10 Filmes para repensar a educação
O que você acha sobre o método de ensino utilizado pelas escolas públicas e particulares do Brasil? Já pensou muito sobre o assunto antes de matricular seus filhos em alguma delas? Nós te ajudamos com isso e separamos alguns filmes que irão mudar a sua perspectiva.
Você também vai gostar:Filmes cult para o fim de semana
Filmes para refletir sobre a vida
Os filmes mais marcantes dos anos 2000
Filmes sobre autoconhecimento
Veja mais sobre filmes!
CopiarCompartilhar
Quando sinto que já sei 2014Por que todas as aulas tem, basicamente, o mesmo formato? E por que não mudá-las? "Quando sinto que já sei" mostra escolas que mudaram os paradigmas, que se abriram para as comunidades. Os diretores do filme investigaram iniciativas em oito cidades brasileiras e colheram depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais. O projeto é brasileiro e foi custeado por meio de financiamento coletivo.
CopiarCompartilhar
Pro dia nascer feliz 2006"Pro dia nascer feliz" mostra o que um adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. O projeto envolve Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
CopiarCompartilhar
Paulo Freire - Contemporâneo 2006O filme "Paulo Freire - Contemporâneo" baseia-se na crença de que é possível mudar o mundo e apresenta um processo revolucionário de educação: um projeto de alfabetização de adultos. Ele envolve entrevistas com familiares, pedagogos e o próprio Paulo Freire.
CopiarCompartilhar
Tarja branca 2014O direito de brincar é o tema principal deste documentário. "Tarja branca" aborda o conceito de espírito lúdico e convida para a reflexão do desenvolvimento e comportamento do homem adulto, a partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes.
CopiarCompartilhar
Mitã 2013Uma poética da infância inspirada pelos pensamentos de Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, o filme "Mitã" traz educação, espiritualidade, tradição e cultura da criança se misturam na narrativa. O longa é uma produção brasileira.
CopiarCompartilhar
A educação proibida 2012"A educação proibida" é um filme que discute a educação e os valores que sustentam o sistema de ensino tradicional, que vemos atualmente. Uma pesquisa foi feita em 8 países da América Latina e apresenta alternativas educacionais, conta também com mais de 90 educadores entrevistas. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva e tem licenças livres que permitem e incentivam sua cópia para reproduções, portanto é uma ótima opção para assistir.
CopiarCompartilhar
Além da sala de aula 2011Baseado em fatos reais, "Além da sala de aula" conta a história de uma professora recém-formada de 24 anos de idade que supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças sem-teto dos Estados Unidos, em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.
CopiarCompartilhar
Sementes do nosso quintal 2012"Sementes do nosso quintal" mostra o cotidiano de uma escola diferente das "normais", a Te-Arte, que ensina as crianças de forma lúdica, com brincadeiras, sem separação de idades, e em contato com a natureza e com os animais. O foco está no inovador estímulo da criatividade infantil, e na trajetória da idealizadora do projeto, Thereza Soares Pagani.
CopiarCompartilhar
Quando tudo começa 1999O filme "Quando tudo começa" retrata a vida de um profissional da educação, tanto no ambiente de trabalho, como docente, e vida familiar. E, em meio à miséria e indiferença do governo francês, o professor protesta contra as políticas sociais do país, além de se envolver com as situações vividas pelas famílias de seus alunos.
CopiarCompartilhar
Entre os muros da escola 2008François Marin é um professor de língua francesa em uma escola de ensino médio na periferia de Paris. François busca formas de se aproximar de seus estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, que interpreta o protagonista do filme.
CopiarCompartilhar