Frases do filme Laranja Mecânica
Laranja Mecânica é considerado um clássico não apenas na carreira do brilhante diretor Stanley Kubrick (responsável, também, pela direção de "O Iluminado"), como para toda a história da cinematografia. Baseado no livro de Anthony Burgess, a trama trata de uma distopia criminal com não tão sutis toques de realidade. Seu caráter social nos obriga a refletir sobre temas que, muitas vezes, nunca havíamos pensado, como os conceitos de moral, bondade, maldade e outras virtudes fortemente presentes na obra. Separamos aqui frases de Laranja Mecânica que vão te fazer querer ver (ou rever) esse filme!
A obra“Laranja Mecânica” é um filme britânico-americano lançado em 1971 que fora inspirado em um livro homônimo escrito por Anthony Burgess. Abordando assuntos delicados, além da penumbra social que acompanha todo o enredo, traz às telas a história de Alex Delarge, um sociopata apaixonado por música clássica que lidera uma gangue de delinquentes. Seus crimes, considerados ultra violentos, são punidos com um teste chamado “Técnica Ludovico”, que consiste em uma tentativa de condicionamento psicológico, no mínimo, contraditório.
CopiarCompartilhar
Moralidade Alex Delarge“O importante é a escolha moral. O mal tem que existir junto com o bem, para que a escolha moral possa funcionar. A vida é sustentada pela oposição das entidades morais”.
Conheça os melhores curta metragens da disney
Para existir o bem, há de existir também seu extremo oposto. Temos a necessidade de comparar ambos os lados para que saibamos exatamente qual caminho seguir e quais escolhas estamos aptos a fazer, e isso não se mostra diferente no universo distópico de Stanley Kubrick e Anthony Burgess.
CopiarCompartilhar
Muito mais real Alex Delarge“É curioso como as cores do mundo real parecem muito mais reais quando vistas no cinema”
O cinema, muitas vezes, nos faz enxergar pontos que jamais foram percebidos. Aperfeiçoar o olhar crítico se torna prazeroso e, ao mesmo tempo, mais palatável quando se dá ao admirar uma obra de arte.
CopiarCompartilhar
Bem ou mal Alex Delarge“Um homem que escolhe ser mau talvez seja, de algum modo, melhor que um homem a quem o bem foi imposto?”
Veja curiosidades sobre o filme rei leão
Ser bom por necessidade, para muitos, não é ser bom. Nesses casos, é um pensamento egoísta que rege suas boas ações. O direito de escolha remete à racionalidade, a um pensamento prévio que antecede determinadas atitudes e, para Alex, isso pode justificar seu comportamento de alguma forma.
CopiarCompartilhar
Errado Alex Delarge“Eu vejo o que está certo e aprovo, mas faço o que está errado”.
Alex é um adolescente sociopata em ação com outros jovens facilmente manipuláveis e sedentos pela inclusão em algum grupo, tendo o garoto como um líder a ser seguido. Seu senso de bondade está em descrença durante toda a narrativa, mas Delarge sabe reconhecer a existência de virtudes e o erro em seus atos.
CopiarCompartilhar
Espírito de liderança Alex Delarge"Um verdadeiro líder sabe sempre quando se mostrar generoso com os seus subordinados."
Confira frases do filme pantera negra
Como todo sociopata, Alex sabe como manipular seus companheiros de gangue para que acreditem e confiem em sua liderança. Sendo gentil em horas certas, os “subordinados” passam a criar laços mais intensos com seu líder.
CopiarCompartilhar
Virtude Alex Delarge“A virtude vem de nós mesmos. É uma escolha que só a nós pertence”.
A pluralidade contrastante entre o bom e o mau, bem como todo o senso de justiça e moral, é um dos pontos fortes de “Laranja Mecânica”. Será que realmente escolhemos nossas próprias virtudes ou somos condicionados a elas?
CopiarCompartilhar
Desumano Alex Delarge“É tão desumano ser totalmente bom quanto totalmente mau”
Descubra as melhores duplas do cinema
Ao decorrer da trama, Kubrick dá ao espectador uma verdadeira experiência de Técnica Ludovico, assim como faz com Alex. Somos condicionados a pensar sobre temas que, muitas vezes, passam despercebidos. Mesmo tratando-se de uma obra ficcional e distópica, ainda consegue se aproximar com delicadeza da realidade e reorganizar algumas ideias que nos são impostas antes mesmo de estarmos aptos a escolher.
CopiarCompartilhar
O elencoDirigido, adaptado e produzido por Stanley Kubrick (também diretor de O Iluminado), a trama conta com Malcolm McDowell no papel de Alex Delarge, Michael Tarn como Pete, James Marcus como Georgie e Warren Clarke como Dim, todos membros da gangue de Alex. Mick Jagger, vocalista do Rolling Stones, fora cotado para o papel principal, mas Kubrick exigira que McDowell desse vida à Delarge por conta de seu carisma e ódio mistos em seu olhar.
CopiarCompartilhar
Desespero Alex Delarge"Se te deixares levar pelo desespero, não terás forças nos momentos de angústia".
Divirta-se com clássicos da comédia
É necessário que saibamos lidar com nossos sentimentos para que, assim, nosso psicológico se fortaleça. Sobressaindo a racionalidade ao invés do desespero, conseguimos analisar melhor cada situação.
CopiarCompartilhar
Capacidade de escolha Alex Delarge"Quando um homem perde a capacidade de escolher, deixa de ser homem."
A racionalidade é um dos fatores que diferenciam a espécie humana de outras. Portanto, não ser capaz de escolher remete à falta de senso crítico, de razão e, portanto, iguala um homem a qualquer outro ser vivo não racional.
CopiarCompartilhar