Dicas para se organizar financeiramente
Nossos gastos nunca devem ser maiores do que nossas ambições. Controle-se financeiramente para ter uma vida tranquila e feliz. Mude seus hábitos financeiros.
PrioridadesPare para analisar todos os gastos mensais que você tem. Tanto os fixos quanto os variáveis. Então, separe-os em duas categorias: os essenciais e prioritários e os “dispensáveis” (prioridade menor). Essa divisão vai ajudar a você perceber o que não consegue viver sem e o que não seria tão doloroso assim dispensar de sua vida.
CopiarCompartilhar
Hobby que gera dinheiroSabe aquele passatempo que você tem faz tempo e tem prazer de fazer sempre? Por que não tentar transformá-lo em algo que gere dinheiro? Seja vendendo o que você produz ou dando aulas sobre o que você faz, existem várias formas de ganhar dinheiro com um passatempo.
CopiarCompartilhar
InvestimentosComece a ler livros e sites sobre investimentos. Seja para descobrir uma melhor aplicação para o seu dinheiro ou para aprender a investi-lo em algum projeto que possa te trazer lucro no futuro, a educação financeira é o primeiro passo para você ter riqueza em sua vida.
CopiarCompartilhar
Quite as dívidasUma das piores coisas que existem no mundo são os juros do cartão de crédito. Essa dívida, entre outras que você tenha, deve ser a prioridade no final do mês. Se você já seguiu as outras dicas e está economizando, use o dinheiro que sobrou para pagar as dívidas. Coloque isso como prioridade máxima!
CopiarCompartilhar
PoupeDe todo o dinheiro que você ganha, aprenda a poupar pelo menos 10%. Ter uma reserva de emergência com esse dinheiro é essencial para os gastos imprevistos que podem acontecer em sua vida. Com isso, você não precisará se endividar com o banco nem com ninguém.
CopiarCompartilhar
Hora dos cortesPegue a lista feita a partir da dica acima e comece a cortar os itens que colocou como dispensáveis. Faça uma ordem de quais itens serão mais fáceis de abrir mão. Comece por eles. Não negligencie coisas pequenas! Mesmo as economias de valores baixos, se somadas com outras coisas, ajudam a economizar.
CopiarCompartilhar
Família e amigosConverse sobre dinheiro com as pessoas próximas de você. Sabendo do seu objetivo financeiro, elas podem te ajudar de alguma forma em seus empreendimentos.
CopiarCompartilhar
Guarde o trocoSabe aquele troco que você despreza e aceita em balas ou gasta com qualquer coisa que estiver no balcão do supermercado? Comece a guardar. Todo dinheiro deve ser tratado como valioso, não importa a quantia.
CopiarCompartilhar
Planeje-seDefina metas de quanto de dinheiro você quer ganhar e coloque prazos para conseguir poupá-lo. O planejamento é o maior aliado para você não se perder em gastos desnecessários e manter o foco na sua prosperidade.
CopiarCompartilhar
FutilidadesComece a tomar cuidado com futilidades que se gasta no dia a dia e nem percebe. Seja aquele doce que você parou para comer na rua ou aquele acessório que viu numa loja e não resistiu, não se deixe levar por compras desnecessárias.
CopiarCompartilhar
ReduzaOs gastos que você não puder eliminar imediatamente, comece a reduzir. Por exemplo: não dá para deixar de pagar a conta de energia elétrica, mas você pode reduzir o consumo para ela vir mais barata.
CopiarCompartilhar
DivulgaçãoSe você quer ganhar mais dinheiro, seja com um hobby ou com o seu trabalho formal, aprenda a divulgra o seu trabalho para atrair maiores oportunidades. A internet é uma ótima aliada nesse processo.
CopiarCompartilhar