Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Festivais de música memoráveis

Momentos inesquecíveis que vão te fazer viajar no tempo. Reunimos alguns festivais de música espalhados pelo mundo que fizerem e ainda fazem história. Conheça um pouco do berço da música e das gerações influenciadas por eles.

1. Woodstock (Bethel/Nova York)

Em primeiro lugar, o festival que marcou uma geração. Ou melhor, que criou uma geração.

Sendo considerado o maior símbolo da contracultura hippie, repleto de amor livre, rock e drogas de todos os tipos. Woodstock reuniu os maiores nomes da música.

Janis Joplin, Sly & the Family Stone, The Who, Joe Cocker, Country Joe and the Fish, Jimi Hendrix e muitos outros, com cerca de meio milhão de pessoas assistindo.

As condições eram precárias. Uma fazenda em NY, sem higiene, comida. Com casos de overdose e até de abortos, nada disso impediu o sucesso do festival.


Copiar
Compartilhar
2. Hollywood Rock (Brasil/ RJ e SP)

Um festival nacional, que surgiu em meados dos anos 90 e aconteceu no Pacaembu e no Maracanã.

O evento contou com nomes como Bon Jovi, Nirvana, Red Hot Chilli Peppers e Bob Dylan.


Copiar
Compartilhar
3. Fuji Rock Festival (Nigata/Japão)

Com um dos cenários mais exóticos, aos pés das montanhas Fuji. O foco desse festival é a sustentabilidade, além das ótimas atrações musicais.

Com duração de 3 dias, o evento já recebeu nomes como: Kanye West, Jack Johnson, Franz Ferdinand e Bombay Bicycle Club.


Copiar
Compartilhar
4. Rock in Rio (Brasil/Rio de Janeiro)

A edição de 1985 entrou para a história da música.

11 milhões de dólares investidos, uma loucura que deu certo. O público de 1,38 milhão de pessoas consumiu 1,6 milhão de litros de bebidas, 900 mil sanduíches, 7,5 toneladas de massa e 500 mil fatias de pizza.

E o Brasil teve oportunidade de ver grandes nomes da música, tais como: Queen, AC/DC, Rod Stewart, Iron Maiden, Yes e Ozzy Osbourne.


Copiar
Compartilhar
6. Coachella (Indio/Califórnia)

Em 1999 surgiu um dos eventos mais aclamados da atualidade, com cerca de 25 mil participantes e inúmeros nomes aclamados no setlist.

3 dias de festival no grande vale de Coachella na Califórnia.

Grandes artistas já passaram pelo palco, tais como: Madonna, Paul McCartney, Red Hot Chili Peppers, Rihanna, Siouxsie and the Banshees, Iggy & The Stooges, Kraftwerk, Pixies, Bauhaus, Gang of Four, Nine Inch Nails, Cocteau Twins, Daft Punk, Massive Attack, Tool, Rage Against the Machine, The Jesus and Mary Chain, Portishead, Madonna, Radiohead, Björk, The Verve, Amy Winehouse, The Killers e The Cure.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Trechos de música do The Chainsmokers

5. Lollapalooza (Diversos países)

Criado em 1991, por Perry Farrell (Jane’s Addiction), o festival surpreendeu as expectativas. O que inicialmente era para ser a turnê de despedida da banda, se tornou um sucesso da cultura pop.

Atrações de todos os tipos e gêneros. Pearl Jam, Soundgarden, Red Hot Chilli Peppers, Ice Cube, Cypress Hill e House of Pain. Do rock ao rap, o festival faz sucesso até hoje no meio alternativo.

Realizado em 3 países. Chicago (origem), Santiago (Chile) e aqui no Brasil, Jockey Club (São Paulo).


Copiar
Compartilhar
 
Conheça 5 dos melhores festivais musicais do mundo


Copiar
Compartilhar
7. Newport Folk Festival (Newport/EUA)

O berço do Folk dos festivais. Realizado em Newport, Rhode Island, EUA. O evento dura 3 dias e foi criado em 1959, mas só entrou para história em 1965, quando Bob Dylan foi vaiado e chamado de herege.

