Frases do filme 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você
Os anos 90 nos presentearam com uma vasta quantidade de filmes que marcaram as fases da vida daqueles que o assistiram. Esse é o caso de "10 Coisas que Eu Odeio em Você", um clássico romance escolar baseado na obra "A Megera Domada", de William Shakespeare. O filme revelou para os Estados Unidos o renomado ator Heath Ledger. A história narra os conflitos de duas jovens adolescentes, ambas filhas de um pai ultraconservador e proibidas de ter qualquer tipo de relacionamento amoroso antes que concluam seus estudos. Porém uma delas está obcecada com a ideia de ter seu primeiro namorado, e para isso, é preciso que sua irmã mais velha, bem mais reclusa a essa ideia, também queira sair com alguém.
ElencoHeath Ledger concorreu com Ashton Kutcher e estreou sua carreira nos Estados Unidos na pele do misterioso Patrick Verona. Anos mais tarde, Ledger viria a receber um Oscar póstumo por sua marcante atuação em “Batman – o Cavaleiro das Trevas”, em que é lembrado por encarnar o palhaço Coringa.
Leia frases do filme o menino do pijama listrado
Também no papel principal, outro nome constante em Hollywood que marcou presença no longa foi Joseph Levitt Gordon, interpretando o apaixonado Cameron James. O ator também marcou presença em outras comédias românticas como “(500) Dias com Ela” e “Como Não Perder Essa Mulher”.
Um ano após o lançamento da obra, a americana Julia Stiles foi indicada e premiada pelo MTV Movie Awards como Revelação Feminina por sua atuação como Kat Stratford.
CopiarCompartilhar
Baseado em Shakespeare“10 Coisas que Eu Odeio em Você” é uma comédia romântica dos anos 90 e um verdadeiro clássico desse gênero. Inspirado na produção shakespeariana “A Megera Domada”, o filme conta a história da bonita e popular Bianca Stratford, que, sendo filha de um médico ultraconservador, é autorizada a ter seu primeiro namorado apenas depois que sua irmã mais velha, a agressiva e temperamental Kat, tiver o seu. Com isso, os pretendentes de Bianca passam a subornar um excêntrico garoto australiano para que Kat se interesse por ele e, finalmente, sua irmã possa namorar também.
CopiarCompartilhar
Seja bem-vindo Michael“São vaqueiros, mas o mais próximo que chegaram de uma vaca foi comendo um hambúrguer.”
Toda escola tem seus grupos de alunos, denominados carinhosamente de “panelinhas”. Apresentando a escola para o novo aluno Cameron James, Michael transita pelos viciados em café, os nerds, os politizados... até disparar uma piada sobre os colegas vestidos de caubói.
CopiarCompartilhar
Gostar e amar Bianca StratfordPara Bianca, uma adolescente proibida de viver o amor, entender as diferentes formas que essa emoção se manifesta acaba sendo um grande passatempo.
“Existe uma diferença entre gostar e amar. Eu gosto muito do meu skechers, mas eu amo minha mochila Prada.”
CopiarCompartilhar
Mais diversidade, por favor Kat StratfordAssumidamente feminista, Kat faz duras críticas à predominância masculina nas obras ensinadas em sala de aula e faz questão de compartilhar seus conhecimentos sobre literatura feminina, citando autoras de diferentes nacionalidades.
“Que tal Sylvia Plath, Charlotte Brontë ou Simone de Beauvoir?”, a jovem sugere.
CopiarCompartilhar
De onde? Bianca Stratford“De onde você é? Do planeta dos fracassados?”
CopiarCompartilhar
Muito mais Cameron JamesNão é novidade que, para uma pessoa apaixonada, os defeitos do pretendente são praticamente impossíveis de se perceber. Michael tenta refutar a ideia de Cameron a respeito de Bianca, dizendo que a garota é insípida, rasa, mas o menino não se convence.
