Alemanha
A Alemanha é um dos países europeus mais ricos em cultura, história e arquitetura! São belas cidades com locais maravilhosos e para você não se perder e conhecer todos eles, fizemos essa página! Conheça a Alemanha!
A AlemanhaQuando for viajar para a Alemanha, prepare-se financeiramente, pois a moeda oficial é o euro. O país tem quatro horas a mais em relação ao horário de verão de Brasília. Na Alemanha, o clima é moderado, com temperaturas em torno de 20º no verão e 0º e abaixo de zero no inverno.
CopiarCompartilhar
HamburgoHamburgo é a cidade para aqueles que desejam mais tranqüilidade e paz. O passeio de barco pelos canais da cidade passa pelos enormes navios cargueiros, iates e transatlânticos e chega à centenária Speicherstadt, o maior complexo de armazéns do mundo, projetado em arquitetura clássica.
É possível encontrar uma grande variedade de produtos nos armazéns, como por exemplo, cacau, café, chá, temperos, tabaco e eletrônicos. Mas a maior atração são os tapetes. Hamburgo tem o maior depósito de tapetes orientais do mundo, dos mais simples aos mais caros.
Você não pode ir embora sem visitar, também, o Rathaus, prefeitura da cidade. Foram 11 anos, de 1886 a 1897, para erguer o prédio que abriga 647 salas, sendo maior que o Palácio de Buckingham, morada da rainha da Inglaterra.
Quem quiser ir um pouco mais a fundo, pode visitar os projetos da HafenCity, um dos maiores projetos arquitetônicos da Europa, que será um centro comercial de lojas, escritórios, restaurantes, hotéis e casas.
CopiarCompartilhar
MuniqueMunique é considerada a capital mundial da cerveja. Não é à toa que a cidade é a sede da Oktoberfest, maior festival de cerveja e feira de produtos e diversões relacionadas à bebida do mundo.
Em Munique, a capital da Baviera, é imprescindível visitar a famosa cervejaria Hofbräuhaus, onde a cerveja é vendida em canecos de um litro e recebe a visita de milhares de pessoas diariamente.
A cidade, que teve de ser reconstruída por conta da 2ª Guerra Mundial, tem um ar mais moderno em relação às outras grandes cidades alemãs, mas ainda é possível visitar antigos monumentos, como a Frauenkirche, igreja gótica construída no século XV, onde o bispo e ex-pontífice Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, era o pároco local.
É muito bom conhecer a antiga praça Marienplatz, onde está localizado o Glockenspiel, um relógio que exibe bonecos dançarinos que simulam uma caixinha de música, três vezes ao dia.
Próximo da Marienplatz, fica o Residenz, um conjunto de edifícios onde viveram os reis da Baviera e que hoje abriga o Antiquarium, maior edifício remanescente do Renascimento; o Teatro Cuvilliés, um dos melhores da Europa; e muitas exposições de jóias e moedas da realeza.
Há ainda outras atração tão legais ou mais legais do que essas, dependendo do gosto do turista. O Deutsches Museum, o maior museu de tecnologia e engenharia do mundo; o Mundo BMW, museu e exposição da marca alemã e o Englischer Gasrten, maior parque urbano da Alemanha são somente alguns exemplos.
A Torre Olímpica, que relembra os Jogos Olímpicos de 1972, também é parada obrigatória. É possível visitá-la e conhecer, também, o Ginásio Olímpico, cujo teto em forma de tenda suspensa por 58 pilares é, até hoje, considerado obra-prima da arquitetura.
CopiarCompartilhar
DüsseldorfA cidade de Düsseldorf é o destino certo para os entusiastas da moda. Se você é um aficionado do mundo fashion, então prepare-se!
São mais de 800 show-rooms, que mostram as últimas modas e tendências européias e criações dos mais renomados estilistas. Nas ruas do centro da cidade, é praticamente impossível não ceder à tentação de comprar alguma coisa. São as marcas mais famosas do mundo fashion reunidas em um só lugar.
