Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Filmes para repensar a educação

O que você acha sobre o método de ensino utilizado pelas escolas públicas e particulares do Brasil? Já pensou muito sobre o assunto antes de matricular seus filhos em alguma delas? Nós te ajudamos com isso e separamos alguns filmes que irão mudar a sua perspectiva.

Quando sinto que já sei 2014

Por que todas as aulas tem, basicamente, o mesmo formato? E por que não mudá-las? "Quando sinto que já sei" mostra escolas que mudaram os paradigmas, que se abriram para as comunidades. Os diretores do filme investigaram iniciativas em oito cidades brasileiras e colheram depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais. O projeto é brasileiro e foi custeado por meio de financiamento coletivo.


Copiar
Compartilhar
Pro dia nascer feliz 2006

"Pro dia nascer feliz" mostra o que um adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. O projeto envolve Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.


Copiar
Compartilhar
Paulo Freire - Contemporâneo 2006

O filme "Paulo Freire - Contemporâneo" baseia-se na crença de que é possível mudar o mundo e apresenta um processo revolucionário de educação: um projeto de alfabetização de adultos. Ele envolve entrevistas com familiares, pedagogos e o próprio Paulo Freire.


Copiar
Compartilhar
Tarja branca 2014

O direito de brincar é o tema principal deste documentário. "Tarja branca" aborda o conceito de espírito lúdico e convida para a reflexão do desenvolvimento e comportamento do homem adulto, a partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes.


Copiar
Compartilhar
Mitã 2013

Uma poética da infância inspirada pelos pensamentos de Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, o filme "Mitã" traz educação, espiritualidade, tradição e cultura da criança se misturam na narrativa. O longa é uma produção brasileira.


Copiar
Compartilhar
Você também vai gostar:

Filmes cult para o fim de semana

Filmes para refletir sobre a vida

Os filmes mais marcantes dos anos 2000

Filmes sobre autoconhecimento

Veja mais sobre filmes!


Copiar
Compartilhar
A educação proibida 2012

"A educação proibida" é um filme que discute a educação e os valores que sustentam o sistema de ensino tradicional, que vemos atualmente. Uma pesquisa foi feita em 8 países da América Latina e apresenta alternativas educacionais, conta também com mais de 90 educadores entrevistas. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva e tem licenças livres que permitem e incentivam sua cópia para reproduções, portanto é uma ótima opção para assistir.


Copiar
Compartilhar
 
Além da sala de aula 2011

Baseado em fatos reais, "Além da sala de aula" conta a história de uma professora recém-formada de 24 anos de idade que supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças sem-teto dos Estados Unidos, em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.


Copiar
Compartilhar
Sementes do nosso quintal 2012

"Sementes do nosso quintal" mostra o cotidiano de uma escola diferente das "normais", a Te-Arte, que ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. O foco está no inovador estímulo da criatividade infantil, e na trajetória da idealizadora do projeto, Thereza Soares Pagani.


Copiar
Compartilhar
Quando tudo começa 1999

O filme "Quando tudo começa" retrata a vida de um profissional da educação, tanto no ambiente de trabalho, como docente, e vida familiar. E, em meio à miséria e indiferença do governo francês, o professor protesta contra as políticas sociais do país, além de se envolver com as situações vividas pelas famílias de seus alunos.


Copiar
Compartilhar
Entre os muros da escola 2008

François Marin é um professor de língua francesa em uma escola de ensino médio na periferia de Paris. François busca formas de se aproximar de seus estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, que interpreta o protagonista do filme.


Copiar
Compartilhar
fechar