Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

A crítica vem da ignorância

Algumas pessoas possuem o hábito de criticar os outros mesmo sem conhecer a fundo a história de vida dessas pessoas. A verdade é que esse tipo de comportamento é apenas uma consequência da ignorância. Aprenda a não se tornar uma pessoa assim!

Crítica vazia

Uma crítica vazia é como uma casa sem fundamento, construída sobre o desconhecimento. A ignorância impede que se veja o todo, gerando julgamentos apressados e injustos. Quem se limita à crítica superficial jamais entenderá a beleza da compreensão. O verdadeiro poder está em saber, não em julgar.


Copiar
Compartilhar
Julgamento sem razão

O que tem de tão ruim na sua vida para você ser uma pessoa tão amarga? Deixe as pessoas viverem e serem felizes como bem entenderem, a vida é delas e não diz respeito a você. Pare de se preocupar com a vida alheia e olhe para o seu umbigo, para a sua vida, eu lhe garanto que assim ela vai começar a andar e ficar muito melhor. Críticas e julgamentos infundados sobre os outros só vão lhe afundar.


Copiar
Compartilhar
Menos críticas, mais empatia

Você já sabe que a crítica, muitas vezes, brota da ignorância disfarçada. Antes de julgar, mergulhe na compreensão e aprenda a enxergar além das aparências. A empatia pode abrir portas que a crítica fecha simplesmente por não querer enxergar o básico. Não se torne uma pessoa refém da ignorância, abra a mente e o coração, busque viver uma vida menos superficial.


Copiar
Compartilhar
O caminho mais fácil

Julgar é mais fácil, mas melhor seria se colocar no lugar do outro. Ainda que não concorde com tudo, não cabe a ninguém apontar o dedo para outra pessoa. Críticas, na verdade, são fruto de uma ignorância, do medo de conhecer e compreender o novo, o diferente. Todos precisam sair de suas bolhas, aceitar as diferenças, porque são elas que nos tornam pessoas únicas.


Copiar
Compartilhar
Atitudes feias

Ninguém acha bonito ver uma pessoa apontando o dedo para outra, mas talvez ninguém tenha coragem de lhe dizer isso. O que você vê como comentários engraçados, ou mesmo críticas construtivas, não passa de uma ignorância disfarçada. Isso não te leva a lugar nenhum, nem te faz alguém melhor, muito pelo contrário. Use melhor o seu tempo, preocupe-se mais com sua vida.


Copiar
Compartilhar
O medo do novo

A crítica, muitas vezes, nasce do medo do novo, daquilo que não conhecemos ou não compreendemos. Em vez de explorar o desconhecido, muitos preferem criticar para se proteger. Mas é o conhecimento que nos liberta desse ciclo. Ao invés de criticar o que não sabemos, devemos buscar aprender e evoluir.


Copiar
Compartilhar
Aprender é uma dádiva

Uma das maiores artes da vida é o aprendizado… o prazer de aprender é inimaginável para quem ama descobrir coisas novas. Aquele que se afasta disso por se achar superior critica aquilo que não entende apenas por se achar no direito de ser maior do que o outro. Engano dessa pessoa achar que é maior ou melhor do que alguém, pois todos somos iguais aos olhos de Deus. Não critique alguém ou algo que a pessoa faz sem antes se permitir conhecer. Dê a si mesmo a chance de descobrir novos mundos!


Copiar
Compartilhar
A ignorância traz a crítica sem fundamento

Não se abale por críticas infundadas. Elas vêm da ignorância de quem não te conhece. Isso costuma acontecer com gente talentosa como você, que tem muito potencial e está sempre se destacando pela sua capacidade de trabalhar com empenho e dedicação. As pessoas que te criticam não têm metade do seu talento, morrem de inveja e desejam todo o seu reconhecimento. Porém, não o terão, pois é preciso, primeiro, ser um profissional impecável.


Copiar
Compartilhar
Quem conhece, sabe

Julgar o outro sem conhecer é a pior armadilha na qual as pessoas podem cair. E isso acontece muito com as pessoas ao seu redor, pois elas não se dão uma chance de te conhecer verdadeiramente. Não se deixe abalar pelas críticas que aparecem dessas pessoas que mal sabem quem você é. Elas são rasas e superficiais, nunca terão o poder de chegar a lugar algum, pois não têm fundamento. O que vale é a opinião de quem te conhece de verdade, a fundo!