Para quem gosta de história, além de arte, não pode deixar de dar uma passada no bairro de Carlstadt. O centro do bairro reúne uma enorme diversidade de atrações arquitetônicas, pontos de encontro culturais, lojas, monumentos históricos e lugares agradáveis para relaxar. Sim... Lugares para relaxar! E não há lugar melhor do que o Calçadão de Reno, onde, todos os dias, as pessoas se reúnem para admirar o pôr do sol ou conversar sobre qualquer coisa enquanto relaxam à brisa marítima do Rio Reno.
A paixão por moda da cidade transcende as vestimentas. É admirável a quantidade de beleza arquitetônica m Düsseldorf. Construções como as torres inclinadas do Medienhafen, um centro comercial de restaurantes, bares e cinema, casa perfeitamente com a atmosfera alemã de Düsseldorf.
Uma atração à parte é a parte nipônica da cidade. Düsseldorf tem a terceira maior comunidade japonesa da Europa e um bairro dedicado à cultura japonesa, com supermercados, livrarias e restaurantes típicos.
CopiarCompartilhar
NurembergNuremberg é essencial para quem deseja conhecer um pouco mais da história alemã.
São inúmeros monumentos e atrações históricas que demandam um ótimo planejamento de tempo para serem visitadas.
A começar pela muralha que cerca a cidade, construída no ano 1140, as atrações históricas dominam a cidade. São igrejas maravilhosas e ricamente decoradas, fontes, monumentos, praças e muito mais que fazem com que o visitante pense que está voltando no tempo. Nürnberger Stadtmuseum, o museu municipal é o ponto certo para quem quer entender um pouco mais de tantos locais históricos na cidade. O visitante não deve ir embora da cidade, sem antes dar uma passada no Castelo Tucherschloss, com mobília completamente medieval. Uma verdadeira viagem no tempo!
Quem vai à Nuremberg, não pode deixar de adquiri um “ovo de Nuremberg”, pequenos relógios de bolso produzidos exclusivamente na cidade alemã.
Um ótimo lugar para os apaixonados por história é o Palácio da Justiça, que abriga a exposição “Memorial dos Julgamentos de Nuremberg”, onde estão expostos documentos sobre o julgamento dos responsáveis pelos crimes de guerra nazistas.
Para quem gosta de história e quer aprender um pouco mais sobre o nazismo, pode ir ao Centro de Documentação Reichsparteitag, onde os nazistas celebravam suas assustadoras marchas em massa.
CopiarCompartilhar
HannoverHannover é a cidade que mais recebe feiras e eventos no mundo.
Qualquer novidade tecnológica ou lançamento em alguma outra área, provavelmente, será apresentada em Hannover. A cidade é uma espécie de centro para feiras, congressos e eventos, como o Hannover Messe, sobre tecnologia e a Biotechnica, de biotecnologia e ciências. Para se ter uma ideia, o maior centro de convenções da cidade tem nada menos do que 496 mil metros quadrados, sendo o maior centro de eventos do mundo.
A cidade abriga prédios enormes e ricamente decorados, como o da prefeitura. O edifício foi construído sobre 6.026 colunas de madeira de faia e o salão central tem uma cúpula de quase 100 metros. Uma atração à parte é o elevador, que começa subindo na vertical e depois passa a viajar num ângulo de 17 graus.
Não deixe de visitar, também, o Castelo Leineschloss, antiga residência real e, hoje, sede do Landtag, a Assembléia Legislativa do estado. O Castelo tem uma coleção de esculturas famosas, como as Nanas, de Niki e Saint Phalle.
Se você gosta de arte, estique a visita até o centro histórico, onde você encontra o Sprengel Museum. Lá você confere o acervo de mais de 300 obras do expressionismo alemão e do modernismo francês.
