Significado das bandeiras de todos os países do mundo
Cada país tem sua singularidade escrita em sua cultura, etnias, ritmos, costumes e demais traços que definem cada uma das nações deste imenso planeta. Essas particularidades, é claro, não poderiam deixar de estar presentes em cada uma das bandeiras. Sim, bandeiras têm significados - e dos mais bem expressos! Cada linha, cor, desenho ou elemento visual das bandeiras conta uma história que pode ser incrível de conhecer. Já se perguntou o que significa o círculo vermelho da bandeira do Japão? Ou as cores de cada retângulo da bandeira da Irlanda? Reunimos essas e mais bandeiras para te contar o significado de cada uma delas. Fique por dentro!
Direto ao pontoPaíses da Ásia
Países da América
Países da África
Países da Antártida
Países da Oceania
Países da Europa
Bandeiras dos países da Ásia
Países da Ásia
Conheça o continente asiáticoO continente asiático é o mais extenso e mais populoso do mundo. A sua área de 44.614.000 km² corresponde a quase 30% de toda a área continental do planeta, além de reunir 4.679.661.000 de habitantes, número que equivale a 59,4% da população mundial.
A Ásia é formada por 49 países, dentre os quais se encontram nações transcontinentais. Divide-se também em regiões:
Países da Ásia Meridional
Países da Ásia Central
Países da Ásia Oriental
Países do Sudeste Asiático
Países do Oriente Médio
Região da Comunidade dos Estados Independentes
A Rússia é o maior país do mundo e também da Ásia, além de ter seu território dividido entre esse continente e a Europa. Já o título de país mais populoso do continente asiático é da China, onde vivem mais de 1,4 bilhão de pessoas.
O continente dispõe de uma grande diversidade étnica e cultural, além de ser o local onde surgiram algumas das primeiras civilizações. É detentor de inúmeras riquezas naturais, como o petróleo, além de ampla biodiversidade.
CopiarCompartilhar
Países do Sudeste Asiático
Bandeira do BruneiA bandeira do Brunei foi criada a 29 de setembro de 1959. Ela é composta pela cor amarela presente no canto superior esquerdo para o canto inferior direito e por duas listras, uma na cor preta e outra na cor branca (a branca por cima) e ao centro, o escudo do país, constituído por uma meia-lua, que representa o Islão, do guarda-sol real (chamado Payung Ubor-Ubor) que representa a monarquia, asas, mãos nas laterais e, por baixo, uma faixa.
Na meia-lua, o lema nacional do país: الدائمون المحسنون بالهدى; Ad-dāʾimūna al-muḥsinūna bi-l-hudā, significando “Sempre em serviço com a orientação de Alá” (Malaio: “Sentiasa membuat kebajikan dengan petunjuk Allah”).
Na faixa, o nome oficial do país بروني دارالسلام; Brunei Darussalam, literalmente “Brunei, a Morada da Paz”.
Capital de Brunei: Bandar Seri Begawan
Idiomas predominantes: Malaio e Inglês
Moeda: Dólar de Brunei
Área territorial: 5.765 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do CambojaA bandeira do Camboja foi adotada oficialmente em 23 de setembro de 1993, após o restabelecimento da monarquia no país. A bandeira possui três listras horizontais, tendo a central (de cor vermelha) o dobro da largura das outras duas faixas (de cor azul). No meio da faixa vermelha está representada a entrada do templo de Angkor Wat.
Capital do Camboja: Phnom Penh
Idiomas predominantes: Quemer
Moeda: Riel
Área territorial: 181.035 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de CingapuraA bandeira de Cingapura é um dos símbolos nacionais da República de Singapura. Sua adoção oficial se deu em 3 de dezembro de 1959. As cinco estrelas representam os ideais do país: progresso, paz, justiça, igualdade e democracia. A lua representa uma nação jovem e crescente, e não o Islamismo, como alguns pensam. Suas cores são vermelha e branca.
Capital de Cingapura: Cingapura
Idiomas predominantes: Inglês, Malaio, Mandarim e Tâmil
Moeda: Dólar de Singapura
Área territorial: 716,1 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira das FilipinasCada uma das cores traz um significado, o azul representa a coragem, o vermelho a justiça e o branco a esperança de um futuro pacífico. Os oito raios amarelos simbolizam a luta das oito províncias contra o domínio espanhol e as três estrelas são representações das ilhas de Luzon, Visayas e Mindanao.
Capital das Filipinas: Manila
Idioma predominante: Tagalog
Moeda: Peso filipino
Área territorial: 300.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da IndonésiaA bandeira da Indonésia é chamada "Sang Sake Merah Putih". Conforme determina o artigo 35 da Constituição de 1945, a bandeira é composta por duas faixas de dimensões iguais, a superior de cor vermelha e a inferior, branca.
Oficialmente se obriga a hastear a bandeira nacional nas dependências governamentais, nas sedes das missões diplomáticas do país e no palácio presidencial.
Capital da Indonésia: Jacarta
Idiomas predominantes: Indonésio
Moeda: Rupia Indonésia
Área territorial: 1.904.569 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da MalásiaA Bandeira da Malásia foi criada em 1947. Seu design foi baseado na Bandeira da Companhia Britânica das Índias Orientais.
Possui 7 listras vermelhas em um campo branco. No canto superior direito uma lua crescente e uma estrela sobre um campo Azul.
As 14 faixas representam os 13 estados da Malásia e o Território nacional e as 14 pontas da estrela tem a mesma simbologia.
O campo azul representa a unidade do povo Malaio. O Amarelo presente na lua e estrela é a cor da família real. A lua crescente é um símbolo tradicional do Islã.
Capital da Malásia: Kuala Lumpur Putrajaia
Idiomas predominantes: Malaio e Inglês
Moeda: Ringgit
Área territorial: 330.803 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de MianmarA bandeira de Mianmar foi adotada em 21 de outubro de 2010, em substituição da antiga bandeira socialista do país. A bandeira possui três faixas horizontais nas cores amarelo, verde e vermelho, nesta ordem, de cima para baixo e uma estrela branca atravessada no centro da bandeira até a metade das faixas das pontas.
Capital de Mianmar: Nepiedó
Idiomas predominantes: Birmanês
Moeda: Quiate
Área territorial: 676.578 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da TailândiaA bandeira da Tailândia foi adotada em 28 de setembro de 1917. A bandeira tem como cor predominante o azul marinho localizado na faixa horizontal central da bandeira. Ao redor da faixa azul, há duas faixas brancas horizontais levemente acinzentadas duas vezes menor que a faixa central, ocupando um sexto da bandeira. Na parte superior, há uma faixa vermelha escurecida do mesmo tamanho da faixa branca. O mesmo acontece na parte inferior.
Capital da Tailândia: Banguecoque
Idiomas predominantes: Tailandês
Moeda: Bate
Área territorial: 513.120 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do VietnãO Vietnã, cuja capital é Hanói, está localizado no continente asiático, na região sudeste. Após a Guerra do Vietnã, a bandeira vermelha (representando a revolução social) com uma estrela (representando o socialismo) de cinco pontas (alusão a empresários, fazendeiros, intelectuais, militares e trabalhadores) amarela no meio foi utilizada como símbolo do país. Até então, o lado sul utilizava uma bandeira amarela com três listras vermelhas.
Capital do Vietnã: Hanói
Idioma predominante: vietnamita
Moeda: Dong vietnamita
Área territorial: 331.690 km²
CopiarCompartilhar
Países da Ásia Central
Bandeira do CazaquistãoA bandeira nacional do Cazaquistão foi adotada em 4 de janeiro de 1992. Ela consiste de um fundo de cor azul-celeste com uma águia e um sol dourado cercado por 32 raios ao centro.
A cor azul-celeste representa os diversos povos turcos que formam a população do país. Pessoas de diferentes tribos do Cazaquistão tiveram a águia dourada em suas bandeiras por séculos.
A águia simboliza o poder do Estado. Para a nação moderna do Cazaquistão, a águia é um símbolo de independência, liberdade e um voo para o futuro.
Capital do Cazaquistão: Astana
Idiomas predominantes: Cazaque (oficial) e Russo (co-oficial)
Moeda: Tenge
Área territorial: 2.724.900 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do TajiquistãoA bandeira do Tajiquistão foi adotada em 25 de novembro de 1992. Ela é composta por três faixas horizontais nas cores vermelho, branco e verde.
No centro da faixa branca está o emblema dourado que consiste em uma coroa estilizada rodeada por sete estrelas de cinco pontas formando um semicírculo.
O vermelho representa a unidade da nação, o branco representa as plantações de algodão e a neve da montanha e o verde representa a natureza do país e seus vales.
Capital do Tajiquistão: Duxambé
Idiomas predominantes: Tajique
Moeda: Somoni
Área territorial: 143.100 km²
CopiarCompartilhar
Países da Ásia Meridional
Bandeira do BangladeshA bandeira do Bangladesh foi adoptada oficialmente a 17 de janeiro de 1972. As cores oficiais são vermelho e verde. A bandeira lembra a do Japão, trocando o fundo branco por um fundo verde. O disco vermelho representa o sol que nasce sobre Bengala e também simboliza o sangue dos que tombaram pela independência do Bangladesh. O fundo verde representa a exuberante terra do país.
Capital do Bangladesh: Daca
Idiomas predominantes: Bengali
Moeda: Taka
Área territorial: 148.460 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do ButãoO desenho da bandeira do Butão consiste em um retângulo dividido diagonalmente do canto inferior esquerdo para o canto superior direito. No centro há um dragão brando que leva consigo quatro joias. Na parte inferior direita, em laranja, e no lado oposto, em amarelo.
Capital do Butão: Thimphu
Idiomas predominantes: Butanês
Moeda: Ngultrum
Área territorial: 38.394 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da ÍndiaA bandeira da Índia existe desde 1947. Ela é composta por três faixas de cores no sentido horizontal: a primeira é o laranja-açafrão, que representa a pureza e a espiritualidade; depois vem o branco, que simboliza a paz e a verdade; e, por último, o verde, que está associado à prosperidade e à fertilidade. Já no centro da bandeira, há uma roda na cor azul-marinho, que simboliza a Ashoka Chakra (Roda do Dharma, um símbolo do hinduísmo).
Capital da Índia: Nova Delhi
Idioma predominante: Hindi
Moeda: Rupia indiana
Área territorial: 3.287.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira das MaldivasA bandeira das Maldivas foi adaptada a 25 de julho de 1965. Ela traz um quadrado na cor verde que contém a Lua crescente na cor branca, além de uma borda de cor vermelha.
A cor verde e a Lua crescente são símbolos tradicionais do Islamismo. A borda de cor vermelha, a cor do sangue, representa aqueles que foram mortos defendendo a nação.
Capital das Maldivas: Malé
Idiomas predominantes: Diveí
Moeda: Rupia maldívia
Área territorial: 298 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do NepalUma das bandeiras mais singulares do mundo, a bandeira nepalesa é a junção das duas bandeirolas da dinastia Rana, que governava o país. Além disso, a borda azul simboliza a paz e a cor central, entre o rosa e o vermelho é a cor nacional do pequeno país.
Capital de Nepal: Katmandu
Idioma predominante: nepalês
Moeda: Rupia nepalesa
Área territorial: 147.181 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do PaquistãoA bandeira do Paquistão foi desenhada por Muhammad Ali Jinnah, baseada na bandeira original da Liga Muçulmana. Ela foi adotada pela Assembleia Constituinte em 11 de agosto de 1947, justo dias antes da independência.
A bandeira consiste de um campo verde escuro, representando a maioria muçulmana do país, com uma faixa branca no lado do haste, representando as minorias religiosas.
No centro, há uma lua crescente branca, representando progresso, e uma estrela de cinco pontas, representando luz e conhecimento.
Capital do Paquistão: Islamabad
Idiomas predominantes: Urdu e Inglês
Moeda: Rupia paquistanesa
Área territorial: 880.940 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do Sri LankaA bandeira do Sri Lanka é composta por uma leão amarelo portando uma espada em sua pata dianteira direita em um fundo vermelho-escuro com quatro folhas amarelas de Ficus religiosa (figueira-dos-pagodes ou Bo-tree).
Ao redor do fundo existe uma moldura amarela e a sua esquerda existem duas listras verticais de igual tamanho nas cores laranja e verde, sendo a listra laranja mais próxima ao leão.
O leão representa a bravura dos cidadãos do Sri Lanka. As quatro folhas de figueira-dos-pagodes representam quatro conceitos centrais do Budismo: Mettā, Karuna, Mudita e Upekkha.
As listras representam os dois principais grupos minoritários. A listra laranja representa os tâmeis e a listra verde representa os muçulmanos, sendo o fundo marrom representante da maioria cingalesa. A borda amarela ao redor da bandeira representa a unidade dos cidadãos do Sri Lanka.
Foi adotada em 1950, seguindo as recomendações de um comitê nomeado pelo primeiro-ministro do Ceilão, Don Stephen Senanayake.
Capital do Sri Lanka: Sri Jaiavardenapura-Cota
Idiomas predominantes: Cingalês e Tâmil
Moeda: Rupia Cingalesa
Área territorial: 65.610 km²
CopiarCompartilhar
Países da Ásia Oriental
Bandeira da ChinaA bandeira da China é vermelha em referência à revolução e ao Partido Comunista Chinês, que tomou o poder em 1949. A estrela maior representa o partido e as quatro estrelas menores representam o povo alinhado aos ideais do partido.
Conheça pratos típicos ao redor do mundo
Capital da China: Pequim
Idioma predominante: mandarim
Moeda: Yuan chinês
Área territorial: 9.597.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Coréia do SulNo centro da bandeira, encontra-se o Yin Yang, centro do equilíbrio e representação da dualidade do ser humano. Os quatro trigramas presentes na imagem estão associados ao fogo, ao céu, à água e à terra.
Capital da Coréia do Sul: Seoul
Idioma predominante: coreano
Moeda: Won sul-coreano
Área territorial: 100.210 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Coreia do NorteA bandeira consiste de um painel central vermelho que contrasta, no topo e em baixo, com uma fina faixa branca e uma faixa azul mais ampla. O painel vermelho central da bandeira inclui no lado mais próximo da haste uma estrela vermelha de cinco pontas inserida num círculo branco.
A estrela vermelha simboliza as gloriosas tradições revolucionárias herdadas pela República. O painel vermelho simboliza o nobre espírito patriótico dos precursores revolucionários e do espírito combativo do povo coreano.
As estreitas faixas brancas representam a homogeneidade da nação coreana, a sua longa história e a sua cultura resplandecente. As faixas azuis simbolizam o desejo de lutar até à vitória pela independência, pela paz e pela união com os povos progressistas do mundo.
Capital da Coreia do Norte: Pyongyang
Idiomas predominantes: Coreano
Moeda: Won norte-coreano
Área territorial: 120.540 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de Hong KongA Bandeira de Hong Kong é vermelha com uma Bauhinia blakeana de cinco pétalas, branca e estilizada. A cor vermelha nesta bandeira regional é a mesma daquela na Bandeira da República Popular da China.
A bandeira foi adotada em 16 de fevereiro de 1990. Ela foi oficialmente hasteada em 1 de Julho de 1997, em uma cerimônia histórica que marcou a transferência da soberania de Hong Kong do Reino Unido para a RPC. O uso preciso da bandeira regional é regulado através de leis aprovadas pela 58ª reunião executiva do Conselho de Estado que aconteceu em Pequim.