Copiar
Compartilhar
 
O refúgio do desconhecido

A crítica é o refúgio de quem não conhece. Muitas vezes, julgamos o que nos parece estranho ou diferente, em vez de nos abrirmos para novas perspectivas. Ignorar é mais fácil do que tentar entender, mas só quem se arrisca a conhecer, cresce. A crítica infundada é apenas um reflexo de uma mente fechada.


Copiar
Compartilhar
As pessoas julgam pelas ações que veem

Nem sempre as coisas são o que parecem ser. Uma atitude ríspida pode esconder diversos bons motivos. Ao ver a capa de um livro, não se pode ver o interior. O conteúdo precisa ser explorado e compreendido. Por isso, não julgue, mas se o fizer, procure ter o mínimo de embasamento real para tal.


Copiar
Compartilhar
Permita-se evoluir

Se você é uma pessoa que acha que sabe tudo e critica os demais, tenha cautela. Faça um exame para compreender a extensão da sua ignorância sobre as razões que o levam a agir de determinada maneira. Todos temos falhas, exageros e dificuldades. Mas pior que tudo isso é não se permitir evoluir e acreditar que chegou à perfeição. Sempre que você puder, exerça empatia e se solidarize para apoiar quem precisa de uma orientação. É muito mais eficaz!


Copiar
Compartilhar
Ignorantes são sempre os outros?

Você acredita mesmo que ignorantes são sempre os outros? Todos temos algum tipo de ignorância ou desconhecimento sobre alguma coisa. Portanto, se você costuma criticar quem está ao seu redor, além de se tornar uma pessoa pouco querida, corre o risco de mostrar o quanto você desvaloriza o mundo que te cerca. Em vez disso, tente identificar os motivos que fazem as coisas acontecerem e como eles afetam as pessoas. É mais produtivo e enriquecedor!


Copiar
Compartilhar
Ao criticar, mostramos a face de quem somos

Podemos achar que a imagem que passamos é de um anjo que anda sobre a Terra, mas anjos não são juízes. Eles ajudam sem discriminação de qualquer espécie. Somos apenas seres imperfeitos que as vezes preferem destilar a frustação da vida rebaixando aqueles ao redor por uma concepção própria de certo e errado. Que possamos tentar alcançar um pouco mais de santidade na nossa vida, pelo simples ato de amar ao outro como a si próprio.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Frases de crítica

Como agir diante de uma crítica

Frases de autocrítica

Antes de criticar, reflita

Deixe que falem

Melhor do que elas

Quem não tem talento, competência ou disposição para fazer algo bonito e significativo em sua vida geralmente vira crítico da situação. Aquela pessoa que acha defeito em tudo que você faz ou diz, aquela pessoa que planta dúvidas em sua cabeça em um momento que era pra ser só de alegria. É o recalque, a ignorância e a inveja marcando presença. Não se iluda, pois pessoas assim não querem seu bem, só não querem que você se sinta melhor que elas.


Copiar
Compartilhar
Espelho

O ser humano precisa urgentemente praticar a empatia e ter menos ignorância. Com tudo e todos. Empatia é a ausência de julgamento, é se colocar no lugar do outro, é tentar sentir as dores do outro. A crítica é totalmente desnecessária e prejudicial quando vem sem empatia ou conhecimento. A pessoa que critica demais geralmente produz menos em sua própria vida e vê nos outros um espelho que a relembra de seus próprios defeitos.


Copiar
Compartilhar
Opiniões superficiais

Críticas superficiais nascem da falta de profundidade. É fácil olhar de fora e julgar sem conhecer a essência de uma pessoa ou situação. Mas só quem se aprofunda, quem busca entender antes de opinar, consegue criticar de forma construtiva. Ignorância e crítica andam de mãos dadas, mas o conhecimento liberta.


