Dia de Nossa Senhora da Piedade
A devoção à Nossa Senhora da Piedade começou na Itália e se espalhou pelo mundo. Padroeira de diversas cidades, a Virgem das Dores representa todos os sofrimentos maternos enfrentados por Maria, desde a profecia de Simeão em Lucas (2:34-35). Conheça mais sobre a história de Nossa Senhora da Piedade e que neste 15/9 possamos louvar à Mãe sofredora e agradecer por sua intercessão e proteção em todas as famílias. Nossa Senhora da Piedade, que é cheia de compaixão não apenas por seu Filho mas por todos os filhos de Deus. Vamos orar para que a Mãe Rainha tenha compaixão de nós: "Nossa Senhora da Piedade, tende piedade de nós".
A Mãe PiedosaNossa Senhora da Piedade é aquela que recebe seu Filho em seus braços, depois de sua crucificação e morte. A Mãe Piedosa leva consolo a todos os fiéis que procuram edificação no sofrimento, encontrando nele o caminho para os Céus. Se até mesmo o próprio Deus e sua Mãe Santíssima suportaram sofrimentos, também os fiéis hão de suportá-los. No dia 15/9, celebramos o Dia de Nossa Senhora da Piedade e rogamos: “Ó Mãe, tende piedade de nós”.
No Dia da Nossa Senhora Desatadora dos Nós, agradeça pelas graças de Maria
CopiarCompartilhar
Nossa Senhora da PiedadeA Mãe Piedosa é conhecida em todo o mundo e recebe diversos nomes, dentre eles: Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana e Nossa Senhora do Pranto, em latim a Virgem Santíssima é denominada Beata Maria Virgo Perdolens ou Mater Dolorosa, e em italiano “Pietá”. No dia 15/9 celebramos o Dia de Nossa Senhora da Piedade em retrato ao sofrimento de todas as mães por seus filhos.
CopiarCompartilhar
Sete DoresA veneração à Nossa Senhora da Piedade é celebrada no dia 15 de setembro. A celebração da “Pietà” começou em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria. O nome Nossa Senhora das Sete Dores é devido às Dores da Virgem Maria relatadas na “Bíblia”. São elas: a profecia de Simeão sobre Jesus, a fuga da Sagrada Família, o desaparecimento do Menino Jesus, o encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário, o sofrimento e morte de Jesus na Cruz, o recebimento do corpo do Salvador Jesus Cristo e o Santo Sepulcro. Esses sofrimentos são as dores da Virgem Mãe da Piedade.
CopiarCompartilhar
A ImagemA imagem de Nossa Senhora da Piedade também é conhecida como Nossa Senhora das Dores. Suas representações são comumente feridas por sete espadas no seu coração. A Santa é também o Rosário das Lágrimas, com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada uma. As imagens de Piedade geralmente representam a Mãe diante da Cruz, com uma expressão de dor e sofrimento ao contemplar Jesus ou então segurando
o Cristo morto em seus braços, como na famosa imagem de Michelangelo. A Virgem representa um momento de dor e sofrimento da morte de Jesus na cruz e das dores de Maria como Mãe ao ver seu filho padecendo. No dia 15/9, rogamos à Mãe Santíssima que interceda por nós. Amém.
CopiarCompartilhar
PietàO tema da Piedade tornou-se um ícone dentro da arte sacra. Ela é frequentemente representada junto a Jesus morto após a sua crucificação e as imagens passaram a ser feitas a partir do século 13. A mais famosa de todas as representações é a da Pietà do Vaticano, esculpida por Michelangelo no ano de 1499. Atualmente, a obra de mármore está na Basílica de São Pedro, em Roma. Essa belíssima obra renascentista apresenta, pela primeira vez, o Cristo menor que a Virgem, mantendo a harmonia da triangulação e perfeição renascentista. No dia 15/9 celebramos o Dia de Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Sete Dores.