CopiarCompartilhar
Bandeira do JapãoApesar de parecer muito simples, a bandeira japonesa carrega um significado muito bonito: o círculo vermelho no centro da bandeira branca representa o o nascer do sol.
Capital do Japão: Tóquio
Idioma predominante: japonês
Moeda: Iene
Área territorial: 377.973 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do MacauA bandeira do Macau representa a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) desde 1999, ano da transferência da soberania de Macau à República Popular da China (antes de 1999, Macau estava sob administração de Portugal).
Sua cor é verde, tendo ao centro uma flor de lótus branca de três pétalas. Por cima da flor estão cinco estrelas e por baixo, a ponte e água do mar.
As cinco estrelas simbolizam a unificação de Macau à China, sendo Macau parte inalienável da República Popular da China.
A flor de lótus, flor preferida dos residentes de Macau, está prestes a desabrochar sob a luz das cinco estrelas, que representam a China, traduzindo a prosperidade e o desenvolvimento de Macau.
As suas três pétalas representam a Península de Macau e as ilhas de Taipa e Coloane que constituem Macau.
A ponte e a água do mar refletem a especificidade do ambiente natural de Macau.
CopiarCompartilhar
Bandeira da MongóliaA bandeira da Mongólia foi adaptada em 12 de janeiro de 1992. É semelhante à bandeira de 1949, exceto uma estrela, que foi removida. Ela possui três listras verticais nas cores vermelho e azul. Centrado na área vermelha da bandeira encontra-se o emblema nacional, em amarelo. O emblema denominado soyombo, é um arranjo em coluna de representações abstratas e geométricas do fogo, do sol, da lua, da terra, da água e do símbolo de yin-yang.
Capital da Mongólia: Ulã Bator
Idiomas predominantes: Mongol
Moeda: Tugrik
Área territorial: 1.564.100km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de TaiwanA bandeira de Taiwan começou a ser usada em 17 de dezembro de 1928, ainda no domínio do Kuomintang sobre a China continental.
As cores da bandeira de Taiwan representam os Três Princípios do Povo de Sun Yat-sen.
O branco representa a Democracia e a igualdade.
O azul representa o nacionalismo chinês e a liberdade.
O vermelho representa a sobrevivência do povo e a fraternidade.
O sol de cor branca simboliza o espírito do progresso e seus doze raios simbolizam os 12 meses e também as 12 tradicionais shichen (時辰; shíchén), uma unidade tradicional de tempo chinesa que corresponde as duas horas modernas.
CopiarCompartilhar
Países do Oriente Médio
Bandeira do AfeganistãoA bandeira do Afeganistão é a mesma usada pelo grupo Talibã. Após a queda de Cabul em 15 de agosto de 2021, e a subsequente transformação do governo para um emirado, a bandeira foi modificada para uma campo branco com uma Chahada preta, se tornando a bandeira de facto do Afeganistão. A atual bandeira é completamente branca e apresenta uma Chahada em preto no centro. A cor branca representa "a pureza de fé e de governo" do Estado Islâmico do Afeganistão.
Capital do Afeganistão: Cabul
Idiomas predominantes: Pastó e Dari
Moeda: Afegane
Área territorial: 652.090 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Arábia SauditaA bandeira nacional da Arábia Saudita é um dos símbolos oficiais do Reino da Arábia Saudita. Seu desenho consiste em um retângulo de cor verde com texto em caracteres árabes na cor branca sobre uma espada, também branca, com a lâmina voltada para o lado esquerdo. O texto na bandeira é o da shahada a declaração de fé islâmica:
لا إله إلا الله محمد رسول الله
La ilaha Ilallah Muhammadar Rasululah
"Não há Deus senão Alá, e Maomé é o seu mensageiro"
Capital da Arábia Saudita: Riade
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Riyal
Área territorial: 2.149.690 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do BahreinA bandeira é formada por um pano vermelho, com uma faixa vertical de cor branca ao lado. A borda desta faixa, que separa as cores, tem forma de serra dentada de cinco pontas. As bandeiras mais antigas do Barém, das que se tem conhecimento, eram simplesmente vermelhas (a cor tradicional dos estados do Golfo Pérsico). Em meados do século XIX se inseriu uma faixa branca para identificar as tréguas feitas com os países vizinhos. Inicialmente tinha mais pontas, mas foi modificada em 2002 para somente cinco, representando os cinco pilares do islão. É similar à Bandeira do Catar.
Capital do Bahrein: Manama
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Dinar Bareinita
Área territorial: 750 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do CatarOficializada em 9 de julho de 1971, a bandeira do Catar é horizontal e tem duas cores. À esquerda, no primeiro terço, está o branco, simbolizando a paz. À direita está o bordô, lembrando o sangue derramado dos muçulmanos carijitas nas guerras, especialmente na segunda metade do século XIX. Elas são separadas por um serrilhado vertical de nove pontas brancas, demonstrando que o país é o nono membro dos Emirados reconciliados do Golfo Pérsico.
Capital do Catar: Doha
Idioma predominante: árabe
Moeda: Rial catariano
Área territorial: 11.571 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira dos Emirados Árabes UnidosA bandeira dos Emirados Árabes Unidos foi adotada em 2 de dezembro de 1971 e contém as cores Pan-Arábes vermelho, verde, branco e preto, simbolizando a unidade Arábica.
As cores individuais tem os seguintes significados:
Verde: Fertilidade
Branco: Neutralidade
Preto: a riqueza de petróleo dentro das fronteiras do país
Vermelho: a união
Capital dos Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Dirham dos Emirados
Área territorial: 83.600 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do IémenA bandeira do Iêmen foi adotada em 22 de maio de 1990, no mesmo dia que o Iêmen do Norte e o Iêmen do Sul se unificaram. O padrão de faixas vermelha, branca e preta também estava presente nas bandeiras destes países, simbolizando pan-arabismo, assim como as bandeiras do Egipto, Síria, Bandeira do Iraque, entre outras.
Segundo a descrição oficial, as cores desta bandeira significam:
Vermelho: representa o derramamento de sangue de mártires e unidade
Branco: representa futuro brilhante
Preto: representa o passado escuro
Capital do Iémen: Saná
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Rial Iemenita
Área territorial: 527.968 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do IrãA bandeira do Irã foi adotada em 29 de julho de 1980, logo após a Revolução Islâmica. Ela possui três cores: verde, branco e vermelho, dividas em faixas horizontais, nessa ordem. No seu centro tem um símbolo vermelho parecido com uma tulipa, mas que se olhar bem de perto você vai identificar a palavra "Allah", que quer dizer "Deus", e a frase "La' ilaha' illa l-lah", cuja tradução é: "Não há nenhum deus além de Deus".
Capital do Irã: Teerã
Idiomas predominantes: Persa
Moeda: Rial Iraniano
Área territorial: 1.648.195 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do IraqueA bandeira do Iraque é um dos símbolos oficiais da República do Iraque. Seu desenho atual foi oficializado em 22 de janeiro de 2008.
Seu desenho consiste em um retângulo dividido horizontalmente em três faixas de mesma largura, sendo a superior vermelha, a intermediária branca e a inferior preta.
Na faixa branca está escrito em árabe Allah-u-Akbar (Deus é grande) escrito em letras verdes no estilo cúfico, que recebe este nome por ter sido utilizado primeiramente, em caráter oficial, na cidade de Kufa, na Mesopotâmia, região correspondente ao atual Iraque.
Capital do Iraque: Bagdá
Idiomas predominantes: Árabe e Curdo
Moeda: Dinar Iraquiano
Área territorial: 438.317 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de IsraelA bandeira de Israel foi adotada em 28 de outubro de 1948. Ela mostra uma Estrela de David na cor azul em um fundo branco, entre duas faixas azuis horizontais. A cor azul é descrita apenas como "azul celeste escuro" e varia de bandeira para bandeira, abrangendo de um tom azul puro, por vezes sombreado quase tão escuro quanto o azul marinho.
Capital de Israel: Jerusalém
Idiomas predominantes: Hebraico
Moeda: Novo Shekel
Área territorial: 22.072 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da JordâniaA bandeira consiste em três faixas horizontais (preto, branco e verde), todas conectadas por um triângulo vermelho na borda horizontal. As cores horizontais representam os califados Abássida, Omíada e Fatímida.
O triângulo vermelho representa a dinastia Hashemite e a Revolta Arábica. A estrela de sete pontas tem significado duplo: representa os sete versos do primeiro sura no Alcorão, e também representa a unidade das pessoas Arábicas.
Alguns acreditam que também se refere aos sete montes nos quais Amman, a capital, foi construída.
Capital da Jordânia: Amã
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Dinar Jordaniano
Área territorial: 89.341 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do KuwaitA bandeira do Kuwait foi adotada em 7 de setembro de 1961. O significado das cores vem de um poema de Safie Al-Deen Al-Hali, conforme abaixo:
Branco por nosso trabalho
Preto por nossas lutas
Verde por nossas casas de primavera
Vermelho por nosso passado.
Regras para pendurar e elevar a bandeira:
Horizontalmente: A faixa verde deve estar no topo.
Verticalmente: A faixa verde deve estar no lado direito da bandeira
Capital do Kuwait: Cidade do Kuwait
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Dinar Kuwaitiano
Área territorial: 17.818 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do LíbanoA bandeira do Líbano foi adotada em 7 de dezembro de 1943. Ela é constituída por três cores: vermelho, branco e verde que representa a árvore de cedro localizada no centro da mesma. A árvore de cedro é mencionada na Bíblia como um símbolo de força e riqueza e por muito tempo foi associada à minoria cristã libanesa.
A cor branca na bandeira representa a neve como símbolo de pureza e paz. As duas faixas vermelhas remetem ao sangue libanês derramado para preservar o país contra os sucessivos invasores.
Capital do Líbano: Beirute
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Libra Libanesa
Área territorial: 10.400 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de OmãA bandeira de Omã é composta por riscas horizontais de três cores (branco, verde e vermelho) com uma barra à esquerda onde se apresenta o símbolo nacional de Omã.
O branco representa paz e prosperidade, o verde fertilidade e as montanhas nerdes, o vermelho as batalhas contra invasores estrangeiros.
O vermelho é também a cor da antiga bandeira da nação, quando esta era conhecida simplesmente como Sultanato de Muscat e Omã.
Capital de Omã: Mascate
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Rial
Área territorial: 309.500 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da SíriaA bandeira atual da Síria foi adotada em 1958 para representar o país como parte da República Árabe Unida e foi usada até 1961, sendo retomada em 1980.
A bandeira é composta por três cores: vermelho, branco e preto, com duas estrelas verdes, de cinco ângulos de cada um.
A bandeira está dividida em três retângulos de dimensões idênticas e têm o mesmo comprimento que a bandeira. A parte superior é vermelha, o meio é branca e o fundo é preta, com as duas estrelas verdes no meio do retângulo branco.
A parte vermelha representa o sangue do conflito para sua liberdade, a parte preta a escuridão de seus tempos sombrios, e a parte branca a paz que se conquistou depois disso.
As duas estrelas verdes representem os dois países que formaram a República Árabe Unida, ou seja, Síria e Egito, como símbolo da ideologia do Pan-Arabismo.
Capital da Síria: Damasco
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Libra Síria
Área territorial: 185.180 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da TurquiaA bandeira utilizada hoje foi adotada pelo país em 1936. As cores vermelho e branco usadas na bandeira, foram inspiradas na do Império Otomano. Os símbolos usados são referência à religião islâmica. A estrela de cinco pontas contém os pilares do islamismo: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação. Já a lua crescente representa a renovação da vida, segundo a religião.
Capital da Turquia: Ancara
Idioma predominante: turco
Moeda: Lira turca
Área territorial: 783.562 km²
CopiarCompartilhar
Região da Comunidade dos Estados Independentes
Bandeira da ArmêniaA bandeira nacional da Arménia (português europeu) é uma bandeira tricolor consistindo de três listras horizontais de cores vermelha, azul e laranja. A definição oficial das cores, como consta da Constituição da República da Armênia, é:
O vermelho simboliza o planalto armênio, a luta contínua do povo armênio pela sobrevivência, a manutenção da fé cristã, a independência e a liberdade da Armênia.
O azul simboliza a vontade do povo da Armênia de viver sob um céu pacífico.
A cor laranja simboliza o talento criativo e a natureza trabalhadora do povo da Armênia.
Capital da Armênica: Erevã
Idiomas predominantes: Armênio
Moeda: Dram arménio
Área territorial: 29.743 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do AzerbaijãoA bandeira do Azerbaijão é uma bandeira tricolor composta por três faixas horizontais de tamanho igual, sendo azul a superior, vermelha a central e verde a inferior. No centro da faixa vermelha, aparecem uma lua crescente branca e uma estrela de oito pontas também de cor branca. A cor azul representa a origem turca da nação azerbaijana, o vermelho simboliza a modernização e o progresso, e a cor verde mostra a civilização islâmica. Esta bandeira foi adotada oficialmente em 5 de fevereiro de 1991.
Capital do Azerbaijão: Baku
Idiomas predominantes: Azerbaijano ou Azeri
Moeda: Manat Azeri
Área territorial: 86.600 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de Belarus/BielorrússiaA bandeira da Bielorrússia ou Belarus foi adotada em 7 de junho de 1995. Ela é composta por um pano retangular formado por duas faixas longitudinais: uma superior de cor vermelha e uma inferior de cor verde.
A cor vermelha representa o passado histórico do país, por ser a cor usado pelas milícias bielorrussas durante a batalha de Grunwald e do Exército Vermelho que combateu na Segunda Guerra Mundial.
O verde representa o futuro esperançoso da Bielorrússia e aos bosques do país.
Capital de Belarus/Bielorrússia: Minsk
Idiomas predominantes: Bielorrusso e russo
Moeda: Rublo bielorrusso
Área territorial: 207.600 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do CazaquistãoA bandeira do Cazaquistão foi adotada em 4 de janeiro de 1992. Ela consiste de um fundo de cor azul-celeste com uma águia e um sol dourado cercado por 32 raios ao centro.
A cor azul-celeste representa os diversos povos turcos que formam a população do país. Pessoas de diferentes tribos do Cazaquistão tiveram a águia dourada em suas bandeiras por séculos.
A águia simboliza o poder do Estado. Para a nação moderna do Cazaquistão, a águia é um símbolo de independência, liberdade e um voo para o futuro.
Capital do Cazaquistão: Astana
Idiomas predominantes: Cazaque (oficial) e Russo (co-oficial)
Moeda: Tenge
Área territorial: 2.724.900 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do QuirguistãoA bandeira da República Quirguiz foi adotada em 3 de março de 1992. Ela possui um fundo vermelho com um sol amarelo em seu centro.
A bandeira consiste em um retângulo de fundo vermelho com um sol dourado ao centro.
A cor vermelha é em homenagem a Manas, o Nobre, herói nacional do Quirguistão.
O sol, por sua vez tem quarenta raios ondulados e é cruzado por seis linhas vermelhas.
