Frases de Taís Araújo
Primeira atriz negra a protagonizar uma novela na maior emissora do país, Taís Araújo tem quase 20 anos de carreira e coleciona sucessos e personagens memoráveis. Confira aqui algumas das frases e declarações mais importantes da atriz.
Consciência Taís AraújoFui conquistando meu espaço com diplomacia. E sem essa de coitadinha. Eu sou negra, tinha consciência do país onde nasci.
CopiarCompartilhar
Preconceito no Brasil Taís AraújoNo Brasil o preconceito aparece como um vírus. Ele vai mudando de forma o tempo todo e as pessoas vão criando ‘vacinas’ que se encaixam em cada uma dessas formas. Mas o resultado é sempre o mesmo: a depreciação, o desejo de acabar com a autoestima da pessoa.
CopiarCompartilhar
Preconceito Taís AraújoEu sofro preconceito até hoje! Não é só uma vez. Nós vivemos num país preconceituoso. Eu sofro preconceito diariamente. É claro que você se torna uma pessoa conhecida, existe um preconceito amenizado, ou talvez nem amenizado… Talvez ele fique um pouco mais velado do que ele já é.
CopiarCompartilhar
Sobre preconceito Taís AraújoAcontece até hoje. Quando eu chego a um restaurante no Brasil, as pessoas que são iguais a mim só estão limpando e servindo. É o Brasil me dizendo que meu lugar é servir e limpar, quase falando que não tenho o direito de estar ali comendo. Ser Taís Araújo ameniza, mas não isenta. No nosso país, o preconceito está presente no momento em que saímos de casa.
CopiarCompartilhar
Casamento com Lázaro Ramos Taís AraújoAcho que dei leveza a ele, e ele me trouxe densidade.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Cuidados com o corpo Taís AraújoVocê acha que eu tenho tempo pra isso? Eu não tenho tempo pra ginástica, não! Quem me dera eu tivesse. Fazendo novela não tenho tempo pra nada… Pro cabelo eu faço apenas o básico, que é lavar, secar… E quando dá tempo, a gente faz algumas hidratações em casa. Mas não dá tempo de muita coisa. Novela exige muito! E essa novela exige mais! E eu ainda tenho um filho pequeno. Então é complicado, não dá pra ficar indo ao salão.
CopiarCompartilhar
Idade Taís AraújoA idade me fez gostar de ter bunda e detestar ser magrela.
CopiarCompartilhar
O que é ser mãe? Taís AraújoSer mãe é um ato de coragem. Não é fácil. A gente infelizmente não pode privar os nossos filhos do sofrimento. Mas é muito transformador, também. É impressionante como a maternidade muda a gente gradualmente. Nada mais é pra gente, tudo é para os filhos agora.
CopiarCompartilhar
Maternidade Taís AraújoNão estou vendo muita diferença entre ser mãe de menina e de menino. Ela é tranquila, calminha. Pensei que Deus não me mandaria outro filho quietinho já que o Jovi é tão tranquilo, mas tive sorte grande. Ela é mais adiantada também, mas não sei se foi influência do irmão mais velho. Mas a licença maternidade parece que passou mais rápido.
CopiarCompartilhar
Brasileiro Taís AraújoO brasileiro gosta de se ver e reconhecer.
CopiarCompartilhar
No caminho certo Taís AraújoA gente vive em um lugar muito preconceituoso. Quando viajo ao exterior e falo isso, ficam chocados. Não conseguem entender, ainda mais por ser um País tão diverso. Não estou feliz, mas também acho que as coisas têm melhorado. Estamos no caminho, ao menos.
CopiarCompartilhar
Cuidados com o cabelo Taís AraújoEu lavo com água gelada. É basicamente isso. Aliás, é um sacrifício lavar o cabelo com a água fria. A hidratação eu faço em casa mesmo e com os produtos que eu compro. Faço essa hidratação, às vezes, até uma vez por semana, antes de ir trabalhar. E faço aquelas hidratações mais rápidas.
CopiarCompartilhar
Sou carente Taís AraújoSou carente. Mal conheço um cara e já estou fazendo planos.
CopiarCompartilhar
Gente que ri demais Taís AraújoDesconfio de gente que ri demais.
CopiarCompartilhar
Depois da novela Taís AraújoFalei que ia casar depois da novela, mas não disse qual novela.
CopiarCompartilhar
É uma loucura Taís AraújoA pessoa que inventa de engravidar e fazer novela é louca. A pessoa já tem filho pequeno e já faz novela, é uma loucura.