Copiar
Compartilhar
Se não compreende, não sabe

Dificilmente você é capaz de conhecer uma outra pessoa como um todo. Tudo o que formou a personalidade, os gostos, a imaginação, os objetivos, os prazeres e os desprazeres... Por isso, nunca julgue aquilo que não tem a capacidade de entender, porque, simplesmente, não sabe.


Copiar
Compartilhar
Antes de falar, entenda

É fácil criticar quando não se sabe a realidade da pessoa. Há atitudes que se justificam por fatos que aconteceram na infância, na adolescência e na juventude. Mais a fundo, há traumas que só o tempo pode curar. Por isso não fale mal ou critique alguém por causa de ações anormais. Em vez disso, converse e entenda o motivo de a pessoa ser assim. Aposto que vai conseguir respostas certeiras.


Copiar
Compartilhar
Descansando com a mente tranquila

A ignorância pode ser perdoada, já a insistência, não. Se você critica alguém por pura maldade ou para se vingar, tome cuidado, porque o mundo gira, então um dia você pode estar no mesmo lugar dessa pessoa. Seja gentil, tente compreender o outro lado da moeda e tenha a justiça como aliada. Assim, você conquistará grandes aliados e conseguirá descansar com a mente tranquila.


Copiar
Compartilhar
Os que mais julgam são os mais cegos

Aqueles que vivem criticando os outros são incapazes de ver a realidade da própria vida e fazer algo para melhorá-la e por isso descontam a frustação analisando e avaliando o que as pessoas ao redor fazem, como se fossem donos de uma verdade que não aplicam e cegos por possibilidades que não desfrutam.


Copiar
Compartilhar
Raízes da insegurança

Muitas vezes, a crítica que vem da ignorância é uma forma de esconder a própria insegurança. Quem não entende se sente ameaçado e, em vez de buscar aprender, escolhe julgar. A sabedoria está em ouvir, aprender e crescer com o outro, não em criticar aquilo que não se conhece.


Copiar
Compartilhar
A crítica que bem desejar

Sempre que eu vejo uma postura assim como a sua, me dá tristeza. Você não sabe sobre o que está falando, não conhece essa pessoa que está ofendendo, então por que abrir a boca? A verdade é que a crítica vem da ignorância. Então, se quiser mesmo falar o que está falando, ao menos se aproxime para ver e ter contato com a verdade, e só aí formar a sua opinião e fazer a crítica que bem desejar. Não seja ignorante!


Copiar
Compartilhar
Com conhecimento e informação

Quando não sabemos muito bem o que dizer, o melhor a ser feito é ficar de boca calada... Por isso, é de espantar ver você maldizendo situações e pessoas sobre as quais não tem o menor conhecimento. Em vez de falar e criticar demais, que tal ouvir mais as pessoas, exercitar sua empatia e os seus ouvidos atentos? É com conhecimento e informação que podemos, de fato, criticar e assumir uma posição ou uma opinião.


Copiar
Compartilhar
Os únicos a conhecerem um indivíduo são eles próprios

Corpos e almas são universos particulares, por isso é muito complicado conhecê-los perfeitamente. Mesmo os donos passam uma vida inteira tateando a superfície. Por isso, antes de voltar a sua língua para alguém, faça uma verdadeira reflexão. Será que tem real capacidade de julgamento? Ao constatar que não, cale-se!


Copiar
Compartilhar
Se você não é perfeito, não julgue

Se você é um ser cheio de defeitos, por que olhar os dos outros? Não seria mais interessante fazer diferença na própria vida antes de mudar o foco para outra pessoa? De nada vale ficar criticando enquanto ainda há muito a ser criticado em si.


Copiar
Compartilhar
Certo e errado são perspectivas

O que é certo para uma pessoa pode ser completamente errado para outra. As situações que formam nosso caráter são diferentes, por isso somos seres humanos distintos uns dos outros. É preciso levar isso em consideração na hora de fazer julgamentos. Normalmente eles não são construtivos e lesam algo mais importante, o respeito.


Copiar
Compartilhar
Julgamento é um sentimento destrutivo

É impressionante como alguém que vive para falar da vida dos outros só consegue ver o que de ruim (na concepção dela) a pessoa carrega. Consegue enxergar apenas estigmas e atitudes deploráveis. Não existe algo de bom que os outros podem carregar, como se a verdade fosse única, imutável e fosse dela a responsabilidade de protetora. A vida não é preto no branco, não somos conhecedores da verdade, por isso sejamos mais felizes e menos ocupados com o alheio.


