Dia de São João Batista
São João Batista foi um homem cheio de fé que anunciou a vinda de Jesus Cristo e que o batizou nas águas do rio Jordão. Além de contar a todos que o Messias traria salvação, o santo morou no deserto por um tempo, pregando o arrependimento a todas as pessoas e falava incessantemente sobre o Salvador. Além destas coisas, ele foi o último profeta de Israel e também batizou muitas pessoas arrependidas. O dia 24 de junho foi escolhido para celebrar o Dia de São João Batista e relembrar a vida deste profeta muito importante para o cristianismo. Aprofunde-se na história deste santo e celebre a data!
PlaylistConheça a história de São João Batista ouvindo músicas que vão exaltar a sua fé.
Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
HistóriaSão João Batista nasceu na aldeia Aim-Karim, cidade de Israel próxima ao centro de Jerusalém. Era filho do sacerdote Zacarias e de Santa Isabel, que era prima de Maria, a mãe de Jesus. Seu nascimento foi anunciado a seu pai pelo anjo Gabriel. Todos os anos, no dia 24 de junho, é celebrado o seu nascimento.
Conheça outros fatos históricos que ocorreram no mês de junho
CopiarCompartilhar
O precursor de Jesus CristoEm 24 de junho comemora-se o Dia de São João Batista, o precursor de Jesus Cristo. Foi ele que anunciou a vinda do Messias e a salvação que ele traria para a humanidade. João Batista foi também o responsável pelo batismo de Cristo, às margens do rio Jordão, quando fez a revelação: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo!”
(João 1: 29)
CopiarCompartilhar
Um dos santos mais importantesHoje, 24 de junho, é dia de comemorar a vida e a história de um dos mais importantes santos da Igreja Católica: São João Batista. Ele é tão relevante que é o único santo, além da Virgem Maria, cujo dia de nascimento – tanto para a terra quanto para o céu – é festejado pela Liturgia.
CopiarCompartilhar
Prisão e mortePor seguir firme na sua missão de denunciar abusos de poder e injustiças, São João Batista acabou sendo preso por Herodes. A pedido da filha de Herodíade, sua amante, Herodes mandou decapitar São João Batista na prisão. Por isso, São João também tem o dia de sua morte celebrado, além do dia 24 de junho, dia de seu nascimento.
Saiba tudo sobre o Dia de São Cristóvão
CopiarCompartilhar
Oração para São João BatistaOração a São João Batista, comemorado em 24 de junho, é: “São João Batista, voz que clama no deserto: ‘Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias’, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’. Amém!”
CopiarCompartilhar
Misericórdia no nomeO nome João significa “Deus se mostrou misericordioso”. A misericórdia divina se manifestou no seu milagroso nascimento e também na sua missão quando já adulto: pregar a conversão e o arrependimento dos pecados por meio do batismo. João batizava as pessoas; daí o nome Batista – aquele que batiza. Salve São João Batista, no seu dia, 24 de junho.
Encante-se com mensagens de Santo Agostinho
CopiarCompartilhar
O Reino dos Céus está próximoHoje, 24 de junho, é Dia de São João Batista. Vamos refletir sobre os nossos pecados: “1. Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia. 2. Dizia ele: Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus. 3. Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. (Mateus 3,1-3)
Encha o seu peito de fé com as melhores frases de santos
CopiarCompartilhar
Milagre do nascimentoO nascimento de São João Batista foi um milagre, pois seus pais já estavam em idade avançada, e sua mãe, Isabel, era estéril. Esse milagre revela o poder e a bondade de Deus, e a certeza da importância da missão de João. No dia 24 de junho, festejamos o nascimento desse santo, que simboliza a graça divina.
CopiarCompartilhar
Testemunho da Luz da VerdadeSão João Batista foi o escolhido para dar testemunho da Luz da Verdade, que veio para mostrar à humanidade quem é Jesus Cristo. Foi um homem humilde, tendo aceitado a sua missão com devoção e fé. É sempre lembrado pela sua bondade e gratidão, virtudes das quais devemos lembrar sempre, principalmente hoje, 24 de junho, seu dia.
CopiarCompartilhar
Simpatias em torno da fogueiraExiste uma série de simpatias em volta da fogueira, símbolo da festa junina associado a São João Batista. Uma delas é caminhar sobre a brasa com os pés descalços, uma demonstração de fé no santo, que tem seu dia comemorado em 24 de junho. As fogueiras constituem-se verdadeiros monumentos centrais durante os eventos juninos.
Admire-se com as mais belas frases de Jesus Cristo
CopiarCompartilhar
Curiosidade sobre as datasO nascimento de São João Batista é comemorado no dia 24 de junho, três meses após a celebração da Anunciação (25 de março) e seis meses antes do Natal (25 de dezembro). A realização das festas nessas datas tem o intuito de celebrar os três eventos de forma interligada.
CopiarCompartilhar
Após a morteMesmo após sua morte, São João Batista não teve descanso. Seu sepulcro foi queimado e profanado. Suas cinzas estão guardadas na Catedral de São Lourenço, em Gênova, e teriam sido levadas para lá em 1098, pelos cruzados. Uma boa opção de visita, em homenagem a um santo tão importante, que tem 24 de junho como seu dia.
CopiarCompartilhar
Relíquias ao redor do mundoSão João Batista é uma das figuras principais do Antigo Testamento. Não é à toa que tudo a respeito de sua morte tem um apelo muito grande, inclusive sendo usado como atrativo para o turismo religioso. Ao santo, que tem seu dia comemorado em 24 de junho, são atribuídas supostas relíquias espalhadas pela Europa e parte do Oriente Médio.
Promova a fé com mensagens bíblicas para WhatsApp
CopiarCompartilhar
O santo das festas juninasSão João Batista é o santo mais evidenciado nas festas juninas. Inclusive os símbolos mais importantes são associados a ele, como a fogueira, que foi um sinal de sua mãe (Santa Isabel) para Maria, mãe de Jesus. A fogueira é acesa na virada para o dia 24 de junho, quando se comemora o nascimento desse santo tão importante para a cultura junina no Brasil.
CopiarCompartilhar
“A Infância de Jesus”O anúncio do nascimento de São João Batista é um dos temas do capítulo mais extenso do livro “A Infância de Jesus”, escrito por Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI. Vale a pena conferir a obra do papa, e conhecer, sob a ótica de um sumo pontífice, a história do santo, que tem seu dia comemorado em 24 de junho.
Entenda as origens da festa católica de Corpus Christi
CopiarCompartilhar