“Tem muito mais coisas nela do que você pensa. Olha só o jeito que ela sorri, olhe os olhos dela. Ela é completamente pura”. Ah, o amor...
CopiarCompartilhar
Duas regras Dr. Walter StratfordDurante toda a trama, pode-se perceber o intenso conservadorismo que permeia a casa dos Stratfords. Aparentemente, o pai de Bianca e Kat é bastante preocupado com a possibilidade de as garotas terem relacionamentos antes da formatura.
Descubra os quinze melhores filmes de terror na netflix
“Quais são as duas regras da casa? Número um: nada de namorar antes de se formar; e número dois: nada de namorar antes de se formar.”
CopiarCompartilhar
Esqueça a antiga regra Dr. Walter StratfordPressionado pela insistência da filha mais nova, o Dr. Stratford finalmente parece ceder.
“A antiga regra está suspensa. Bianca pode namorar quando Kat namorar”. Talvez a primeira regra estivesse mais simples de ser quebrada...
CopiarCompartilhar
Não é terror! Kat StratfordKat é uma garota forte e de opiniões bem delimitadas, o que, frequentemente, acabava por deixar colegas e professores intimidados ou confusos. Expulsa da sala após debater a inexistência de autoras na grade curricular, a menina protesta.
“Manifestar minha opinião não é uma ação de terror.”
E está errada?
CopiarCompartilhar
Ainda há tempo Kat StratfordNem mesmo o próprio pai duvida da personalidade forte da filha mais velha. Questionando a garota sobre ter feito alguém chorar naquele dia, Kat responde, cortante:
“Infelizmente não. Mas são só quatro e meia”. Sempre há tempo, não é mesmo?
CopiarCompartilhar
Conspirações Bianca Stratford“As teorias sobre o porquê são muitas, mas acho que ela é incapaz de uma interação humana.”
Bianca e Cameron estão planejando como fazer Kat apaixonar-se, para que finalmente sua irmã mais nova possa se relacionar com o menino. Mas, muito além de apenas criar planos, é preciso conhecer bem a pessoa com quem se está lidando, e Cam interessa-se pelo passado da futura cunhada. Nem mesmo Bianca é capaz de responder.
CopiarCompartilhar
Coisas mais perigosas Cameron James“As pessoas pulam de aviões, descem montanhas esquiando. Seria como um namoro de alto risco.”
Sempre há uma pessoa disposta a embarcar em um relacionamento com alguém de temperamento complicado. Para alguns, pode ser um desafio. Para outros, uma aventura!
CopiarCompartilhar
Bode expiatório Michael“Precisamos de um suporte. Alguém com grana que seja trouxa.”
Aprenda a fugir de spoilers
Michael arquitetou um plano perfeito para que seu amigo conseguisse conquistar a garota de seus sonhos sem maiores obstáculos. Tudo consistiu em convencer um garoto rico e também interessado em Bianca e deixá-lo imaginar que estava no controle ao subornar alguém para sair com Kat.
CopiarCompartilhar
Maluco MichaelOs boatos foram realmente levados em consideração na escolha do “par perfeito para Kat”. Aparentemente alguém com personalidade tão forte quanto ela.
“Ele vendeu o próprio fígado no mercado negro pra comprar um par de autofalantes.”
CopiarCompartilhar
Coaching Bianca StratfordO amor entre as irmãs Stratford é cultivado, também, em sutis trocas de farpas. Em uma conversa, Bianca tenta aconselhar a irmã a não ser tão dura.
“Você tem muito potencial debaixo de toda essa agressividade.”
CopiarCompartilhar
Motivacional Bianca StratfordPara retribuir os conselhos, Kat decide ser sincera com a irmã mais nova:
“Você não precisa ser o que os outros querem que seja.”
Em resposta, Bianca apenas agradece, dizendo que gosta de ser adorada.
CopiarCompartilhar
Sem sucesso Kat StratfordPatrick Verona precisa honrar o dinheiro que está recebendo para conquistar Kat. Após tentativas falhas em puxar assunto com a menina, ele se queixa da dificuldade estabelecer um diálogo com ela.
