Frases de inspiração por professores de filmes e livros
Tem sempre um personagem que mexe com o nosso coração nas telonas e nos livros, ainda mais quando são inspiradores. Não seria diferente com os professores! Separamos algumas grandes frases dos professores mais queridos da ficção para te motivar.
Carpe diem John Keating“Aproveitem o dia, rapazes. Tornem as vidas de vocês extraordinárias.”
Frases dos filmes mais românticos desse Brasil!
No filme Sociedade dos Poetas Mortos, o professor John Keating, interpretado por Robin Williams, em uma aula de literatura exorta os alunos a aproveitarem os dias e transformarem suas vidas. A aula é o primeiro passo para uma verdadeira revolução na escola.
CopiarCompartilhar
Livre-arbítrio Dumbledore“São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”.
Em uma das enigmáticas conversas com Harry Potter e seus amigos, Dumbledore compartilha um ensinamento que pode servir de inspiração para todos nós construirmos as pessoas que queremos ser. Boas escolhas fazem boas pessoas e são os pequenos atos diários que mostram ao mundo quem realmente somos.
CopiarCompartilhar
Viver a vida Dumbledore“Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver.”
O que aprendemos com o filme High School Musical?
No primeiro livro da saga Harry Potter, Dumbledore faz um alerta a Harry, maravilhado com os poderes de um espelho mágico, sobre a importância de não esquecer a vida em detrimento dos sonhos. Podemos também aprender com este conselho e, pensando no amanhã, não deixar de viver o hoje.
CopiarCompartilhar
Construção coletiva Rainer Wenger“Vocês devem se interrogar: o que devem fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais.”
O filme alemão A Onda, baseado em fatos, trata de uma experiência educacional que sai do controle e faz pensar sobre a nossa responsabilidade na construção da sociedade que queremos. Em seu discurso final, o professor Wenger ressalta a importância de ter consciência de nossos atos.
CopiarCompartilhar
Resposta certa Katherine Watson“Vamos lá, garotas, não há resposta errada, também não há livros lhes dizendo o que achar, não é tão fácil, não é?”
Em O Sorriso de Monalisa, Julia Roberts vive a professora de arte Katherine Watson, que impacta profundamente as alunas da escola tradicional onde leciona. Para além dos livros, convida as alunas a pensar a arte por si próprias. Em tempos de redes sociais, o alerta dela também serve para os dias de hoje: devemos aprender a pensar por nós mesmos.
CopiarCompartilhar
Crianças são crianças Pierre Hoffman“O coração inteligente de uma criança pode desvendar as profundezas do mundo e dos locais sombrios, mas poderá entender o delicado instante de seu próprio distanciamento?”
Lições de À Procura da Felicidade
No denso filme O Professor Substituto, o ator Laurent Lafitte interpreta Pierre Hoffman, que enfrenta o desafio de substituir um professor em uma escola onde o grupo dominante de alunos despreza os adultos. A reflexão do professor, nos leva também a pensar nas nossas crianças e de quanto é importante ter consciência de que são crianças e precisam da nossa proteção.
CopiarCompartilhar
É preciso acreditar Mark Thackeray“Eu acredito que se deve lutar por aquilo que acredita – desde que tenha certeza de que o que acredita é certo.”
Em um dos filmes mais famosos sobre a profissão do professor, Ao Mestre com Carinho, de 1967, o professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) tornou-se um ícone. Na obra, Mark vira professor por não conseguir colocação como engenheiro, e precisa lidar com alunos desobedientes da periferia de Londres. Com o passar do tempo, torna-se idealista e nos ensina a não abrir mão de nossos sonhos e valores.
CopiarCompartilhar