Capital do Quirguistão: Bisqueque
Idiomas predominantes: Quirguiz e Língua co-oficial: Russo
Moeda: Som Quirguiz
Área territorial: 199.951 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da MoldáviaA bandeira da Moldávia possui três cores, que são o azul (que significa o mar), o amarelo (que significa o trigo e a cevada) e o vermelho (que significa o sangue derramado nas invasões).
No centro, inclui o seu brasão de armas (uma águia que suporta um escudo com a imagem de uma cabeça de boi) para a distinguir da bandeira da Roménia.
Também é semelhante as bandeiras do Chade, Soka Gakkai Internacional, e muito parecida com a bandeira da Andorra, apenas mudando o brasão.
Seu desenho consiste em um retângulo dividido verticalmente em três faixas de igual largura nas cores azul-amarelo-vermelho a partir do mastro. Na faixa amarela central está o Brasão de armas da Moldávia.
Capital da Moldávia: Quixinau
Idiomas predominantes: Romeno
Moeda: Leu Moldávio
Área territorial: 33.844km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da RússiaA bandeira da Rússia possui três cores: branco, azul e vermelho e foi adotada oficialmente em 22 de agosto de 1991. Porém, ela só foi usada em 1993, após a queda da União Soviética e a mudança da bandeira da Federação Russa (1991-1993).
Seu desenho consiste em um retângulo dividido em listras horizontais de igual largura, sendo as cores, de cima para baixo: branco, azul e vermelho e suas cores têm origem nas cores pan-eslavas.
Capital da Rússia: Moscou
Idiomas predominantes: Russo
Moeda: Rublo
Área territorial: 17.124.442 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do TurcomenistãoA bandeira do Turcomenistão foi adotada em 19 de fevereiro de 1992. A cor verde e a lua crescente do islã representam a fé do povo turcomeno e a esperança de um mundo melhor. Já as estrelas simbolizam as cinco regiões do país.
A bandeira do Turcomenistão é uma das únicas bandeiras do mundo que apresentam uma peça de tapeçaria em seu design, assim como a bandeira da Bielorrússia.
Capital do Turcomenistão,: Asgabade
Idiomas predominantes: Turcomeno
Moeda: Manate Turcomeno
Área territorial: 491.210 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da UcrâniaO azul e o amarelo da bandeira ucraniana simbolizam o céu, os rios, as montanhas e os campos dourados do país.
Capital da Ucrânia: Kiev
Idioma predominante: ucraniano
Moeda: Hryvnia ucraniano
Área territorial: 603.700 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do UzbequistãoA Bandeira da República do Uzbequistão é um dos símbolos nacionais do Uzbequistão, possui a lua crescente com 12 estrelas ao seu lado, o que representa o zodíaco. Esta é a única bandeira nacional que se refere ao zodíaco. Foi oficialmente adotada em 18 de novembro de 1991.
As 12 estrelas representam as 12 províncias do país.
A faixa azul representa o céu, a faixa branca representa justiça, e a faixa verde representa hospitalidade, as duas listras vermelhas estreitas representam força.
A Lua decrescente representa a renovação ou reaparecimento do país após o seu longo desaparecimento na União Soviética ou a base islâmica tradicional da cultura da maioria da população.
Capital do Uzbequistão: Tasquente
Idiomas predominantes: Uzbeque
Moeda: Som Uzbeque
Área territorial: 447.400 km²
CopiarCompartilhar
Bandeiras dos países da América
Países da América
Conheça o continente americanoO continente americano é o segundo maior em extensão territorial, com 42.044.000 km², ou 28,1% do total global.
A América tem 35 países e 18 territórios, que são divididos em três subcontinentes:
Países da América do Norte
Países da América Central
Países da América do Sul
A maior parcela do continente americano se distribui pelo hemisfério norte, situando-se integralmente no Ocidente.
O país com maior área do continente é o Canadá, ao passo que os Estados Unidos constituem a sua nação mais populosa.
O continente apresenta enorme diversidade climática e paisagística, além de ser detentor de muitos recursos naturais e grande biodiversidade.
Fica na América do Sul a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.
No norte estão situados os países mais ricos, e a América Central reúne os países mais pobres do continente.
CopiarCompartilhar
Países da América do Sul
Bandeira da ArgentinaO azul celeste presente na bandeira argentina representa os ideais de justiça, verdade e fraternidade e o branco representa a paz. O Sol de Maio no centro da bandeira representa a independência da Espanha.
Capital da Argentina: Buenos Aires
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso argentino
Área territorial: 2.780.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da BolíviaA bandeira estatal da Bolívia foi originalmente adotada em 1851. Consiste de listras horizontais de vermelho, amarelo e verde e contém o brasão de armas da Bolívia no centro. A bandeira nacional omite o brasão. As suas cores significam:
Vermelho: O sangue derramado pelos heróis para o nascimento e preservação da república
Amarelo: O ouro, as riquezas e recursos minerais
Verde: A natureza e a esperança
Capital da Bolívia: La Paz e Sucre
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Boliviano
Área territorial: 1.098.581 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do BrasilNa bandeira brasileira, o verde representa as riquezas naturais, o amarelo representa as riquezas naturais da terra e o azul o céu, já as estrelas simbolizam os 27 estados do país.
Conheça o melhor do Brasil nesta página
Capital do Brasil: Brasília
Idioma predominante: português
Moeda: Real
Área territorial: 8.516.000 km²
As cores da bandeira do Brasil
São quatro as cores oficiais da bandeira do Brasil: verde, amarelo, azul e branco, e têm os seguintes significados ou representações:
Verde - representa a vegetação brasileira;
Amarelo - representa o ouro e as riquezas;
Azul - representa o céu e os rios brasileiros;
Branco - representa o desejo pela paz.
As estrelas da bandeira do Brasil
A Bandeira do Brasil contém 27 estrelas, as quais representam cada um dos estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
Na primeira versão da bandeira atual do Brasil havia 21 estrelas, que era o número de estados mais o Distrito Federal na época.
As 21 estrelas foram desenhadas na posição em que estavam no céu na cidade do Rio de Janeiro às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.
Sempre que forem acrescentados ou excluídos estados, as estrelas da Bandeira do Brasil devem refletir essa alteração, conforme o disposto na Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992.
Por esse motivo, a bandeira passou a ter 27 estrelas.
CopiarCompartilhar
Bandeira do ChileA bandeira do Chile tem significados bem focados em sua ancestralidade local. O vermelho é uma forma de representar os grandes heróis nacionais, que faleceram nos combates em busca da independência do país. O azul faz referência à cor do Pacífico e do céu, que são muito apreciados no país. O branco é uma representação do caráter da república unitária, responsável por constituir o sistema político chileno.
Capital do Chile: Santiago
Idioma predominante: língua espanhola
Moeda: peso chileno
Área territorial: 756.950 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da ColômbiaA bandeira da Colômbia é formada por três listras: amarelo, azul e vermelho. O amarelo representa o ouro do país e ocupa metade da bandeira. Já o azul simboliza os oceanos Atlântico e Pacífico. Por fim, o vermelho simboliza o sangue das pessoas que lutaram pela independência do país. É muito semelhante às bandeiras do Equador e da Venezuela, pois antes de se tornarem nações independentes, esses países faziam parte da Grã-Colômbia.
Capital do Colômbia: Bogotá
Idioma predominante: castelhano
Moeda: Peso colombiano
Área territorial: 1.139.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do EquadorA bandeira do Equador, que consiste em três faixas horizontais de amarelo (dobro de largura das demais), azul e vermelho, com o brasão nacional ao centro, foi adaptada a 26 de Setembro de 1860.
É muito semelhante à bandeira da Colômbia e da Venezuela, que também fizeram parte da Grande Colômbia. É baseada numa proposta de Francisco de Miranda.
Capital do Equador: Quito
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Dólar Americano
Área territorial: 256.370 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da GuianaA bandeira da Guiana, conhecida como a ponta da flecha dourada, foi aprovada em 26 de maio de 1966. Foi desenhada por Whitney Smith, um estadunidense conhecido por seus estudos concentrados no simbolismo das bandeiras.
O desenho original não incluía as bordas preta e branca que foram incorporadas pelo Colégio Heráldico do Reino Unido.
A cor verde representa a agricultura e os bosques. O branco simboliza os rios e a água. O ouro (amarelo) reflete a riqueza mineral do país. O preto representa a capacidade de resistência, e o vermelho o ardor e o dinamismo.
Capital da Guiana: Georgetown
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar guianense
Área territorial: 214.970 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Guiana FrancesaA bandeira da Guiana Francesa é a bandeira tricolor da República Francesa.
A bandeira, não oficial, é composta por um retângulo dividido por uma linha diagonal da parte superior esquerda para a inferior direita. A parte superior direita seria verde e a parte inferior esquerda, amarela, com um estrela vermelha de cinco pontas no centro da bandeira.
O verde teria na representatividade as matas da Guiana Francesa, enquanto o amarelo, o ouro e tesouros da região.
Fora isso, a bandeira ainda trazia uma estrela de cinco pontas, na cor vermelha, posicionada bem no meio do pavilhão. Para ela, foi empregado um significado de "Sangue no centro".
Ademais, a bandeira era semelhante à bandeira do estado brasileiro do Acre, da qual se diferenciava apenas pela direção da linha diagonal e pela posição da estrela central.
Capital da Guiana Francesa: Caiena
Idiomas predominantes: Francês
Moeda: Euro
Área territorial: 83.846 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do ParaguaiA bandeira do Paraguai foi adaptada em 1842 (seguindo o que foi estabelecido na Confederación que la Junte gouvernante d'Asunción). Os emblemas e as proporções têm variado com o tempo.
A bandeira tem três listras coloridas em vermelho, branco e azul. As cores foram influenciadas pela tricolor francesa, que é um símbolo de libertação.
O simbolismo das cores é muito rico para o povo paraguaio.
O vermelho simboliza patriotismo, coragem, heroísmo, igualdade e justiça; o branco simboliza pureza, firmeza, união e paz; o azul simboliza tranquilidade, amor, conhecimento, verdade e liberdade.
Capital do Paraguai: Assunção
Idiomas predominantes: Espanhol e Guarani
Moeda: Guarani
Área territorial: 406.752 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do PeruA bandeira do Peru é um símbolo pátrio da República do Peru que consiste de uma base vertical de três listras verticais de igual tamanho, sendo as bandas extremas de cor vermelha e a central de cor branco.
O Estado peruano usa variantes desta, conhecidas como Pavilhão Nacional e Bandeira de Guerra.
As cores da bandeira têm os seguintes significados:
Vermelho representa o estandarte dos Incas e a bandeira do reino de Castela
Branco representa a paz, pureza de sentimentos e justiça.
Capital do Peru: Lima
Idiomas predominantes: Castelhano
Moeda: Sol
Área territorial: 1.285.220 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do SurinameA bandeira nacional do Suriname é formada por cinco listras horizontais de cores: verde, branco, vermelho, branco e verde. Ela conta também com uma estrela dourada de cinco pontas localizada no centro da bandeira.
A bandeira foi adotada no dia da Independência do Suriname, em 25 de novembro de 1975.
A estrela representa a união dos grupos étnicos. A cor dourada significa sacrifício e altruísmo. O vermelho significa amor e progresso. O verde significa esperança e riqueza e o branco significa justiça e liberdade.
Capital do Suriname: Paramaribo
Idiomas predominantes: Neerlandês
Moeda: Dólar do Suriname
Área territorial: 163.821 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do UruguaiAs nove listras azuis e brancas da bandeira uruguaia representam os nove estados do país e o Sol de Maio simboliza a independência da Espanha.
Descubra os melhores países para se fazer um mochilão
Capital do Uruguai: Montevidéu
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso uruguaio
Área territorial: 176.215 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da VenezuelaA bandeira da Venezuela é composta por três grandes listras nas cores amarelo, azul e vermelho, que simbolizam as riquezas do país, o mar que separa a Venezuela da Espanha e o sangue derramado na luta pela independência, respectivamente. Ao meio há oito estrelas, sendo sete símbolos das províncias do país e a última representando Simon Bolívar, que lutou pela independência da Venezuela.
Capital da Venezuela: Caracas
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Bolívar venezuelano
Área territorial: 912.050 km²
CopiarCompartilhar
Países da América Central
Bandeira de Antígua e BarbudaA bandeira nacional de Antigua e Barbuda foi adaptada a 27 de fevereiro de 1967 e foi desenhada por um professor chamado Reginald Samuels.
O sol simboliza o nascimento de uma nova era. O negro simboliza a ancestralida de África africana do povo, o azul simboliza a esperança e o vermelho simboliza a energia.
A coloração sucessiva de amarelo, azul e branco (do sol para baixo) também simboliza o sol, o mar e a areia, o que dá um aspecto criativo à bandeira.
Capital de Antígua e Barbuda: São João
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar do Caribe Oriental
Área territorial: 441 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira das BahamasA bandeira nacional das Bahamas foi adaptada em 10 de julho de 1973.
A bandeira consiste de três faixas horizontais, de azul celeste, amarelo e azul celeste, que representam as areias da nação e as águas que a rodeiam.
Um triângulo negro, baseado na tralha, simboliza a unidade.
Capital das Bahamas: Nassau
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar Bahamense
Área territorial: 13.878 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de BarbadosA bandeira nacional de Barbados foi adaptada a 30 de Novembro de 1966. Consiste de duas listras verticais azuis separadas por uma dourada, que contém um tridente negro.
O tridente simboliza a independência de Barbados do Reino Unido e cada uma das suas pontas representa um dos pilares da democracia.
O azul simboliza o oceano e o céu, e o dourado simboliza as areias de Barbados.
Capital de Barbados: Bridgetown
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar de Barbados
Área territorial: 431 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de BelizeA bandeira nacional de Belize foi adoptada em 21 de setembro de 1981 após a independência belizenha do Reino Unido.
Possui duas listas vermelhas em cima e em baixo e um fundo azul. No centro da bandeira está o brasão de armas do Belize.
Capital de Belize: Belmopã
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar de Belize
Área territorial: 22.966 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Costa RicaA bandeira da Costa Rica foi adaptada a 27 de Novembro de 1906. A bandeira apresentada é a bandeira oficial do país.
A cor azul simboliza o céu, a cor branca simboliza paz, a cor vermelha simboliza o sangue derramado pelos mártires e o brasão cheio de armas significa as lutas e guerras do país.
Capital da Costa Rica: San José
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Colón costa-riquenho
Área territorial: 51.100 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de CubaTambém conhecida como “Bandeira da Estrela Solitária”, a bandeira de Cuba denota simplicidade, sendo composta por listras horizontais brancas e azuis e um triângulo vermelho com uma estrela branca em seu centro, que simboliza igualdade, liberdade e fraternidade. As riscas azuis representam a divisão geográfica da ilha na época em que a bandeira foi criada, em 1850, enquanto as duas riscas brancas expressam a força do ideal de independência.
Capital de Cuba: Havana
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso cubano
Área territorial: 110.860 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da DominicaA bandeira da Dominica foi adotada em 3 de Novembro de 1978.
Ela possui 3 cores: amarelo, preto e branco. O amarelo representa os habitantes originais, preto o solo fértil, e o branco indica a água pura.
Tem no seu centro um papagaio sisserou ou papagaio imperial Amazona imperialis, que é um símbolo nacional, rodeando por dez estrelas que simbolizam as dez paróquias da ilha.