(Disse a atriz ao fim de Geração Brasil)
CopiarCompartilhar
Bonita, preparada e inteligente Taís AraújoEu amo ser negra, meus pais trabalharam minha autoestima para eu me sentir bonita, preparada e inteligente.
CopiarCompartilhar
Religiões e crenças Taís AraújoFui batizada na Igreja Católica. Rezo todas as noites: Pai Nosso, Ave Maria, Salmo 91. Adoro Santa Terezinha. Mas sou brasileira, né? Sigo tudo. Sou filha de Oxum Apará. E gosto de astrologia! Sou sagitariana com ascendente em gêmeos. Deve ser por isso que eu falo pelos cotovelos.
CopiarCompartilhar
O problema no Brasil é cultural Taís AraújoE assim como eu, meu filho vai sofrer menos, mas ainda assim vai passar por muitas dificuldades porque o problema no Brasil é cultural. Está enraizado. Vida de nêgo é difícil mesmo, mas é só bater a bola que a gente devolve.
(Sobre a discriminação no Brasil)
CopiarCompartilhar
Orgulho Taís AraújoNasci em uma família de classe média. Meu pai é economista e minha mãe pedagoga. Nasci no Méier, um bairro da zona norte do Rio. E adoro dizer que sou de lá.
CopiarCompartilhar
Escolhas Taís AraújoAcho que escolhi ser atriz e jornalista para poder falar do outro, tanto por meio dos personagens como pelas matérias que escrevo. São profissões que me permitem fugir da essência do que é a Taís Bianca Gama de Araújo, carioca do Méier, além de alertar sobre os problemas da sociedade e alimentar a minha pretensão de mudar o mundo. Mas acho que foi uma maneira que encontrei de sair do foco, de ocultar minhas angústias, meus medos.
CopiarCompartilhar
Posição de destaque Taís AraújoSe durante décadas não houve negros em posição de destaque, por que a novela iria mostrá-los?
CopiarCompartilhar
Um pouco de medo Taís AraújoTudo o que é caríssimo me dá um pouco de medo.
(Atriz quando vivia a vilã Ellen em Cobras & Lagartos, dizendo-se totalmente diferente de sua personagem, já que dá valor a cada centavo que ganha.)
CopiarCompartilhar
Zona norte Taís AraújoEu gosto da cultura da zona norte do Rio. Sinto saudade da pureza e da simplicidade genuínas do que vivi na minha infância. Saí de lá aos oito anos de idade. Eu tenho orgulho, amigos e ótimas lembranças do tempo que vivi lá.
CopiarCompartilhar
Prefiro o tipo brasileiro Taís AraújoUm loirinho de olho azul eu até já beijei. Mas prefiro o tipo brasileiro, moreno, negrão. Tem mais sal.
CopiarCompartilhar
Sobre engravidar novamente Taís AraújoLogo que tive o primeiro filho, eu já dizia que queria outro, mas era uma loucura minha. João era pequeno e a gente ainda estava aprendendo a ser pais. Acho importante dar um irmão para João, assim como eu tive.
CopiarCompartilhar
Vaidade Taís AraújoVaidade não pode virar paranóia nem ser levada muito a sério.
CopiarCompartilhar
Às vezes Taís AraújoÀs vezes a mulher é tão chata que perde o que tem de bonito.
CopiarCompartilhar
Sobre a personagem Verônica, de Geração Brasil Taís AraújoEstou me achando com a personagem. Não fiz nada de laboratório, só uma brincadeira no canal VIVA (a cobertura dos desfiles das escolas Campeãs do Rio de Janeiro), era ao vivo e eu estava com medo de dar algo errado. Até porque eu nunca tinha feito algo assim ao vivo, conduzindo ali na hora. Foi muito divertido, adorei, e quero fazer no ano que vem de novo.
CopiarCompartilhar
Ansiedade Taís AraújoGravidez tem esta coisa de ficar esperando, você fica numa ansiedade que não é saudável.
CopiarCompartilhar
Escolhas e filhos Taís AraújoQualquer escolha nossa é para as crianças também. Filho é combustível, alimenta a vontade de fazer melhor.
CopiarCompartilhar
O presente que mais gostou de ganhar na vida Taís AraújoSe falar em presente, eu só vejo filho. É o melhor presente que ganhei na vida, não tem jeito. Minha família é um presentaço. Vivo falando pro meu filho: ”Filho, a gente é muito legal”. E ele fala: “Mamãe, a gente é demais”. Adoro isso. É uma criança de três anos falando isso. Ele com certeza não vai ter problema de autoestima.
CopiarCompartilhar