Dicas para quem pretende adotar uma criança
A adoção é um gesto para a vida toda. É a decisão de trazer uma nova pessoa para sua vida e dar a ela todo o seu cuidado e amor. E o mais importante: é também a decisão de dar a alguém a oportunidade de ter uma família – algo tão valioso, mas que, infelizmente, nem todo mundo tem. Esse gesto envolve alguns processos: burocracias, estruturação financeira, adaptação, acolhimento a uma pessoa com uma outra história de vida, apoio psicológico e muitos outros. Antes de dar entrada na adoção, é importante que a família se atente aos mínimos detalhes e se prepare para o que der e vier. Veja aqui dicas para quem pretende adotar uma criança e prepare-se da melhor forma para receber seu anjinho!
Prepare-se para grandes mudançasSer pai ou mãe não é algo que se nasce sabendo. A parentalidade é construída ao longo do tempo, com muita prática e cuidado, e não termina nunca. Por isso, tenha em mente que a criança adotada vai mudar completamente a sua rotina e a de sua família, exigindo um período de adaptação até que tudo se encaixe no novo lar. Mesmo com toda a emoção, a adoção também tem seu lado exaustivo de conhecer, acolher e oferecer segurança a uma criança muitas vezes marcada pela dúvida e pelo medo.
CopiarCompartilhar
Ouça uma playlist de músicas para curtir com a família
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Não idealizeTome cuidado com as expectativas muito altas. Durante a espera pelo tão sonhado filho adotivo, tenha em mente que a adoção não é um grande ato de benevolência que irá transformar a vida de uma criança necessitada. Na verdade, é a sua vida que será completamente transformada por esse serzinho. A parentalidade envolve a construção de vínculos, as mudanças de rotina e as dificuldades emocionais e psicológicas de lidar com uma criança que dependerá inteiramente de você. Esteja consciente!
CopiarCompartilhar
Reflita muito antes de decidir pela adoçãoExistem muitas perguntas que você deve se fazer antes de realmente decidir adotar. Será que essa é a melhor escolha para a sua família? Será que está pronto para ter um filho que não foi gerado por você? Será que essa decisão não é uma forma de tapar buracos na sua vida, como problemas de infertilidade, casamento que não vai bem ou sensação de vazio? Para nenhuma delas há uma resposta certa, mas é importante refletir sobre todos esses pontos antes de trazer uma criança para o seu lar.
Conheça o Dia Nacional da Adoção e reflita sobre o tema
CopiarCompartilhar
Faça as pazes com o passadoNão deixe pontas soltas no seu passado. Muitas vezes, a decisão da adoção é motivada por um aborto espontâneo ou a dificuldade de engravidar. Antes de se jogar de cabeça em uma nova jornada, é preciso vivenciar esse luto e todas as perdas que ele envolve – a gestação, o parto, a amamentação. Lembre-se de que você estará lidando com vidas: uma criança adotiva é uma criança que já tem sua própria história antes de te conhecer.
CopiarCompartilhar
Prepare a saúde mental para o processo adotivoDepois de ter bem claro se quer mesmo adotar uma criança e quais motivos te levaram a essa decisão, é preciso se preparar psicologicamente. O processo adotivo é bastante burocrático, não tem prazo para terminar e, por isso, pode provocar muito estresse, insegurança e ansiedade. Outra questão é que você estará lidando com a vida de outro ser humano, então é muito importante que se sinta confiante quanto ao que está fazendo. Se necessário, não hesite em procurar ajuda psicológica especializada.
Emocione-se com reflexões sobre o significado da família
CopiarCompartilhar
Converse com pessoas que também querem adotarUma dica que pode te acalmar durante todo o processo adotivo é conversar com outros pais na mesma situação. Entre em grupos que dão suporte aos interessados em adotar e procure também por pais que já conseguiram passar por todas as etapas. Ter essa troca com famílias de experiências semelhantes pode ajudar a amadurecer a decisão e entender que cada caso é único, pois se dá de maneiras diferentes, dependendo das necessidades da criança.
CopiarCompartilhar
Conheça o passo a passo da adoçãoSe você estiver certo da sua decisão, a primeira coisa que deve fazer é procurar a Vara de Infância e Juventude do seu município e se informar sobre os documentos necessários para dar entrada no processo. Em seguida, você irá passar por alguns cursos, avaliações e entrevistas. Se o seu pedido for aceito, ficará na lista de espera até que encontrem uma criança com o perfil compatível. Dessa forma, é importante pesquisar sobre as leis e ter ao seu lado profissionais capacitados para te auxiliar.
CopiarCompartilhar
Cheque se você tem condições financeiras para adotarInfelizmente, apenas o amor e a vontade não são o suficiente para bancar uma adoção. A questão financeira também deve ser levada em conta na hora de decidir. Dependendo da faixa etária da criança que se pretende adotar, as necessidades variam, mas é possível estimar gastos com roupas, brinquedos, saúde, alimentação, educação e lazer, por exemplo. Com base nesses cálculos, você deve avaliar se é possível adaptar o seu orçamento para a chegada de um filho ou se é melhor esperar um pouco mais.
Leia lindas mensagens para filhos adotivos
CopiarCompartilhar
Mantenha os esforços depois da adoçãoDepois que você tiver conseguido completar a adoção, não para por aí. Agora é a hora de conhecer a história daquela criança e tentar oferecer o máximo de acolhimento possível. Entrar para um grupo de suporte familiar para pais adotivos é uma boa ideia, bem como pessoas que possam te ajudar a compreender a cultura de onde o filho nasceu. No caso de crianças com necessidades especiais, é o momento de procurar ajuda especializada para orientar sobre a nova rotina.
CopiarCompartilhar
Converse com toda a famíliaAssim como a notícia de uma gestação mexe com toda a família, a decisão de adotar também deve envolver todos os parentes. Eles serão a sua rede de apoio durante o processo e também desejarão criar laços com a criança adotada. Comunique avós, tios, primos e todos aqueles que te querem bem sobre as etapas da adoção, desde o desejo inicial até a chegada do filho. Assim, eles podem acompanhar e dar o suporte afetivo necessário.
Confira lindas mensagens para famílias que se ama além do sangue
CopiarCompartilhar