A bandeira da Dominica é uma das duas únicas bandeiras nacionais do mundo que possui a cor roxa, junto com a bandeira da Nicarágua.
Capital da Dominica: Roseau
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar do Caribe Oriental
Área territorial: 750 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de El SalvadorA bandeira de El Salvador é baseada na bandeira dos Estados Unidos da América Central, foi inicialmente adotada em 1822, abandonada em 1865, reintalada em 1912, e confirmada em 1972. Ela possui duas cores: azul e branco.
Uma bandeira similar, sem o símbolo central, é usada em propostas civis e como uma variante em propostas estatais; esta bandeira é também usada com um lema em letras amarelas, DIOS UNION LIBERDAD (Espanhol) que significa: "Deus, União, Liberdade")
Capital de El Salvador: San Salvador
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Bitcoin, Cólon Salvadorenho e Dólar Americano
Área territorial: 21.041 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de GranadaA bandeira de Granada é um dos símbolos oficiais de Granada, um país caribenho. Foi adotada em 1974. Seu desenho consiste em um retângulo com uma borda na cor vermelha.
Seis estrelas de cinco pontas amarelas estão distribuídas entre a parte superior e a inferior, sendo três em cada parte.
O campo interior é dividido em quatro campos triangulares por duas linhas diagonais entre os vértices opostos do retângulo delimitado pela borda.
As cores destas partes são verde e amarelo, sendo os amarelos os triângulos inferior e superior e verde os da esquerda e direita.
No centro há um círculo vermelho no qual está inserida uma estrela amarela de cinco pontas.
No triângulo verde do lado esquerdo há uma noz-moscada em desenho estilizado nas cores amarelo e vermelho.
Capital de Granada: São Jorge
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar do Caribe Oriental
Área territorial: 344 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da GuatemalaA bandeira da Guatemala é composta por duas cores: azul celeste e branco. A faixa branca entre as duas faixas azuis celeste representa a localização da Guatemala como uma terra entre dois oceanos, o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico. A cor branca significa também paz e pureza.
O padrão de três faixas é baseado na bandeira nacional dos Estados Unidos da América Central (EUAC), embora as faixas da última fossem horizontais e azuis em vez de azuis celeste. As bandeiras dos outros países que formavam os EUAC seguiram o padrão horizontal e azul.
Ao centro da bandeira está o brasão de armas da Guatemala, composto pelo quetzal-resplandecente, a ave nacional da Guatemala que simboliza a liberdade; um pergaminho com a data em que a América Central conseguiu independência da Espanha - 15 de setembro de 1821; duas espingardas cruzadas, indicadoras da disposição da Guatemala de se defender pela força se necessário; uma coroa de loureiro, símbolo de vitória; e duas espadas cruzadas, que representam honra.
Capital da Guatemala: Cidade da Guatemala
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Quetzal
Área territorial: 108.890 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do HaitiA bandeira do Haiti foi adotada em 25 de fevereiro de 1986. Dizem que a bandeira vermelha e azul foi primeiramente criada durante a revolução do país contra a França.
Os rebeldes removeram a faixa branca da tricolor francesa e usou como sua bandeira, mas com as faixas dispostas horizontalmente, ao invés de verticalmente como na bandeira francesa.
Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim, foi percebido que o Haiti e Liechtenstein estavam usando a mesma bandeira, o que levou a adição de uma coroa à Bandeira do Liechtenstein.
De 25 de maio de 1964 a 25 de fevereiro de 1986, durante a ditadura familiar de François e Jean-Claude Duvalier, o país teve uma bandeira diferente, em vermelho e preto, e dividida verticalmente, não horizontalmente.
Capital do Haiti: Porto Príncipe
Idiomas predominantes: Francês e crioulo haitiano
Moeda: Gourde
Área territorial: 27.750 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de HondurasA Bandeira de Honduras consiste em três faixas horizontais iguais na seguinte ordem, de cima para baixo: turquesa, branco e turquesa.
Ao centro, sobre a cor branca, há cinco estrelas turquesas.
As faixas turquesas representam representam o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, o céu azul e a irmandade.
A faixa interna representa a terra da América Central, onde fica Honduras, entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, a paz, a prosperidade do povo hondurenho e a pureza de pensamentos.
As cinco estrelas representam as antigas nações constituintes da República Federal da América Central, além da esperança de que as nações se unam novamente em um único país.
Capital de Honduras: Tegucigalpa
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Lempira
Área territorial: 112.492km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da JamaicaA bandeira da Jamaica pode ser resumida na seguinte frase: "Dificuldades existem, mas a terra é verde, e o Sol brilha”. Apresenta-se nas cores: verde (que transmite esperança e faz alusão à flora), amarelo (representa a luz do Sol e as riquezas naturais) e preto (que quer dizer “força e superação”). Uma curiosidade é que essa é uma bandeira única, pois não traz as cores azul, vermelho ou branco em sua simbologia, diferentemente dos outros países.
Capital da Jamaica: Kingston
Idioma predominante: Patoá jamaicano
Moeda: Dólar jamaicano
Área territorial: 10.991 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da NicaráguaBandeira da Nicarágua é formada por três linhas horizontais iguais, as duas exteriores de cor azul e a central de cor branca.
No centro está o escudo nacional, que consiste em um triângulo com cinco vulcões verdes, sobre esses um gorro e um arco-íris.
Esse triângulo está rodeado por um círculo formado pelas palavras República de Nicarágua e América Central.
Na forma, na disposição das cores e até no desenho do brasão presente no centro da bandeira, é muito semelhante com a bandeira de El Salvador, ambas são baseadas na bandeira dos Estados Unidos da América Central, país extinto que reunia os atuais territórios da Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala e Costa Rica.
Capital da Nicarágua: Manágua
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Córdoba
Área territorial: 129.494 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do PanamáA bandeira do Panamá é um dos símbolos nacionais mais conhecidos e importantes da República do Panamá.
Ela consiste em um retângulo dividido em quatro partes iguais, onde o canto superior esquerdo possui uma estrela azul de cinco pontas sobre um fundo branco, o canto superior direito é vermelho, o canto inferior esquerdo é azul, e a parte inferior direita possui uma estrela de cinco pontas vermelha sobre fundo branco.
Estes são o significado das cores e das estrelas na bandeira:
Azul: representa o Partido Conservador da Colômbia
Vermelho: Representa o Partido Liberal da Colômbia
Branco: Representa a paz e a unidade que deve existir na nova nação
Estrela Azul: Simboliza a pureza e a honestidade que devem regular a vida cívica do país
Estrela Vermelha: Simboliza a autoridade e a lei que devem impor a regra dessas virtudes
O objetivo desta seleção de cores era unificar o povo do Panamá, que foi dividido durante a Guerra dos Mil Dias e precisava esquecer suas diferenças e seguir em frente como um estado independente.
Capital do Panamá: Cidade do Panamá
Idiomas predominantes: Espanhol
Moeda: Balboa Panamenha e Dólar Estadunidense
Área territorial: 75.517 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da República DominicanaA bandeira da República Dominicana surgiu no momento de sua independência do Haiti, em 1844. O vermelho representa o sangue derramado pelos soldados na batalha pela independência; já o azul simboliza o céu que cobre todo o país e a proteção de Deus; e o branco é sinônimo de paz e união entre os dominicanos. O brasão no centro é uma mistura de elementos cristãos e símbolos pagãos.
Capital da República Dominicana: Santo Domingo
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso dominicano
Área territorial: 48.442 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de Santa LúciaA Bandeira de Santa Lúcia foi adotada em 1 de Março de 1967.
A cor azul representa fidelidade, o céu tropical e águas do Mar do Caribe.
O amarelo representa a prosperidade e o sol do Caribe.
O preto e o branco representam a mistura de raças que deram identidade à ilha.
O triângulo simboliza os "Picos Gêmeos de Pitons" (Gros Piton, o triâgulo preto, e Petit Piton, o triângulo amarelo), formação geológica de origem vulcânica -vistas de forma alinhada.
A bandeira de Santa Lúcia é a única entres as bandeiras nacionais a representar uma formação vulcânica.
Capital de Santa Lúcia: Castries
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar do Caribe Oriental
Área territorial: 539 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de São Cristóvão e NevesA bandeira de São Cristóvão e Neves foi adotada a 19 de setembro de 1983.
Está dividida em duas metades por uma faixa diagonal ascendente (a partir do lado do mastro).
A metade superior é de cor verde, a inferior é vermelha e a faixa diagonal é preta com bordas amarelas. No interior da faixa preta existem duas estrelas brancas de cinco pontas.
Simbolismo das cores e das estrelas:
O verde representa a fertilidade da terra;
O vermelho representa a luta contra o colonialismo;
O preto representa a herança africana;
O amarelo representa a luz do sol.
As estrelas brancas representam a esperança e a liberdade.
Capital de São Cristóvão e Neves: Basseterre
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar do Caribe Oriental
Área territorial: 261 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de São Vicente e GranadinasA Bandeira de São Vicente e Granadinas foi adotada em 21 de outubro de 1985. É uma bandeira composta por três listras verticais de cores azul, amarela e verde.
A listra amarela contém, na sua parte central a letra “V”, formada por três losangos verdes, dando o significado ilhas e joias do caribe.
A cor verde representa a vegetação exuberante da agricultura de São Vicente e a permanente vitalidade de sua população.
A cor azul simboliza o céu e o mar que rodeia as ilhas.
O amarelo representa a cordialidade, o espírito alegre de seus habitantes e as douradas praias das Granadinas.
Capital de São Vicente e Granadinas: Kingstown
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar do Caribe Oriental
Área territorial: 389 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de Trindade e TobagoA bandeira de Trindade e Tobago é um dos símbolos oficiais de Trindade e Tobago, um país do Caribe. Foi adotada com a independência em 1962.
O vermelho representa a "generosidade do povo e a luz do sol", o branco representa a "igualdade e o mar" e o preto simboliza a "tenacidade e vocação para união".
Capital de Trindade e Tobago: Porto da Espanha
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar de Trindade e Tobago
Área territorial: 5.131 km²
CopiarCompartilhar
Países da América do Norte
Bandeira do CanadáA bandeira canadense é reconhecida no mundo todo. A folha da bandeira do Canadá representa a terra e seu povo por mais ou menos 300 anos. Ela virou emblema de regimentos militares e está estampada nas moedas. Já as cores presentes são o vermelho e o branco, que remetem à França e à Inglaterra, seus principais colonizadores.
Capital do Canadá: Ottawa
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar canadense
Área territorial: 9.985.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira dos Estados UnidosTambém conhecida com The Stars and Stripes (Estrelas e Faixas), a bandeira americana tem em suas 50 estrelas, a representação de todos os estados do país e nas faixas vermelhas e brancas, a representação das 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos da América.
Capital dos Estados Unidos: Washington, D.C.
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar americano
Área territorial: 9.834.000 km²
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar15 tradições de casamento ao redor do mundo
15 tradições de fim de ano redor do mundo
Bandeira do MéxicoA bandeira do México tem três listras nas cores verde, branco e vermelho. Antigamente, o verde representava a independência; o branco, a Igreja Católica; e o vermelho estava relacionado com a união entre europeus e indígenas americanos. Desde o governo de Benito Juárez, os significados das cores mudaram: verde, esperança; branco; unidade; e vermelho, sangue dos heróis nacionais. No centro da bandeira, também há o brasão nacional do país.
Capital do México: Cidade do México
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso mexicano
Área territorial: 1.973.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeiras dos países da África
Países da África
Conheça o continente africanoO continente africano possui duas regionalizações, que foram realizadas a partir de diferentes critérios.
A África é o terceiro maior continente em extensão territorial do mundo. Apresenta a segunda maior população continental do planeta. Está localizada prioritariamente na faixa tropical do globo.
Este continente conta com 54 países e diversos territórios. A África possui grandes disparidades econômicas e muitas vulnerabilidades sociais.
Trata-se um continente marcado pelas paisagens naturais e um grande acervo histórico-cultural.
O território é dividido em cinco grandes regiões:
Países da África do Norte
Países de África Ocidental
Países da África Central
Países da África Oriental
Países da África Meridional
CopiarCompartilhar
Países da África do Norte
Bandeira da ArgéliaA Bandeira nacional da Argélia é metade branca e metade verde, com um crescente e uma estrela vermelha ao centro. A bandeira, que foi adotada em 3 de julho de 1962, é semelhante às anteriores usadas pela Frente de Libertação Nacional (FLN). Dizem que foi usada por Abdel Kadir no século XIX. A cor branca simboliza a pureza e verde e o crescente ao Islão. O crescente é vermelho porque representa a liberdade e tornou-se símbolo islâmico e teve a sua origem na bandeira da Turquia.
CopiarCompartilhar
Bandeira do EgitoA bandeira do Egito é composta por três listras horizontais de mesmo tamanho, cujas cores são: vermelho, branco e preto, que, respectivamente, significam: história do país, a Revolução Egípcia de 1952 e o fim do colonialismo britânico, além de dois faraós importantes para a história do país. Além disso, o centro contém a cor dourada, onde há o símbolo da Águia de Saladino, que carrega em suas patas a frase “República Árabe do Egito”, em árabe.
Curiosidades do Egito
Capital do Egito: Cairo
Idioma predominante: árabe
Moeda: Libra egípcia
Área territorial: 1.002.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da LíbiaÉ uma bandeira tricolor composta por três faixas horizontais, sendo vermelha na parte superior, preta a central e verde a inferior.
No centro da faixa preta, de proporção maior que as outras, aparecem uma lua crescente e uma estrela de cinco pontas, ambas de cor branca.
A bandeira foi desenhada em 1950 por Omar Faiek Shennib, um amigo do rei Idris I da Líbia, e adotada pela primeira vez em 1951, ano de independência do país.
Capital da Líbia: Trípoli
Idioma predominante: Árabe
Moeda: Dinar líbio
Área territorial: 1.676.198 Km2
CopiarCompartilhar
Bandeira do MarrocosA bandeira de Marrocos foi instaurada como a oficial do país pelo Sultão Youssef Ben Hassan, em 17 de novembro de 1915. Sua cor vermelha, adotada desde 1147, representa a descendência da família real do profeta Maomé, com um pentagrama verde no meio, um símbolo judeu. Essa bandeira já teve um lugar primordial em manifestações anti-coloniais e é um forte símbolo político.
Capital do Marrocos: Rabat
Idiomas predominantes: árabe/tamazirte marroqino padrão
Moeda: Dirham marroquino
Área territorial: 710.850 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do SudãoA bandeira do Sudão foi adotada em 20 de maio de 1970. É composta por três faixas horizontais, nas cores: vermelho, branco e preto e possui um triângulo verde com a base paralela ao eixo.
O vermelho, o verde, o branco e o preto são as Cores pan-árabes, adotadas durante a Revolta Árabe. Além do Sudão, vários outros países de origem árabe também possuem bandeiras nestas cores.
Capital do Sudão: Cartum
Idiomas predominantes: Árabe e Inglês
Moeda: Libra sudanesa
Área territorial: 1.886.068 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da TunísiaA bandeira da Tunísia é composta das cores vermelha e branca. O vermelho é predominante no estandarte, já que representa o sangue que foi derramado pelos tunisianos durante a conquista do país. Já a cor branca representa a paz. A bandeira também possui um círculo branco (que tem o objetivo de representar o Sol), uma Lua crescente e uma estrela de cinco pontas (que aparecem em diversos estandartes de países que foram parte do Império Otomano).
