Curiosidades sobre Leonardo da Vinci
Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu na Itália em 15 de abril de 1452. Filho da camponesa Caterina Lippi e do tabelião Piero da Vinci, acabou sendo educado pela madrasta e pela avó. Segundo estudos, ele era loiro de olhos azuis e nariz aquilino, canhoto, vegetariano e autodidata. Morou em vários lugares, como Milão, Roma e França. Perpetuava pensamentos, emoções e ideias em cadernos, utilizando códigos em algumas anotações. Misturava arte e ciência brilhantemente, sendo considerado um grande artista, matemático, poeta, escritor, músico, físico, botânico, entre outras ocupações. Morreu em 2 de maio de 1519, aos 67 anos, na França. Saiba mais curiosidades sobre Leonardo da Vinci aqui!
Últimas palavrasLeonardo foi um homem e um artista alvo de muitas especulações tanto sobre a sua vida pessoal quanto artística. Mas na hora de sua morte, Da Vinci surpreendeu a todos com as suas palavras de humildades. A última frase dita por ele foi: "Ofendi a Deus e a humanidade fazendo muito pouco da minha vida”.
CopiarCompartilhar
Outras invençõesLeonardo da Vinci era um gênio. Além de realizar as suas obras, tinha várias outras habilidades. Da Vinci era um homem muito visionário e pensava bastante no futuro. Existem, inclusive, algumas invenções pensadas por ele, como, por exemplo, aparelho para mergulho submarino, asa-delta, modelo de paraquedas, tanques, escavadeiras, ponte giratória e até mesmo um robô. Em 1498, ele realizou a tentativa de fazer uma máquina que voasse com pessoas. E tudo isso foi registrado em desenhos que ele mesmo fazia.
CopiarCompartilhar
Aparência físicaExistem muitos relatos sobre a aparência real de Leonardo Da Vinci, que era um homem de olhos azuis e cabelos loiros. Sempre foi um homem que chamou muita atenção por ser muito bonito, principalmente quando era jovem. Desde sempre, foi ligado a causas ativistas. Walter Isaacson, autor da biografia de Da Vinci, traz informações de que ele também era vegetariano.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
CanhotoDa Vinci tinha mãos habilidosas, conseguia escrever com uma mão, enquanto desenhava com a outra. Ele era canhoto, assim como Bill Gates, Einstein, Michelangelo e Newton. Ao escrever, costumava começar da direita para a esquerda e de maneira espelhada, para não borrar os papéis. Além disso, ele era um magnífico tocador de lira.
Veja curiosidades sobre o Dia do Canhoto
CopiarCompartilhar
PolímataLeonardo Da Vinci era polímata, que significa uma pessoa que tem conhecimento sobre diversos assuntos. Ele era pintor, cientista, escultor, matemático, engenheiro, anatomista, arquiteto e escritor - e exercia todos os seus dons com muita maestria! Mas de toda a forma, destacou-se principalmente com suas pinturas e se tornou uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento.
CopiarCompartilhar
Escrita EspelhadaAssim como muitos artistas renomados, Leonardo tem as suas particularidades e uma delas é que ele escrevia ao contrário, de forma espelhada, para que quem lesse pudesse ler quando estivesse em frente a um espelho. Leonardo da Vinci era ambidestro, por mais que usasse sua mão esquerda com mais frequência tanto para escrever quanto para pintar.
CopiarCompartilhar
InimizadesDa Vinci e Michelangelo não se davam bem! Alguns relatos afirmam que eles foram grandes rivais no mundo das artes e ainda se provocavam com os métodos criados por cada um. Michelangelo chegou a ofender Da Vinci por causa de sua dificuldade de finalizar algumas obras, enquanto Da Vinci o criticava por abusar da musculatura em todas as suas esculturas.
