Frases que você nunca deve dizer ao seu chefe
O mundo corporativo evolui a cada dia, dando espaço à informalidade e a relações cada vez mais autênticas. Entretanto aquelas que dizem respeito à interação chefia-subordinado ainda merecem atenção. No que tange à comunicação, por mais que haja um vínculo de amizade ou de descontração entre as partes, alguns protocolos devem ser seguidos para que se evitem mal-entendidos ou se configurem comportamentos inadequados – por exemplo, desrespeito à hierarquia, fofocas, desmotivação e desinteresse em se desenvolver. Algumas sutilezas, de fato, contribuem para um ambiente harmonioso. Encontre algumas frases que você nunca deve dizer ao seu chefe e faça o seu relacionamento com ele ser produtivo.
Excesso de disponibilidade“O Sr. … (chefe de outra área) veio falar comigo sobre a possibilidade de eu fazer um relatório da área dele. Eu disse que estava disponível. Posso fazer?”
Mesmo que você esteja sem ter o que fazer, não comentar esse fato com pessoas de outras áreas e, principalmente, não se colocar à disposição para fazer atividades alheias ao seu setor é estratégico. Caso alguém precise de algo que você execute com excelência, é necessário falar com o seu superior, porque, se você se comprometer antecipadamente, a não aprovação da sua chefia será malvista. Comprometa-se com a sua chefia.
CopiarCompartilhar
Gestão passada“Na gestão passada, fazíamos dessa forma…”
Reflita sobre a importância das mudanças em nossa vida
Nada pior do que aquele empregado que permanece preso ao passado e não se abre para entender o novo contexto da área ou ainda não acolhe o seu novo superior, sempre buscando uma oportunidade de dizer como era feito na gestão anterior. Esse tempo já é passado, a gestão já é outra. Aceite as mudanças, acolha e apoie a nova gestão.
CopiarCompartilhar
Jornada de trabalho“Meu horário de trabalho é das 8h às 18h (exemplo), não sou obrigado(a) a ficar além do expediente.”
Mesmo que seja absolutamente verdade, há muitas formas de demonstrar a impossibilidade ou o não desejo de ficar além do expediente, sem ser intolerante ou criar um distanciamento da chefia ou impedir que ela acredite poder contar com você. Deixar claro que pretende cumprir horários deve ser feito com diplomacia, todo mundo sabe qual é a jornada de trabalho. Trate a sua chefia com educação e respeito.
CopiarCompartilhar
Conquistando colaboraçãoO “fulano” não colabora para que o meu trabalho seja feito no prazo.”
Conheça os benefícios de trabalhar em equipe
Quando responsabilizamos o outro pelo prazo não cumprido do próprio trabalho, a imagem que permanece é que não temos habilidade suficiente para fazer o colega entender a sua real necessidade (por que será que ele agiu assim?), não demonstramos coleguismo e não conseguimos trabalhar em equipe. E a chefia ainda percebe que não existe uma solução, e sim um problema. Conquiste a colaboração dos seus colegas, adotando uma atitude de trabalho em equipe.
CopiarCompartilhar
Tentativas“Eu já tentei, e não deu certo.”
Por mais que a afirmação seja verdadeira, a sua chefia na verdade espera um resultado positivo, e a forma de mostrar que você prefere adotar algo novo é justamente falando o que pretende fazer diferente, pensando em possibilidades e até levando ideias alternativas, que poderiam resultar no esperado. Leve sua chefia à reflexão conjunta e obtenha apoio para novas ideias.
CopiarCompartilhar
A vida alheia“Você não sabe o que eu descobri sobre fulano!”
Saiba como evitar as fofocas e viva melhor
Mesmo que a fofoca aproxime as pessoas, forme vínculos e fortaleça amizades, ela não é bem aceita no ambiente corporativo e causa desconfiança nas pessoas, principalmente na chefia, porque há uma quebra de confidencialidade e um desvio de objetivos. Ainda que a sua chefia seja muito próxima, tenha uma grande amizade, nunca é de bom tom falar da vida alheia. Mantenha o foco e a confidencialidade sobre as informações a que você tem acesso.
CopiarCompartilhar
Aumento salarial“Todo ano o fulano tem aumento salarial – ele mesmo me fala. Enquanto eu, depois desses anos todos, não tenho. Por quê?”
Pedir aumento salarial à chefia é sempre uma situação controversa, mas com certeza não é adequado fazê-lo referindo-se ao colega que o recebeu, e menos ainda incluindo a questão do tempo de trabalho na empresa. O questionamento à chefia sobre os motivos acaba não sendo necessário, diante dessa falta de tato. Faça o seu trabalho com excelência e perceba a compensação vir em retorno.
CopiarCompartilhar
Aceitar desafios“Não foi para isso que eu fui contratado(a).”
Reflita sobre a beleza de buscar a constante evolução
Desde que não seja algo que fira valores, ética e regras da empresa, mostrar-se disponível para realizar outras atividades além daquelas propostas para o cargo, assumindo os desafios de aprender e conhecer coisas novas é sempre muito bem-visto pela chefia e sinaliza o interesse em se desenvolver. Saia da “caixa” e aceite ampliar seu horizonte profissional.
CopiarCompartilhar
Motivação“É desmotivador perder…”
Se tem algo que abala a sua relação com a chefia, essa coisa é dizer que algo é desmotivador. Por mais que isso seja verdadeiro, as chefias buscam ter empregados comprometidos em suas equipes, e, quando se fala em desmotivação, já se sabe que há uma queda no engajamento. Busque razões para se entusiasmar, demonstre positividade, porque motivar-se também depende da sua resiliência em relação à vida.
CopiarCompartilhar
Feedback“Ninguém reclamou do meu trabalho até agora!”
Descubra como agir diante de uma crítica
Dar e receber feedback são duas das tarefas mais complexas na gestão de pessoas. Mas se sua chefia está apontando uma necessidade de melhoria no seu trabalho, é fundamental refletir a respeito, mesmo que anteriormente tudo tenha ocorrido dentro do esperado. As demandas mudam e pedem outras competências. Aceite o feedback, reflita e busque aprimorar-se.
CopiarCompartilhar