Capital da Tunísia: Tunes
Idioma predominante: árabe
Moeda: tunisino Dinar
Área territorial: 163.610 km²
CopiarCompartilhar
Países de África Ocidental
Bandeira de BenimA bandeira nacional do Benim foi originalmente adoptada em 1959 e substituída em 1975. A 12 de Agosto de 1990, após a queda do regime marxista, a actual bandeira foi reintroduzida. As cores são as cores tradicionais Pan-Africanas. O verde simboliza a esperança, o amarelo simboliza a riqueza e o vermelho simboliza a coragem.
CopiarCompartilhar
Bandeira de Burquina FassoA bandeira é formada por duas listras horizontais, de igual largura, sendo a parte superior vermelha e a inferior verde, com uma estrela amarela de cinco pontas no centro da bandeira.
As cores Pan-Africanas representam a revolução socialista (vermelho) e a fecundidade da terra de Burquina Fasso (verde).
A estrela representa a guia para a revolução.
Ela foi adoptada a 4 de agosto de 1984.
CopiarCompartilhar
Bandeira do Cabo VerdeNa bandeira de Cabo Verde, a cor azul representa o céu e o mar, o vermelho simboliza o esforço tido pela população na reconstrução do país e a cor branca simboliza a paz almejada pelo povo. As dez estrelas, postas em forma de círculo, representam a união das dez ilhas do arquipélago do país.
Capital de Cabo Verde: Praia
Idioma predominante: português
Moeda: Escudo cabo-verdiano
Área territorial: 4.033 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Costa do MarfimA bandeira é composta por três listas verticais iguais nas cores: laranja, branco e verde. Assemelha-se à bandeira da Irlanda e à bandeira da Itália, que é verde, branca e vermelha. A cor laranja representa a savana e a sua fertilidade, o branco representa a paz e o verde representa a esperança
CopiarCompartilhar
Bandeira da GâmbiaA bandeira nacional da Gâmbia consiste em três faixas horizontais nas cores: vermelho, azul e verde. As três faixas estão separadas por duas faixas menores, na cor branca.
A cor vermelha no topo da bandeira simboliza o sol, bem como a savana típica do país; o azul simboliza o rio Gâmbia que corre ao longo do país e que dá o nome à nação; o verde simboliza a terra e as florestas do país; por fim, as duas faixas brancas representam a paz.
CopiarCompartilhar
Bandeira do GanaA bandeira do Gana é constituída por três listras horizontais vermelha, amarela e verde, e no centro da bandeira uma estrela negra.
Foi adotada logo após a independência em 1957, as suas cores representam:
Vermelho: Representa o sangue derramado nas guerras de independência,
Amarelo: Simboliza a riqueza mineral do país,
Verde: Representa a riqueza natural e as florestas do país.
A estrela negra simboliza a liberdade da África.
CopiarCompartilhar
Bandeira da GuinéA bandeira da Guiné foi adotada em 10 de novembro de 1958. Como as outras bandeiras da região, são usadas as cores pan-africanas ― vermelho, amarelo e verde. Sendo uma antiga colônia francesa, seu desenho foi inspirado na bandeira da França.
Seu desenho consiste em um retângulo, dividido verticalmente em três faixas de larguras iguais, sendo a primeira a partir do mastro, vermelha, a segunda amarela e a terceira verde.
CopiarCompartilhar
Bandeira da Guiné-BissauA bandeira foi adotada em 1973, quando a independência de Portugal foi proclamada. A Estrela Preta da bandeira é um símbolo de unidade africano. Já a cor amarela representa o sol, a cor verde remete à esperança e a cor vermelha representa o sangue derramado durante a longa luta pela independência de Portugal.
CopiarCompartilhar
Bandeira da LibériaA semelhança com a bandeira dos Estados Unidos não é coincidência. O país teve origem com os ex-escravos americanos que fundaram o país.
Capital da Libéria: Monróvia
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar Liberiano
Área territorial: 111.369 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do MaliA bandeira é possui três cores verticais: verde, ouro e vermelho, ou as cores Pan-Africanas.
A atual bandeira foi adaptada no dia 1º de Março de 1961. A bandeira original foi adaptada no dia 4 de Abril de 1959, quando o Mali se juntou à Federação do Mali.
Essa bandeira era a mesma, exceto a figura humana estilizada, chamada kanaga, um negro com os braços levantados ao céu,na parte central dourada da bandeira.
A figura foi posteriormente omitida devido à desaprovação Islâmica em relação a representações da forma humana (a população do Mali é cerca de 90% Muçulmana).
Capital do Mali: Bamaco
Idiomas predominantes: Árabe hassani
Moeda: Franco CFA
Área territorial: 1.240.192 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da MauritâniaA bandeira nacional da Mauritânia é a bandeira oficial da Mauritânia, no noroeste da África. A bandeira original foi adotada em 1 de abril de 1959. Foi introduzida sob as instruções de Moktar Ould Daddah e a posterior constituição de 22 de março de 1959.
As cores verde e amarelo são consideradas, juntamente com as cores vermelhas, pan-africanas. O verde é usado para simbolizar o Islã e o amarelo para as areias do deserto do Saara.
As listras vermelhas, que foram adicionadas à bandeira em 2017, representam "os esforços e os sacrifícios que o povo da Mauritânia continuará a consentir, ao preço do seu sangue, para defender o seu território".
A lua crescente e a estrela são símbolos do islamismo, que é a religião da Mauritânia. Alguns escritores também especularam que o verde simboliza um futuro brilhante e um crescimento.
Capital da Mauritânia: Nuaquexote
Idiomas predominantes: Árabe
Moeda: Ouguiya
Área territorial: 1.030.700 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do NígerA bandeira do Níger foi adotada em 23 de novembro de 1959. A bandeira possui três faixas horizontais de mesmo tamanho: laranja na parte de cima, branco ao centro e verde na parte de baixo. No centro da faixa branca existe um círculo de cor laranja. É semelhante a bandeira da Índia.
A faixa laranja representa o deserto do saara, que ocupa grandes áreas do norte do país. A faixa branca representa o Rio Níger. A faixa verde representa as férteis regiões do sul do Níger. O círculo laranja representa o sol.
Capital do Níger: Niamei
Idiomas predominantes: Francês
Moeda: Franco
Área territorial: 1.267.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da NigériaA bandeira nigeriana foi adotada pelo país em 1º de outubro de 1960, Dia da Independência da Nigéria, e consiste em três listras de mesmo tamanho, sendo uma branca, no meio da bandeira, e outras duas listras de cor verde. A cor branca tem como objetivo expressar a paz e a união, já que esse foi o primeiro lema do país, enquanto a verde representa sua vegetação. No entanto, existe a interpretação de que o branco na bandeira represente o rio Níger.
Capital da Nigéria: Abuja
Idioma predominante: inglês
Moeda: Naira nigeriana
Área territorial: 923.768 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do SenegalA bandeira do Senegal é composta por três cores: verde, amarela e vermelha, distribuídas verticalmente. Ela possui uma estrela verde de cinco pontas no centro.
A bandeira foi adotada em 1960 para substituir a bandeira da Federação do Mali, foi a bandeira da República do Senegal desde que o país conquistou a independência naquele ano.
As bandeiras atuais e anteriores foram inspiradas pela Bandeira da França, que colonizou o Senegal até 1960.
Capital do Senegal: Dacar
Idiomas predominantes: Francês
Moeda: Franco
Área territorial: 196,712 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Serra LeoaA bandeira nacional da Serra Leoa foi hasteada oficialmente a 27 de abril de 1961.
Ela é composta por três cores: verde, branco e azul. O verde representa a agricultura, as montanhas e os recursos naturais. O azul é o símbolo da esperança de que o porto natural de Freetown venha a contribuir para a paz no mundo. E o branco representa a unidade e a justiça.
Capital da Serra Leoa: Freetown
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Leone
Área territorial: 71.740 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do TogoA bandeira do Togo foi adotada em 27 de abril de 1960. Foi desenhada por Paul Ahyi. É uma das duas bandeiras com proporções envolvendo números irracionais, pois usa a proporção áurea 1.
As cores da bandeira do Togo tem os seguintes significados:
Verde: significa esperança na agricultura
Amarelo: a fé no trabalho, a estrela é a pureza
Vermelho: a claridade, a fidelidade e o amor.
Capital do Togo: Lomé
Idiomas predominantes: Francês
Moeda: Franco
Área territorial: 56.785 km²
CopiarCompartilhar
Países da África Central
Bandeira da AngolaA bandeira nacional da República de Angola é um símbolo da independência deste país. Composta por uma engrenagem e um facão sobrepostos sobre uma listra vermelha e uma listra preta, as cores significam, respectivamente, o sangue derramado pelos angolanos durante a opressão colonial na luta de libertação nacional e o continente africano.
Capital da Angola: Luanda
Idioma predominante: português
Moeda: Kwanza angolano
Área territorial: 1.247.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de CamarõesA bandeira de Camarões é uma versão atualizada de seu símbolo anterior. Até 1975, a bandeira contava com três listras verticais nas cores verde, vermelho e amarelo. Atualmente, há uma estrela amarela na faixa do meio da bandeira, signo este que foi adotado após os Camarões terem se tornado um estado unitário. O amarelo simboliza o sol e as savanas do país, o vermelho é a cor da unidade e o verde, as florestas do sul de Camarões.
Capital de Camarões: Yaoundé
Idiomas predominantes: Francês/Inglês
Moeda: Franco CFA Central
Área territorial: 475.442 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do ChadeA bandeira do Chade é um dos símbolos oficiais da República do Chade. Seu desenho consiste num retângulo tricolor vertical com as cores (da tralha para o batente) azul, amarelo e vermelho, de proporção largura-comprimento 2:3.
As cores da bandeira combinam as cores da bandeira da França com algumas cores Pan-Africanas. O azul simboliza o céu, a esperança e a água; o amarelo, o sol e o deserto; e o vermelho, o progresso, a unidade e o sacrifício.
CopiarCompartilhar
Bandeira do GabãoA bandeira do Gabão foi adotada em 9 de agosto de 1960. É composta de três faixas horizontais simbolizando a floresta equatorial (verde), o sol (amarelo) e o mar (azul). Esta bandeira possui todas as cores da bandeira do Brasil, menos o branco.
CopiarCompartilhar
Bandeira da Guiné EquatorialA bandeira da Guiné Equatorial foi adotada a 21 de Agosto de 1979. A cor verde representa a vegetação do país, o azul representa o mar, branco a paz, e o vermelho a independência.
A árvore que aparece na bandeira e no escudo nacional é a árvore de algodão de seda.
CopiarCompartilhar
Bandeira da República Centro-AfricanaA bandeira da República Centro-Africana, adotada em 1 de dezembro de 1958.
A bandeira consiste em quatro faixas horizontais nas cores azul, branca, verde e amarela da parte superior para a inferior.
Na faixa azul superior há uma estrela amarela. As faixas são sobrepostas por outra de igual espessura, só que disposta verticalmente no centro da bandeira.
A bandeira foi desenhada por Barthélemy Boganda, o primeiro presidente do território autônomo de Oubangui-Chari, que acreditava que a França e a África "deveriam caminhar juntos".
As cores da bandeira são a combinação das cores da bandeira da França (azul, branco e vermelho) e das cores Pan Africanas, baseadas nas cores da bandeira da Etiópia (vermelho, amarelo e verde). Esta combinação simboliza o respeito e amizade entre europeus e africanos. A estrela simboliza a indepêndêcia.
Capital da República Centro-Africana: Bangui
Idiomas predominantes: Francês, Sango
Moeda: Franco
Área territorial: 622.984 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da República do CongoA bandeira da República do Congo foi inicialmente adaptada a 18 de Agosto de 1958. Foi descartada em 1970 e readoptada a 10 de Junho de 1991. A bandeira é composta pelas tradicionais cores Pan-Africanas, verde, amarela e vermelha.
Capital da República do Congo: Brazavile
Idiomas predominantes: Francês
Moeda: Franco
Área territorial: 342.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da República Democrática do CongoA bandeira da República Democrática do Congo é uma bandeira azul-celeste, adornada com uma estrela amarela no canto superior esquerdo e cortada diagonalmente por uma faixa vermelha com um contorno em amarelo. Foi estabelecida em 18 de fevereiro de 2006.
Capital da República Democrática do Congo: Quinxassa
Idiomas predominantes: Francês
Moeda: Franco congolês
Área territorial: 2.344.858 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de São Tomé e PríncipeA Bandeira de São Tomé e Príncipe foi adotada a 5 de Novembro de 1975.
O triângulo vermelho simboliza a dura luta pela independência e as duas estrelas negras representam as duas principais ilhas do país, a de São Tomé e a de Príncipe.
O verde representa a exuberante vegetação das ilhas e o amarelo as suas riquezas, especificamente a resultante da produção do cacau.
CopiarCompartilhar
Países da África Oriental
Bandeira do BurundiA bandeira é constituída por uma cruz do Santo André branca, ficando assim a bandeira dividida em quatro áreas.
A inferior e superior são vermelhas e a direita e esquerda verdes.
No centro está um círculo branco que contém três estrelas vermelhas debruadas a verde, que simbolizam os três grupos étnicos predominantes no Burundi (os Hutus, os Twas e os Tutsis). Elas também simbolizam os três elementos do lema nacional: unidade, trabalho e progresso.
Esta bandeira foi adoptada a 28 de junho de 1967, e a proporção original (2:3) da mesma foi alterada em 27 de setembro de 1982 para a atual (3:5).
CopiarCompartilhar
Bandeira de ComoresA bandeira é formada por quatro faixas horizontais, sendo de cores amarelo, branco, vermelho e azul, de cima para baixo. Ao lado há um triângulo verde, com uma lua crescente branca e quatro estrelas brancas de cinco pontas, dispostas verticalmente entre as bordas da lua.
Tanto as quatro estrelas como as quatro faixas verticais representam as quatro ilhas de Comores: amarelo para Mohéli, branco para Mayotte (reclamada por Comores, e que segue pertencendo a França), vermelho para Anjouan e azul para Grande Comore.
A cor verde e a lua simbolizam o Islã, que é a religião majoritária em Comores, e formavam a antiga bandeira de Comores antes de adicionar-se as quatro faixas horizontais.
CopiarCompartilhar
Bandeira da EritreiaA bandeira foi adotada em 5 de dezembro de 1995. É baseada na bandeira usada pela Frente de Libertação do Povo Eritreu (FLPE), em sua luta pela independência.
A cor verde simboliza a economia agrícola e pecuária da Eritreia, o vermelho significa o sangue derramado durante a luta pela independência, a cor azul representa a riqueza marinha, o amarelo representa a riqueza mineral, a coroa de oliveira e o ramo na bandeira vêm da bandeira da FLE.