“Para-lamas não me excitam muito.”, Kat corta.
CopiarCompartilhar
Controle demais Bianca StratfordHá momentos em que precisamos ser sinceros com aqueles que amamos. Isso não foi diferente com Bianca, que, abalada pela superproteção do pai, defendeu-se:
“Quero que pare de controlar minha vida só porque não consegue controlar a sua.”
CopiarCompartilhar
O que ela tem? Patrick VeronaProcurado por tantos garotos querendo ajuda para conquistar Bianca, Patrick Verona não consegue entender o que há de tão especial na menina.
Compartilhe as melhores lições de michael de eu a patroa e as crianças
“O que essa garota tem? Mamilos com gosto de cerveja?”
CopiarCompartilhar
Só uma festa? Dr. Walter StratfordSempre com comentários exagerados e carregados de sarcasmo, o Sr. Stratford não esconde seu cuidado excessivo com as filhas, privando-as de frequentar festas comuns do colegial.
“É só uma festa, e o inferno é só uma sauna.”
CopiarCompartilhar
Nada além de um escape Kat StratfordKat também não se mostra muito favorável ao clima festivo dos outros jovens de sua idade.
“Essa festa não passa de uma desculpa patética para os idiotas do colégio encherem a cara e esquecerem suas vidas sem sentido dirigidas pelo consumo.”
CopiarCompartilhar
Tudo de que precisamos é ódio Patrick VeronaÀs vezes, o ódio é um sentimento mais palpável que muitos outros. Para alguns, também é extremamente divertido.
“Quem precisa de afeição quando se tem tanto ódio?”, Patrick responde a Kat.
CopiarCompartilhar
Nem tanto assim Kat StratfordKat Stratford parece finalmente estar vulnerável aos encantos de Pat Verona. Porém, claro, sem abandonar sua carapuça fria e ácida.
“Quer saber, não é tão desprezível quanto eu pensava.”
CopiarCompartilhar
Sensatez Cameron James“Só porque você é linda não significa que pode tratar as pessoas como se elas não importassem.”
CopiarCompartilhar
Boa demais pra ser verdade Patrick Verona“Não consigo tirar meus olhos de você.”
Inspire-se com filmes que vão te fazer repensar a vida
Mesmo quem nunca assistiu a “10 Coisas que Eu Odeio em Você” conhece a icônica cena em que Patrick declara seu amor por Kat, encenando um apaixonado musical sob as palavras de “Can’t Take my Eyes off You”. A apresentação foi tão memorável que recebeu indicação como Melhor Sequência Musical no MTV Movie Awards dos anos 2000.
CopiarCompartilhar
Sinceridade Dr. Walter StratfordOs pais também devem ser sinceros com suas proles. Pode não ser fácil, mas isso torna as relações familiares mais simples de se entender. O Sr. Stratford optou por desabafar suas angústias paternas com a filha mais velha.
“Os pais odeiam quando os filhos passam a dirigir as próprias vidas, porque, com isso, nos tornamos espectadores.”
CopiarCompartilhar
Muito forte MichaelPatrick deseja conversar com Kat após um incidente em seu carro e manda um recado por Michael, mas a garota não parece muito aberta ao diálogo.
Voltando com a resposta, o garoto anuncia: “Ela o odeia com a força de mil sóis.”
CopiarCompartilhar
Poema Kat StratfordOutra parte inesquecível do filme é o poema de Kat, que não consegue conter a tristeza por sua decepção amorosa e sai da sala de aula emocionada assim que termina de recitá-lo.
“Eu odeio quando você me faz rir
Ainda mais quando me faz chorar
Eu odeio quando você não está por perto
E o fato de não me ligar
Mas ainda por cima eu odeio que não consigo te odiar
Nem perto,
Nem mesmo um pouco
De jeito nenhum”
CopiarCompartilhar