Conheça informações sobre a vida de Michelangelo da Caravaggio
CopiarCompartilhar
PrisãoQuando da Vinci tinha 24 anos, foi preso juntamente com vários companheiros do sexo masculino sob a acusação de sodomia. Quando nenhuma testemunha se apresentou para falar contra o artista e seus amigos, as acusações foram retiradas. Porém, os diários de da Vinci sugerem que as alegações foram um tanto devastadoras para um homem que gostava de preservar sua vida privada.
Da Vinci também pode ter ficado com medo por sua vida. Na Florença do século XV, a sodomia era um crime punível com a morte. Não muito tempo depois de seu caso ter sido arquivado, o artista partiu de Florença para Milão.
CopiarCompartilhar
Filho fora do casamentoDa Vinci nasceu em 1452 perto de Vinci, no que é hoje a região italiana da Toscana. Segundo consta, o seu pai era um notário e dono de terras chamado Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci. Acredita-se que sua mãe, Caterina, teria sido uma camponesa local. No entanto, alguns especialistas acreditam que Caterina era, na verdade, uma escrava de Messer Piero.
Os pais de Da Vinci nunca se casaram entre si. O jovem da Vinci viveu com sua mãe até os 5 anos de idade e mais tarde mudou-se para a casa de seu pai, que havia se casado com outra mulher.
Os diários do artista mostram que ele manteve um relacionamento um pouco distante com sua mãe ao longo de sua vida adulta, trocando cartas com ela apenas exporadicamente. Seus escritos sugerem uma conexão mais próxima com seu pai, cuja morte da Vinci lamentou profundamente.
CopiarCompartilhar
Monalisa é uma obra inacabadaA obra mais conhecida de Da Vinci não foi terminada por ele. Isso porque o artista não tinha pressa para terminar seus projetos pessoais. Inclusive muitos deles foram encontrados incompletos ou abandonados. Muitos historiadores apontam que Leonardo teve uma paralisia corporal no lado direito, o que atrapalhava o exercício da profissão. Segundo eles, Monalisa foi finalizada por Salai, amigo e assistente do pintor.
CopiarCompartilhar
PesquisadorLeonardo Da Vinci era um gênio, desenvolveu pesquisas e informações de várias áreas. Ele desenhou projetos de pontes, calculadora, lentes de contato, energia solar, paraquedas, helicópteros e muitos outros. Alguns de seus projetos saíram do papel e fazem parte do nosso dia a dia. Além disso, foi um grande estudioso da anatomia.
Homenageie pesquisadores e cientistas com mensagens de agradecimento
CopiarCompartilhar
Arte e CiênciaLeonardo da Vinci também era ligado à ciência, pensava muito sobre a arte e a ciência, o pensamento e o sentimento. Ele estudava anatomia para obter um auxílio na sua arte. Com isso, Leonardo começou a dissecar animais e humanos para entender melhor a musculatura do corpo e como ele funcionava. Até hoje há o pensamento de que as suas obras que têm partes do corpo representadas, tais como corações, o sistema vascular e outras, podem ser as primeiras representações desse estudo.
CopiarCompartilhar
Conheça mais sobre os desenhos de DaVinci
CopiarCompartilhar
TécnicaCriou a técnica de pintura chamada "sfumato", que mistura tons e cores de uma forma que o observador não perceba essa fusão. O nome da técnica vem justamente da semelhança do resultado com fumaça.
Dedique uma homenagem a um artista da pintura no dia do pintor!
CopiarCompartilhar
Diário de da VinciEm cerca de 6 mil páginas manuscritas que permaneceram inéditas até a sua morte, há a mais fantástica coleção de invenções e soluções de engenharia já imaginadas por um único homem: esboços de helicópteros, submarinos, para-quedas, veículos e embarcações automotoras, máquinas voadoras, projetos minuciosos de tornos, máquinas perfuratrizes, turbinas, teares, máquinas hidráulicas para limpeza e dragagem de canais, canhões, metralhadoras, espingardas, bombas, carros de combate, pontes móveis.