CopiarCompartilhar
Bandeira da EtiópiaA bandeira da Etiópia foi adaptada a 6 de Fevereiro de 1996. É a bandeira mais influente da África, tendo dado origem a toda uma linhagem de bandeiras verdes, vermelhas e amarelas, na África e fora dela, por via de um movimento chamado "Pan-africanismo" (por isso chama-se a estas três cores "cores Pan-Africanas"), que defende a unidade de África e dos africanos e seus descendentes espalhados pelo mundo, em especial nas Américas.
CopiarCompartilhar
Bandeira de MadagáscarA bandeira nacional de Madagáscar consiste de três campos de igual área e proporções, dois dispostos horizontalmente ao batente, vermelho sobre verde, e o terceiro, branco, disposto verticalmente à tralha. A bandeira foi adaptada pouco tempo depois da independência, em 1960, utilizando as cores que foram adaptadas pelo país ainda no século XIX.
CopiarCompartilhar
Bandeira de MalauíA bandeira do Malawi foi adoptada a 06 de julho de 1964, dia da independência do Malawi, sob presidência do Dr. Hastings Kamuzu Banda.
Assemelha-se à bandeira Pan-Africana, projetada pela AUPN de Marcus Garvey, com as faixas vermelhas e pretas invertidas e um sol vermelho no alto. Assemelha-se também à bandeira da república de Biafra.
Capital de Malauí: Lilongue
Idiomas predominantes: Inglês e chicheua
Moeda: Quacha malauiana
Área territorial: 118.484 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da MauríciaA bandeira da Maurícia foi adoptada após a independência a 12 de Março de 1968. Consiste em quatro listras horizontais de igual área. Suas cores são, do topo para a base, vermelho, azul, amarelo e verde.
A cor vermelha, representa o esforço para a liberdade e independência. A cor azul, representa o Oceano Índico, no centro do qual a Maurícia se encontra. A cor amarela, representa a luz nova da independência que brilha sobre a ilha e a cor vrde, representa a agricultura da ilha e a sua cor durante os doze meses do ano.
Capital da Maurícia: Porto Luís
Idiomas predominantes: Francês e inglês
Moeda: Rupia Mauriciana
Área territorial: 2.040 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de MoçambiqueA bandeira foi adoptada em 1º de Maio de 1983. É uma bandeira tricolor com fimbriações brancas e um triângulo vermelho.
A corde verde-azulado representa as riquezas da terra, as bordas brancas significam a paz, o preto representa o continente africano, o amarelo simboliza os minerais do país e o vermelho representa a luta pela independência.
Inclui a imagem de um fuzil Kalashnikov com uma baioneta fixada ao cano e cruzado a uma enxada, sobrepostos a um livro aberto.
A espingarda representa a defesa e vigilância, o livro aberto simboliza a importância da educação, a enxada representa a agricultura do país e a estrela simboliza o espírito de solidariedade internacional do povo moçambicano.
Capital de Moçambique: Maputo
Idiomas predominantes: Português
Moeda: Metical
Área territorial: 801.590 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do QuéniaA Bandeira do Quênia possui como símbolo um escudo cruzado por duas lanças, que representa a cultura do povo guerreiro Maasai, etnia de marcante presença no Quénia.
A bandeira atual do Quênia foi adotada no Dia da Independência, em 12 de dezembro de 1963.
As cores e os símbolos da Bandeira do Quênia representam:
Preto - O povo indígena do Quênia
Vermelho - O sangue derramado na luta pela independência
Verde - a rica terra agrícola e recursos naturais do Quênia
As listras brancas, o tradicional escudo Maasai e as duas lanças cruzadas foram adicionadas à bandeira do Quênia depois que o Quênia alcançou a independência.
A cor branca simboliza a paz, enquanto o escudo e as lanças significam que todos os quenianos estão sempre prontos para defender a independência pela qual lutaram tanto.
Capital do Quênia: Nairóbi
Idiomas predominantes: Inglês e suaíli
Moeda: Xelim queniano
Área territorial: 580.367 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de RuandaA atual bandeira de Ruanda foi adotada a 25 de Outubro de 2001. Ela é composta de quatro cores: azul, verde e dois tipos de amarelo (o amarelo padrão da faixa do meio e o "amarelo sol", assim considerado pelo sistema Pantone); a diferença entre os dois tons é de difícil reparo. A cor azul representa felicidade e paz, a faixa amarela simboliza desenvolvimento econômico, e a faixa verde simboliza esperança e prosperidade. O sol representa iluminação.
A bandeira foi desenhada por Alphonse Kirimobenecyo.
Capital da Ruanda: Quigali
Idiomas predominantes: Quiniaruanda, francês, inglês e suaíli
Moeda: Franco ruandês
Área territorial: 26.338 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira das SeychellesA atual Bandeira das Seychelles foi adotada em 5 de janeiro de 1996.
Os habitantes de dizem que as bandas oblíquas simbolizam um país dinâmico em constante movimento para o futuro.
A banda azul representa o mar e o céu, a amarela o sol que ilumina o arquipélago, a vermelha representa a gente e seu trabalho em união para o futuro.
A banda branca representa a justiça social e a harmonia , a verde representa o entorno natural.
CopiarCompartilhar
Bandeira da SomáliaA República Somali, cuja capital é a cidade de Mogadíscio, tem sua localização na África Oriental. Pelo seu formato geográfico, a região é popularmente conhecida como "chifre da África". Utiliza uma bandeira azul (representando o céu e o Oceano Índico) com uma estrela branca no centro (representando as áreas habitadas pelos somalis), como espécie de homenagem à ONU, que ajudou o país a se tornar independente do Reino Unido e da Itália.
Capital da Somália: Mogadíscio
Idiomas predominantes: somali/árabe
Moeda: Xelim somali
Área territorial: 637.657 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do Sudão do SulA bandeira do Sudão do Sul foi adotada pelo Amplo Acordo de Paz que terminou a Segunda Guerra Civil Sudanesa. A bandeira apresenta semelhança com as bandeiras do Sudão e do Quênia. As cores da bandeira são o preto, o branco, o vermelho e o verde da bandeira sudanesa, além de possuir uma divisa ao longo da talha. As faixas horizontais pretas, brancas, vermelhas e verdes da bandeira compartilham o mesmo desenho da bandeira queniana e do simbolismo pan-africano da mesma.
Capital do Sudão do Sul: Juba
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Libra sul-sudanesa
Área territorial: 644.329 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da TanzâniaA bandeira da Tanzânia foi adaptada em 30 de junho de 1964. Foi uma fusão das bandeiras de Tanganyika e Zanzibar. A bandeira está dividida na diagonal por uma faixa amarela com preto. Ela possui um triângulo superior na cor verde e um triângulo inferior na cor azul. O verde representa a vegetação natural, o amarelo representa os ricos depósitos minerais, o preto representa a cor da pele dos tanzanianos e o azul representa os lagos, os rios e o Oceano Índico.
Capital da Tanzânia: Dodoma
Idiomas predominantes: Suaíli e Inglês
Moeda: Xelim Tanzaniano
Área territorial: 945.087 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de UgandaA bandeira de Uganda foi adotada em 9 de outubro de 1962, quando o país obteve sua independência do Reino Unido. Ela deriva da bandeira do partido Congresso do Povo de Uganda. As suas cores representam:
Preto: Os povos africanos
Amarelo: O brilho do sol na África
Vermelho: A irmandade africana
O brasão central é constituído de um grou-coroado-preto, ave conhecida no país por sua natureza bondosa e também era o emblema dos soldados ugandenses durante o domínio britânico.
Capital de Uganda: Campala
Idiomas predominantes: Inglês e Suaíli
Moeda: Xelim Ugandês
Área territorial: 241.038 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da ZâmbiaA bandeira da Zâmbia foi adotada em 24 de outubro de 1964. Recebeu uma pequena modificação em 1996, quando o fundo verde se tornou mais claro.
Ela possui 4 cores: verde, vermelho, preto e laranja. O verde simboliza os recursos naturais, o vermelho na bandeira simboliza o esforço para a liberdade, o preto para os povos da Zâmbia, e o laranja para recursos naturais e a riqueza mineral. A águia representa a garra do povo em seguir em frente apesar dos problemas nacionais.
Capital da Zâmbia: Lusaca
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Kwacha zambiana
Área territorial: 752.618 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do ZimbabweA bandeira foi adotada em 18 de abril de 1980. Ela possui quatro cores: verde, amarelho, vermelho e preto. No lado esquerdo da bandeira, temos a imagem da ave de Zimbábue, emblema do país. Ela simboliza a história do Zimbábue. No entro da imagem da ave, temos uma estrela vermelha que representa a luta revolucionária, um triângulo branco que representa a paz, e as listras nas 4 cores. As cores trazem os seguintes representatividade: o verde, a agricultura e as áreas rurais do país; o amarelo, a riqueza mineral do Zimbábue; o vermelho, o sangue derramado nas guerras pela libertação e o preto, o patrimônio das etnias nativas africanas.
Capital de Zimbabwe: Harare
Idiomas predominantes: Inglês e outras 15 línguas oficiais
Moeda: Dólar do Zimbábue
Área territorial: 390.757 km²
CopiarCompartilhar
Países da África Meridional
Bandeira da África do SulA bandeira utilizada na África do Sul atual foi imposta após o fim do Apartheid, em 27 de Abril de 1994, pois o antigo emblema trazia símbolos do regime anterior, que tinha pilares racistas. Possui as cores: amarela (representando o minério do país), azul (o céu), branca (cidadãos brancos), verde (abundante vegetação do país), vermelha (sangue) e preta (cidadãos negros). Também há um Y na horizontal, que significa a centralização de um só povo.
Capitais da África do Sul : Cidade do Cabo/ Bloemfontein/ Pretória
Idioma predominante: africano
Moeda: Rand sul-africano
Área territorial: 1.220.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do BotswanaA Bandeira do Botswana foi adaptada no dia 30 de Setembro de 1966. A bandeira é composta pelas cores azul claro, com uma listra preto no centro e contornos na cor branca.
A cor azul representa a água, de uma forma especial a chuva.
As listras preta e brancas representam a harmonia racial e as zebras que sustêm o escudo nacional.
CopiarCompartilhar
Bandeira de EssuatíniA bandeira nacional de Essuatíni foi adoptada em 6 de outubro de 1968.
O vermelho simboliza as batalhas do seu passado históricos, o amarelo as riquezas naturais do território, enquanto que o azul exprime a ideia de paz.
No centro há o brasão troféu de armas que figurava na insígnia do batalhão dos pioneiros suazi.
CopiarCompartilhar
Bandeira do LesotoA bandeira de Lesoto possui como características as cores azul, branco e verde divididas horizontalmente com o chapéu negro do partido Basotho no centro.
O design, introduzido em honra do 40º aniversário da independência, apresenta-se intencionando a refletir a orientação pacifista do país.
CopiarCompartilhar
Bandeira da NamíbiaA bandeira da Namíbia foi adotada em 21 de março de 1990. É uma bandeira dividida em duas metades (azul na parte superior e verde na inferior) por uma faixa de cor vermelha e bordas brancas e situada em uma das diagonais da bandeira. No quadrante superior mais próximo ao mastro aparece representado o sol com doze pontas.
Foi desenhada por Frederick G. Brownell, o qual também desenhou a atual bandeira da África do Sul.
Capital de Namíbia: Vinduque
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar namibiano
Área territorial: 825.418 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do DjiboutiA bandeira contém duas listas horizontais nas cores de azul e verde, com um triângulo isósceles branco, com uma estrela vermelha de cinco pontas no centro. As cores usadas representam os símbolos da terra, do céu e do mar, e da paz (branco), e com a estrela vermelha a simbolizar a unidade. Foi hasteada pela primeira vez no dia da independência do país, a 27 de Junho de 1977.
CopiarCompartilhar
Países da Antártida
Conheça o continente antárticoA Antártida tem 14.200.000 km² de extensão, constituindo assim o quarto maior continente em área. Devido às condições climáticas extremas, uma vez que está situado abaixo do Círculo Polar Antártico, trata-se de um território não habitado. O frio severo e o tempo muito seco fazem com que a Antártida seja considerada o maior deserto do mundo.
Este continente não é dividido em unidades territoriais, sendo administrado desde 1959 por meio do Tratado da Antártida, assinado por diversos países, dentre eles o Brasil.
A Antártida possui um grande valor científico e acadêmico, razão pela qual existem inúmeras bases de pesquisa instaladas em seu território. Seu subsolo é rico em minérios e combustíveis fósseis, mas a exploração está proibida. O continente dispõe de inúmeras espécies animais, com vegetação muito restrita devido ao solo congelado.
Por não apresentar divisão em países ou dependências, existem territórios na Antártida reivindicados por, pelo menos, oito países.
Bandeiras dos países da Oceania
Países da Oceania
Conheça o continente oceânicoA Oceania está situada entre os oceanos Índico e Pacífico, a sudeste da Ásia. A maior parte de suas terras fica no Hemisfério Sul do planeta.
É composto por 14 países e ilhas e territórios pertencentes a outros países, tanto oceânicos quanto de outros continentes.
A maior e mais populosa das nações é a Austrália, que consiste também na principal economia do continente. Destaca-se também a Nova Zelândia.
No total, o continente possui cerca de 42 milhões de habitantes e apresenta condições bastante contrastantes no que diz respeito aos aspectos socieconômicos de seus países.
Bandeira da AustráliaA bandeira é composta por 3 cores: azul, vermelho e branco e possui uma grande estrela com sete pontas, um conto de cinco estrelas, o Cruzeiro do Sul, e uma pequena bandeira do Reino Unido. A estrela de sete pontas é conhecida como Estrela Federação, pois cada extremidade dela representa um dos seis estados e os territórios do país. Note-se que uma das cinco estrelas do Cruzeiro do Sul possui apenas 5 pontas enquanto as demais 7 (7x5=35) e todas juntas perfazem um total de 40 pontas. A bandeira britânica representa outro segmento da colonização britânica no país.
Capital de xxxx: Camberra
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar australiano
Área territorial: 7.692.024 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira dos Estados Federados da MicronésiaA bandeira é composta por duas cores: azul e branco. Ela foi adotada em 10 de novembro de 1979. A cor azul representa o Oceano Pacífico, enquanto as quatro estrelas brancas representam os quatro grupos de ilhas que formam a federação: Chuuk, Pohnpei, Kosrae e Yap.
CopiarCompartilhar
Bandeira de FijiA bandeira das ilhas Fiji começou a ser utilizada em 10 de outubro de 1970. Ela é azul celeste e permaneceu inalterada desde que as ilhas Fiji foram declaradas uma república em 1987, apesar dos pedidos de alguns políticos por mudanças. A bandeira atual é bastante similar à bandeira colonial usada antes da independência, as maiores diferenças são o uso, na versão atual, de um tom mais escuro de azul e apresentação do Brasão de Armas das ilhas Fiji por inteiro, e não apenas o escudo.
Capital de Fiji: Suva
Idiomas predominantes: Inglês, fijiano e híndi fijiano
Moeda: Dólar Fijiano
Área territorial: 18.274 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira das Ilhas MarshallA bandeira das Ilhas Marshall foi desenhada por Emlain Kabua, então primeira-dama do país em 1986. Ela é composta pelas cores azul, branco e laranja.
A cor branca representa o Sol nascendo. Este é o apelido da cadeia Ratak. Também é pelo país ser pacífico. Já a cor laranja, representa o raio de Sol.
