Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
A data foi criada em 2007 e é comemorada anualmente no dia vinte e um de janeiro, este dia foi escolhido para homenagear à mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, vítima do crime de intolerância religiosa. A Mãe de Santo sofreu um infarto depois de ser agredida física e verbalmente e faleceu.
A dataEm homenagem à mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador, a data do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorada em 21 de janeiro, foi oficializada em 2007, através da Lei n.º 11.635. Esse foi o dia em que a mãe Gilda, vítima do crime de intolerância religiosa, faleceu em decorrência de um infarto no ano de 2000.
CopiarCompartilhar
Como aconteceu?A mãe Gilda faleceu após agressões físicas e verbais, acompanhadas de ataque à sua casa e ao seu terreiro quando foi acusada de charlatanismo por adeptos de outra religião. A partir disso e da reação ocorrida, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi oficializado após muita batalha.
Como as diferentes religiões comemoraram o Natal
CopiarCompartilhar
LutaO Dia Nacional de Combate à Intolerância é um marco na luta pelo respeito à diversidade religiosa, porque alerta sobre discriminação no âmbito religioso e pede por igualdade para as diferentes religiões.
CopiarCompartilhar
Você sabia?Especialmente por representar religiões de matriz africana, a mãe Gilda tornou-se um símbolo do combate a essa intolerância. E os praticantes dessas religiões representam o maior número de vítimas de intolerância religiosa nos dias de hoje. Por isso, vamos fazer jus ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa combatendo com respeito e amor no coração todo tipo de preconceito.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
ConstitucionalÉ necessário falar e comemorar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, pois a liberdade de crença religiosa, mesmo sendo um princípio constitucional, ainda é um desafio para milhões de brasileiros, que professam sua fé nas mais diversas religiões.
Toda religião tem seu valor
CopiarCompartilhar
RespeitoEm todas as religiões ouve-se falar em respeitar sempre as escolhas do outro e deixar que o mestre de cada crença guie a pessoa em suas decisões, então lembre-se disso sempre que for agir de forma intolerante com alguém e aproveite que hoje é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa para falar mais sobre respeito.
CopiarCompartilhar
Amor ao próximoSe existe uma coisa que muitas pessoas devotas a alguma religião esquecem é que devemos ter amor ao próximo, por isso neste Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa vamos espalhar o amor, o respeito e a mensagem para procurar nos tornarmos religiosos melhores.
CopiarCompartilhar
EscolhasHá muito tempo nos foi dito e dado o direito de livre-arbítrio, sendo assim somos livres para fazer escolhas. Eu escolhi seguir uma religião para a qual muitos fazem questão de “apontar” o dedo, mas, especificamente hoje, por ser o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, peço que vocês se lembrem de que todos podemos seguir o que queremos.
A religião em um relacionamento
CopiarCompartilhar
FéA fé move pessoas, montanhas e nos faz crer no impossível. Deixe cada pessoa ter a sua e respeite o que cada um acredita. Hoje, dia 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, aproveite para conscientizar-se.
CopiarCompartilhar
O que te faz melhorCada um faz o que é melhor para si, não prejudicando o outro e tendo o coração em paz, é isso o que importa! Ter esperança e fé salva muitas pessoas, independentemente da religião, então que neste Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21/1) possamos falar mais do amor e da alegria de termos fé.
Religiões pelo mundo
CopiarCompartilhar
CombataAjude você também a acabar com as discussões e com a falta de respeito entre as religiões, combata a intolerância neste Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
CopiarCompartilhar
Dia 21 de janeiroChegou então uma data muito importante e que aborda um tema necessário, dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, espalhe a ideia de amar o próximo, independentemente da fé dele e abordando o mais importante: o amor.
CopiarCompartilhar
EntendaEntenda que ninguém é obrigado a crer no que você acredita, as pessoas devem se sentir tocadas e inspiradas para seguirem a mesma religião que você ou não. Aceite que devemos combater a intolerância religiosa e faça do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa um dia de conscientização também.
Os deuses do amor nas diferentes religiões
CopiarCompartilhar
Não critiqueNão critique quem não crê na mesma religião que você. Deixe a pessoa ser feliz com o que ela tem fé, isso não tem nada a ver com você e com a sua vida. Fale do quão importante é ter fé e amor no coração, principalmente hoje, que é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
CopiarCompartilhar
Intolerância religiosaA intolerância religiosa é capaz de fazer as pessoas cometerem crimes apenas por não aceitarem que cada um pode ter uma crença. Isso está errado e nenhuma religião ensina esse tipo de doutrina, por isso, neste dia 21 de janeiro, em que é comemorado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, vamos falar sobre amor e respeito nas diversas religiões.
CopiarCompartilhar