CopiarCompartilhar
Protetores de telaVocê sabia? Bill Gates comprou o Códice Hammer, que é uma compilação de textos e desenhos de autoria de Da Vinci. A transação ocorreu no ano de 1994 e foi avaliada em cerca de 30 milhões de dólares. Com esse bem em mãos, Bill Gates utilizou algumas das suas obras como protetores de tela do Windows 95. As obras de Da Vinci estão mais perto do que nós pensamos!
Inspire-se em frases de Leonardo da Vinci
CopiarCompartilhar
MilitanteDepois de abandonar seus patronos em Florença para começar de novo em Milão, da Vinci precisava angariar novos negócios. Sua estratégia foi congraçar-se para Ludovico Sforza, duque de Milão.
Sob Sforza, da Vinci foi contratado para criar o que teria sido o coroamento de sua carreira artística: uma estátua de bronze gigante de um cavalo. O projeto foi abandonado quando a França invadiu a Itália, na virada do século XV.
Entretanto, da Vinci tinha planejado mais para o Duque de Milão do que apenas um cavalo de batalha gigante. Após a oferecer-se para a Casa de Sforza, ele apresentou seus planos para a construção de numerosos “dispositivos de guerra”. Os cadernos de desenho de da Vinci incluem planos para canhões, máquinas de fumaça, pontes portáteis e até mesmo veículos blindados.
Como sua máquina voadora, no entanto, não há nenhuma evidência de que qualquer uma dessas máquinas de guerra foram construídas.
CopiarCompartilhar
Um polímata de respeitoÉ difícil encontrar uma pessoa que domine várias áreas do conhecimento. Então talvez uma pessoa polímata não faça parte do seu círculo de amizades, mas Leonardo da Vinci é uma delas. Ele tinha conhecimentos em engenharia, anatomia, linguagem, artes, matemática e arquitetura. Um currículo de dar inveja!
CopiarCompartilhar
Muitas de suas obras estão inacabadasDa Vinci foi um pintor notoriamente lento e muitas de suas obras nunca foram terminadas. Além de abrigar o famoso (e finalizado) “Mona Lisa”, o Louvre, em Paris, é o lar de “A Virgem e o Menino com Santa Ana”, uma pintura inacabada que descreve a Virgem Maria, o bebê Jesus e mãe de Maria, Santa Ana.
Pendurado em um dos Museus do Vaticano está “São Jerônimo no Deserto”, outra pintura inacabada de da Vinci – este retratando o hermitão São Jerônimo e seu companheiro, um leão domado.
Talvez a mais intrigante de suas obras inacabadas seja “A Adoração dos Reis Magos”, que supostamente tem uma descrição do próprio jovem artista. A pintura, deixada incompleta em 1481, está na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, desde 1670.
Além dessas pinturas, da Vinci deixou para trás muitas invenções inacabadas. Na verdade, não há nenhuma evidência de que qualquer das invenções do artista tenham sido construídas. Da mesma forma, nenhum de seus escritos foram publicados durante sua vida.
CopiarCompartilhar
Educado em casaAo contrário de outros artistas renascentistas bem conhecidos, da Vinci nunca recebeu qualquer tipo de educação formal. Ele, no entanto, recebeu instrução em casa em assuntos como leitura, escrita e matemática.
Reflita sobre motivos para acreditar na importância da educação
Crescendo na Toscana rural, da Vinci passou muito de seu tempo ao ar livre, onde ficou maravilhado com o mundo natural. Seus diários indicam que ele tinha um interesse especial nas propriedades da água, bem como nos movimentos de aves de rapina. Na verdade, o artista registrou que sua primeira lembrança foi de um sonho em que uma ave de rapina pousou no seu rosto e pressionou as penas de sua cauda entre seus lábios.
