Dia de Santa Sílvia
Ser esposa, mãe e viúva é um desafio para todas as mulheres. Como protetora e intercessora do amor e da fé nas famílias, Santa Silvia nos protege e nos ilumina com seu amor e sabedoria. No dia 03/11 celebramos o dia de Santa Sílvia, uma nobre santa que viveu uma vida de fé, humildade, caridade e devoção e que intercede como padroeira da família, dos partos e também das viúvas sofredoras. Vamos nos inspirar com sua história de vida e dedicar palavras e orações a todas mulheres que conhecemos. Que seu dia seja um dia de reflexão, oração e paz. Vamos nos iluminar pela vida e pela fé de Santa Sílvia, para que possamos exercer o amor de Cristo em nossas vidas.
Santa romanaSanta Sílvia é uma santa italiana, nascida no século VI. De família siciliana, a santa nasceu em Roma. Apesar de não se ter muito conhecimento sobre sua infância, sabe-se que ela viveu em um período turbulento devido à decadência do império romano e as invasões bárbaras. Sua família sempre foi bastante católica e devota, por isso, Santa Silvia cresceu no cristianismo.Dia 03/11 celebramos o dia de Santa Sílvia. Vamos orar e pedir com todo nosso coração “Santa Silvia, rogai por nós”.
Novembro Azul. Cuide-se!
CopiarCompartilhar
Humildade e caridadeConta-se que Santa Sílvia buscava viver uma vida de humildade e não participava dos eventos luxuosos da alta sociedade romana, ainda que fosse esposa do senador. Pelo contrário, Santa Sílvia buscava viver na humildade e auxiliar os pobres, pregando a humildade e a caridade para sua família. Que no dia 03/11, dia de Santa Sílvia, sejamos iluminados por sua fé e humildade para que vivamos a prática das vontades de Deus.
Você sabe quais foram os fatos históricos que ocorreram em novembro?
CopiarCompartilhar
Esposa e mãeSanta Sílvia foi casada com um importante senador, chamado Giordanno de Anici. Também de família nobre, ainda que vivessem de maneira simples e seguissem os preceitos da fé cristã. Sabe-se que Santa Sílvia edificou, junto com seu esposo, um lar de fé e amor e teve com ele dois filhos. Apesar do nome de seu segundo filho não ser conhecido, seu filho mais velho era o Santo Gregório Magno que se tornou Papa. Que no dia 03/11, dia de Santa Sílvia, todas as mães e esposas sejam abençoadas pela santa para receberem luz em suas missões de esposa e mãe. Que possamos todos edificar um lar de amor e de fé. Amém.
CopiarCompartilhar
ViúvaCom a morte do senador Giordanno, Santa Sílvia se viu viúva aos 53 anos. Sozinha, ela se dedicou a cuidar do filho Gregório, que contraiu uma grave doença e ficou muito tempo acamado, ainda que já fosse parte do clero. Quando Gregório se curou e retornou aos afazeres da vida religiosa, Santa Silvia ofereceu ao filho um palácio, que foi transformado em um mosteiro. No dia 03/11 relembremos a vida e a fé de Santa Silvia para que possamos nos inspirar em seus feitos. Amém.
CopiarCompartilhar
Missão cumpridaApós ver o filho curado e satisfeita com a criação do mosteiro em seu antigo lar, Santa Sílvia ingressou na vida religiosa em um mosteiro afastado de Roma. Santa Sílvia faleceu no mosteiro cerca de 20 anos depois, em 594. Por volta de 1604, suas relíquias foram transferidas para a igreja erguida por São Gregório no monte Célio. Local onde a santa viveu com sua família. No dia 03/11 louvamos à Santa Sílvia.
CopiarCompartilhar
OraçãoNo dia 03/11 celebramos o dia de Santa Sílvia. Mãe cheia de doçura, humildade e sabedoria. Em seu dia, oremos:
“Ó Deus, que destes a Santa Sílvia a graça e a sabedoria de educar os filhos na fé e de conduzir sua família na caridade em meio à podridão moral do império romano, dai também a nós a graça de guardarmos o tesouro da fé, da caridade e da justiça em meio à corrupção deste mundo. Por sua intercessão, abençoe as mães, fortaleça as viúvas e inspirai as religiosas. Amém. Santa Sílvia, rogai por nós.”
CopiarCompartilhar
PiedadeUma das marcantes características de Santa Sílvia é a sua notória piedade, além da criação cristã que deu aos seus filhos, conferindo-lhes uma excelente e amorosa educação. Após se tornar viúva, a santa ingressou no mosteiro e é tida como exemplo de mãe e esposa dentro da religião. Considerada uma das padroeiras da família, Santa Sílvia ora e intercede por todos os lares. No dia 03/11 louvamos à Santa Sílvia para que sejamos iluminados por sua graça.
Dia Nacional da Umbanda. Conheça mais sobre essa religião!
CopiarCompartilhar
Oração de mãe exemplarNo dia 03/11, oramos a Santa Sílvia para iluminar o coração de todas as mães e nos ajudar a ser uma mãe ideal na fé cristã.
“Santa Sílvia, mãe de Gregório Magno, seguidora fiel de Jesus. Independentemente da tua excelente condição social, tu ajudaste os pobres e famintos sempre. Ficaste de lado, somente a observar as grandes festas que a classe nobre possuía. Ao invés disso, tu preferiste ficar silenciosa e só a ajudar os mais necessitados com o teu poder. Santa Sílvia, tu foste uma mãe exemplar, tu educaste os teus filhos na fé católica e nunca se afastasse dos bons costumes. Querida dos pobres, ajudai-nos. Santa Sílvia, santa dos necessitados, conceda-me a graça que lhe peço, pois encontro-me aflita neste momento (faça o seu pedido). Santa Sílvia, rogai por nós. Amém!”
CopiarCompartilhar
Parto SeguroExemplo de esposa e mãe cristã, Santa Sílvia é considerada padroeira da família e do parto. O Papa Clemente VIII canonizou a Santa no dia 03 de novembro, no Martirológio Romano. Ela é invocada por mulheres grávidas para ter um parto seguro e também pelas viúvas desamparadas. Em seu dia, lembremos de todas as esposas, mães e viúvas e oremos para que Santa Sílvia proteja e ilumine todas. Amém.
CopiarCompartilhar
PedidoNo dia 03/11 celebramos o dia de Santa Sílvia. Esposa, mãe, viúva, cristã e santa.
Em novembro, também comemore o Dia de Santo André
Vamos orar por sua intercessão, ajuda e proteção:
“Santa Sílvia, mãe de Gregório Magno, seguidora fiel de Jesus, ajudai-nos. Santa Sílvia, santa dos necessitados, conceda-me a graça que lhe peço, pois encontro-me aflita neste momento (faça o seu pedido). Santa Sílvia, rogai por nós. Amém!”
CopiarCompartilhar