Usando guitarras elétricas, o cantor foi acusado de abandonar as raízes do gênero. Inclusive pelos organizadores, que não gostaram nada da surpresa.


Copiar
Compartilhar
8. Electric Daisy Carnival EUA

Festival anual que reúne grandes nomes da música eletrônica e dance music. Iniciado nos EUA em 1997 e compartilhado com Porto Rico.

Contando com grandes Djs, o evento se tornou um sucesso do gênero eletrônico.


Copiar
Compartilhar
9. Glastonbury (Inglaterra/Reino Unido)

Criado por Michael Eavis e influenciado pela cultura hippie. Inicialmente chamado de Pilton Festival, o organizador decidiu criar o evento após ver Led Zeppelin em 1970 a céu aberto.

Atualmente, um dos maiores festivais ao ar livre do mundo. Uma de suas edições mais marcantes, foi em 1994 com o auge da música britânica, nomes como Blur, Pul e a aclamada banda Oasis marcaram presença.
Em 2007 Amy Winehouse apresentou-se e aproximadamente 150.000 pessoas compareceram, em 2009 foi a vez de Bruce Springsteen.


Copiar
Compartilhar
10. Tomorrowland (Bruxelas/Bélgica)

Festival de música eletrônica realizado na pequena cidade de Boom em Bruxelas.

Devido ao nome da cidade em neerlandês, foi construída uma árvore gigante para o palco principal.

Considerado maior festival de música eletrônica, comparado a Disney por sua identidade visual. Tomorrowland é organizado pela ID&T e teve sua primeira edição em 2005, reunindo cerca de 10 mil pessoas. Em maio, foi a vez do Brasil abraçar a ideia.


Copiar
Compartilhar
11. Knebworth Festival (Londres)

O Knebworth surgiu os jardins de um castelo em um vilarejo de Londres. Sua primeira edição foi em 1974 e atraiu cerca de 60 mil pessoas.
O sucesso só ocorreu em sua segunda edição, em 1975, Pink Floyd foi a atração principal. Após o lançamento de The Dark Side of The Moon, a banda entrou para a história com Echoes e seus quase 25 minutos de apresentação. Ainda na ressaca hippie, o festival mudou o olhar da música.


Copiar
Compartilhar
12. Live Aid

Criado por Bob Geldof e Midge Ure, para arrecadar fundos para fome na Etiópia, o festival teve uma única edição em 1985. Mas foi A EDIÇÃO.

Primeiro evento exibido mundialmente, 150 países acompanharam os shows que aconteceram em Wembley Stadium, em Londres, e no JFK Stadium, na Philadelphia. Queen e U2 foram as estrelas do festival.


Copiar
Compartilhar
13. Monterey Pop Festival (Monterey/Califórnia)

O pressagio de Woodstock. Música nascendo da revolta dos adolescentes e adultos que acompanhavam o movimento pela liberdade civil. Otis Redding falou do orgulho negro. Jimi Hendrix, The Who e Ravi Shankar e suas primeiras apresentações para o público americano. Sem contar um dos mais memoráveis shows de Janis Joplin.


Copiar
Compartilhar
14. Austin City Limits (Austin/Texas)

Produzido pela C3 presents, realizadora do Lollapalooza. Realizado desde 2002, o evento dura 3 dias e reúne mais de 150 bandas de Rock, indie, country, folk e musica eletrônica.

Mais de 75 mil pessoas assistiram ao festival, isso a cada dia. Além de todo leque de possibilidades musicais, Austin ainda conta com mercado de arte, área familiar e atividades para os participantes.


Copiar
Compartilhar
15. Festival de Águas Claras (Brasil/São Paulo)

Quatro edições com os maiores nomes da música brasileira, em 1975, 1981, 1983 e 1984. O festival foi feito na Fazenda Santa Virgínia, na cidade de Iacanga, interior de São Paulo.

Os eventos contaram com grandes nomes, tais como: Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, O Terço, Fagner, Erasmo Carlos, Mutantes, Raul Seixas, João Gilberto, entre muitos outros.

Na época da ditadura, o evento marcou o final do movimento hippie e o início do Flower Power, baseados na paz e amor.


Copiar
Compartilhar
fechar