Copiar
Compartilhar
Conhecimento é liberdade

Ignorância gera críticas injustas e palavras vazias. Quem não busca conhecimento vive preso nas próprias limitações, atacando o que não compreende. O caminho para a liberdade está em aprender, em vez de julgar. Porque só com conhecimento podemos enxergar com clareza e evitar as críticas infundadas.


Copiar
Compartilhar
Ao julgar, saiba que também é julgado

As pessoas que destrincham ódios e pareceres se esquecem de que os outros podem estar fazendo o mesmo com elas. Afinal, os direitos são os mesmos. Pense em alguém fazendo críticas maldosas sobre você, da mesma maneira que faz. Parece agradável ou mentira? Te atinge? Você é melhor que isso? Leve em consideração o que acontece na vida alheia e entenda que o julgamento não é algo benéfico.


Copiar
Compartilhar
Cegueira da ignorância

A crítica que nasce da ignorância não vê além das próprias limitações. Quem critica sem conhecer, sem entender a fundo, fala mais sobre si mesmo do que sobre o outro. É fácil julgar o que não se compreende, mas o verdadeiro aprendizado vem de buscar o entendimento, não de apontar erros alheios.


Copiar
Compartilhar
Pessoas de sucesso focam em si mesmas

Pessoas felizes e que alcançam algum tipo de sucesso na vida estão mais preocupadas em melhorar a si mesmas a cada dia do que ficar avaliando a vida dos outros. Foque em ser um pouco mais a cada momento que passa na vida. Tome conta do que é seu e deixe o de outrem para quem tem a responsabilidade. Seja alguém mais importante para encher de graça o próprio coração.


Copiar
Compartilhar
Só um vive na pele a própria vida

Não é possível viver uma vida que não é a sua e é inconcebível que saiba o que guarda uma outra alma. Ponha-se no seu lugar e saiba que só tem real conhecimento das marcas que carrega na pele. Não critique aquilo que não conhece, pois sua ignorância só aumenta com tamanhas idiotices.


Copiar
Compartilhar
A desordem do mundo se apoia nos julgamentos inescrupulosos

Se as pessoas se ajudassem mais ao invés de se preocuparem em provar que uns são melhores que os outros, nosso mundo seria mais harmonioso e com cidadãos mais felizes. Mas a mania de julgar tudo o que acontece ao redor cria uma corrente destrutiva que ganha mais força a cada novo adepto, pois o que se faz, em algum momento, traz os resultados de volta.


Copiar
Compartilhar
A justiça começa por olhar para dentro

Julgar alguém não é fazer justiça. Inclusive, ela é cega para todos os envolvidos. Precisamos olhar para dentro para encontrar respostas que possam fazer do mundo exterior um lugar melhor e da vida, algo mais satisfatório. Procurar defeitos na vida dos outros é um calo dolorido que, quanto mais se mexe, pior fica.


Copiar
Compartilhar
A falta de conhecimento

Criticar sem saber é como tentar navegar em águas desconhecidas. A ignorância faz com que julgamentos precipitados sejam feitos sem base, sem empatia. Quem se abre ao conhecimento aprende a ver além das aparências, enquanto quem critica sem razão permanece preso nas sombras da própria incompreensão.


Copiar
Compartilhar
O julgamento se apoia em padrões, e eles mudam

Quando se avalia algo em alguém, não é aquilo que a pessoa é, mas simplesmente a forma como ela se apresenta naquele momento específico. É burrice achar que se conhece o outro perfeitamente, pois a quantidade de enganos cometidos com essas atitudes não pode ser qualificada.


Copiar
Compartilhar
Algo complexo não é fácil de ser julgado

O ser humano é a complexidade personificada, é impossível entender todo o funcionamento dele, tanto em assuntos relativos ao corpo como à mente. Os cientistas mais renomados correm atrás de respostas e se declaram ainda muito longe de tão imenso que é o universo de possibilidades. Você realmente acha que seus julgamentos estão corretos?


Copiar
Compartilhar
fechar