Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia da Amazônia

Celebre este dia tão cheio de vida e preserve a Floresta Amazônica. Ela é de suma importância para a nossa sobrevivência. Conheça algumas curiosidades.

Nome

Antes de ser batizado de Rio Amazonas, o maior rio brasileiro era chamado pelos indígenas de Rio Icamiabas. O detalhe é que Icamiabas designava as mulheres que viviam sem homens, como as míticas amazonas.


Copiar
Compartilhar
Rio Negro

O Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico num único dia mais água do que o Rio Tâmisa em um ano. Um dos afluentes do Amazonas, o Rio Negro possui mais água do que toda a água doce da Europa.


Copiar
Compartilhar
Água Doce

Só para se ter uma ideia quantidade de água doce despejada no Atlântico pelo Amazonas: a salinidade do mar é mais baixa do que o normal até 150 Km mar adentro.


Copiar
Compartilhar
Rio Amazonas

Nas cheias, o Rio Amazonas podem medir 50 Km de uma margem a outra.


Copiar
Compartilhar
Maior Rio do Mundo

Ao contrário do que se propaga por aí, o Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, não o Nilo. O Amazonas supera o Nilo em 140 Km.


Copiar
Compartilhar
Tubarões

É possível encontrar tubarões e outros peixes do mar no Rio Amazonas. Tubarões já foram vistos 400 Km rio acima.


Copiar
Compartilhar
Dimensão

Embora possua 60% de sua cobertura em terras brasileiras, a floresta amazônia se estende por vários países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador.


Copiar
Compartilhar
Morcegos

Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma ideia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.


Copiar
Compartilhar
Espécies

A maior parte dos animais da Amazônia pertencem a espécies que habitam a copa das árvores.


Copiar
Compartilhar
 
Mini Primata

O menor primata do mundo, o sagui-leãozinho, é nativo da Amazônia. Ele tem 15 cm e pesa apenas 130 gramas.


Copiar
Compartilhar
Índios

Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da região amazônica.


Copiar
Compartilhar
Contato

Ainda existem tribos indígenas isoladas na região amazônica. Embora cada vez mais raras, algumas nunca tiveram contato com o homem branco.


Copiar
Compartilhar
Jaú

Criado em 1986, o Parque Nacional do Jaú é o terceiro maior parque de floresta tropical do planeta. Só para se ter uma idéias das suas dimensões, o Jaú ocupa uma área maior do que a do estado de Sergipe (22.720 Km2).


Copiar
Compartilhar
Manaós

A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, recebeu esse nome em homenagem à nação indígena dos Manaós.


Copiar
Compartilhar
Cidade das Mangueiras

Belém é conhecida como a cidade das mangueiras. A quantidade de mangueiras impressiona quem vem de fora. Interessante é que a maior parte dos automóveis da capital do Pará tem ou teve a lataria amassada por alguma manga que despencou da sua árvore.


Copiar
Compartilhar
Sedimentos

Imagens de satélites mostram o crescimento do litoral da Guiana Francesa e do estado do Amapá, no Brasil. A explicação está na quantidade de sedimentos despejados no Oceano Atlântico pelo Rio Amazonas.


Copiar
Compartilhar
Peixes

Os rios escuros como o Rio Negro são mais bonitos, mas possuem uma água mais ácida e pobre em nutrientes. Por isso, apenas 5% dos peixes comercializados em Manaus vêm do Rio Negro.


Copiar
Compartilhar
Afluentes

Entre os afluentes do Amazonas estão alguns rios bem conhecidos dos brasileiros, entre os quais o Negro, o Purus, o Madeira, o Tapajós, o Xingu, o Javari, o Solimões e o Jari.


Copiar
Compartilhar
Primeira Expedição

A primeira expedição que subiu o Rio Amazona foi empreendida pelo português Pedro Teixeira, um dos fundadores de Belém do Pará.


Copiar
Compartilhar
Arquipélago

A Ilha de Marajó não é uma ilha, mas um arquipélago com cerca de 2 mil ilhas. A área de Marajó é maior do que a Suíça.


Copiar
Compartilhar
Ilhas

O maior arquipélago fluvial do mundo é de Mamirauá, no leito do Rio Negro. Acredite se quiser, mas Mariuá é formado por mais de 700 ilhas.


Copiar
Compartilhar
Anavilhanas

O segundo arquipélago de água doce do mundo fica no Amazonas e se chama Anavilhanas. Localizado no estado do Amazonas, o Arquipélago de Anavilhanas é formado por cerca de 400 ilhas.


Copiar
Compartilhar
Pirarucu

O maior peixe de água doce do mundo é o Pirarucu, uma espécie típica do Amazonas. Um pirarucu é capaz de atingir até 2,5 metros de comprimento e pesar 250 quilos.


Copiar
Compartilhar
Répteis

Existem na Amazônia 468 espécies de répteis e 517 de anfíbios.


Copiar
Compartilhar
Destruição

Aproximadamente 15% da floresta amazônica original já foi destruída e o Governo estima que esse percentual chegue a 25% até 2020.


Copiar
Compartilhar
Aves

Com cerca de 1.622 espécies, a Amazônia abriga metade das aves conhecidas do mundo.


Copiar
Compartilhar
Madeira

Os métodos tradicionais de extração de madeira causam grande desperdício de árvores com valor comercial para cada árvore extraída. O manejo florestal reduz a perda em quase 50%.


Copiar
Compartilhar
Manejamento

A regeneração da floresta é mais rápida nas áreas manejadas; há evidências de que o manejo reduz pela metade o tempo necessário para uma segunda extração em florestas já exploradas.


Copiar
Compartilhar
Vitória-Régia

A vitória-régia (victoria amazonica) é um dos símbolos da Amazônia. Algumas chegam a medir 2 metros de diâmetro.


Copiar
Compartilhar
Peixe-Boi

O maior animal da Amazônia é o peixe-boi, que pode atingir o peso de meia tonelada, com 3 metros de comprimento.


Copiar
Compartilhar
Sucuri

A sucuri da Amazônia chega a medir 10 metros de comprimento.


Copiar
Compartilhar
Proteção

Em comparação com os demais biomas brasileiros, a Amazônia é o que detém o maior número de áreas de proteção integral (26) e também o maior percentual de florestas oficialmente protegidas (3,2% da área total do bioma). No entanto, apenas 0,38% da área dos parques e reservas hoje existentes na Amazônia está minimamente protegida de fato, pois não foram implementados ou encontram-se muito próximos a cidades.


Copiar
Compartilhar
fechar