Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Curiosidades do Dia do Beijo

O Dia Internacional do Beijo é comemorado no dia 13 de abril e, convenhamos, comemorar essa data é uma tarefa muito simples e prazerosa! Beijar pode ser um ato romântico ou amigável, tudo depende do tipo de relação que você tem. Na antiguidade, esse ato de carinho carregava consigo algumas crenças e também só era permitido entre pessoas da mesma classe social. Para os romanos, existiam três tipos de beijos: o basium, o osculum e o suavium. Além disso, existem muitos estudos que comprovam os benefícios do beijo para a saúde humana. Saiba muito mais sobre essas e outras curiosidades do Dia do Beijo e não hesite em comemorar essa data!

Sorte italiana

O Dia do Beijo é cheio de curiosidades! Afinal, o beijo é um ato que muda de país para país e a cultura tem forte influência nesse assunto. Por exemplo, você sabia que na Itália é tradição os casais se beijarem embaixo de pontes? De acordo com os italianos, esse hábito consegue atrair mais sorte e proteção para o casal, tanto em relacionamentos novos, como em relacionamentos mais longínquos!


Copiar
Compartilhar
O tesouro misterioso

Diz a lenda — que remonta ao dia 13 de abril de 1882 —, que o Dia do Beijo surgiu na Itália, por meio das peripécias de um jovem chamado Enrique Portchelo. Ele era conhecido por ter beijado todas as mulheres de sua vila, sem exceção. Foi então que um padre da região ofereceu um grande prêmio para quem nunca havia sido beijada por Portchelo. De acordo com essa história, ninguém apareceu para resgatar o prêmio e o tesouro ainda permanece escondido.


Copiar
Compartilhar
É pra beijar muito!

Você sabia que quando beijamos, mais de 100 bilhões de células nervosas são estimuladas, além de 29 músculos do corpo humano? Incrível, não é? É por isso que beijar é um ato que fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento. Ao longo da nossa vida, trocamos em média 24 mil beijos! Pense nisso quando estiver se despedindo de alguém ou então dando aquele beijão em quem você ama!


Copiar
Compartilhar
O primeiro beijo das telas

O curta-metragem mudo “The Kiss”, ou, em português, “O Beijo”, foi lançado em 1896. Ele tem 18 segundos de duração e foi o primeiro beijo da história do cinema. Estrelado pelos atores May Irwin e John Rice, famosos por seus trabalhos nos palcos de teatro, o filme era uma encenação do beijo final da peça musical “The Widow Jones” (“A Viúva Jones”). A obra é considerada culturalmente e historicamente relevante e é preservada pelo National Film Registry. Feliz Dia do Beijo!


Copiar
Compartilhar
Beijo com trilha sonora

Para dar um toque especial nas curiosidades, que tal ouvir nossa playlist só com músicas sobre beijos? Ouça agora!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Beijos diferentes

Não se sabe ao certo se o beijo é um comportamento natural ou aprendido socialmente. Existem algumas culturas em que o beijo não é um costume, como algumas culturas do leste e sudeste da Ásia. Na China, por exemplo, era comum esfregar o nariz na bochecha de alguém para demonstrar afeto. A etnia inuíte é famosa por expressar amor dessa forma também, o que muitos chamam de “beijo de esquimó”, mas na verdade se chama “kunik”. Feliz Dia do Beijo!


Copiar
Compartilhar
Beicinho ou beição?

Os nossos lábios são completamente diferentes de todos os outros animais que existem, eles são invertidos. Por isso, é possível que nós, humanos, façamos beicinho para beijar muito e trocar essa carícia com quem quisermos! Uma explicação para beijamos, segundo cientistas, é porque nossos ancestrais semimastigavam para alimentar as crianças, então evoluímos com a experiência de que encostar um lábio no outro é um ato de amor!


Copiar
Compartilhar
 
Um vício desses, o que tem de mal?

Pode parecer uma coisa de todos os tempos, mas as primeiras evidências da existência do beijo são de apenas mil a dois mil anos atrás, relatadas como “amantes encostando bocas”! Interessante, né? E sabe por que o beijo pode ser algo viciante? O ato de beijar produz dopamina, neurotransmissor associado à sensação de prazer e produzido numa área do cérebro próxima à região afetada pelo vício em drogas. Entendeu agora a relação do beijo e do vício?


Copiar
Compartilhar
O beijo

De onde surgiu o beijo? Quem foi a primeira pessoa no mundo a beijar?


Copiar
Compartilhar
Recorde de beijos

O americano Alfred A. E. Wol estabeleceu o recorde mundial de beijos. Ele beijou 8.001 pessoas em oito horas.


Copiar
Compartilhar
O beijo no filme

O primeiro filme vencedor do Oscar de melhor filme, Wings (Asas), também foi o primeiro filme a mostrar dois homens beijando-se. Trata-se de um beijo na face, entre dois grandes amigos, os personagens Jack Powell e David Armstrong, no momento em que esse último estava à morte, ferido em batalha aérea. O beijo foi apresentado de forma fraternal, absolutamente não-sexual e não-erótica.