CopiarCompartilhar
FrankfurtFrankfurt é o centro financeiro e econômico da Alemanha. A cidade é um prato cheio para quem busca gastronomia e uma vida noturna agitada!
Entre as atrações, é possível visitar a casa e museu onde viveu o famoso escritor Johann Goethe, um dos maiores nomes da literatura alemã, que conta com mais de 120 mil livros no acervo.
Para quem busca mais atividades culturais, o Museu de Arte Moderna abriga mais de 4.500 obras, que dividem a atenção com a própria arquitetura do museu, construído em forma de barco. Outro museu, o Städel, expõe obras de Monet, Rembrandt, Picasso, Beckman e Boticelli e muito outros mestres da arte.
Vale ainda dar uma passada na Praça Römerberg para ver, entre outros prédios lindos e clássicos, a antiga prefeitura e a Igreja de São Nicolau.
Para quem está interessado mesmo na culinária, o lugar certo é o mercado Kleinmarkthalle, que vende vinhos locais, queijos, especiarias e outras guloseimas alemãs imperdíveis para os amantes da boa comida.
CopiarCompartilhar
BerlimBerlim é a cidade certa para quem gosta de um bom entretenimento recheado de cultura. São 175 museus, mais de 100 teatros e 100 salas de concertos, três casas de óperas e inúmeros bares, restaurantes e clubes noturno. É diversão para todo mundo, em qualquer hora ou dia.
Para quem está interessado em conhecer a parta mais história de Berlim, não pode deixar de passar pelo Portão de Brandemburgo, monumento de 26 metros, que simboliza a unificação da Alemanha após a queda do Muro de Berlim.
Próximo do Portão de Brandemburgo, está um monumento em homenagem aos judeus perseguidos durante o regime nazista. O memorial ostenta 2.711 colunas cinza, simbolizando todos os judeus que sofreram ou morreram durante o governo de Hitler.
É interessante, também, visitar o Reichstag, o parlamento alemão, que tem no topo uma cúpula de vidro acessível ao público e de onde é possível ter uma vista de 360º graus da cidade.
Uma ótima atração de Berlim é a ilha dos museus. São cinco museus em uma ilha, que incluem atrações como: acervos de antiguidades, obras de arte européia do século 19, a maior coleção de esculturas da Europa e uma vasta coleção de papiros e antiguidades egípcias e troianas.
Além de isso, um terço da cidade é coberta por árvores, o que dá uma atmosfera agradável para uma caminhada, um piquenique ou qualquer atividade para relaxar.
CopiarCompartilhar
SttutgartStuttgart é, além de um centro comercial, o coração da indústria automobilística alemã.
No Museu da Mercedes Benz, nove andares exibem os principais modelos fabricados e expõem outras atrações, como a história dos criadores da marca e modelos exclusivos da Mercedes, o papa móvel blindado e os ônibus de dois andares londrinos.
No Museu da Porsche, mais de 80 carros, automóveis de rua, de competição e outras coisas inusitadas, como um trator produzido em 1948.
Quem está interessado em história, pode visitar a praça Schillerplatz, rodeada por uma igreja protestante do século XVI e pelo Palácio Antigo, sede do Museu Nacional Württemburg, que reúne jóias raras e artefatos do Império Romano.
Próximo à praça Schillerplatz, é interessante visitar o Palácio Novo, uma das últimas construções da época barroca alemã, anexo à praça Schlossplatz. No mesmo local, o Museu de Arte de Sttutgart é uma atração à parte. O museu tem formato minimalista, um grande cubo de vidro transparente, que fica todo iluminado durante a noite.
Aquele que busca atividades culturais, certamente irá apreciar a famosa companhia de ballet de Stuttgart, que há décadas é uma das mais reconhecidas e renomadas academias de dança do mundo.
Se você quer fugir da área urbana, Sttutgart oferece alternativas, pois é rodeada por parques, vinhedos e atrações, como o parque botânico e o zoológico, com mais de 9 mil animais.
