Curiosidades sobre o Dia da Mulher
Todo mundo conhece a importância do dia 8 de março, certo? Há muito mais nessa data do que apenas a homenagem às mulheres. O Dia da Mulher é regado por lutas, por conquista de direitos e protestos constantes buscando a correta inserção da mulher em ambientes sociais. Ser mulher nunca foi fácil! É neste dia que devemos relembrar da trajetória feminina, da privação sofrida ao longo dos anos e da evolução que se busca quando o assunto é igualdade entre gêneros. Muitos até mesmo acreditam que não há nada pelo que se comemorar, e que o dia da mulher é, na verdade, uma data totalmente dedicada à uma reflexão coletiva. Conheça algumas das curiosidades do Dia da Mulher e engaje-se na luta!
MachismoErroneamente muitas pessoas creditam a essa tragédia como um ato de tirania do empregador que trancou as mulheres e ateou fogo por elas exigirem melhores condições de trabalho. Essa história é falsa e nunca ocorreu, o incêndio sim e as mortes são verídicos, mas foi um trágico acidente. Depois desse acontecimento, nas décadas de 20 e 30 houveram algumas comemorações, mas pouco a pouco no mundo machista do inicio do século XX as mulheres foram perdendo sua voz e a data caiu no esquecimento.
CopiarCompartilhar
EleiçãoA primeira mulher a ser eleita para governar um país na Era Moderna foi Sirimavo Bandaranaike, do Sri Lanka. Ela se tornou primeira-ministra da ilha em 1960 e foi reeleita em 1970.
CopiarCompartilhar
NúmerosCerca de 70% das mães com filhos menores de 18 anos trabalham. Em 1975, esse número não chegava aos 47%. Até a segunda metade do século 20, as mulheres que trabalhavam fora de casa eram empregadas domésticas, costureiras, lavadeiras ou operárias, salvas raras exceções.
Mulheres e poder pessoal. O que as torna tão especiais?
CopiarCompartilhar
PerimenopausaTodos os seres humanos passam por essas mudanças hormonais, mas se não bastasse ambos os sexos terem de se transformar, as mulheres passam DUAS VEZES. A primeira é no período normal, a partir dos 10 anos. A segunda em um período conhecido como perimenopausa, que acontece um pouco antes da menopausa, geralmente a partir dos 40 anos e duram cerca de nove anos. Quanto mais velha for a mulher na hora que essa etapa chega, mais elas ficam propensas às “maluquices” de uma adolescente.
CopiarCompartilhar
Reflita sobre essa data e sobre seu significado com músicas de empoderamento feminino!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
AmamentaçãoUm estudo, publicado em 2005, indicou que amamentar pode ter o mesmo efeito relaxante no cérebro do que uma dose de cocaína para o bebê e para a mãe.
CopiarCompartilhar
HomenagemA primeira proposta de criar um dia em homenagem às mulheres foi feita pelo Partido Socialista norte-americano em 1909. No ano seguinte, a Internacional Comunista, realizada em Copenhague, decidiu colocar a ideia em prática, já que manifestações pelo direito de voto e fim da discriminação feminina se multiplicavam em todos os países industrializados.
CopiarCompartilhar
DataAté 1913, nos Estados Unidos, a ocasião era lembrada no último domingo do mês de fevereiro. A data, porém, demorou a ser comemorada de fato: a primeira vez ocorreu em 1910, graças a uma iniciativa da 2ª Conferência Internacional das Mulheres, realizada em Copenhague (Dinamarca). O dia 19 de março acabou sendo escolhido para sediar a celebração.
CopiarCompartilhar
ReivindicaçõesO dia 8 de março passou a ser o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e pela Paz em 1977, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Existem algumas versões para sua escolha. A versão mais conhecida diz que, nessa data, em 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Além de salário igual ao dos homens, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que era de até 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas.
CopiarCompartilhar
CoragemApós a menopausa elas se sentem mais corajosas e não fogem da luta. Sentem-se mais estimuladas e motivadas a cuidar de si mesmas e de sua carreira, após terem seus filhos já criados.
CopiarCompartilhar
IncêndioMuitas pessoas creditam o dia da mulher ao incêncio da fábrica têxtil da Triangle Shirtwaist, que coincidentemente também ocorreu na cidade de Nova York no dia 25 de março de 1911, onde 146 trabalhadoras morreram queimadas por não conseguirem sair a tempo de dentro da fábrica.