Confira como conquistar o crush com cantadas de beijo
Copiar
Compartilhar
Esquimós Ave Calvar  / Unsplash

Na linguagem dos esquimós, a palavra que designa beijar é a mesma que serve para dizer cheirar. Por isso, no chamado "beijo de esquimó", eles esfregam os narizes. No Nordeste brasileiro, também se usa a palavra "cheiro" no lugar de "beijo". Em nenhuma língua celta existe a palavra "beijo".


Copiar
Compartilhar
Romanos

Os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos amantes. Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Os súditos podiam beijar apenas seus pés.


Copiar
Compartilhar
Bactérias Pavel Danilyuk / Pexels

A cada beijo, são transmitidas em torno de 250 mil bactérias.


Copiar
Compartilhar
Propaganda polêmica

Em 2007, a propaganda de trinta segundos da linha de relógios Time da companhia italiana Dolce & Gabbana mostra dois rapazes se beijando e causa furor no mundo inteiro.


Copiar
Compartilhar
Inglaterra Ketut Subiyanto / Pexels

No período da Renascença, o beijo na boca era uma forma de saudação muito comum. Na Inglaterra, ao chegar na casa de alguém, o visitante beijava o anfitrião, sua mulher, todos os filhos e até mesmo o cachorro e o gato.


Copiar
Compartilhar
Persas

Entre os persas, na Antiguidade, os homens trocavam beijos na boca. Mas só valia para pessoas do mesmo nível. Se um dos homens fosse considerado hierarquicamente inferior, o beijo deveria ser dado no rosto. Na Grécia Antiga, só era permitidos beijos na boca entre pais e filhos, irmãos ou amigos muito próximos.

Saiba o que não deve ser feito na hora do beijo
Copiar
Compartilhar
Calorias Ketut Subiyanto / Pexels

No beijo são movimentados 29 músculos da face. Estima-se que em toda vida as pessoas dão cerca de 24 mil beijos. Um beijo de língua tem o poder de queimar até 12 calorias em 10 segundos.


Copiar
Compartilhar
Beijo proibido

No último episódio da telenovela brasileira América causou muito furor quando um prometido beijo homossexual masculino - que seria o primeiro em telenovela brasileira - dos personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) não ocorreu. A cena foi escrita pela autora e gravada, mas a Rede Globo optou por não exibi-la, frustrando os telespectadores.


Copiar
Compartilhar
Índia

A verdade é que não se sabe ao certo exatamente quando ou como ocorreu o primeiro beijo da história, mas as evidências mais antigas na literatura são atribuídas à textos indianos, que datam de 2500 antes de Cristo. As referências mais antigas de beijos foram esculpidas por volta de 2.500 a.C. nas paredes dos templos de Khajuraho, também na Índia.


Copiar
Compartilhar
Beijo polêmico Os atores Sidney Poitier e Katherine Houghton sentados no banco de trás de um carro, com a mulher olhando para o homem.

O filme Adivinhe Quem Vem Para Jantar causou furor por mostrar o relacionamento de um bem-sucedido médico afro-americano (Sidney Poitier) e uma garota branca da classe média alta (Katharine Houghton). Em uma das primeiras cenas do filme, os dois personagens beijam-se num táxi que pegam ao sairem do aeroporto.


Copiar
Compartilhar
Estátua

Boatos no final do século XIX atribuíam à estátua do soldado italiano Guidarello Guidarelli, obra do século XVI assinada por Tullio Lombardo, o poder de arranjar casamentos fabulosos a todas as mulheres que a beijassem. Desde então, mais de 7 milhões de bocas já tocaram a escultura em Veneza.


Copiar
Compartilhar
Proibição de beijos

Em 1439, o rei Henrique VI proibiu os beijos na Inglaterra para evitar a proliferação de doenças. Oliver Cromwell, no século XVII, proibiu que fossem dados beijos aos domingos na Inglaterra. Os infratores eram condenados à prisão. Em 1909, um grupo de americanos que consideravam o contato dos lábios prejudicial à saúde criou a Liga Antibeijo.

Impressione-se com fatos sobre o beijo
Copiar
Compartilhar
França Homem e mulheres negros se beijando.

Beijo francês é aquele em que as línguas se entrelaçam. Também é conhecido como beijo de língua. A expressão foi criada por volta de 1920. Na França, o beijo francês é conhecido por beijo inglês.


Copiar
Compartilhar
Beijo histórico

Em 1942, o filme Casablanca emocionou audiências do mundo inteiro com a cena do beijo de despedida que o personagem de Rick (Humphrey Bogart) dá em Ilsa (Ingrid Bergman).


Copiar
Compartilhar
Brokeback Mountain

Em 2005, o filme Brokeback Mountain causa furor em praticamente todos os lugares do mundo em que foi lançado. A cena em que Ennis (Heath Ledger) reencontra Jack (Jake Gyllenhaal) pela primeira vez em anos, e se beijam logo imediatamente, é uma das mais lembradas. Acabou por levar um MTV Movie Award de melhor sequência de beijo.

Divirta-se ao descobrir o tipo de beijo dos signos
Copiar
Compartilhar
Nobreza Emma Bauso / Pexels

No século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na Itália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.


Copiar
Compartilhar
Escócia

Antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa bênção. Depois, na festa, a noiva deveria circular entre os convidados e beijar todos os homens na boca, que em troca lhe davam algum dinheiro.

Atente-se às 12 coisas para evitar na hora do beijo
Copiar
Compartilhar
fechar