Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia Nacional da Música Clássica

Em 5 de março, comemoramos o Dia Nacional da Música Clássica, instituída em 2009 pelo presidente Lula para homenagear as obras desse gênero musical. A data foi escolhida para prestigiar o aniversariante, maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, que, fortemente criativo, marcou as raízes folclóricas no estilo clássico de sua obra com temática nacionalista e que tem mais de mil títulos. Ele foi um dos responsáveis por tornar a música erudita brasileira mundialmente conhecida. Orquestras, agrupamentos de câmara e solos instrumentais se apresentam em celebração ao dia e como forma de popularizar a produção artística clássica. Saiba mais e celebre a data especial dessa emblemática música!

Compositor aniversariante Homem jovem sentando em mesa de estúdio, tocando violão

Alguns profissionais da música erudita escolheram, por meio de enquete da VivaMúsica! (empresa fluminense de comunicação), quando comemorar o Dia Nacional da Música Clássica. Foi escolhida a data 5 de março, associada ao nascimento de Heitor Villa-Lobos. José Maurício Nunes Garcia (22/09) e Antônio Carlos Gomes (11/07) eram as outras opções. Celebre essa secular produção artística!


Copiar
Compartilhar
Pura arte

A música clássica tem base nas tradições secular e litúrgica ocidentais, abrangendo um período que vai do século IX até o presente e que segue padrões definidos entre 1675 e 1900. Antiga? Não! É a música em sua excelência, pura arte, que o Brasil também possui. Encontre apresentações desse gênero musical na agenda de sua região. Festeje o Dia Nacional da Música Clássica!

Inspire sentimentos com frases sobre as artes
Copiar
Compartilhar
Muitos nomes Violino em cima de partituras de música

A música clássica já foi chamada de eclesiástica, litúrgica e operística, mas sempre com uma constante, que é a escrita musical, que oferece o controle do compositor na criação e, ao ser executada, se mantém a mais exata possível à concepção. É extraordinária! A brasileira é comemorada no dia 5 de março. Celebre e deleite-se com esse gênero inspirador.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Confira outras datas comemorativas do dia 5 de março

Estrutura da música clássica

A música clássica tem equilíbrio entre características físicas do som (altura, duração, intensidade, timbre) e os elementos cruciais da música (melodia, harmonia e ritmo). Ela usufrui a escrita em partitura para manter exatidão ao ser executada. É muito rica, não é mesmo? O Brasil também tem essa música! Comemore o Dia Nacional da Música Clássica em 5 de março.

Ouça o som da vida para viver intensamente
Copiar
Compartilhar
"Bachianas brasileiras" Saxofone, guitarra e teclado colocados lado a lado sobre fundo preto

A icônica “Bohemian Rhapsody” contagiou milhares de pessoas no mundo todo, sendo um rock inspirado na música clássica. No Brasil, Heitor Villa-Lobos compôs as "Bachianas brasileiras", em homenagem a Johann Sebastian Bach, tornando-a uma de suas obras mais conhecidas. Celebre o Dia Nacional da Música Clássica, porque ela fala ao coração!


Copiar
Compartilhar
Representantes de gabarito

A música clássica no Brasil tem representantes de gabarito: Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Radamés Gnatalli, Mozart Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro, Edino Krieger, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, entre muitos outros. Mais motivos para ter no dia 5 de março a comemoração desse gênero musical? Celebre essa arte de categoria suprema!


Copiar
Compartilhar
 
Mulher na música clássica

Jocy de Oliveira, compositora clássica brasileira, foi a primeira mulher a ter uma Ópera de sua composição encenada no Theatro Municipal de São Paulo e ocupa a 32ª cadeira na Academia Brasileira de Música. Isso que é poder feminino! Para essa música tão especial no Brasil e no mundo, temos o Dia Nacional da Música Clássica. Inspire-se e comemore!

Inspire as mulheres poderosas da sua vida
Copiar
Compartilhar
Muito prestígio Mãos de maestro segurando baqueta de regência

Marlos Nobre, compositor clássico, foi o primeiro brasileiro regente diante da Royal Philarmonic Orchestra de Londres e integra a Academia Brasileira de Música, entre muitos feitos nacionais e internacionais, representando a música erudita do país. Prestigie esse gênero musical de notáveis e celebre, em 5 de março, o Dia Nacional da Música Clássica.


Copiar
Compartilhar
Gênio musical

O maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos, fundou a Academia Brasileira de Música e dá nome a ruas, parque, shopping, etc. além de a um museu dedicado à sua vida e à sua obra, com parte do vasto acervo histórico da música erudita do país. Enalteça esse gênio musical no Dia Nacional da Música Clássica, que também marca o nascimento dele.


Copiar
Compartilhar
Inspiração feminina

"Marília de Dirceu" (1994) e "Anita Garibaldi" (2012), são obras da compositora, regente e pianista Maria Helena Rosas Fernandes, contemporânea na música erudita. Ainda bem que existe o Dia Nacional da Música Clássica! Venha comemorar esse gênero musical tão expressivo e atemporal, em que as mulheres inspiram e brilham!

Revele amor às mulheres incríveis da sua vida
Copiar
Compartilhar
O Guarani Estatua de Antônio Carlos Gomes

Antônio Carlos Gomes foi o primeiro compositor brasileiro a se apresentar no Teatro Alla Scala de Milão, Itália. Autor da ópera "O Guarani", por anos tema de abertura do jornal A Voz do Brasil, esse músico erudito tem a 15ª cadeira da Academia Brasileira de Música. Só mesmo o Dia Nacional da Música Clássica para celebrar tanto talento. Prestigie!


Copiar
Compartilhar
fechar