Dia de São Bento Biscop
No dia 12 de janeiro é comemorado o Dia de São Bento Biscop, um dos grandes santos do cristianismo. Enriqueça seu coração com toda a história deste santo, os detalhes de sua caminhada, e abençoe-se com orações para homenageá-lo por seu dia.
Quem foiBenedito Biscop, mais conhecido como Bento Biscop, foi um abade anglo-saxão. Nascido em uma família nobre da Irlanda, em 628, logo cedo se tornou um soldado de alta patente. Porém, isso durou só até o momento em que ele recebeu um chamado de Deus.
CopiarCompartilhar
RenúnciaAos 25 anos da idade, Bento Biscop renunciou aos favores do Rei Oswiu e se colocou a serviço de Deus. Abandonou assim tudo que tinha, como casa, parentes e o exército por Cristo e pelo Evangelho. Ele acreditava que ia receber o cêntuplo e possuir a vida eterna.
CopiarCompartilhar
RomaApós tomar a decisão de ficar a serviço de Jesus, Bento Biscop fez a primeira das seis viagens que faria a Roma. Isso foi no ano de 653 e suas viagens tinham como finalidade a devoção e o aprendizado de exemplos e instituições monásticas. Nessas viagens, trazia consigo livros de ciência, artes e diversos assuntos.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDescubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
MissãoCerta vez, a Santa Sé designou Bento Biscop a ir para Inglaterra e ele acabou se tornando o grande responsável pela evangelização de todo o país.
CopiarCompartilhar
CuriosidadeBento Biscop era fã incondicional dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. Em 674, fundou um mosteiro em Embocadura do Rio Vire dedicado a São Pedro e, anos depois, fez um dedicado a São Paulo.
Imagem de Santos: Conheça um pouco mais sobre eles.
CopiarCompartilhar
PerfeccionismoSão Bento Biscop era muito perfeccionista. Em Lerins, durante a segunda viagem que fez a Roma, permaneceu por cerca de dois anos e não procurava só encontrar modelos de vida, como também inúmeros documentos iconográficos, livros, relíquias dos santos, parâmetros e objetos que pudessem favorecer um culto em perfeita sintonia com a Igreja de Roma.
Certa vez, chegou a suplicar ao Papa Agatão que lhe enviasse o cantor da Basílica de São Pedro, o abade João, para que o canto romano e a liturgia fossem assimilados por seus monges que ficavam nos mosteiros de São Pedro e São Paulo.
CopiarCompartilhar
Momentos históricosDurante a vida, São Bento Biscop pôde presenciar uma grande mudança na Igreja: a divisão entre o catolicismo romano e o cristianismo celta e a ameaça constante do paganismo. Com isso, a Igreja se reforçou, unida, crescente e mundial.
CopiarCompartilhar
Leito de morteBento Biscop morreu no dia 12 de janeiro de 690, aos 62 anos de idade. Sobre o leito de morte disse com a razão: "Meus filhos, não considerem invenção minha a constituição que lhes dei. Depois que visitei dezessete mosteiros, cujas regras e usos, me esforcei por conhecer e selecionar as que me pareceram melhores, dou-lhes o resultado desse trabalho. Este é o meu testamento."
CopiarCompartilhar
12 de janeiroAlém do dia 12 de janeiro ter sido o dia de morte de Bento Biscop, a sua celebração foi determinada para esta data também, durante a cerimônia de sua canonização.
CopiarCompartilhar
Oração“Deus, nosso Pai, educai-nos para o amor, para o perdão, para a paz. Saibamos vos agradecer pelas maravilhas que operais em nós. Dai-nos a fé que remove montanhas e a esperança que nos faz atravessar vales tenebrosos sem vacilar. Amém.”
Leia também: Ore pelas pessoas
CopiarCompartilhar
Que assim sejaSão Bento Biscop, eu te peço: proteja a minha família, a minha casa e cada passo que eu dou. Esteja comigo nos momentos difíceis, nos mais alegres e naqueles que a dúvida chegar ao meu coração. Prometo sempre te fazer presente, honrar-te e ser fiel a seus ensinamentos. Que assim seja.
CopiarCompartilhar
ComemoraçãoQue nessa data especial, o Senhor continue nos protegendo, nos guiando e nos iluminando onde quer que a gente vá, São Bento Biscop. Obrigado por estar sempre por perto e parabéns pelo seu dia. Que 12 de janeiro nos traga muito amor e celebração.
CopiarCompartilhar
ÂncoraQuando eu quis desistir, você foi minha luz;
Quando eu não quis levantar, você foi meu apoio.
Quando eu não acreditava mais em mim, você foi minha fortaleza;
Quando eu tinha dúvida de tudo, você foi minha certeza.
Gratidão, São Bento Biscop!
CopiarCompartilhar
GratidãoObrigado, São Bento Biscop, por estar sempre comigo.
Você também pode gostar: Mensagens de gratidão a Deus
Obrigado pela proteção, por suas graças e por todas as vezes que escutou minhas lamentações;
Obrigado pela força nos momentos de desilusão, pela luz nas estradas sombrias e por me mostrar a beleza da vida.
Hoje e sempre, me faça instrumento de mudança. Amém.
CopiarCompartilhar
BênçãosSão Bento Biscop: permita que o amor seja parte de quem eu sou. Cubra-me com as suas bênçãos e com a sua luz. Amém!
CopiarCompartilhar