Frases de autoras negras
O racismo e o machismo são duas formas de opressão que caminham de mãos dadas e que afetam de forma violenta as mulheres negras, definindo como a vida delas será e os desafios que vão enfrentar enquanto tentam ser entendidas como humanas. Por causa disso, elas não têm a oportunidade de ocupar determinados espaços na sociedade, e um deles é a literatura. Quantas vezes você leu algo que tivesse sido escrito por uma mulher negra? Faça esse exercício de reflexão enquanto lê frases de autoras negras que vão mudar a sua forma de olhar para o mundo, para a sua ação na comunidade e para a importância de combater o racismo!
Por que ler autoras negras?A literatura que recebe mais atenção no mundo é a produzida por homens brancos. Como eles estão em uma posição de poder na sociedade, consideram que é interessante o que eles têm a dizer. No entanto eles não são os únicos com pensamentos e sentimentos. É essencial conhecer o que mulheres negras escrevem, pois isso nos ajuda a descolonizar nossa forma de ver o mundo e a ouvir o que elas dizem há muito tempo sobre o que vivem, pensam e sentem.
Entenda que as vidas negras importam e se posicione
CopiarCompartilhar
A voz de todas Conceição Evaristo, em “Vozes-mulheres”“A voz de minha filha recolhe todas as nossas vozes, recolhe em si as vozes mudas caladas engasgadas nas gargantas. A voz de minha filha recolhe em si a fala e o ato. O ontem
– o hoje –, o agora. Na voz de minha filha se fará ouvir a ressonância, o eco da vida-liberdade.”
Às mulheres pretas é negado o direito de ser ouvidas. Mas elas não deixam de dizer, de sentir, de se manifestar. Toda a ancestralidade que uma mulher preta carrega traduz as histórias que viveu e a esperança de que as próximas gerações terão mais espaço para lutar por aquilo que é justo.
CopiarCompartilhar
Empodere-se com esta playlist!Nos dias de hoje, para sermos capazes de revolucionar o mundo, precisamos andar de mãos dadas! E, para darmos força uma para a outra, em primeiro lugar é preciso nos empoderarmos: nada melhor do que músicas que traduzam todo este poder feminino, não é mesmo? Confira nossa seleção de músicas sobre o assunto que contém diversos hits de cantoras negras!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Uma mulher que luta Mel Duarte, em “Menina Melanina”“Preta: mulher bonita é a que vai à luta! Que tem opinião própria e não se assusta quando a milésima pessoa aponta para o seu cabelo e ri dizendo que ele está ‘em pé’. E a ignorância dessa coitada não a permite ver… Em pé, armado, foda-se! Que seja! Pra mim é imponência! Porque cabelo de negro não é só resistente, é resistência.”
Traduza o orgulho que você sente por ser negro
O cabelo crespo das mulheres pretas tem sido alvo de preconceito durante toda a história, porém é a partir do empoderamento dessa característica tão maravilhosa e ancestral que elas mostram ao mundo que se aceitam da cabeça aos pés, e que não se intimidam com o racismo alheio.
CopiarCompartilhar
Um processo de descoberta Ryane Leão, em “Tudo nela brilha e queima”“Que ideia mais estúpida achar que é melhor sentir dor a não sentir nada. Elevamos o sentir a níveis tão errados, que preferimos atear fogo em nós mesmas a conviver com nossos vazios.”
Uma mulher é capaz de se autodestruir com ações, com pensamentos e com palavras, porque teme a incerteza sobre a vida, mas, num processo de descoberta, entendemos que não precisamos nos preencher a todo momento, e que nem todos os sentimentos devem se manifestar nas nossas vidas.
CopiarCompartilhar
A que precisa ser ouvida Paulina Chiziane, em “Niketche”“Cerramos as nossas bocas e as nossas almas. Por acaso temos direito à palavra? E por mais que a tivéssemos, de que valeria? Voz de mulher serve para embalar as crianças ao anoitecer. Palavra de mulher não merece crédito. Mulher tem língua comprida, de serpente. Mulher deve ouvir, cumprir, obedecer.”
As mulheres são entendidas como acessórios para outra pessoa. Não são vistas como seres independentes e autônomos, com as próprias verdades e sentimentos a serem traduzidos. Elas não são ouvidas, elas devem ouvir. Para vencer tudo isso, devemos nos colocar como espectadores dessas vozes.
CopiarCompartilhar
A diferença entre os homens Noémia de Souza, em “Sangue negro”“Ensinaram-lhe na missão, quando era pequenino: ‘Somos todos filhos de Deus; cada Homem é irmão doutro Homem!’. E então, uma vez, inocentemente, olhou para um Homem e disse ‘Irmão…’. Mas o Homem pálido fulminou-o duramente com seus olhos cheios de ódio e respondeu-lhe: ‘Negro’.”
Conscientize-se sobre o racismo com frases reflexivas
Quando se diz que todas as pessoas são iguais, ignora-se as diferenças significativas que existem entre elas. Lutar pela igualdade é mostrar que a diferença da cor da pele existe, mas que ela não deve determinar a vida de uma pessoa.
CopiarCompartilhar
O processo de envelhecer Alice Walker, em “A cor púrpura”“Minha pele é escura. Meu nariz é apenas um nariz. Meu lábio é só um lábio. Meu corpo é só um corpo de mulher passando pelas mudança da idade. Nada especial aqui para alguém amar. Nada de cabelos enrolados cor-de-mel, nada de bonitinho. Nada novo ou jovem. Mas meu coração deve ser novo e jovem, pois parece que ele floresce com a vida.”
