Frases de membros da ABL 4
Fundada por escritores como Machado de Assis, Olavo Bilac e Graça Aranha, a Academia Brasileira de Letras é uma instituição literária que reúne os grandes nomes da nossa literatura. Confira frases dos escritores que integram a ABL.
Cadeira 6, Fundador Teixeira de MeloHei de abafar o coração no peito!
Hás de mesmo pensar que te esqueci!
Mas não hei de sofrer os teus sarcasmos,
Embora eu me votasse inteiro a ti.
CopiarCompartilhar
Cadeira 36, Patrono Teófilo DiasTu viste a populaça, amarelenta e nua,
No lodo da miséria exausta se arrastando;
Um prostíbulo infame aberto em cada rua;
A embriaguez a rir; crianças soluçando;
O poder apoiando as pontas das espadas
Ao corpo social que verga-se ao grilhão,
E nota espavorido as fauces esfaimadas
Que o fitam, do canhão.
CopiarCompartilhar
Cadeira 17, Posição 3 Roquette-PintoA mestiçagem deu o jagunço; o jagunço não é mameluco, filho de índio e branco. Euclides estudou-o na Bahia; pois Bahia e Minas são os dois Estados da União em que mais se espalhou o africano.
CopiarCompartilhar
Cadeira 39, Posição 4 Rodolfo GarciaPara a facilidade dos carregamentos se criaram as feitorias, onde se juntava o pau e mais mercadorias que deviam ser embarcadas.
CopiarCompartilhar
Cadeira 38, Patrono Tobias BarretoToda a filosofia até o aparecimento de Kant, como ensina Schopenhauer, não passou de um sonho estéril de falsidade e servilismo intelectual, do qual os novos tempos só se libertaram pelo grado partido da Crítica da Razão Pura.
CopiarCompartilhar
Cadeira 37, Patrono Tomás Antônio GonzagaEu, Marília não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado;
de tosco trato, de expressões grosseiro.
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto;
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite,
e mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
CopiarCompartilhar
Cadeira 12, Fundador Urbano DuarteOs raios solares nos castigavam o rosto, incompletamente abrigados pelos improvisados cobre-cabeças.
CopiarCompartilhar
Cadeira 7, Fundador Valentim MagalhãesAí terminaram, por fim, as torturas inenarráveis do ineditismo; terminaram as lutas, os labores, as angústias inominadas de autor in partibus: o cérebro atulhado de livros imortais... e nenhum na rua!
CopiarCompartilhar
Cadeira 32, Posição 3 Viriato CorreiaLá de dentro do quartel mandam-lhe dizer que a metralhadora que o governo ali colocara para combater a sublevação, está às suas ordens. Pouco depois o chefe do movimento conferencia com o brigadeiro Almeida Barreto, que volta a colocar-se à frente das forças do governo. Ordena ao tenente coronel Silva Telles que suba ao quartel para intimar o ministério, que lá dentro está reunido, a abandonar o seu posto. Minutos mais tarde Floriano Peixoto vem conferenciar com o marechal revolucionário.
CopiarCompartilhar
Cadeira 4, Posição 3 Vianna MoogO que temos a fazer é separar o Rio Grande afirma o promotor, olhos postos no prefeito como a pedir aprovação. E como visse que o chefe aprovava com a cabeça, acrescentou: O Norte é o peso morto do Brasil: só dá seca, impaludismo e febre amarela. Mas lembrando-se de que Geraldo era amazonense, procurou suavizar: Aqui o amigo não repare. Que diabo! Já come churrasco e toma chimarrão.
CopiarCompartilhar
Cadeira 29, Posição 2 Vicente de CarvalhoBranca vela errante, branca vela errante,
Como a noite é clara! como o céu é lindo!
Leva-me contigo pelo mar... Adiante!
Leva-me contigo até mais longe, a essa
Fímbria do horizonte onde te vais sumindo
E onde acaba o mar e de onde o céu começa...
CopiarCompartilhar
Cadeira 40, Patrono Visconde do Rio BrancoNós esperamos que os fluminenses que sem esse edificante exemplo outrora procederam tão cavalheira e generosamente para com a família do Dr. Otaviano da Rosa, agora não ficarão aquém da fraternidade e gratidão dos franceses.
CopiarCompartilhar
Cadeira 37, Fundador Silva RamosAqui, nesta Veneza americana, quem quiser divagar, por noites de luar, o instrumento de que se deve munir não é o mandolim, é o apito. E isto porque os legisladores provinciais têm da lua esta elevada compreensão: que ela foi criada com o fim meramente econômico de evitar aos municípios grandes dispêndios de luz, e, em virtude desta idéia conspícua, estabelecem e determinam que a cidade se abstenha de dar-se ao luxo de uma iluminação, em noites de luar.
CopiarCompartilhar
Cadeira 12, Posição 3 Vítor VianaA elite brasileira venceu a crise de confiança. Nas novas gerações se nota a reação salutar a que aludimos. Esse mal terrível de cepticismo, que gera a covardia intelectual, que arruína a coragem sadia de pensar para agir e restringe a capacidade mental na compreensão para rir, apontou sempre os vícios fundamentais da climatologia e da raça como as condições esmagadoras da nossa inferioridade.
CopiarCompartilhar
Cadeira 28, Posição 2 Xavier MarquesJana se havia acomodado numa caixa de mantimentos, e de frente para o pescador, que governava recostado à popa, ia relatando as peripécias e os casos banais da sua vida na cidade, com acentos de mágoa longamente padecida.
