Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

15 dicas para quem tem um idoso em casa

Que idosos são extremamente fofos, todo mundo sabe, mas será que você sabe dos cuidados de que eles precisam? Ter um idoso em casa significa cuidado redobrado! Os velhinhos já não têm mais tanta força quanto antes e possuem algumas limitações, por isso precisam de muita paciência. Primeiramente é preciso observar detalhadamente a saúde do idoso, para que seja possível entender o que ele precisa em determinados momentos. Mas saiba que, antes de qualquer coisa, você precisa ter um peito cheio de carinho e de amor para dar a esse ser que já viveu muitos anos e que também já ajudou muitas pessoas. Confira 15 dicas para quem tem um idoso em casa e cuide dos cabelinhos brancos dele!

Delimite os espaços dos idosos

É importante definir espaços para os idosos. Comece com os espaços pessoais e íntimos; converse com o idoso para saber o que ele precisa e analise se realmente é necessário. Lembre-se ainda das limitações físicas e mentais, portanto, se puder pedir dicas a médicos especializados, é perfeito para não errar em nada.


Copiar
Compartilhar
Respeite o espaço deles Mulher idosa na frente de um espelho, olhando para o lado

Ainda falando sobre espaço, devemos respeitar o espaço dos idosos, assim como queremos que respeitem o nosso. Lembre-se de pedir permissão para entrar e principalmente para mexer em seus objetos pessoais.


Copiar
Compartilhar
Explique quais são os espaços comuns da casa

Não trate o idoso como uma criança. A maioria sabe o que acontece a seu redor e não gosta quando é tratado como tal. Explique quais espaços são comuns na casa e como poderão ser utilizados por todos.

Divirta-se com frases para a terceira idade
Copiar
Compartilhar
Aceite as decisões Mulher conversando com uma senhora idosa

Costumamos reclamar quando o funcionamento da casa não vai em perfeita harmonia, no entanto, quando se tem um idoso na residência, deve-se aprender a conversar com ele e principalmente a aceitar as decisões que tomar. Alguns idosos fazem coisas que não agradam a todos, mas, antes de sair reclamando com eles, procure entender o que está acontecendo. Isso facilitará bastante a convivência.


Copiar
Compartilhar
Atenção com as mudanças de humor e comportamento

Cuidar de alguém nem sempre é fácil, mas é importante ficar de olho nas reações que o idoso tem. Comece a observar as mudanças — principalmente as repentinas — de humor e de comportamento. Muitos idosos não querem mais remédios, não querem voltar ao médico e às vezes escondem que não estão dormindo ou mesmo comendo bem, portanto, tenha muita atenção!

Conscientize-se sobre a violência contra a pessoa idosa
Copiar
Compartilhar
Tenha uma casa organizada Mulher limpando a bancada de sua casa com um pano

Sabemos que não é tão simples cuidar de idosos, principalmente quando temos pequenas regras que devem ser seguidas rigorosamente. Manter a casa organizada é uma delas. Evite objetos espalhados pela casa e, se o idoso usar andador ou cadeira de rodas, é de extrema importância mexer na disposição dos móveis da casa, facilitando assim a movimentação deles.


Copiar
Compartilhar
Instrua-os a ter cuidado

Dizer para ter cuidado vai muito mais que olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Vemos muitos casos de idosos enganados por falsos vendedores ou pessoas de má fé que os abordam e aplicam golpes. Por isso, é importante que você informe a pessoa e peça para que fique alerta contra esses golpistas!


Copiar
Compartilhar
 
Estimule-os sempre que possível Dois idosos caminhando em um parque

É importante manter os idosos estimulados a fazer as atividades que gostam. Pode ser uma simples caminhada no parque, ir à praça conversar com outros idosos ou ler suas revistas e livros. Se possível, faça companhia em todos os momentos e, se ele gostar e permitir, participe de tais atividades a seu lado!

Confira dicas de presentes para idosos no Natal
Copiar
Compartilhar
Cuidados básicos devem ser estimulados

Muitos idosos acabam ficando um pouco descuidados com a aparência, mas nem sempre é porque querem. Às vezes, não conseguem se abaixar para cortar as unhas ou calçar os sapatos. Muitos deixam de cuidar da pele, dos cabelos e as roupas nem sempre são as melhores. Por isso, ajude-o a se arrumar e estar sempre bem consigo e com sua autoestima.


Copiar
Compartilhar
Respeite a privacidade Mãos de um idoso segurando uma muleta

Alguns idosos não querem ser ajudados, no entanto, outros precisam de ajuda na hora da higiene pessoal. A dica é fazer tudo da forma mais tranquila e natural, porém, tentando manter a máxima privacidade do idoso. Lembre-se de respeitar o espaço e o tempo dele. Para isso, bata antes de entrar no quarto e não o apresse se ele pedir mais tempo!


Copiar
Compartilhar
Faça avaliações frequentes da saúde dele

Sabemos que muitos idosos têm problemas de saúde e, em alguns casos, limitações de mobilidade e até mentais. Por isso, é de extrema importância que ocorram avaliações frequentes para saber se houve melhoras ou não na saúde do idoso.


Copiar
Compartilhar
Cuide da dieta do idoso Mulher idosa comendo frutas na cozinha

A maioria das dietas dos idosos é restritiva — às vezes sem sal e/ou sem açúcar. Alguns idosos não gostam de seguir regras e, por isso, burlam-nas. Portanto, é bom cuidar da dieta para que o idoso se alimente bem!

Estimule a vida de um idoso com mensagens motivacionais
Copiar
Compartilhar
Tente deixá-lo confortável

É difícil, mas não impossível. Por isso, tente fazer com que o idoso fique o mais confortável possível. Uma das coisas que mais os incomodam é o excesso de calor ou frio, portanto se você tem um ar-condicionado procure regular para não ficar nem frio nem quente demais.


Copiar
Compartilhar
Revise os remédios Cartelas de pílulas de remédio amontoadas

Assim como faz a avaliação junto com médicos, é importante revisar os remédios junto a profissionais. Verifique se a dosagem está correta, pois alguns remédios deixam de fazer efeito com o tempo e, por isso, precisam ser trocados. Outros remédios fazem mal para a saúde e tudo isso deve ser conversado com o médico geriatra.


Copiar
Compartilhar
Guarde dados importantes

Inclua nesses dados os números de documentos, números de telefones e endereço dos amigos mais íntimos. Anote ainda dados médicos, remédios — quantidade e horário —, registro de banco, documentos de seguro, planos de saúde e tudo mais que você e o idoso acharem importante!

Emocione-se com votos de casamento para casal idoso
Copiar
Compartilhar
fechar