Capital das Ilhas Marshall: Majuro
Idiomas predominantes: Marshalês e Inglês
Moeda: Dólar Americano
Área territorial: 181,4 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira das Ilhas SalomãoA bandeira nacional das Ilhas Salomão foi oficialmente adoptada a 18 de Novembro de 1977. Os cinco grupos principais de ilhas são representados pelas cinco estrelas. A bandeira é composta por três cores: azul, verde e amarelo. O azul, supostamente representa o oceano circundante, enquanto que o verde representa a terra. A faixa amarela é simbólica da luz solar.
Capital das Ilhas Salomão: Honiara
Idiomas predominantes: Inglês
Moeda: Dólar das Ilhas Salomão
Área territorial: 28.450 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de KiribatiA bandeira é composta por quatro cores: vermelha, azul, branco e amarelo. A metade superior da bandeira é da cor vermelha com uma fragata dourada voando sobre um sol nascente dourado e a metade de baixo é azul com três linhas brancas onduladas horizontais que representam o oceano. Os dezessete raios do sol representam as dezesseis Ilhas Gilbert e Banaba.
Capital de Kiribati: Taraua do Sul
Idiomas predominantes: Inglês e Gilbertês
Moeda: Dólar de Kiribati e Dólar australiano
Área territorial: 811 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de NauruA bandeira é composta por três cores: azul, amarelo e branco e mostra a localização geográfica da ilha-nação. A estreita faixa amarela, representa a linha do Equador. A estrela de doze pontas, localizada na parte inferior do canto esquerdo, simboliza a localização da ilha nas águas azuis do Pacífico em relação à linha do Equador. A separação da bandeira em duas partes faz menção à saga que os primeiros habitantes tinham por terem sido trazidos à Terra por duas rochas.
Capital de Nauru: Yaren
Idiomas predominantes: Nauruano e Inglês
Moeda: Dólar Australiano
Área territorial: 21 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Nova ZelândiaA bandeira da Nova Zelândia é azul marinho, e tem no seu lado superior esquerdo a bandeira da União, com mais 4 estrelas à direita, que representam a constelação de Crux. A bandeira nunca foi alterada desde que o país se tornou independente do Reino Unido, em 1931.
Capital da Nova Zelândia: Wellington
Idiomas predominantes: Inglês, Maori e Língua de Sinais Neozelandesa
Moeda: Dólar da Nova Zelândia
Área territorial: 268.680 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de PalauA bandeira de Palau foi adotada em 1 de janeiro de 1981, quando o arquipélago se separou do Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas. Palau usa uma bandeira com um design parecido com a bandeira do Japão, mas o esquema de cores é totalmente diferente. Ela é similar a uma lua cheia dourada localizada no centro, com um fundo azul celeste. A lua representa a paz e uma nação nova enquanto o fundo azul celeste representa a transição de Palau para um governo próprio entre 1981 e 1994, quando foi obtida a independência total.
Capital de Palau: Ngerulmud
Idiomas predominantes: Inglês, Palauano, Japonês, Tobiano e Sonsorolês
Moeda: Dólar Americano
Área territorial: 459 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Papua-Nova GuinéA bandeira da Papua-Nova Guiné foi adaptada em 1 de julho de 1971. A bandeira possui as cores preto e vermelho. O preto traz um Cruzeiro do Sul e na parte vermelha apresenta-se uma ave da espécie Paradisaea raggiana. As cores vermelho e preto também são as cores tradicionais de muitas das tribos da Papua-Nova Guiné.
Capital da Papua-Nova Guiné: Port Moresby
Idiomas predominantes: Inglês, Hiri Motu e Tok Pisin
Moeda: Kina
Área territorial: 462.840 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de SamoaA bandeira da Samoa foi escolhida em 24 de Fevereiro de 1949. É semelhante à bandeira da China Nacional. A bandeira possui as cores vermelho e branco, além da constelação Cruzeiro do Sul.
Capital de Samoa: Apia
Idiomas predominantes: Inglês e Samoano
Moeda: Tala
Área territorial: 2.831 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de TongaA bandeira de Tonga é um dos símbolos oficiais do Reino de Tonga. A bandeira está em uso desde 1865 mas só foi oficializada em 4 de Novembro de 1875. Seu desenho consiste em um retângulo com fundo vermelho. Na parte superior esquerda há um retângulo de cor branca e sobre ele, há uma cruz grega vermelha.
Capital de Tonga: Nucualofa
Idiomas predominantes: Tonganês e Inglês
Moeda: Pa'anga
Área territorial: 747 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de TuvaluA bandeira de Tuvalu é um dos símbolos oficiais de Tuvalu. A primeira bandeira foi adotada em 1976, sendo o atual modelo implantado após a independência do país em 1978. Assim como em várias ex-colônias britânicas, a bandeira tuvaluana possui uma cor azul clara e a Union Jack no canto superior esquerdo. A bandeira também possui 9 estrelas, representando cada uma das ilhas do arquipélago.
Capital de Tuvalu: Funafuti
Idiomas predominantes: Tuvaluano e Inglês
Moeda: Dólar Tuvaluano e Dólar Australiano
Área territorial: 26 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de VanuatuA bandeira de Vanuatu foi adotada em 13 de fevereiro de 1980. É composta pela cor verde, que representa a natureza, a cor vermelha, que representa o sangue dos que lutaram pela independência, o amarelo, que representa a religião majoritária de Vanuatu (cristianismo), e o preto, que representa o povo. O formato de uma letra "Y" na horizontal é uma representação do mapa do arquipélago. O dente de porco simboliza a diversidade cultural do país, sendo as folhas inseridas no desenho uma representação da paz.
Capital de Vanuatu: Porto Vila
Idiomas predominantes: Bislamá, Inglês e Francês
Moeda: Vatu
Área territorial: 12.189 km²
CopiarCompartilhar
Bandeiras dos países da Europa
Países da Europa
Conheça o continente europeuO continente europeu possui área de 10 milhões de km², o equivalente a 6,7% das terras emersas. Trata-se do quarto em extensão territorial e segundo menor dos continentes.
A sua população é hoje de 747.747.000 de habitantes, uma parcela de aproximadamente 9,5% da população mundial. A Europa possui 50 países, alguns deles transcontinentais, além de territórios e departamentos ultramarinos.
Divide-se nas seguintes regiões:
Países da Europa Ocidental
Países da Europa Setentrional
Países da Europa Centro-Oriental
Países da Europa Meridional
A Rússia apresenta a parte ocidental do seu território situada na Europa, podendo ser considerado o mais extenso e populoso país do continente.
A Europa está situada integralmente no hemisfério norte e divide-se entre o Ocidente e o Oriente, apresentando uma grande variedade climática, com predomínio de climas frios, bem como de relevo.
O continente é um importante centro cultural do Ocidente, além de ter sido marcado por eventos históricos, como a Revolução Industrial.
Países da Europa Ocidental
Bandeira da AlemanhaA Alemanha tem uma conturbada história com sua bandeira. Apesar de a que conhecemos hoje ter sido introduzida em 1919, ela foi substituída em 1933 pela bandeira da Alemanha Nazista, sendo readotada somente em 1949. Nas cores preta, vermelha e dourada, ela significa liberdade e democracia. Ou seja, diferentemente de outros países, em que cada coloração representa um elemento, na bandeira da Alemanha o que importa é o conjunto das cores.
Capital da Alemanha: Berlim
Idioma predominante: alemão
Moeda: Euro
Área territorial: 357.051 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da ÁustriaA bandeira da Áustria é uma bandeira formada por três partes horizontais de igual proporção, sendo as exteriores de cor vermelha e a central de cor branca. À bandeira é acrescentado o escudo nacional no centro. Esta bandeira foi oficialmente adotada no dia 1 de maio de 1945.
Capital da Áustria: Viena
Idiomas predominantes: Alemão e Línguas regionais: Esloveno, Croata e Húngaro
Moeda: Euro
Área territorial: 83.879 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da BélgicaA bandeira nacional da Bélgica é composta por três listas verticais nas cores preta, amarela e vermelha.
A sua posição vertical das listas baseou-se na da bandeira de França, ao passo que as cores foram retiradas das cores do ducado do Brabante.
A bandeira foi adoptada a 23 de Janeiro de 1831, pouco tempo depois de os belgas terem alcançado a independência da Holanda em 1830.
Capital da Bélgica: Cidade de Bruxelas
Idiomas predominantes: Neerlandês, Francês e Alemão
Moeda: Euro
Área territorial: 30.526 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da FrançaA bandeira tricolor francesa é baseada nos princípios da Revolução Francesa de 1789: a liberdade, representada pelo azul, a igualdade, simbolizada pelo branco e a fraternidade, presente no vermelho.
Conheça os costumes que todos os países deveriam adotar
Capital da França: Paris
Idioma predominante: francês
Moeda: Euro
Área territorial: 551.695 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da IrlandaO verde da bandeira representa os católicos, o laranja representa os protestantes e o branco simboliza a paz entre as religiões, motivo de conflito durante muito tempo no país.
Comemore e saiba mais sobre o Dia de São Patrício
Capital da Irlanda: Dublin
Idioma predominante: irlandês
Moeda: Euro
Área territorial: 70.273 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de LiechtensteinA bandeira de Liechtenstein consiste de dois campos horizontais iguais em azul e vermelho, com uma coroa dourada do lado da tralha do campo azul. É provável que as cores derivem das cores da casa real do Principado no século XVIII.
A coroa foi acrescentada em 1937 depois que a equipa olímpica do Liechtenstein nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 descobriu que a bandeira era praticamente idêntica à do Haiti. O desenho da coroa foi ligeiramente mudado em 1982.
Capital de Liechtenstein: Vaduz
Idiomas predominantes: Alemão
Moeda: Franco Suíço
Área territorial: 160,4 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do LuxemburgoA bandeira do Luxemburgo consiste de três barras horizontais iguais de vermelho, branco e azul claro. É semelhante à bandeira dos Países Baixos, que usa um tom mais escuro de azul e é mais curta. O vermelho representa o vigor do povo e das terras, o branco a paz e o azul o límpido céu de Luxemburgo.
Capital do Luxemburgo: Luxemburgo
Idiomas predominantes: Luxemburguês
Moeda: Euro
Área territorial: 2.586 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira dos Países BaixosA bandeira nacional dos Países Baixos é um dos símbolos oficiais deste país. Consiste em três faixas horizontais nas cores vermelho, branco e azul. É a tricolor mais antiga ainda em uso.
A bandeira nacional possui um formato retangular. É dividida em três faixas horizontais de igual largura. Têm três cores oficiais: vermelho, branco e azul.
A primeira faixa, na parte superior da bandeira, é vermelhão brilhante e a segunda faixa, situada ao centro, é de cor branca. O azul-cobalto ocupa a terceira faixa, na parte inferior.
Ela apresenta uma grande semelhança com a bandeira do Luxemburgo.
Capital dos Países Baixos: Amesterdão
Idiomas predominantes: Neerlandês
Moeda: Euro
Área territorial: 41.528 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do Reino UnidoOs emblemas da Bandeira da União são as cruzes dos patronos da Inglaterra, São Jorge, da Escócia, São André e da Irlanda, São Patrício.
Capital do Reino Unido: Londres
Idioma predominante: inglês
Moeda: Libra esterlina
Área territorial: 243.610 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da SuíçaA bandeira da Suíça foi posta pela Constituição Suíça em 1848. Consiste em uma cruz grega branca grossa e equilátera, inserida no centro de um quadrado vermelho.
A bandeira foi desenhada pelo General Dufour, com base na bandeira do cantão de Schwyz, a qual, por sua vez, deriva de uma das bandeiras de guerra do Sacro Império Romano.
E ao lado da Bandeira do Vaticano, são as únicas bandeiras nacionais quadradas do mundo.
Capital da Suíça: Berna
Idiomas predominantes: Alemão, Francês, Italiano e Romanche
Moeda: Franco Suíço
Área territorial: 41.285 km²
CopiarCompartilhar
Países da Europa Setentrional
Bandeira da DinamarcaA bandeira da Dinamarca é conhecida como Dannebrog. O nome significa "Pano honorável".
O Dannebrog é vermelho com uma cruz que se estende até as bordas da bandeira; a parte vertical da cruz é deslocada para a borda do arriamento ou tralha e a parte inferior para o batente, sendo que os lados direito e esquerdo, respectivamente para as bordas superior e inferior do pano.
O design da cruz da bandeira dinamarquesa foi subsequentemente adotado por outros países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.
Capital da Dinamarca: Copenhague
Idiomas predominantes: Dinamarquês
Moeda: Coroa
Área territorial: 43.094 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da EstôniaA bandeira da Estónia (português europeu) ou bandeira nacional da Estônia (português brasileiro) contém três listras horizontais nas cores azul (no topo), preto e branco.
Surgiu pela primeira vez aos olhos do público como a bandeira da Associação de Estudantes da Universidade Estoniana na Universidade de Tartu (em estoniano Tartu Ülikool, fundada em 1632), consagrada no salão do pastoriato de Otepää a 4 de Junho de 1884.
Mais tarde ficou associada ao nacionalismo estoniano e foi usada como bandeira nacional quando a Estónia se tornou independente a 24 de Fevereiro de 1918. Foi formalmente adotada a 21 de Novembro de 1918.
Capital da Estônia: Tallinn
Idiomas predominantes: Estoniano
Moeda: Euro
Área territorial: 45.339 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da FinlândiaA bandeira da Finlândia, além de um significado, possui um nome. A bandeira é conhecida como "Siniristilippu" e suas cores são o azul e o branco. O tom azul foi escolhido para representar o céu, os lagos do país e o mar Báltico. O tom branco representa as noites claras, comuns no verão da Finlândia, e a neve.
Capital da Finlândia: Helsinque
Idiomas predominantes: finlandês/sueco
Moeda: Euro
Área territorial: 338.440 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da IslândiaO significado da bandeira da Islândia émuito característicos do país. O vermelho simboliza todos os vulcões que estão ativos na ilha, o azul representa as águas oceânicas e a cruz branca faz referência ao gelo que está presente na maior parte do território.
Capital da Islândia: Reykjavik
Idioma predominante: islandês
Moeda: Coroa islandesa
Área territorial: 103.000 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da LetôniaA bandeira da Letônia foi adotada pela primeira vez em 18 de novembro de 1918. Após o período de domínio soviético, a bandeira oficial foi restabelecida em 15 de fevereiro de 1990. A inspiração para criação da bandeira letã possui diversas origens possíveis.
Uma das lendas diz que havia um líder de uma tribo local que foi ferido numa batalha e logo depois embrulhado num lençol branco. Diz-se que a parte do lençol onde ele estava deitado ficou branca e as outras duas à sua volta ficaram manchadas pelo vermelho de seu sangue.
Capital da Letônia: Riga
Idiomas predominantes: Letão
Moeda: Euro
Área territorial: 64.589 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da LituâniaA bandeira da Lituânia consiste em uma tricolor horizontal com as cores amarelo, verde e vermelho. Ela foi adotada em 20 de março de 1989, quase dois anos antes do restabelecimento da independência do país, após o fim da União Soviética.
Antes da sua readoção em 1989, a bandeira tinha sido usada entre 1918 e 1940, até o momento em que a Lituânia foi invadida pelos soviéticos. Essa bandeira tinha cores mais claras.