CopiarCompartilhar
DresdenDresden é mais um riquíssimo centro cultural alemão, são inúmeros atrativos para amantes de todos os tipos de arte.
A cidade tem como ponto alto três grandes monumentos. A igreja Frauenkirche é uma das mais importantes igrejas do protestantismo. As torres da igreja podem ser vistas de todos os pontos da cidade, pois o governo proibiu construções acima de 100 metros e que ofuscariam o tamanho do monumento sagrado.
A ópera Semperoper, erguida no estilo do alto renascimento italiano e batizada com o nome de seu criador, Semper, é uma das mais belas da Europa.
Por último, mas tão importante e belo quanto as outras atrações, está o Palácio de Zwinger, uma das mais famosas obras barrocas do mundo, construída em 1709, durante o reinado de Augusto, o Forte, e embelezada por esculturas belíssimas feitas pelos melhores artistas plásticos da Alemanha.
CopiarCompartilhar
LeipzigLeipzig respira música! Os amantes da 1ª arte não podem deixar de ir a essa bela cidade!
A cidade tem o status de ter sido o lar do primeiro coro de meninos da história, no ano 1254. Desde então, a cidade passou a ser vanguarda em qualquer área musical. Em 1754, foi construída a Gewandhaus, sede da primeira orquestra criada na cidade. Os mais de 6.638 tubos sonoros aliados aos órgãos da casa produzem um efeito sonoro incrível.
Podemos, facilmente, entender o porquê de Leipzig ser o antro musical da Europa. Nasceram na cidade grandes artistas, como Richard Wagner, renomado maestro e compositor de óperas; Sebastian Bach, gênio musical do canto, do violino e autor de incríveis composições; Felix Mandelssohn, compositor, pianista e fundador do primeiro conservatório alemão e o casal Robert Schumann e Clara Wieck, que fascinaram a cidade pela genialidade musical e por seu amor.
A cidade oferece aos amantes musicais o Museu dos Instrumentos, que tem um rico acervo de instrumentos musicais e que permite aos visitantes descobrir numerosos detalhes da história sonora da cidade.
Depois de tanta música, vale dar uma passada no Museu do Café, que, em mais de 15 salas, expõe uma coleção de 500 objetos que contam a história de três séculos do café.
Numa cidade onde festivais, concertos e atrações musicais acontecem a todo minuto, é imperdível dar uma conferida no Leipziger Baumwollspinnerei, que reúne mais de 100 ateliês de arte, galerias e um centro internacional de dança e coreografia.
CopiarCompartilhar
ColôniaColônia é a cidade certa para o turista que gosta de festejar!
No dia 11 de novembro, exatamente as 11h11 começa o carnaval de rua alemão, que termina na quarta feira de cinzas. Os blocos saem pelas ruas festejando e aproveitando a deliciosa cerveja alemã que pode ser apreciada em mais de 100 bares durante as festividades.
Voltada para o público LGBT, o Christopher Street Day, é uma versão desse carnaval alemão. Durante a festa, o público LGBT vai às ruas para manifestar seus pedidos de uma sociedade menos desigual e, claro, para se divertir muito.
Como toda cidade alemã, Colônia não deixa a desejar quando o assunto é cultura. São muitos teatros e museus, como o Teatro Musical Dome Köln e o Museu Ludwig, que expõe obras de Picasso e outros grandes pintores. Mas o maior destaque é o meus Römisch-Germanisches, com um acervo de mais de 2 mil anos de história alemã e europeia. Seu passei cultural não pode ser finalizado sem um passada pelo Museu do Chocolate.
Programe-se e não deixe de visitar o Rheinpark, um belo parque às margens do Rio Reno, que pode ser acessado por um bondinho que atravessa o rio, oferecendo uma bela vista.
Se lhe restar um pouco mais de tempo, aproveite a bela vista de 100 metros de altura da plataforma Köln Triangle, que permite apreciar todo o centro histórico e cultural da cidade.
CopiarCompartilhar