Mensagens de conscientização para Janeiro Branco
Muitas vezes, só nos lembramos da saúde do nosso corpo. Mas a saúde mental é tão ou mais importante de se cuidar. A campanha Janeiro Branco visa conscientizar as pessoas sobre como é essencial ter uma mente saudável. E, para isso ser possível, existem várias atividades que podemos incluir no nosso dia a dia, que ajudam a prevenir doenças nesse sentido. Praticar uma atividade física regular e ter uma boa noite de sono são exemplos do que ajuda você manter a saúde mental em dia. Vamos valorizar a vida, aproveitando tudo que ela pode nos oferecer! Confira estas mensagens de conscientização sobre o Janeiro Branco!
Não tenha vergonha de procurar ajudaQuando se trata de saúde mental, cada caso é um caso. Não adianta se comparar com o colega, nem se autodiagnosticar. O tempo de cada um é muito individual e precisa ser levado em consideração. Por isso, a ajuda de um profissional capacitado é essencial para te ajudar a sair dessa situação que parece sem saída. Um dos lemas do Janeiro Branco é: todos têm direito à saúde mental. Você não precisa, jamais, se envergonhar de procurar apoio.
CopiarCompartilhar
Aproveite nossas mensagens enquanto você ouve uma playlist para relaxar
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Saúde mental está na sua checklist?O Réveillon passou. Abraços foram trocados, brindes com champanhes foram feitos. Agora é aquele momento de olhar para dentro de si e traçar metas para o ano que se inicia. Mas, antes, uma dúvida: a sua saúde mental está incluída nesses planos? Como você pretende atingir seus objetivos se não cuidar do equilíbrio emocional e psicológico? A campanha do Janeiro Branco busca refletir exatamente sobre isso. Afinal, todo cuidado conta!
CopiarCompartilhar
Mês do autoconhecimentoO famoso clichê de “uma folha em branco prestes a ser preenchida” no início do ano é real para muita gente. Janeiro é culturalmente um mês de muita introspecção e autoconhecimento. Todo mundo está se recuperando das festas e aproveita para refletir sobre o que vem por aí. Por isso, é o período perfeito para discutir a saúde mental. Aproveite e busque informações sobre o cuidado psicológico. Está na hora de colorir a sua folha em branco.
Saiba como que o autoconhecimento liberta
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFrases de janeiro
Meu mês é janeiro
Datas comemorativas de janeiro
Datas comemorativas do ano
Brasileiros sofrem com ansiedade, depressão e estresseEntre 2016 e 2019, a Vittude, plataforma de saúde mental, analisou quase 500 mil brasileiros e descobriu que 86% deles sofrem com algum transtorno mental. A ansiedade é a mais comum (63%), seguida da depressão (59%) e do estresse severo (37%). Será que você se identifica com algum desses quadros? Se sim, você sabe onde procurar ajuda especializada? É para responder a essa e outras perguntas que foi criada a campanha do Janeiro Branco.
CopiarCompartilhar
Atenção especial dentro das redes sociaisSabemos que, atualmente, é praticamente impossível viver sem as redes sociais. Depois da pandemia, então, nem se fala. E esse é um dos focos das últimas edições do Janeiro Branco. Afinal, apesar de serem uma ótima ferramenta, as redes sociais também podem ser absurdamente tóxicas. Use-as com sabedoria e tente passar um tempo offline. Isso vai ajudar a equilibrar as emoções, sempre tão à flor da pele nas telinhas do smartphone.
CopiarCompartilhar
Seja completamente saudávelInfelizmente ainda existem muitos preconceitos com a saúde mental. Ir ao psicólogo é o equivalente a ir ao médico fazer um check-up. Dizer não a coisas que não te fazem bem é similar a evitar alimentos que prejudiquem o seu corpo. Procurar atividades que te deixem feliz é o mesmo que praticar exercícios físicos constantemente. Por que, então, considerar os primeiros como frescura e os segundos como regra? Bem-estar envolve o corpo e a mente!
Conheça a importância da alimentação saudável
CopiarCompartilhar
Precisamos aprender mais sobre saúde mentalO maior objetivo do Janeiro Branco é acabar com os tabus que envolvem o cuidado com a saúde mental e criar uma cultura de políticas públicas voltadas para o tema. Assim como aprendemos desde crianças a cuidarmos do nosso corpo e prevenir doenças, precisamos entender desde pequenos como evitar que os transtornos psicológicos paralisem a nossa vida. Junte-se à campanha e ajude a conscientizar outras pessoas!
CopiarCompartilhar
Todo cuidado importaA verdade é que cuidar da saúde mental é cuidar da vida como um todo. Existem várias doenças crônicas relacionadas com transtornos psicológicos, como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares. O problema é que, de acordo com uma pesquisa nos EUA, tratar esses pacientes custa de duas a três vezes mais do que se elas não tivessem problemas de saúde mental. Conheça a campanha do Janeiro Branco e preserve a sua vida.
Conheça outras campanhas de Conscientização
CopiarCompartilhar
O que você pode fazer por si mesmo?Infelizmente o auxílio de um psicólogo não está acessível a todas as pessoas no Brasil. No entanto, existem algumas dicas que o Janeiro Branco ressalta todos os anos e que podem ajudar a manter a qualidade de vida: evitar situações que provoquem emoções negativas, valorizar a convivência com aqueles que te querem bem, separar um tempo para fazer algo de que gosta, praticar atividades físicas, ter uma rotina de sono e não se cobrar tanto.
CopiarCompartilhar
O seu corpo está dando sinais?A primeira coisa que você precisa saber sobre saúde mental é: respeite os seus limites. Não se coloque em situações que vão te deixar para baixo só para agradar outrem. Esteja sempre atento aos sinais que o corpo te dá, pois ele é um reflexo das suas condições emocionais. Se estiver com problemas de sono, ansiedade ou tensão constante, mudanças frequentes de humor, isolamento em relação a outras pessoas e esquecimentos rotineiros, procure ajuda.
Veja como escutar o que seu corpo tem a dizer
CopiarCompartilhar
Informe-se sobre as campanhas de conscientização de outros mesesJaneiro branco | Janeiro roxo
Fevereiro laranja | Fevereiro roxo
Março Vermelho | Março azul
Abril verde | Abril azul
Maio amarelo | Maio cinza
Maio laranja |Junho vermelho
Junho verde | Julho amarelo
Julho verde | Agosto dourado
Agosto verde-claro | Setembro amarelo
Setembro verde | Outubro rosa
Novembro azul | Novembro roxo
Dezembro laranja | Dezembro vermelho