CopiarCompartilhar
PadroeiraNossa Senhora da Piedade é adorada em diversos estados, sendo Padroeira de cidades em São Paulo, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Rio
Em setembro, é tempo de celebrar Dia de Nossa Senhora do Alívio
de Janeiro, Ceará, entre outros, além de ser considerada orago de inúmeras freguesias portuguesas. No dia 15/9, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Piedade em diversos lugares do mundo. A Virgem Mãe é padroeira não só de cidades brasileiras como também da Eslováquia, do Mississípi, das comunas italianas de Accumoli, Mola di Bari, Paroldo e Villanova Mondovì, além de ser adorada em Malta e na Espanha.
CopiarCompartilhar
Stabat Mater DolorosaNossa Senhora da Piedade, celebrada no dia 15/9, recebe um hino do século 13 chamado “Stabat Mater Dolorosa”. O hino, que significa “A mãe permaneceu cheia de tristeza”, é uma honra à Virgem Maria e acredita-se que foi composto por Jacopone da Todi e recebeu composições de musicistas como Scarlatti, Vivaldi, Rossini, Schubert, Liszt, Verdi, entre outros. O hino que medita sobre as dores de Maria foi traduzido pelo padre Ricardo Dias Neto, procurando respeitar a métrica e o ritmo da poesia original. Eis um trecho:
“De pé, a mãe dolorosa
junto da cruz, lacrimosa,
via o filho que pendia.
Na sua alma agoniada
enterrou-se a dura espada
de uma antiga profecia
Oh! Quão triste e quão aflita
entre todas, Mãe bendita,
que só tinha aquele Filho.
Quanta angústia não sentia,
Mãe piedosa quando via
as penas do Filho seu!
Quem não chora vendo isso:
contemplando a Mãe de Cristo
num suplício tão enorme?
Quem haverá que resista
se a Mãe assim se contrista
padecendo com seu Filho?
Por culpa de sua gente
Vira Jesus inocente
Ao flagelo submetido:
Vê agora o seu amado
pelo Pai abandonado,
entregando seu espírito.
Faze, ó Mãe, fonte de amor
que eu sinta o espinho da dor
para contigo chorar:
Faze arder meu coração
do Cristo Deus na paixão
para que o possa agradar.
Ó Santa Mãe, dá-me isto,
trazer as chagas de Cristo
gravadas no coração:
Do teu filho que por mim
entrega-se à morte assim,
divide as penas comigo…”
CopiarCompartilhar
Imagem antigaUma das imagens mais antigas de Nossa Senhora da Piedade é uma obra pintada em madeira, de cerca de 1230, e que está em Lisboa, em Portugal. No dia 15/9, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Piedade em diversos locais do mundo. Que esta data seja uma memória às dores da Virgem e um dia de reflexão e oração.
CopiarCompartilhar
Oração à Nossa Senhora da PiedadeNo dia 15/9, Dia de Nossa Senhora da Piedade, vamos orar para a Mãe das Sete Dores e pedir sua proteção e graça em momentos de dor. Reze também sete Ave Marias pelas dores de Nossa Senhora e um Glória ao Pai ao final da oração.
“Nossa senhora da Piedade, Mãe da Igreja e nossa Mãe, pela Dor que sofrestes quando aos pés da cruz recebestes em vossos braços o corpo de Jesus, que morreu pelos nossos pecados, nós vos pedimos que acolhais em vossas mãos o meu pedido, socorrei-me e intercedei na minha Dor.
Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, tenho a certeza de alcançar esta graça, pela vossa intercessão e pelos merecimentos do preciosíssimo sangue de vosso Filho Jesus. Amém.”
CopiarCompartilhar
CompaixãoO Dia de Nossa Senhora da Piedade é também um dia para demonstrar compaixão e apoio a todas as mães que sofrem por seus filhos. Que no dia 15/9 nós possamos iluminar nosso coração com amor e oração para pedir forças e ajudar àquelas que mais necessitam, intercedendo em suas dores e sofrimentos. Amém.
Saiba quem é Nossa Senhora da Vitória e celebre seu dia
CopiarCompartilhar