Curiosidades de Ano Novo
Respirar novos ares é sempre bom. Novos lugares, novas pessoas, novos ciclos... O espírito de renovação que o Ano-Novo nos proporciona é algo do qual devemos tirar o máximo de proveito possível, para que possamos evoluir em todos os sentidos de nossa vida. Virada de ano é tempo de refletir, cercar-se das pessoas mais especiais, fazer votos de paz e traçar novos objetivos a serem alcançados no decorrer dos meses que estão por vir. Como é uma festa comemorada em todos os cantos do mundo, já seria de se esperar que não fosse celebrada da mesma forma por todos, não é verdade? Há muitas curiosidades de Ano-Novo incríveis esperando para serem descobertas. Que tal conhecer algumas delas?
PromessasSabe quando você faz uma listinha cheia de promessas para o próximo ano? Essa é uma tradição recente. Os babilônios já faziam há 4 mil anos. Mas, em vez de resolverem levar uma dieta a sério, parar de fumar ou tirar notas boas na escola, eles juravam de pés juntos que, assim que acabassem as festas de final de ano, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.
Ano-Novo é tempo de refletir! Renove seus pensamentos com estas mensagens
CopiarCompartilhar
BebêOs gregos adotaram o bebê como símbolo do Ano Novo, por volta de 600 a.C. Eles desfilavam com um bebê dentro de um cesto para homenagear Dionísius, o deus do vinho. O ritual era a representação do espírito da fertilidade.
CopiarCompartilhar
CemitérioEm 1995, os moradores de Talca, uma pequena cidade do Chile, iniciaram a tradição de passar a véspera do Ano Novo junto aos familiares mortos. Lá, as famílias comemoram a passagem de ano no cemitério, perto das covas dos parentes. A tradição já é praticada por cerca de cinco mil pessoas.
CopiarCompartilhar
JanusQuando o calendário romano foi criado, o mês de janeiro foi batizado em homenagem ao deus Janus (que significa "porta", em latim). Janus tem duas faces, uma virada para a frente e a outra virada para trás, e transmite a mensagem de "abertura de novos tempos".
CopiarCompartilhar
PresentesForam os romanos que começaram a tradição de trocar presentes na véspera do Ano Novo. Eles davam mudas de árvores uns aos outros, como símbolo de boa sorte. A tradição permanece até hoje, apesar de os presentes/amuletes serem outros (como calcinhas da sorte, pingentes etc.).
Atraia o que deseja! Quais são os significados das cores para o Réveillon?
CopiarCompartilhar
BarulhosNo mundo inteiro, o Ano Novo começa com muitos fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e dizem que serve para espantar os maus espíritos.
CopiarCompartilhar
Feriado antigoO Ano Novo é o feriado/comemoração mais antiga do mundo. Ele já era comemorado na Babilônia, 4 mil anos atrás.
Encha seu coração de pensamentos positivos neste Ano-Novo!
CopiarCompartilhar
DataO Ano Novo era comemora em 15 de março até 153 a.C. Nesse mesmo ano, os romanos declararam dia 1 de janeiro como o Dia do Ano Novo. Em 46 a.C. Julio César adotou o calendário juliano e manteve a mesma data. E, quando o calendário gregoriano foi implantado, em 1582, o dia 1 de janeiro continuou a ser reconhecido como o Dia do Ano Novo. Em alguns países, o Ano Novo é comemorado na primavera, época de renovação das colheitas.
CopiarCompartilhar
Música de Ano novoAnsioso pela chegada do ano novo? Desde que o mundo é mundo, as canções de celebração da chegada do ano novo fazem parte da vida de milhares de pessoas. Quer incluir algumas na sua? Aperte o play e renove suas energias!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
SéculoA expressão "fim de século" foi utilizada pela primeira vez na França, no ano de 1885.
CopiarCompartilhar
Circuncisão de CristoEm algumas religiões e culturas, o Ano Novo é também comemorado como a Festa da Circuncisão de Cristo.
Desperte suas melhores vibrações neste Ano-Novo por meio destas mensagens
CopiarCompartilhar
Roupas novasVestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e também aparece em diversas versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova.
CopiarCompartilhar
Louças quebradasNa Dinamarca, encontrar copos e pratos quebrados na porta de entrada de casa no dia do Ano Novo, era considerado um sinal de sorte. Por isso, os dinamarqueses costumavam quebrar pratos na véspera do Ano Novo e colocá-los na porta da casa dos amigos. Hoje em dia a tradição não é mais praticada, mas vale a pena conhecê-la.
Anote no cardápio! Saiba quais são as comidas que dão sorte no Ano-Novo
CopiarCompartilhar
TradiçõesNa China, a festa da passagem do ano começa no final de janeiro ou logo no começo de fevereiro. Durante os festejos, os chineses realizam desfiles e shows pirotécnicos. No Japão, o Ano Novo é comemorado do dia 1 de janeiro ao dia 3 de janeiro.
CopiarCompartilhar