Dia dos Bandeirantes
Os bandeirantes foram homens importantes para a história do Brasil. Eles foram responsáveis por explorar o território até então desconhecido e ocupá-lo. Por isso, 14 de novembro é quando se comemora o Dia dos Bandeirantes. No entanto, essa data também deve servir para reconhecermos, aprendermos e lembrarmos a que custo essa exploração do território aconteceu. Com as mensagens a seguir, você vai entender um pouco mais sobre essa história e refletir sobre esses personagens tão marcantes. Mostre para as pessoas o quanto você conhece a história do país e ensine sobre o passado brasileiro. Compartilhe essas mensagens com quem está sempre disposto(a) a ouvir diferentes versões da mesma história!
Nossa históriaHoje é 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes. E você? Sabe, de fato, o que foram as bandeiras?
Confira frases sobre o nosso país!
CopiarCompartilhar
MemóriasNesse 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, devemos nos lembrar daqueles que desbravaram novos cantos do Brasil em busca de minérios – e que, para isso, derramaram muito sangue indígena e de negros pelo caminho.
CopiarCompartilhar
Heróis?Enquanto alguns celebram o dia 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, e os consideram heróis do progresso do Brasil, outros lamentam as atrocidades que cometeram para que conseguissem encontrar os minérios que queriam.
CopiarCompartilhar
Aventuras que matamMuitos veem os bandeirantes como corajosos aventureiros, mas se esquecem de todo o mal que causaram a povos inocentes que moravam nas regiões “destravadas” ou que se refugiavam da escravidão. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.
CopiarCompartilhar
Exaltação erradaNa escola aprendemos a admirar os bandeirantes. Na cidade de São Paulo, existe até um monumento para eles. Porém, antes de admirá-los, devemos colocar a mão na consciência, principalmente hoje, 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes: será mesmo que eles foram os “bonzinhos” da história?
CopiarCompartilhar
Progresso?Muitos caminhos foram descobertos por conta das bandeiras, é verdade. Mas fica o questionamento: o sangue derramado paga esse “progresso”? 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.
Devemos comemorar o verdadeiro progresso - saiba mais sobre o dia da Independência do Brasil
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Não há o que celebrar14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, não é motivo para comemoração, mas sim para aprendizado. Independentemente de concordar com o que fizeram ou não, é preciso conhecer toda a história antes de apoiar ou recriminar as bandeiras.
CopiarCompartilhar
O que fez o movimento crescerA primeira pepita de ouro encontrada nas bandeiras foi em Minas Gerais, em 1693. Esse foi o início do ciclo do ouro e da mineração no Brasil. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.
CopiarCompartilhar
Ouro e pedrasUm dos fatos históricos mais relevantes do país, as bandeiras foram expedições em busca de ouro e pedras preciosas por grupos de exploradores. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.
Conheça frases sobre o ouro
CopiarCompartilhar
Principais nomesNesse 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, conheça os nomes dos principais bandeirantes da história: Antônio Raposo Tavares, Bartolomeu Bruno da Silva, Borba Gato e Fernão Dias Paes Leme.
Veja também o dia do Pau Brasil - a árvore que deu nome ao nosso país
CopiarCompartilhar
Quanto vale uma vida?Hoje, 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, é dia de lembrarmos que as bandeiras podem ter, sim, colaborado para o progresso do país. Mas era preciso matar tanta gente?
CopiarCompartilhar
GenocídioNesse 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes, lembre-se do genocídio que causaram aos índios e negros por conta da invasão de territórios.
CopiarCompartilhar
Aprofunde-seNem sempre conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil é fácil. Dói saber que houve muita destruição em prol daqueles que nos colonizavam. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.
CopiarCompartilhar
Aos colonizadoresNão devemos apagar a nossa história e nem o que foi feito em benefício da coroa portuguesa, mas devemos usar isso para mudar o futuro. 14 de novembro, Dia dos Bandeirantes.
Comemore também o dia da natureza!
CopiarCompartilhar
Celebrar as vítimasHoje, 14 de novembro, é dia de celebrar, mas não o Dia dos Bandeirantes, e sim a memória daqueles que morreram inocentemente para que o Brasil abastecesse a coroa.
CopiarCompartilhar