Dia de São Hilário de Poitiers
Conheça “O Atanásio do Ocidente”, São Hilário de Poitiers, que foi canonizado pelo Papa Pio IX e sua festa é celebrada no dia 13 de janeiro. Comemore sua vida e deixe o padroeiro dos combatentes de heresias e o maior entre os escritores latinos antes de Santo Ambrósio te guiar nesse dia.
Quem éHilário de Poitiers era francês, de família rica e pagã. Nascido por volta de 315, ele recebeu uma boa educação e buscava, por meio da filosofia, respostas para a busca que tinha sobre a verdade. Essas respostas ele só encontrou no Evangelho, o que levou à conversão ao Cristianismo e ao batismo aos 30 anos de idade.
CopiarCompartilhar
PadroeiroSanto Hilário de Poitiers é o defensor da seriedade na vivência do santo evangelho e padroeiro dos combatentes de heresias.
CopiarCompartilhar
Atuação como bispoComo bispo, Hilário de Poitiers impôs uma luta para acabar com o arianismo que se instaurou. Sendo assim, ele debatia com os hereges e defendia sua fé, o que fez com que ele se tornasse conhecido e respeitado por seus argumentos e convicções. Por isso, passou a ser chamado de “O Atanásio do Ocidente”.
Celebre o Dia Mundial da Religião
CopiarCompartilhar
BispoHilário de Poitiers era conhecido pela vida exemplar que levava e pelos conhecimentos intelectuais e espirituais que tinha. Por esses motivos, o clero queria elegê-lo bispo. Hilário aceitou, mas a decisão foi difícil para o francês, já que isso custava abandonar sua família parcialmente.
CopiarCompartilhar
Combate aos heregesA valentia e a coragem de Hilário de Poitiers no combate a heresia foi tanta, que o respeito que a comunidade tinha por ele aumentasse. Uma própria frase de Hilário passou a defini-lo diante da sociedade: “Enganam-se os que acreditam que me farão calar. Falarei pelos escritos, e a palavra de Deus, que ninguém pode aprisionar, voará livre”.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDescubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
Perseguição e exílioPor conta da defesa que fazia do Evangelho, Hilário de Poitiers sofreu muitas perseguições de imperadores e acabou sendo exilado para o Oriente. Porém, mesmo tão longe, ele aproveitou para estudar. Aprendeu grego, conheceu antigas comunidades cristãs e os ensinamentos da Igreja, fortalecendo a missão que tinha.
CopiarCompartilhar
Relação com a famíliaPor ser um temor de Hilário de Poitiers, ele nunca abandonou a família. Acabou então ministrando o sacramento do matrimônio à filha e sua esposa entrou para a vida monástica com a sua aprovação e ajuda.
CopiarCompartilhar
Produtividade no exílioO exílio de Hilário de Poitiers durou cinco anos. Nesse meio tempo, após seus estudos, escreveu livros. Duas dessas produções foram contra os imperadores Auxêncio e Constâncio. Além deles, escreveu sobre a Santíssima Trindade, comentários dos Salmos e obras de interpretação. Esses estudos e escritos contribuíram para o aprofundamento e desenvolvimento da teologia da revelação.
CopiarCompartilhar
13 de janeiroQue o Senhor proteja, cuide e olhe sempre pela nossa família. Que a verdade seja o caminho e que, com a sua graça e bênçãos, possamos alcançar o céu. Que neste dia 13 de janeiro, como em todos os dias, seu nome seja lembrado e celebrado, Santo Hilário de Poitiers. Amém!
Conheça os fatos históricos do mês de Janeiro
CopiarCompartilhar
Paixão no exílioHilário de Poitiers acabou se impressionando com a liturgia oriental. Porém, ele acabou compondo hinos litúrgicos que o ajudavam a se familiarizar com a teologia e os fiéis, mantendo as pessoas unidas às celebrações. Quando retornou para a França e reassumiu sua diocese, ofereceu aos fiéis o que tinha aprendido enquanto estava longe.
CopiarCompartilhar
Morte e canonizaçãoHilário de Poitiers faleceu em 367, mas não se tem uma data confiável a respeito do acontecimento. Desde que Hilário faleceu, os fiéis já começaram a venerá-lo com o santo. Ele foi canonizado pelo Papa Pio IX e sua festa é celebrada no dia 13 de janeiro.
Comemore o dia de São Tomas de Cori
CopiarCompartilhar
ReconhecimentoSanto Hilário de Poitiers é considerado o maior entre os escritores latinos antes de Santo Ambrósio. Ele foi chamado de “o mais ilustre doutor das igrejas” por Santo Agostinho e por obra do Papa Pio IX, foi formalmente reconhecido como “universae ecclesiae doctor”, ou seja, Doutor da Igreja.
CopiarCompartilhar
ProteçãoSanto Hilário de Poitiers, que o senhor proteja a mim e às pessoas que amo, que os nossos passos sejam abençoados por sua luz e que a palavra do Evangelho sempre guie a nossa verdade. Amém.
CopiarCompartilhar
Oração“Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de Santo Hilário de Poitiers, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamarmos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”
CopiarCompartilhar
GratidãoObrigado, Santo Hilário de Poitiers, por derramar suas bênçãos sobre mim. Obrigado por me mostrar que vale a pena lutar pela verdade que vem somente do nosso Deus Todo Poderoso e que a família é o bem mais precioso que existe.
Mensagens católicas para fortalecer sua fé
CopiarCompartilhar
Guia-meSanto Hilário de Poitiers
Me cuide,
Me guarde,
Me guie e
Me ilumine.
Amém!
CopiarCompartilhar