Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de São Mateus

Você teria coragem de deixar todas as riquezas desse mundo para trás e dedicar-se exclusivamente a seguir alguém ou uma ideologia? Foi isso o que São Mateus fez! Largou todos os seus bens e juntou-se aos apóstolos de Jesus Cristo para pregar o evangelho. Saiba mais aqui!

Quem é São Mateus?

São Mateus era um discípulo de Jesus cujo nome antes da sua conversão ao Cristo era Levi. É dele a autoria do Evangelho de Mateus. Por sua exímia educação, é padroeiro dos banqueiros, alfandegários, contabilistas e cambistas.


Copiar
Compartilhar
São Mateus, um publicano

São Mateus, antes da conversão, era Levi, um judeu que exercia a função de publicano em Cafarnaum, na Palestina. Enriqueceu cobrando impostos de seu próprio povo em benefício dos dominadores romanos. Os judeus detestavam os judeus publicanos porque os viam como traidores e exploradores de seu povo. Os impostos cobrados pelos romanos eram caríssimos e mantinham os judeus na miséria.


Copiar
Compartilhar
A conversão de São Mateus

Ao conhecer Jesus, Levi decide deixar toda a sua riqueza e seguir os ensinamentos do Cristo. No evangelho de Lucas, a conversão de São Mateus é descrita da seguinte forma: “Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: ‘Segue-me’. Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o.” (Lucas, 5,27).

Tenha Jesus sempre em seu coração!
Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

Conheça todas as datas comemorativas do dia 21 de setembro

Quem eram os publicanos

Um publicano era o nome dado àquele que cobrava impostos no império romano. Os publicanos eram malvistos porque tinham a fama de corruptos. Na época da dominação da Palestina por Roma, Herodes foi mantido rei dos judeus, entretanto, deveria pagar imposto a César. Para isso, Herodes dividiu a Palestina em regiões e vendeu aos judeus mais ricos o direito de cobrar os impostos nelas. Os publicanos eram, portanto, os donos desses direitos e cobravam impostos maiores do que eram exigidos por Roma, pois assim, com a diferença, eles poderiam lucrar e enriquecer.


Copiar
Compartilhar
São Mateus, o evangelista

Quatro são os apóstolos evangelistas: Mateus, João, Lucas e Marcos. O evangelho de Mateus, entretanto, é, de longe, o de maior influência na tradição cristã, sendo o mais citado e estudado. São Mateus, na infância, recebeu boa educação e sabia ler e escrever em aramaico e grego, por isso era capaz de produzir os papiros com os relatórios financeiros da coleta de impostos. Após sua conversão, em seu trabalho de pregar os ensinamentos de Jesus, não se limitou a falar sobre o Messias, mas também escreveu sobre sua vida e ensinamentos.

Veja imagens de outros santos famosos!
Copiar
Compartilhar
O trabalho missionário de São Mateus

O trabalho de pregação de São Mateus se estabeleceu pela Judeia, Etiópia e Pérsia. O evangelho que escreveu é organizado em partes, cada uma sendo constituída de uma narrativa seguida de uma explicação do que foi narrado.


Copiar
Compartilhar
 
A morte de São Mateus

São Mateus foi morto na Etiópia, por ordem do rei Hitarco, por ter se recusado a interceder em seu favor com relação ao pedido de casamento à jovem Efigênia, que havia decidido se consagrar a Jesus. Foi apedrejado, queimado e, em seguida, decapitado. Seus restos mortais foram levados para Paestum, uma cidade grega localizada ao sul da Itália e, mais tarde, no ano de 930 d.C. foram transferidos para a cidade italiana de Salerno, onde até hoje se encontram.

Comemore o Dia de Todos os Santos!
Copiar
Compartilhar
Comemoração do Dia de São Mateus

A Igreja Católica consagrou o dia 21 de setembro como o dia de São Mateus.


Copiar
Compartilhar
Oração a São Mateus

“São Mateus, que deixaste a riqueza para seguir com entusiasmo a chamada da fé, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim.

Vós, que ouvistes do Mestre as palavras: “Não ajunteis para vós os tesouros da terra, onde a traça e o caruncho os destroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!”.

Ensinai-me, São Mateus, o verdadeiro valor das coisas. Protegei o que é meu e da minha família da ganância e do alcance alheio. Ensinai-me, por fim, a juntar tesouros no Céu e a servir a Deus. Amém!”

Mensagens sobre oração
Copiar
Compartilhar
Oração a São Mateus 2

“São Mateus, São Mateus, nosso Santo Protetor! Como pronto não temestes dos mundanos o rancor, fazei que tudo afrontemos para seguir o Redentor. Glorioso São Mateus, que seguiste a Jesus, interceda com carinho pelo povo do Senhor. De publicano éreis, grande apóstolo vos tornastes, escrevendo o evangelho vossa fama proclamastes. Glorioso São Mateus, que seguiste a Jesus, interceda com carinho pelo povo do Senhor. O povo de São Mateus com grande fervor pede o seu auxílio poderoso ante o trono do Senhor. Glorioso São Mateus, que seguiste a jesus, interceda com carinho pelo povo do Senhor. São Mateus, São Mateus, nosso Santo Protetor! Glorioso apóstolo São Mateus, meu amado protetor, dai-nos a graça que é necessária para cumprirmos com prontidão os desígnios do Senhor!”


Copiar
Compartilhar
fechar