Uma mulher negra só é desejada enquanto ela é jovem e pode ser sexualizada. Não é querida para relacionamentos amorosos ou envolvimentos duradouros. Quando envelhece, tudo se torna ainda pior. Mas, desde que ela seja capaz de se amar, de se conhecer e de ter forças para lutar, viverá para sempre.
CopiarCompartilhar
Uma nova consciência Bell Hooks, em “Não serei eu mulher?”“Fiquei incomodada pela insistência das mulheres brancas liberacionistas, para quem a raça e o sexo eram duas questões separadas. A minha experiência de vida mostrou-me que as duas questões são inseparáveis; que, no momento do meu nascimento, dois fatores determinaram o meu destino: ter nascido negra e ter nascido mulher.”
As mulheres feministas, que lutam pela equidade entre os gêneros, não podem se esquecer de que o racismo e o machismo caminham juntos. Mulheres pretas e homens pretos são oprimidos, e mais oprimidos do que as mulheres brancas. É preciso entender essa realidade e adotar uma nova consciência.
CopiarCompartilhar
Mulheres poderosas Chimamanda Ngozi Adichie, em “Sejamos todos feministas”“Se uma mulher tem poder, por que é que é preciso disfarçar que tem poder? Mas a triste verdade é que o nosso mundo está cheio de homens e de mulheres que não gostam de mulheres poderosas. Fomos tão condicionados a pensar no poder como masculino, que uma mulher poderosa é considerada uma aberração.”
Inspire-se com os pensamentos de Nátaly Neri
As mulheres poderosas estão em todas as partes do mundo, mas na maioria das vezes são vistas como arrogantes, mandonas ou prepotentes. É preciso reconhecer o impacto dessas mulheres no mundo e o fato de que elas lutam por seus objetivos, assim como tantas outras pessoas.
CopiarCompartilhar
Dor compartilhada Jenyffer Nascimento, em “Dor amor”“O primeiro homem negro que amei não sabia que era negro, mas a polícia sabia bem. Tirando os beijos trocados na porta da escola, demonstração de afeto, coisa rara, revolta era o sentimento mais comum. A maneira de dividir a dor, de dividir a cor.”
Quando duas pessoas negras se encontram, elas se reconhecem. Entendem a história e a trajetória que traçaram até aquele momento, compreendem a dor que compartilham. É dessa união que vem a força para mudar a sociedade, para fazer a revolução e para acabar com o racismo.
CopiarCompartilhar
União e revolução Angela Davis, em “Mulheres, cultura e política”“Precisamos nos esforçar para ‘erguer-nos enquanto subimos’. Em outras palavras, devemos subir de modo a garantir que todas as nossas irmãs [e todos os nossos] irmãos subam conosco.”
Se nós queremos ver uma mudança real na sociedade, precisamos enxergar mais do que nossos umbigos. É preciso lutar para que as outras pessoas tenham as mesmas oportunidades que nós e façam parte das nossas conquistas. Só assim teremos uma verdadeira revolução.
CopiarCompartilhar
O próprio lugar no mundo Maya Angelou, em “Mulher fenomenal”“Agora você percebe porque não me curvo, não grito, não me exalto, nem sou de falar alto. Quando você me vir passar, orgulhe-se o seu olhar. Eu digo: é a batida do meu salto, o balanço do meu cabelo, a palma da minha mão, a necessidade do meu desvelo, porque eu sou mulher de um jeito fenomenal. Mulher fenomenal: assim sou eu.”
Celebre o Dia da Consciência Negra com mensagens
Se uma mulher reconhece a força que tem, sabe de tudo que é capaz e não aceita menos do que merece, o mundo todo passará a enxergá-la de um jeito diferente. Ela não vai se calar, não vai se rebaixar e vai saber exatamente qual é o seu lugar na sociedade.
CopiarCompartilhar
Sujeito da própria história Djamila Ribeiro, em “O que é lugar de fala?”“Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la. Como negra, não quero mais ser objeto de estudo, e sim o sujeito da pesquisa.”
As mulheres negras só são vistas pela sociedade quando as pessoas querem que elas façam algo para outrem. São entendidas como objetos de desejos e funções, sem terem direito a viver a própria história, a contarem quem são pelas suas vozes. Está mais do que na hora de mudar isso.
CopiarCompartilhar
Uma vida preta Carolina Maria de Jesus, em “Quarto de despejo”“A vida é igual um livro. Só depois de ter lido é que sabemos o que encerra. E nós quando estamos no fim da vida é que sabemos como a nossa vida decorreu. A minha, até aqui, tem sido preta. Preta é a minha pele. Preto é o lugar onde eu moro.”
A experiência de vida de uma mulher preta só pode ser dita por ela mesma. Os preconceitos que essas mulheres sofrem moldam suas vidas, de forma que oportunidades deixam de ser oferecidas em razão de serem mulheres e pretas, mas é na cor da pele e no gênero que elas encontram forças para enfrentar o mundo.
CopiarCompartilhar
Desesperança Jarid Arraes, em “Uma mulher pergunta”“Há tardes e pequenos espaços de tempo em que uma mulher pergunta: de que adianta se as mãos dos homens dirigem o metrô e os ônibus, os carros blindados, as motos que serpenteiam entre corredores breves? Se as mãos dos homens assinam os papéis e carimbam, autorizam o prontuário, a entrada e a saída do corpo, o reconhecimento dos órgãos doados?”
Aprenda mais sobre feminismo negro e mude
Olhando para a forma como o mundo funciona, muitas mulheres podem se questionar sobre o objetivo da luta e da vida. De que adianta tanto esforço se ainda são os homens que controlam o mundo? Todos os dias é preciso vencer a desesperança e unir forças para mudar a sociedade, para revolucionar.
CopiarCompartilhar