Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Livros que abordam adoção

Em 25 de maio é celebrado o Dia da Adoção, mas essa data deve ser comemorada e lembrada todos os dias, afinal a adoção é um dos gestos mais nobres e importantes que existem. Com apenas alguns procedimentos, a vida de uma pessoa muda para sempre, mudando também a vida de uma família. A adoção é uma prova de que o amor vai além do sangue e, apesar de muitas crianças, adolescentes e adultos serem órfãos, essa triste realidade conta com famílias que desejam muito adotar mais um membro e dar a ele todo amor de que essa pessoa precisa. Nesta página, separamos alguns livros que falam sobre o tema de diversas formas e perspectivas. Venha conferir e compartilhe!

Família não é sangue, é puramente amor. Dê o play e compartilhe este sentimento com quem te ama

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Acabadora (Michela Murgia) 2012 A capa do livro 'Acabadora'.

O livro de Michela Murgia é marcado pelo suspense e pela emoção. Bonaria Urrai, uma costureira reclusa, decide adotar Maria Listru, menina de seis anos gerada por uma família bastante pobre. Conforme cresce, Maria descobre que a mãe adotiva tem outra ocupação: a de acabadora, isto é, aquela que visita pessoas no fim da vida para tirar o seu sofrimento. Em meio a segredos, aceitação e redenção, a história reflete sobre a influência da criação em nos fazer quem nós somos.


Copiar
Compartilhar
Por um simples pedaço de cerâmica 2016 A capa do livro 'Por um simples pedaço de cerâmica'.

Em uma aldeia que sobrevive da cerâmica, o menino Orelha-de-pau é adotado por um morador de rua chamado Homem-garça. Apesar de ter curiosidade sobre sua família biológica, o pequeno sabe que não precisa de mais nada além da companhia daquele homem que mora embaixo da ponte. Artista, Orelha-de-pau se aproxima do mestre ceramista mais habilidoso da região e é aí que começa a sua emocionante e surpreendente aventura. É uma belíssima história de Linda Sue Park.


Copiar
Compartilhar
O alfabeto dos pássaros 2014 A capa do livro 'O alfabeto dos pássaros'.

A escritora Nuria Barros conta a história de Nix, uma garotinha de 6 anos adotada por um casal de pais espanhóis. Mesmo com a pouca idade, ela não consegue entender por que a mãe chinesa a abandonou e insiste em voltar ao útero para compreender a própria história. Tentando acalmar o coração de Nix, a mãe adotiva inventa diferentes e curiosas narrativas sobre as origens da pequena. Ao longo do livro, o conflito familiar e a dor da rejeição são superados pelo poder da imaginação.

Emocione com estas frases sobre adoção
Copiar
Compartilhar
Por que ser feliz quando se pode ser normal? 2014 A capa do livro 'Por que ser feliz quando se pode ser normal?'.

Para quem gosta de autobiografias, essa é uma daquelas que vai mexer com o coração. Jeanette Winterson é uma escritora criada por uma mãe religiosa e bastante rígida que não entendia o seu desejo de exprimir mais da vida. Por meio de memórias arrebatadoras que a encaminham para o encontro com a mãe biológica, ela conta sobre sua infância difícil, a influência da literatura e o esforço diário de superar o próprio passado. Do início ao fim, a adoção é a tônica de sua trajetória.


Copiar
Compartilhar
O filho de mil homens 2016 A capa do livro 'O filho de mil homens'.

Crisóstomo é um pescador que, no auge dos seus quarenta anos, decide ir atrás de tudo aquilo que lhe falta na vida. A primeira delas: um filho. Encontra em Camilo, o órfão de uma anã, a possibilidade de construir uma família e preencher o buraco em sua trajetória. O autor Valter Hugo Mãe utiliza personagens extremamente autênticos para conduzir o leitor por uma história sensível e cheia de esperança. Cada parte parece se completar no todo: o homem que quer ser pai e a criança que precisa de um…

Saiba mais sobre o Dia Nacional da Adoção
Copiar
Compartilhar
Construindo vínculo entre pais e filhos adotivos 2011 A capa do livro 'Construindo vínculo entre pais e filhos adotivos'.

A especialista Maria Salete Abrão traz um olhar psicanalista para o processo de adoção. Com quatro casos clínicos, dois deles contados sob o viés das crianças adotadas e dois deles sob o ponto de vista dos pais adotivos, a autora explica os desafios, muitas vezes impensáveis, de adotar alguém. O cuidado com a saúde mental dos envolvidos é uma preocupação constante, oferecendo ao leitor recursos para lidar com as dificuldades da adoção da forma mais adequada possível.


Copiar
Compartilhar
 
O dia em que fiquei sabendo 2004 A capa do livro 'O dia em que fiquei sabendo'.

Explicar para uma criança que ela é adotada pode ser uma tarefa extremamente delicada. Mas e se os pais receberem uma ajudinha da literatura? Esse livro infantil, escrito por Alcy Bel Linares, é voltado para os pequenos de 6 a 8 anos. Ele mostra, de uma forma sensível e extremamente visual, como funciona o processo adotivo — etapa por etapa. Assim, tanto os pais quanto os educadores conseguem explicar como a adoção anda lado a lado com o amor.

Confira lindas mensagens para filhos adotados
Copiar
Compartilhar
Guia de Adoção - No Jurídico, no Social, no Psicológico e na Família 2014 A capa do livro 'Guia de Adoção - No Jurídico, no Social, no Psicológico e na Família'.

Uma coisa é certa: para adotar, não basta só querer. São vários os trâmites que envolvem a adoção de uma criança ou adolescente — não apenas no âmbito jurídico, mas também social, psicológico e familiar. Neste livro escrito por Solange Diuana e Cynthia Ladvocat, além da participação de diversos especialistas de referência, o indivíduo que deseja entrar no processo pode ter uma visão mais ampla de todas as etapas que vêm antes da tão sonhada adoção.


Copiar
Compartilhar
Pós-adoção: depois que o filho chegar. Halia Pauliv de Souza. Juruá Editora 2015 A capa do livro 'Pós-adoção: depois que o filho chegar'.

E depois de passar por todo o longo e demorado processo adotivo, quando a criança ou o adolescente finalmente está em casa, qual é o próximo passo? A conquista é envolvida por muita felicidade, mas como lidar com a adaptação da nova vida familiar? A obra, escrita por Hália Pauliv de Souza e José Ernani de Carvalho Pacheco, propõe-se, pela primeira vez, a analisar o que é preciso fazer nessa etapa para alcançar o sucesso adotivo.


Copiar
Compartilhar
Irmão negro 2003 A capa do livro 'Irmão negro'.

Na obra de Walcyr Carrasco, o personagem Leo, um garoto loiro de olhos claros, é surpreendido pelos pais com a chegada de um irmão. O novo integrante da família, porém, vem de longe e tem a pele negra como a noite. Em meio ao choque e à confusão, Leo precisa integrar Sérgio a uma cidade marcada pela violência e por preconceitos. Essa é uma história para jovens maiores de 13 anos que envolve questões delicadas da sociedade atual, como a adoção e o racismo.

Reflita sobre o amor de família que vai além do sangue
Copiar
Compartilhar
fechar