Dicas de um carnaval sustentável
Carnaval é sinônimo de festa e deve ser aproveitado ao máximo, mas enganam-se os que pensam que, por ser época festiva e ter pessoas trabalhando na limpeza das ruas, não é preciso tomar cuidado com o meio ambiente. Pequenos gestos, como levar o próprio copo de casa, evitar a compra e o uso de canudos e copos descartáveis bem como dar a preferência à compra de latinhas, podem mudar completamente o cenário desses dias. Quem nunca viu as ruas completamente destruídas pós-bloquinho? Pois é! No meio da animação, são poucos os que se preocupam com o meio ambiente! Faça diferente, desperte o seu lado consciente com algumas dicas para curtir essa data de uma forma sustentável!
CatadoresEsta dica tem eles como foco, os catadores. Não desrespeite esses profissionais nem fique fazendo piadas ou cometendo excessos, como tentar incluí-los na folia caso eles não queiram. Para você, pode ser um dia de festa, mas, para ele, é um dia de trabalho bastante duro, mas relativamente lucrativo devido à quantidade de material que ele consegue recolher. Por isso colabore e não os desrespeite!
Conheça os bloquinhos mais famosos de SP
CopiarCompartilhar
FantasiaQuando for pensar naquela fantasia legal e engraçada para chamar a atenção no Carnaval, lembre-se das questões ambientais e use materiais recicláveis ou biodegradáveis. Nada de ficar usando plástico demais! Se o tempo está curto, você está querendo economizar ou até mesmo realmente ajudar no combate ao lixo gerado nessa época, por que não aproveitar a fantasia de um ano anterior? Certamente, ninguém vai apontar para você e dizer que aquela fantasia é a mesma.
CopiarCompartilhar
BrindesCoroas, bandanas, abadás, camisetas, leques... Muitas marcas aproveitam o Carnaval para divulgar ações e distribuir brindes para os foliões, porém evite pegar esses brindes caso você não precise ou perceba que nunca mais vai usá-los depois daqueles dias de folia, porque vai ser ainda mais lixo com o qual você vai precisar se preocupar em descartar.
CopiarCompartilhar
LatinhasQuando for comprar alguma coisa para tomar, se você não tiver trazido o seu copo de casa, prefira latinhas em vez de garrafas de vidro ou de plástico, os quais poluem muito mais e não rendem tanto para os catadores. Aliás, se você avistar algum catador por perto, entregue a latinha diretamente a ele, em vez de jogar no lixo, procure facilitar o trabalho desse pessoal que tanto luta.
CopiarCompartilhar
LixoSe você não encontrar um catador por perto para facilitar o descarte do lixo que produziu, procure uma lata de lixo e se livre do material corretamente, como muitos preferem fazer. Sempre que se sentir “tentado” a jogar lixo no chão, olhe em volta e pense no trabalho que você teria para limpar aquela região caso fosse um dos responsáveis pela limpeza.
CopiarCompartilhar
ÁguaCaso possa, tente levar uma mochila de casa, pois, assim, você consegue levar bastante água, evitando, então, os preços altos dos bloquinhos e, o mais importante, comprar e descartar ainda mais plástico, porque a água raramente é vendida em lata.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFrases sobre sustentabilidade
Como escolher roupas de forma sustentável
Dicas para tornar o mundo mais sustentável
Dicas para uma festa junina sustentável
Amor sustentável
A moda dos brechós
S.O.S. Amazônia
Dia Mundial das Cidades. Reflita sobre a sua
CopoOutra dica é levar o seu próprio copo, como aqueles que ficam pendurados no corpo. Fazendo isso, você reabastece o seu copo e deixa a embalagem com o próprio vendedor, o que facilita a vida dos catadores e evita o descarte irregular do material. Se você levar o seu copo, porém, garanta que ele esteja sempre limpo antes de “reabastecê-lo” e tome cuidado para que ninguém coloque nenhuma substância dentro dele.
Confira as 10 melhores marchinhas de Carnaval
CopiarCompartilhar
CanudoVocê provavelmente vai parar em algum lugar para comer e beber alguma coisa, seja no almoço, num improvisado café da tarde ou num raro jantar. Para essas ocasiões, é legal levar o seu próprio canudo reutilizável, assim você evita ainda mais plástico espalhado pelas ruas nesses dias em que elas sempre ficam tão sujas.
CopiarCompartilhar
BioglitterO glitter vendido por aí é feito com microplásticos. Parece inofensivo, devido ao tamanho dos grãos, mas imagine todos os foliões tomando banho no fim do dia e a prefeitura lavando as ruas. Todo esse microplástico vai se acumular e certamente trará muitos problemas. Em vez de usar o glitter normal, recorra a lojas que vendam bioglitter, o glitter biodegradável, ou aproveite uma das muitas receitas na internet e faça você mesmo o seu glitter.
Admire-se com algumas curiosidades do Carnaval
CopiarCompartilhar
Confete caseiroOutro grande agente poluidor do meio ambiente durante os dias de Carnaval é o confete, também feito com microplástico ou com papel, que se acumula quando molhado, criando um grande “bolo” que vai parar em bueiros e entope canos pela cidade. Uma alternativa muito bacana é usar um furador de papel para furar folhas secas, criando um confete biodegradável.
CopiarCompartilhar
ConscientizeLeu todas essas dicas e decidiu viver um Carnaval mais conectado ao meio ambiente neste ano? Que bom! Mas, como se sabe, uma só andorinha não faz verão, então espalhe essas ideias, fique no encalço dos seus amigos e, se vir alguém jogando lixo no chão durante a folia, dê aquela bronca bem-humorada – cuidado com brigas e pegue leve!
Saiba sobre as 10 festas de Carnaval mais agitadas
CopiarCompartilhar