Biografia de Tommy Lee Jones
Curiosidades da vida e da carreira do aclamado ator Tommy Lee Jones, conhecido por filmes como "O Fugitivo", "Onde os Fracos Não Tem Vez" e pela franquia de sucesso "Homens de Preto".
Sobre seus paisSua mãe, Lucille Marie Scott, foi oficial de polícia, professora e dona de um salão de beleza. Seu pai Clyde C. Jones trabalhava em um campo de petróleo.
CopiarCompartilhar
Calçada da FamaO ator possui uma estrela na Calçada da Fama, em 6925 Hollywood Boulevard.
CopiarCompartilhar
Quem é Tommy Lee Jones?Nascido em 1946, em San Saba, pertence à 18ª geração de uma família de texanos. Fiel à tradição, começou a trabalhar em campos de petróleo. Tommy Lee Jones, é um ator consagrado e cineasta norte-americano.
Mudou-se para Nova Iorque, onde iniciou a carreira teatral na Broadway. A estréia no cinema aconteceu com o filme Love Story, em 1970. Enquanto viveu em Nova Iorque, atuou em diversas peças de teatro e fez trabalhos na televisão. Em 1975 mudou-se para Los Angeles, e iniciou na televisão, fazendo filmes e atuando em alguns seriados.
O ator é fluente em espanhol, além de apreciador e praticante de polo.
CopiarCompartilhar
Seu primeiro filme"Love Story – Uma História de Amor" foi seu primeiro filme, em 1970.
CopiarCompartilhar
Papéis mais consagrados na TV e no cinema- Em 1976, o ator atuou no piloto da famosa série "As Panteras".
- Em 1994 foi coadjuvante no filme aclamado "Assassinos Por Natureza".
- Em 1995, trabalhou ao lado de Jim Carrey e Nicole Kidman interpretando o vilão Duas-Caras em "Batman - Eternamente".
- Em 1997 ele conseguiu um dos seus papéis mais conhecidos, do rabugento agente Kay na série de filmes "MIB - Homens de Preto".
- Em 2007, interpretou o personagem Ed de "Onde os Fracos Não Têm Vez".
- Em 2011 ele interpretou o Coronel Chester Phillips em Capitão América: O Primeiro Vingador.
CopiarCompartilhar
OscarEm 1993, o ator ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel de como Samuel Gerard em "O Fugitivo". Além do Globo de Ouro pela sua interpretação. Dois anos antes, já havia sido indicado para o Oscar na mesma categoria por "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar", de Oliver Stone, no papel do empresário gay Clay Shaw.
CopiarCompartilhar
HarvardFormou-se em Literatura Inglesa na Universidade de Harvard, no ano de 1969, onde escreveu sua tese sobre o papel do catolicismo nas obras de Flannery O Connor.
CopiarCompartilhar
Além de atorA estreia como diretor foi em The Good Old Boys (1995), um faroeste produzido para a TNT e também estrelado por ele. No elenco (além dele mesmo) estavam Frances McDormand, Sissy Spacek e Matt Damon. Em 2005 dirigiu The Three Burials of Melquiades Estrada, seu primeiro filme para a tela grande.
CopiarCompartilhar
Um homem de contatosEm Harvard, ele foi colega de quarto de Al Gore, que veio a se tornar o vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Bill Clinton. Eles permanecem amigos até hoje.
CopiarCompartilhar
Seus casamentosCasou-se três vezes: Kate Lardner (1971 - 1978), Kimberlea Gayle Cloughley (1981-1996, com quem teve dois filhos), e Dawn Jones (2001 até o presente momento).
CopiarCompartilhar
Considerado arrogante por muitosNos bastidores de Batman Eternamente ele disse: "não ia ser um coadjuvante iniciante que chamaria mais atenção no filme que ele", sobre Jim Carey. Além disso, diversos entrevistadores alegam que seu sarcasmo muitas vezes ofende. Ele também deixou de comparecer em várias premiações onde foi laureado.
CopiarCompartilhar