Não foi até a sua adolescência que o artista foi enviado a Florença para servir como um aprendiz de Andrea del Verrocchio, um proeminente pintor florentino – e não demorou muito para que o aluno se tornasse o mestre. Há rumores de que, depois que da Vinci pintou um dos anjos da obra de Verrocchio “O Batismo de Cristo,” o artista muito mais experiente foi tão humilhado pelo talento do jovem que jurou nunca mais pintar novamente.
CopiarCompartilhar
MonalisaA pintura mais famosa de Da Vinci, Monalisa, é a representação da esposa de um comerciante nativo de Florença. A moça modelo para o quadro se chama Lisa del Giocondo - em italiano, a obra é mais famosa como La Gioconda. Monalisa é uma obra que foi alterada inúmeras vezes pelo pintor no decorrer dos anos, e foi vendida para o rei da França na época, chamado Francisco I. O quadro foi furtado por um italiano, e atualmente se encontra no Museu do Louvre, em Paris.
CopiarCompartilhar
Primeira bicicletaMuitos anos depois de sua morte, foi descoberto o projeto de uma bicicleta muitíssimo superior, em termos de solução de engenharia, às primeiras que seriam fabricadas por volta de 1817. O sistema proposto por Leonardo tinha o pedal ligado a uma roda dentada, que transmitia força à roda traseira por meio de uma correia. A ideia seria adotada no começo do século XX. Sua bicicleta jamais foi construída em seu tempo. O mesmo aconteceu com todos os seus outros inventos, avançados demais para as possibilidades técnicas da época.
Celebre o Dia do Ciclismo com frases!
CopiarCompartilhar
Conflito de artistasLeonardo da Vinci é reconhecido como um dos maiores gênios da história, enquanto Michelangelo é visto como um dos pintores mais relevantes da Arte. Porém a relação entre os dois, que eram contemporâneos, não era muito boa. Michelangelo dava a entender que não gostava do fato de Da Vinci ser homossexual e de utilizar roupas extravagantes. Dizem até que ele xingou o polímata na rua!
CopiarCompartilhar
CantorAlém de infinitas qualidades que da Vinci possuia, era também um ótimo cantor. Segundo relatos históricos, sempre teve uma excelente voz para cantar.
Comemore o Dia do Cantor com lindas frases
CopiarCompartilhar
Habilidades musicaisA arte de Da Vinci não se limitava apenas à pintura. Ele sabia cantar e tocar lira e flauta, sendo cogitado para exercer seu talento em reuniões e palácios da nobreza. Além disso, ele também compunha, fato que se confirma em alguns de seus manuscritos que resistiram ao tempo. O artista utilizava a música na hora de fazer suas obras pois, segundo ele, isso influenciava no resultado final da pintura, ainda que não fosse algo duradouro e permanente.
CopiarCompartilhar
EscritaEle tinha o hábito de fazer suas anotações da direita para a esquerda.
CopiarCompartilhar
Protetor dos AnimaisLeonardo sempre esteve muito ligado aos animais, e isso se refletiu em toda a sua obra. Além de não ingerir carne, sempre teve um cuidado além: ia as feiras e comprava animais, apenas para libertá-los.
Descubra lições que os animais podem nos ensinar
CopiarCompartilhar
A última ceiaUma das obras mais conhecidas de Da Vinci é "A última ceia", quadro que retrata Jesus e seus apóstolos. Mesmo com a fama, é quase um milagre que esse quadro ainda exista, já que a obra foi alvo de um ataque de pedras por parte de soldados franceses, foi bombardeada pelas forças aliadas durante a guerra e sobreviveu ao ataque à igreja em que ficava. Apesar de todas essas tentativas de danificar a obra, "A última ceia" não foi prejudicada.
CopiarCompartilhar
QISeu QI foi estimado entre 180 e 220. Um índice acima de 141 pontos já indica genialidade. Foi aluno de duas grandes personalidades da Renascença: Lorenzo de Médici e Andrea del Verrocchio.
Estimule-se com dicas para aumentar seu QI
CopiarCompartilhar