Ame mais, julgue menos
Às vezes é automático julgar os outros, pensando que sabe o suficiente para se achar no direito de ter determinada opinião sobre a pessoa apenas baseando-se no que acabou de ver, ouvir ou presenciar. O maior erro do julgamento, que deve ser algo cada vez mais deixado de lado, é apontar algum erro como se você mesmo nunca tivesse errado, ou pior: agir como se a pessoa tivesse falhado apenas porque ela não fez determinada coisa do jeito que você faria, ou possui um jeito e gosto diferente do seu. O não-julgamento pode fazer parte da sua rotina e isso é de extrema importância para que você se torne uma pessoa mais sociável e pratique também a chamada empatia.
Sem julgamentosCada pessoa encara o mundo de uma forma diferente e expõe seus sentimentos de forma também distinta, e está tudo bem. Isso não é motivo para julgarmos suas escolhas, mas tentar entender o porquê de ela agir daquela forma.
Aprenda a não julgar ao próximo
CopiarCompartilhar
GestoPara entendermos o que o outro está falando, não basta apenas escutarmos o que ele diz. Também é preciso prestar atenção em seus gestos, pois atitudes, às vezes, falam mais do que palavras.
CopiarCompartilhar
VocêPraticar a empatia com o próximo é muito importante, mas também é preciso praticarmos empatia com nós mesmos. Entendermos que não somos perfeitos e que não há nada de errado em falharmos.
CopiarCompartilhar
No lugar do outroNem sempre é fácil nos colocarmos no lugar do outro. Mas pequenas atitudes, como imaginar o que você faria se estivesse no lugar dele, já é um grande passo para praticar o sentimento de empatia.
Aprenda como se colocar no lugar do outro
CopiarCompartilhar
Dor do outroTer empatia com o próximo não é apenas tentar entender a dor que ele sente, mas também significa tentar eliminar essa dor. Se você conhece alguém que precisa de auxílio, não pense e estenda sua mão.
CopiarCompartilhar
Boa vontadeTudo na vida fica mais difícil quando não se tem boa vontade. E para tentar entender as motivações daquele que está a sua volta é necessário boa vontade. Com ela, tudo se torna mais fácil.
CopiarCompartilhar
Olho no olhoO olho no olho é uma das formas mais praticadas quando se pretende praticar a empatia. Quando olhamos diretamente nos olhos da outra pessoa, conseguimos nos conectar com ela, facilitando o entendimento de suas motivações.
Olhando olho no olho para se conectar ao próximo
CopiarCompartilhar
Faz bemPromover atitudes como compaixão e generosidade faz um bem a quem recebe e também àquele que pratica. Então, antes de julgar, seja generoso e tente entender porque o outro agiu de tal forma.
CopiarCompartilhar
CompreenderPara compreender as outras pessoas não é preciso que tenhamos afinidade com ela, tampouco que gostemos dela. É preciso maturidade para praticar a empatia, independentemente do sentimento que temos pelo outro.
CopiarCompartilhar
BolhaA empatia faz com que saiamos de nossa bolha e entremos na bolha da outra pessoa. Assim, fica mais fácil de compreendermos seus desejos, suas motivações, seus medos e nos faz pensar duas vezes antes de criticá-la.
Saia da sua bolha para se colocar no lugar do próximo
CopiarCompartilhar
Mundo melhorTodos gostaríamos de viver em um mundo melhor, mas nem todos sabem como fazer isso acontecer. Uma dica é julgar menos as pessoas e tentar tratá-las do modo como gostaríamos de ser tratados.
CopiarCompartilhar
SejaSe seu vizinho, amigo ou familiar não for empático com você, não faça como ele. Seja o exemplo de empatia que eles nunca tiveram. Essa é a forma mais bela de tratar outro indivíduo.
CopiarCompartilhar
Comece por vocêSeja a mudança que você tanto procura na sociedade. Não julgue as pessoas antes de conhecê-las. Se você vir alguém necessitando de ajuda, ofereça auxílio sem esperar algo em troca.
Comece por você, tenha empatia compartilhando gentilezas
CopiarCompartilhar
SensibilidadeÉ preciso muita sensibilidade para se colocar no lugar do próximo e maturidade para não realizar julgamentos. Quando se atinge esses dois patamares, conviver com o outro se torna fácil.
CopiarCompartilhar
Pense antes de agirQuando você estiver irritado com alguém, não deixe a raiva tomar conta. Respire fundo e tente entender o que levou a pessoa a irritá-lo. Muitas vezes as pessoas nos magoam sem ter a intenção, e entender ameniza a situação.
CopiarCompartilhar