CopiarCompartilhar
Maus TratosAté as primeiras décadas do século passado, as mulheres eram submetidas a um sistema desumano de trabalho com longas jornadas ultrapassando 12 horas. Elas trabalhavam em condições precárias, sendo algumas submetidas a espancamentos e humilhações, além de receberem salários até 60% menores aos dos homens.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDia Internacional da Mulher
Frases empoderadas para o Dia da Mulher
Reflexões para o Dia Internacional da Mulher
Flores para cada mulher
Mulheres e profissões
Conselhos para mulheres decididas
CopiarCompartilhar
15 AnosÉ comum na cultura brasileira a comemoração dos 15 anos da mulher com um baile de debutante. O termo debutante vem do francês débutante, que pode ser traduzido como "a jovem que se estreia na vida social".
CopiarCompartilhar
Serviços DomésticosSegundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 91,3% das brasileiras que trabalham fora fazem serviços domésticos quando estão em casa. Entre os homens, o número cai para 42,6%.
CopiarCompartilhar
PaísesO Dia Internacional da Mulher é feriado nacional na China, Armênia, Rússia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Casaquistão, Quirguistão, Macedônia, Moldávia, Mongólia, Taijiquistão, Ucrânia, Usbequistão e Vietnã.
CopiarCompartilhar
Primeira MulherO primeiro país da Era Moderna a garantir o direito de voto às mulheres foi a Nova Zelândia, em 1893. No mesmo ano, Elizabeth Yates se tornou prefeita de Onehunga, colônia britânica na Nova Zelândia. Ela foi a primeira mulher a exercer esse cargo em terras britânicas.
Seja a mulher que você quer ser, sem qualquer restrição!
CopiarCompartilhar
Chefes de EstadoEm 2012, 17 países do mundo tinham mulheres como chefes de Estado. Esse número mais do que dobrou desde 2005.
CopiarCompartilhar
LibidoPesquisas mostraram que para que a mulher fique com vontade de fazer sexo e para ter um orgasmo, algumas áreas do seu cérebro precisam se desligar. Uma mulher pode recusar os avanços de seu parceiro por inúmeras razões até mesmo por seus pés estarem gelados. A gravidez, cuidar das crianças e a menopausa também podem confundir a libido feminino.
CopiarCompartilhar
TransformaçãoGraças as grandes transformações ocorridas nos anos 60 e com o fortalecimento do movimento feminista, a posição da mulher na sociedade mudou drasticamente e ela deixou de ser apenas mãe e dona de casa para se transformar em líder, executiva e dona de direitos antes jamais sonhados que as colocaram em igualdade com os homens.
CopiarCompartilhar
MovimentosO Dia Internacional da Mulher, 08 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, reclamando participarem de uma sociedade mais justa e igualitária.
CopiarCompartilhar
ObraO primeiro romance da história, Genji Monogatari, foi publicado no Japão por volta do ano 1.000 d.C., por Murasaki Shikibu - uma mulher. Traduzida para dezenas de línguas, a obra é conhecida pela crítica que faz à vida na corte.
CopiarCompartilhar
QIsOs dois maiores QIs já registrados pertencem a mulheres. O maior deles é da colunista e escritora americana Marilyn vos Savant, que entrou para o Livro dos Recordes com seu QI de 228 pontos!
CopiarCompartilhar
Primeira GreveEm 8 de março de 1857, aconteceu a primeira greve norte-americana conduzida por 129 tecelãs de uma fábrica têxtil em Nova Iorque. Elas decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito a expedientes de 10 horas. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias se refugiassem dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, infelizmente o ato culminou com todas as tecelãs carbonizadas .
CopiarCompartilhar
Pelas mulheres transO Dia Internacional da Mulher também é uma data para celebrar a existência das mulheres transexuais. A sociedade não pode dizer quem nós somos ou negar a nossa verdadeira essência. Então vamos celebrar essa data com luta, consciência, orgulho e, acima de tudo, respeito. Todas as mulheres, cis ou trans, têm o direito de viver com dignidade, com autoconfiança e com a certeza de que podem conquistar o mundo!
CopiarCompartilhar
AgressividadeEnquanto os homens ficam mais agressivos quando ameaçados, a maioria das mulheres tentam arranjar jeitos não-agressivos de enfrentar a situação, ou apaziguar seu oponente. Estudiosos acreditam que as mulheres tenham evoluído de forma a evitar conflitos porque, normalmente, as crianças dependem delas e quem vai querer um filho agressivo?!
Conheça as 10 formas de agressões contra a mulher e fique atento para combatê-las!
CopiarCompartilhar
Salários MenoresA visão de que o custo de contratação das mulheres seria mais elevado do que contratar homens, na verdade, é um mito: quem paga as despesas com licença-maternidade, e a maioria dos outros custos ligados à reprodução não é a empresa, mas a Previdência. Pesquisa feita em cinco países da América Latina constatou que o custo adicional da contratação das mulheres é irrelevante e não pode justificar os salários menores.
CopiarCompartilhar