físicos libera endorfinas e melhora o humor. Bastam 30 minutos de atividade diária para que você sinta a diferença no corpo e na mente. Mantenha-se ativo!
CopiarCompartilhar
4 - Durma bemProcure relaxar pelo menos 7 horas por dia. Mantenha horários para ir para a cama e para acordar, o que garantirá uma rotina mais saudável. Você só terá bom humor se estiver descansado!
CopiarCompartilhar
5 - Cuide da sua alimentaçãoComer bem é uma forma de carinho com o seu corpo e, consequentemente, com a sua mente. Faça pelo menos três refeições diárias e nunca pule o café da manhã.
Alguns alimentos podem ajudar na manutenção do bom humor, especialmente aqueles ricos em cálcio, magnésio, zinco, selênio e vitamina C.
Aí vão algumas sugestões:
Leite e derivados; ovos; carnes, peixes e frutos do mar; sementes de abóbora, girassol e aveia; castanha-de-caju, castanha do Pará, amêndoas, amendoim e nozes; abacaxi, abacate, banana, laranja, tangerina e maracujá; vegetais verde-escuros, como espinafre, couve e brócolis; feijão, ervilha e grão-de-bico; chocolate, principalmente chocolate amargo.
CopiarCompartilhar
6 - Ouça músicaPode parecer muito básico, mas a música tem o poder de interferir no nosso humor. Se estiver chateado, lembre-se de dar play na sua canção predileta. Vale até arriscar uns passinhos!
CopiarCompartilhar
7 - Seja do bemOutra dica aparentemente básica, mas que precisa ser lembrada. Afinal, ninguém consegue manter o sorriso aberto com a consciência pesada. Realize pequenos atos de bondade. Seja gentil, cumprimente as pessoas, sinta-se útil!
CopiarCompartilhar
8 - Faça listasBobagem? Que nada! Você com certeza ficará surpreso se resolver listar as coisas pelas quais é grato, por exemplo. Não se acanhe. Pegue papel e caneta e escreva.
CopiarCompartilhar
9 - Estabeleça prioridadesListar suas prioridades pode tornar o dia mais produtivo. Nada como resolver aquele problema chato no começo do dia, ficando livre, leve e solta.
CopiarCompartilhar
10 - Comemore cada conquistaAprender a valorizar todos os momentos, inclusive os mais simples, nos deixa mais otimistas e dispostos. Fica mais fácil buscar a felicidade quando entendemos que ela está nas pequenas coisas.
CopiarCompartilhar
11 - Faça as malasNada como viajar para espairecer e relaxar! Conhecer novos lugares deixa qualquer um mais animado e de bem com a vida. Sempre que possível, coloque o pé na estrada.
CopiarCompartilhar
12 - Ame-se!Amor próprio, eis o principal ingrediente para você encarar a vida com mais ânimo, disposição e alegria. Cuide-se, valorize suas qualidades e aprenda a lidar com o que desagrada.
CopiarCompartilhar
13 - Xô, pensamento negativo!Aí vai uma pequena e eficiente lição:
-Para começar, identifique os pensamentos ruins mais constantes: "detesto minhas roupas", "não gosto do meu corpo", "eu sou ridícula". Vale fazer uma lista enumerando as ideias que mais te afetam.
-O passo seguinte é focar no pensamento mais pesado. No exemplo acima, seria "eu sou ridícula".
-Agora é hora de enumerar as razões para o pensamento negativo te afetarem. Por exemplo: "tenho um salário ruim", "meu cabelo não é legal", etc.
-Siga elaborando ideias contra o seu pessimismo: "sou uma boa profissional", "meu talento não depende da aparência", etc.
-Para finalizar, reavalie mentalizando as afirmações positivas. Não se esqueça de que há coisas mais importantes do que aquilo que você não gosta. Ame-se mais!
CopiarCompartilhar
Dica extraAgora que você já está por dentro das atitudes que podem mudar o seu humor, aí vai uma pequena lista de filmes e livros para recorrer quando a angústia bater na porta.
Filmes:
Patch Adams, o Amor É Contagioso
As Branquelas
Os Normais: O Filme
Quanto Mais Idiota Melhor
Livros:
Comédias da vida privada; de Luis Fernando Verissimo
Nu, de botas; de Antonio Prata
Memórias Póstumas de Brás Cubas; de Machado de Assis
CopiarCompartilhar