Frases de Paola Carosella
Chef de cozinha há mais de 20 anos, Paola Carosella é multipremiada e respeitada no meio gastronômico. Nos últimos tempos se tornou ainda mais conhecida do público, por ser jurada do reality show MasterChef. Atualmente ela comanda o restaurante Arturito e o La Guapa, ambos em São Paulo.
Como começou a cozinhar Paola CarosellaDesde muito pequena eu cozinho ao lado das minhas avós. Comecei a cozinhar muito jovem. Quando eu quis ser cozinheira, que foi no quinto ano da escola [considerado o último ano do colegial na Argentina], escolhi que queria ser cozinheira, mas era muito difícil. Isso foi em 1992, não tinha escola de gastronomia e de jeito nenhum uma mulher seria aceita em um restaurante. Muito decepcionada, comecei a trabalhar como secretária de um advogado amigo da minha mãe e um dia ele me pediu para que eu procurasse um chef para cozinhar para os clientes dele no próprio escritório, porque não queriam sair para restaurante. Aí eu me ofereci.
CopiarCompartilhar
Vida no Brasil Paola CarosellaEu nunca tinha vindo para São Paulo, não imaginava como iria ser, não fazia a mínima ideia do que iria encontrar. Essa cidade assusta qualquer um. De todas cidades onde morei, São Paulo é a menos acolhedora, uma cidade de portas para dentro. Não é uma cidade fácil de andar, de se movimentar. Eu amo São Paulo, mas porque eu moro aqui faz 14 anos, tenho uma filha que frequenta uma escola legal, adoro a doçura dos brasileiros, adoro o jeito que se trata as crianças. Gosto da comida, gosto desse país, do jeito do brasileiro. Não vou voltar para a Argentina por enquanto.
CopiarCompartilhar
Assédio do público Paola CarosellaNão é fácil porque eu sempre fiquei na cozinha, nunca fui uma chef que gostava de andar pelos corredores, sempre fiquei na moita. Obviamente que fico agradecida com o que as pessoas estão fazendo, é uma honra, mas é difícil. Se você quer ser atriz, você espera esse reconhecimento, agora eu sou cozinheira. Não faz parte do pacote quando você escolhe ser cozinheira.
CopiarCompartilhar
Cozinha profissional x MasterChef Paola CarosellaEm um restaurante é um ritmo tenso. Quando o restaurante está bem assentado, tudo funciona e a turma trabalha bem, não tem estresse. Se eu te convido a subir na minha cozinha em um dia de 150 couverts, não voa uma mosca porque funciona. Agora se você mistura pessoas que não se conhecem, que não sabem fazer o trabalho, aí tem muito estresse e o que acontece com o MasterChef, por isso a fórmula é divertida, além de ser um formato que traz coisas muito interessantes.
CopiarCompartilhar
Como uma mulher sem televisão foi parar no MasterChef? Paola CarosellaNunca tive televisão desde que cheguei da Argentina [em 2001]. Saí três vezes para comprar uma depois do programa, mas desisti. Resumindo: hoje tudo é exposição, e eu tenho um trabalho muito na moita. Queria exposição para passar uma mensagem.
CopiarCompartilhar
Musa do MasterChef Paola CarosellaSe você está na TV, tem que ser carne de TV, tem que estar bonita. Não posso falar: 'Vou me vestir como se estivesse no Arturito'. Sugerem macacão e falo: 'Sim, não usaria muito isso, mas tudo bem'. Antes ninguém olhava para mim nas ruas. Acho engraçado [comentários sobre o fato de ser musa], a televisão coloca todo mundo em um pedestal
CopiarCompartilhar
Comportamento dos jurados Paola CarosellaQuando alguém fala que somos perversos fico preocupada, não por achar que estou sendo, sei que não sou. Mas me preocupa muito com o que consideram perverso, o que consideram exigência... Essas pessoas que nos consideram cruéis dariam uma oportunidade dessas para qualquer um? (Sobre a rigidez dos jurados no MasterChef)
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 30 de Outubro
Significado do nome Paola
Não saber lidar com a fama Paola CarosellaConfesso que gera uma certa afliação. É uma coisa nova, que não sei muito como lidar. As pessoas são muito amorosas, só que o MasterChef tem um sucesso que eu não consigo mensurar, então você sai na rua, alguém te pede para fazer uma foto, você vira e tem uma fila. É lindo, mas é estranho de explicar, uma coisa que eu não esperava que acontecesse. Ainda não me acostumei e não sei se quero me acostumar.
CopiarCompartilhar
Cozinheiros de reality show Paola CarosellaSe alguém realmente sente que vai ser a 'grande revelação', não vai para um reality show. Vai trabalhar em um restaurante de verdade, se dedicar à gastronomia. Quem vai para um reality show é 'carne' de reality show.
CopiarCompartilhar
Voltar a cozinhar Paola CarosellaAs pessoas comem mal. Voltar a cozinhar é fundamental para que a sociedade volte a ser mais saudável.
CopiarCompartilhar
Prêmio MasterChef Paola CarosellaÉ uma responsabilidade entregar um prêmio desse ('MasterChef'). Você vai dar para qualquer um ou para aquele que além de cozinhar bem, de ser respeitoso com os outros, de segurar a onda, a pressão e ter uma linguagem própria, não apenas copia receita de livros? Levo meu trabalho a sério, não estou nisso porque acho divertido fazer TV. Não daria o prêmio para qualquer um. Tem muito coitadíssimo neste país, isso me preocupa. Os participantes escolheram estar lá e já sabem a fórmula do programa.
CopiarCompartilhar
Postura como Chef Paola CarosellaSou mais uma professora para os meus cozinheiros do que uma chef de cozinha. Faz parte das minhas características pessoais, gosto de formar equipes em que todos saibam o que estão fazendo e escolham fazer aquilo porque sabem que é melhor. É diferente de apenas dar uma ordem. Estar com os meus cozinheiros em um dia tranquilo, em que possa cozinhar, conversar. Estar dentro do restaurante me dá prazer. É emocionante ver alguém fazer uma coisa perfeita.
CopiarCompartilhar
Como é trabalhar com Fogaça e Jacquin? Paola CarosellaÓbvio que a gente brigou. O [Erick] Jacquin é superdifícil. Ele é um amor de pessoa, mas é muito intransigente. O [Henrique] Fogaça é mais sussa. Mas o Jacquin é muito intransigente. E eu também sou muito intransigente. E nós temos histórias e formações muito diferentes. No fim, acho que funcionou. Para mim, uma das condições para fazer o programa era saber quem eram os outros jurados. Apesar das diferenças, houve uma química, e existiu um grande respeito entre nós.
CopiarCompartilhar
Sempre me considerei uma mulher feia... Paola CarosellaNa cozinha, a gente não anda de cabelo solto, maquiada e ouvindo Beyoncé. Sempre me considerei uma mulher feia, muito alta... Hoje, vejo que tenho uma beleza particular e gosto dela, de mim. Comecei a trabalhar na cozinha aos 18 anos e nessa época não tinha mulheres na cozinha. Precisava demonstrar que era tão macho como os machos. Nunca pus nem tempo, nem energia na minha parte estética. Não podia ser bonita, porque tinha que ser tão cozinheira como os caras.
CopiarCompartilhar
Pelé ou Maradona? Paola CarosellaEu não entendo nada de futebol, mas cresci com o Maradona como ídolo. Ele é um cara repulsivo às vezes, mas tinha um talento que você parava e dizia: “Existe um Deus. Deus baixou nesse corpo e ficou alguns anos”.
CopiarCompartilhar