Capital da Lituânia: Vilnius
Idiomas predominantes: Lituano
Moeda: Euro
Área territorial: 65.200 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da NoruegaA Bandeira Nacional da Noruega tem a cruz escandinava deslocada do centro, um pouco para a esquerda, na cor azul e contornada de branco e em um fundo vermelho. Essas são as cores escolhidas pelo país para representar a democracia, e o desenho faz referência a outros países cujas bandeiras têm a cruz escandinava, como Dinamarca, Suécia e Islândia. A bandeira foi adotada em 13 de julho de 1821.
Capital da Noruega: Oslo
Idioma predominante: norueguês
Moeda: Coroa norueguesa
Área territorial: 385.207 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da SuéciaA bandeira sueca tem duas cores: azul e amarelo (cores do Brasão de Armas sueco). O azul cobre toda a parte de trás da bandeira, já o amarelo preenche a cruz nórdica, que representa o cristianismo. O desenho da bandeira sueca consiste em uma cruz escandinava, cujas extremidades se estendem até seus cantos. A cruz não está centralizada, fica mais próxima do lado direito, por onde a bandeira é fixada no mastro.
CopiarCompartilhar
Países da Europa Centro-Oriental
Bandeira da AlbâniaA bandeira da Albânia, estabelecida oficialmente em 7 de abril de 1992, foi baseada no brasão de Skanderbeg, um importante líder do século XV. Com o fundo vermelho, que representa todas as lutas que o povo albanês encarou com muita coragem, e uma águia bicéfala e preta no centro, que faz referência à luta pela independência do Império Otomano do país, ela simboliza toda a força do país e de seu povo, que busca sempre a liberdade.
Capital da Albânia: Tirana
Idioma predominante: albanês
Moeda: Lek albanês
Área territorial: 28.748 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Bósnia e HerzegovinaA atual bandeira nacional da Bósnia e Herzegovina foi adotada em 4 de fevereiro de 1998 em substituição de uma outra bandeira que foi usada desde a independência.
A bandeira contém uma lista vertical azul no lado do batente com um triângulo isósceles delimitado por essa lista e pelo topo da bandeira.
O resto da bandeira é azul com sete estrelas inteiras, brancas de cinco pontas, e duas meias estrelas no topo e no fundo, dispostas ao longo da hipotenusa do triângulo.
Capital da Bósnia e Herzegovina: Sarajevo
Idiomas predominantes: Bósnio, Croata e Sérvio
Moeda: Marco Convertível
Área territorial: 51.197 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da BulgáriaA bandeira da Bulgária consiste de três listas horizontais iguais nas cores branca (no topo), verde e vermelha.
As cores branca e vermelha têm origem na bandeira da Rússia que foi usada durante a guerra russo-turca em 1878.
O verde substituiu o azul da bandeira russa porque a Bulgária se desenvolveu como país agrícola após a sua independência.
O brasão de armas anterior, que estava colocado no lado da tralha da lista branca, foi removido depois de 1989 — continha um leão rampante no interior de uma grinalda de espigas de trigo, por baixo de uma estrela de cinco pontas.
Capital da Bulgária: Sófia
Idiomas predominantes: Búlgaro
Moeda: Lev
Área territorial: 110.910 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da CroáciaA bandeira da Croácia é um dos símbolos oficiais da república da Croácia. A atual versão foi adotada em 21 de dezembro de 1990.
Seu desenho consiste em um retângulo dividido em três listas horizontais de idêntica largura, nas cores pan-eslavas vermelho, branco e azul.
No centro da faixa branca está o brasão de armas da Croácia, que consiste em um escudo do tipo português quadriculado nas cores vermelho e branco.
As cores seguem o padrão da maioria dos países do leste europeu, ou seja, usa as cores Pan-Eslavas que são o vermelho, o branco e o azul.
A coroa na parte superior do escudo é formada por brasões históricos, sendo da esquerda para a direita:
primeiro da Croácia;
O segundo de Dubrovnik;
O terceiro da Dalmácia;
O quarto da Istria;
O quinto da Eslavônia.
Capital da Croácia: Zagreb
Idiomas predominantes: Croata
Moeda: Euro
Área territorial: 56.594 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da ChéquiaA bandeira da Chéquia, ou Tchéquia, é igual à bandeira da antiga Checoslováquia (Tchecoslováquia), da qual o moderno Estado checo foi originado.
Capital da Chéquia: Praga
Idiomas predominantes: Checo
Moeda: Coroa
Área territorial: 78.866 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da EslováquiaA bandeira da Eslováquia é composta por três faixas horizontais das mesmas dimensões. A faixa superior é de cor branca, a central é azul e a inferior é de cor vermelho escuro. Na parte central da bandeira, ligeiramente afastado da borda, aparece o brasão nacional.
A versão original da bandeira, que data de 1848, apresentava o emblema da república: um escudo gótico de fundo vermelho com uma cruz branca dupla (patriarcal) sobre três colinas em azul.
A bandeira nacional da Eslováquia foi adotada como bandeira nacional em 23 de junho de 1939 e se usou até 1945. Não voltou a ser oficial até 1 de março de 1990, já que a independência não chegaria até o ano 1992.
Capital da Eslováquia: Bratislava
Idiomas predominantes: Eslovaco
Moeda: Euro
Área territorial: 49.035 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da EslovéniaA bandeira da Eslovénia possui três faixas horizontais iguais nas cores: branco (topo), azul e vermelho, com o brasão de armas esloveno localizado na parte superior do retângulo entre as faixas branca e azul.
O brasão de armas é um escudo com a imagem do Monte Triglav, o pico mais alto da Eslovénia, em branco contra o fundo azul no centro; sob ele são duas linhas onduladas em azul representando o Mar Adriático e os rios locais, que são três e acima deles, três estrelas douradas de seis pontas, dispostas num triângulo invertido, que são retirados do brasão de armas dos Condes de Celje, a grande casa dinástica eslovena falecida.
Capital da Eslovénia: Liubliana
Idiomas predominantes: Esloveno
Moeda: Euro
Área territorial: 20.273 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da HungriaA bandeira da Hungria possui três conres: vermelho, branco e verde. Ela foi adotada durante a revolta de 1848. Até 1945, a coroa real era colocada no centro da bandeira. A cor vermelha simboliza "força", o branco simboliza "fidelidade" e o verde simboliza "esperança".
Capital da Hungria: Budapeste
Idiomas predominantes: Húngaro
Moeda: Florim Húngaro
Área territorial: 93.030 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da Macedônia do NorteA bandeira nacional da Macedônia do Norte possui uma estrela de ouro de oito pontas sobre fundo vermelho.
O amarelo e o vermelho são as cores nacionais do estado macedônico, a figura do sol evoca o desejo de liberdade no hino nacional “Denes nad Makedonija”.
Capital da Macedônia do Norte: Escópia
Idiomas predominantes: Macedônio
Moeda: Dinar Macedônio
Área territorial: 25.713 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do MontenegroA versão atual da bandeira do Montenegro aparece descrita no artigo 4.º da lei que regula os seus símbolos e foi aprovada pelo parlamento do Montenegro a 12 de julho de 2004.
A bandeira é vermelha e traz uma figura na sua parte central, que é o escudo do Montenegro, adaptado em 1993.
Capital do Montenegro: Podgorica
Idiomas predominantes: Montenegrino
Moeda: Euro
Área territorial: 13.810 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da PolôniaA criação da bandeira da Polônia foi inspirada no escudo do país. Apresenta duas listras de tamanhos iguais: a superior é branca e significa águia; a inferior é vermelha, simbolizando a cor que preenche o fundo do escudo. O modelo atual não contém frase, símbolo, brasão ou escudo. Apesar de ter sido adotada em 1919, somente no ano de 1997 é que essa versão foi reconhecida oficialmente.
Capital da Polônia: Varsóvia
Idioma predominante: polonês
Moeda: Moedas de euro polacas
Área territorial: 322.575 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da RomêniaA bandeira nacional da Romênia é composta por três listras verticais iguais, nas cores azul, amarelo e vermelho. Estas cores se originam dos estandartes e do escudo do Príncipe Miguel, o Bravo, grande herói nacional que viveu durante o século XVI e conseguiu unificar o Principado da Valáquia, da Transilvânia e da Moldávia sob seu domínio por 6 meses.
As cores voltaram a ser usadas durante o levante da Valáquia em 1821 com o seguinte significado:
Azul: Liberdade
Amarelo: Justiça
Vermelho: Fraternidade
Capital da Romênia: Bucareste
Idiomas predominantes: Romeno
Moeda: Leu Romeno
Área territorial: 238.391 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da SérviaA bandeira da Sérvia é tricolor com as cores pan-eslavas. Ela consiste de três faixas horizontais iguais, vermelho no topo, azul no meio e branco em baixo.
A bandeira oficial tem o brasão de armas da Sérvia centralizado vertical e horizontalmente. Para uso público, a variação sem o brasão é permitida.
A forma atual da bandeira foi adotada oficialmente em 16 de agosto de 2004.
Capital da Sérvia: Belgrado
Idiomas predominantes: Sérvio
Moeda: Dinar Sérvio
Área territorial: 88.361 (incluindo Kosovo) km² e 77.474 (excluindo Kosovo) km²
CopiarCompartilhar
Países da Europa Meridional
Bandeira de AndorraA bandeira de Andorra foi adoptada em 1866. Consiste de um tricolor vertical de azul, amarelo e vermelho, sendo a faixa amarela ligeiramente mais larga que as outras duas, com o brasão de armas da Andorra no centro.
A bandeira pode se considerar como uma fusão das bandeiras da França e da Catalunha, países que são os protetores da nação.
O design é semelhante às bandeiras da Romênia, Moldávia e Chade. Todas elas são tricolores verticais de azul, amarelo e vermelho, mas ao contrário de Andorra, suas bandeiras possuem as três faixas de igual tamanho, além de que a bandeira de Andorra tem seu escudo de armas no centro.
Capital de Andorra: Andorra-a-Velha
Idiomas predominantes: Catalão
Moeda: Euro
Área territorial: 468 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da EspanhaA bandeira da Espanha, um dos símbolos oficiais da Espanha, juntamente com o brasão, foi adotada a 5 de outubro de 1981 mediante a aprovação da Lei que estabeleceu a última versão do Escudo Nacional.
A bandeira é formada por três faixas horizontais, vermelha, amarela e vermelha, sendo a amarela de proporção duas vezes superior às vermelhas.
A bandeira é popularmente conhecida como rojigualda (rojo: vermelho e gualda: amarelo).
Capital da Espanha: Madrid
Idiomas predominantes: Espanhol ou Castelhano
Moeda: Euro
Área territorial: 504.030 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da GréciaA bandeira atual da Grécia foi adotada em 21 de dezembro de 1978. Ela contém nove listras horizontais de igual tamanho, começando e terminando com azul e alternando com branco. No canto superior esquerdo, um quadrado do mesmo tom de azul comporta uma cruz branca que vai até as bordas da figura. Ela representa o cristianismo ortodoxo, religião oficial grega. A cor azul representa o mar e o céu, enquanto o branco simboliza as ondas e as nuvens do país.
Capital da Grécia: Atenas
Idioma predominante: grego
Moeda: Euro
Área territorial: 131.957 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da ItáliaA bandeira italiana é composta por três cores: o verde representa os vastos campos e as colinas do país, o branco representa as geleiras dos Alpes, presentes na região Norte, e o vermelho simboliza o sangue daqueles que lutaram pela emancipação do país nas guerras de independência.
Capital da Itália: Roma
Idioma predominante: italiano
Moeda: Euro
Área territorial: 302.073 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de MônacoA Bandeira de Mônaco tem dois campos horizontais iguais nas cores vermelho e branco. O branco e o vermelho são as cores heráldicas que representam a Casa de Grimaldi desde o ano de 1339.
O Principado tem usado, como insígnia, a atual bandeira do Governo de Mónaco, mas as versões anteriores figuravam as escudo de armas, que há sido utilizado desde a fundação do Principado (salvo o período em que esteve anexado a França (1793-1814).
A versão atual da Bandeira Nacional foi adotada em 4 de abril de 1881, sob o governo de Carlos III.
Capital de Mônaco: Monaco-Ville
Idiomas predominantes: Frânces
Moeda: Euro
Área territorial: 2,02 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de PortugalNa bandeira Portuguesa, a cor verde ao lado esquerdo significa a esperança do povo português, e a cor vermelha representada à direita significa o sangue de quem morreu em batalha. A esfera armilar, uma espécie de bússola, simboliza o eterno gênio aventureiro português. O escudo, por sua vez, traz sete castelos, que acredita-se que representam as sete fortalezas conquistadas pelo rei Afonso III.
Capital de Portugal: Lisboa
Idioma predominante: português
Moeda: Euro
Área territorial: 92.212 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da República de MaltaA bandeira da República de Malta é bicolor, dividida com a cor branca próximo a haste e o vermelho na outra ponta e inclui uma representação da Cruz Jorge, concedida a Malta por Jorge VI em 1942.
A tradição afirma que as cores da bandeira foram dadas a Malta por Rogério I da Sicília em 1090. A frota de Rogério desembarcou em Malta na conclusão da conquista normanda da Sicília. Diz-se que os cristãos locais se ofereceram para lutar ao lado de Rogério contra os defensores árabes.
Capital de Malta: Valeta
Idiomas predominantes: Maltês e Inglês
Moeda: Euro
Área territorial: 316 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira de San MarinoA bandeira de guerra e de estado de São Marinho possui duas cores na horizontal: o branco, na parte superior e o ciano na parte inferior, com o brasão de armas nacional sobreposto ao centro.
O brasão é composto por um escudo coroado em que consta três torres em três cumes, e flaqueado por uma grinalda.
No fundo do escudo lê-se num listel: Libertas (Liberdade em latim). Na bandeira civil não figura o brasão.
Capital de San Marino: Cidade de San Marino
Idiomas predominantes: Italiano
Moeda: Euro
Área territorial: 61 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira da TurquiaA bandeira da Turquia foi adotada pelo país em 1936. As cores vermelho e branco usadas na bandeira, foram inspiradas na do Império Otomano.
Os símbolos usados são referência à religião islâmica. A estrela de cinco pontas contém os pilares do islamismo: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.
Já a lua crescente representa a renovação da vida, segundo a religião.
Capital da Turquia: Ancara
Idioma predominante: turco
Moeda: Lira turca
Área territorial: 783.562 km²
CopiarCompartilhar
Bandeira do VaticanoA bandeira do Vaticano consiste de duas faixas verticais, nas cores amarelo e branco, com o brasão de armas do Vaticano centrado na faixa de cor branca.
Juntamente com a bandeira da Suíça, é uma das duas únicas bandeiras nacionais em forma quadrada. É comummente chamada de bandeira papal ou bandeira pontifícia.
A bandeira atual foi adotada em 7 de junho de 1929, através do Tratado de Latrão, no ato de criação do Estado da Cidade do Vaticano, e foi hasteada oficialmente pela primeira vez no dia seguinte
Capital do Vaticano: Cidade do Vaticano
Idiomas predominantes: Italiano
Moeda: Euro
Área territorial: 0,44 km²
CopiarCompartilhar
Referências bibliográficas