CopiarCompartilhar
Cadeira 23, Posição 6 Zélia GattaiChego à vossa ilustre companhia, talvez trazida por uma estrela. Venho para ocupar com orgulho e, sobretudo, com humildade, a Cadeira que foi, durante 40 anos, de Jorge Amado, Cadeira que tem como fundador Machado de Assis e cujo patrono é José de Alencar. Três escritores da minha paixão, escritores da maior grandeza que tiveram, cada qual com seu estilo, o poder de transportar-me em mundos de magia, na emoção da leitura de seus livros a embalar meus sonhos, fazendo-me descobrir a beleza e as maldades da vida.
CopiarCompartilhar
Cadeira 10, Atual Rosiska Darcy de OliveiraO feminino hoje é desordem, paradoxalmente organizadora.
CopiarCompartilhar
Cadeira 35, Fundador Rodrigo OctavioPode-se afirmar que o prestígio e o sucesso da Academia Brasileira eram a grande preocupação do Mestre. Machado não era um homem sociável, era mesmo de difícil familiaridade. Finamente polido, atencioso para com toda a gente, tinha ele, entretanto, um muito limitado círculo de relações de visita, e essas mesmas, confinadas no seu bairro, dentro de um pequeno raio da casa em que, por tantos anos, viveu.
CopiarCompartilhar
Cadeira 35, Posição 2 Rodrigo Octavio FilhoO fato é que durante certos períodos a literatura se estabiliza. Por isso pensam que ela quer se tornar acadêmica e que tudo que é acadêmico deve ser destruído, para que novos movimentos sejam impulsionados. Pura ilusão. Nada menos estático do que uma Academia. A nossa, a brasileira, por exemplo, guarda, mas não destrói.
CopiarCompartilhar
Cadeira 10, Fundador Rui BarbosaUma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a própria queda.
CopiarCompartilhar
Cadeira 24, Atual Sábato MagaldiO que faz o público ir ou não ao teatro não é a crítica, mas o boca-a-boca.
CopiarCompartilhar
Cadeira 38, Posição 2 Santos DumontAs invenções são, sobretudo, resultado de um trabalho teimoso.
CopiarCompartilhar
Cadeira 20, Fundador Salvador de MendonçaEstrela d`alva, protetora estrela,
Rasga o véu que procura inda escondê-la,
Torna a guiá-la, estrela do futuro!
CopiarCompartilhar
Cadeira 7, Posição 8 Sergio Corrêa da CostaNão tem o menor fundamento a alegação de que D. Pedro perdeu os direitos de cidadão por ter violado o § 2° artigo 7° da Constituição quando empregou-se no serviço do país a que primeiro pertencera, sem a necessária licença.
CopiarCompartilhar
Cadeira 13, Atual Sergio Paulo RouanetEstou muito curioso em saber o que vocês têm a ganhar conversando comigo, pois sou um amador em psicanálise. Tenho algum conhecimento teórico geral, mas sou basicamente um ensaísta.
CopiarCompartilhar
Cadeira 19, Posição 2 Silvério Gomes Pimenta, DomInstava a partida, e não pouco embaraçados se viam os dois peregrinos, por nada terem absolutamente, e exigir a jornada inevitáveis despesas.
CopiarCompartilhar
Cadeira 17, Fundador Sílvio RomeroA inveja vem a ser assim o incentivo que dirige o crítico no Brasil!
CopiarCompartilhar
Cadeira 32, Atual Zuenir VenturaJornalismo e literatura são irmãos que nasceram muito diferentes e que hoje são mais parecidos do que nunca.
CopiarCompartilhar
Cadeira 13, Posição 4 Sousa BandeiraEntre as tradições convencionais que nos legou a antiguidade, figura o uso de consagrar a memória dos grandes homens por meio de estátuas erigidas nas praças públicas.
CopiarCompartilhar
Cadeira 13, Fundador Visconde de TaunayAo norte, do lado de Mato Grosso, eram as operações infinitamente mais difíceis, não só porque ocorriam a milhares de quilômetros do litoral atlântico, onde se concentram todos os recursos do Brasil, como ainda por causa das inundações do rio Paraguai, que, cortando na parte superior do curso terras baixas e planas, transborda anualmente, a submergir então regiões extensíssimas. Consistia o plano de ataque mais natural em subir as águas do Paraguai, do lado da Argentina, até o coração da república inimiga e, do Brasil, descê-las a partir de Cuiabá, a capital mato-grossense que os paraguaios não haviam ocupado.
CopiarCompartilhar
Cadeira 34, Patrono Sousa CaldasÓ homem, que fizeste? tudo brada:
Tua antiga grandeza
De todos se eclipsou; a paz doirada,
A liberdade com ferros se vê presa,
E a pálida tristeza
Eu teu rosto esparzida desfigura
De Deus, que te criou, a imagem pura.
CopiarCompartilhar
Cadeira 2, Atual Tarcísio PadilhaOs anos fluem vertiginosamente, os cabelos ganham tons de prata ou mesmo embranquecem como as neves. A biografia se abre para o reconhecimento do que cuidam havermos feito ou simplesmente buscamos aconchego no convívio com nossos pares em academias e instituições culturais similares.
CopiarCompartilhar
Cadeira 35, Patrono Tavares BastosDemais, meu amigo, assim como há vocações nos indivíduos, assim existem gênios ou tendências especiais em cada povo, segundo os climas, os pontos do globo, os graus de civilização, causas seculares, tradições de raça.
CopiarCompartilhar