Frases de Gal Costa
Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida como Gal Costa, é um cantora brasileira que ficou conhecida como a Musa da Tropicália. Quer conhecer um pouco mais sobre esse ícone brasileiro? Confira alguns pensamentos e opiniões da cantora!
Dom da vida Gal CostaEu sempre fui uma pessoa muito tímida, muito retraída, mas sempre tive um bom relacionamento com as pessoas por causa da música. Música é meu sangue.
CopiarCompartilhar
Morre uma estrela Gal Costa - (2021)"Claro que a passagem do tempo me aflige porque, por um lado, a gente fica mais perto do tempo de partir desse mundo. E eu adoro a vida, ela é muito preciosa”
Na manhã do dia 09 de novembro de 2022, faleceu uma das maiores vozes que o Brasil já teve. A cantora Gal Costa, aos 77 anos, deixou um legado de 31 álbuns de estúdio e uma legião de eternos fãs.
CopiarCompartilhar
Relembre os sucessos dessa cantora talentosa!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Início da carreira Gal CostaDesde pequena, quando vivia na Bahia, eu queria ser cantora. Segui a intuição. Saí da Bahia com dinheiro emprestado de um primo, fui pro Rio, passei dificuldade. Mas era uma missão, que é como encaro o meu trabalho. Faço bem às pessoas por meio da música.
CopiarCompartilhar
Musa do grupo tropicalista Gal Costa"Eu posso dizer que fui musa inspiradora de Caetano porque ele é o compositor que compôs pra mim como nenhum outro. Ele fala como se estivesse falando pra mim. Conheci Caetano e Gil em Salvador e me juntei a eles, a Maria Bethânia, Piti, Tom Zé, e fizemos a inauguração do Teatro Vila Velha. Em São Paulo, morei com Guilherme Araújo, no mesmo prédio que Caetano."
CopiarCompartilhar
“Divino Maravilhoso” guinou sua carreira Gal CostaAté então eu era muito influenciada só por João Gilberto. Foi ele que me deu uma visão moderna da música. É o meu mestre. No começo, quando fiz o disco Domingo com Caetano, eu era o “João Gilberto de saias”.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFamosos que fazem aniversário dia 26 de Setembro
Famosos que faleceram dia 8 de Novembro
Escolha do nome artístico Gal Costa"Foi ideia de Guilherme Araújo, meu empresário durante vinte e dois anos. Já me chamavam de Gal, mas eu escrevia com “u”. Ele dizia que Maria da Graça, meu nome de batismo, era nome de cantora de fado. E tinha razão. Ele também escolheu “Costa” e botou o “l”."
CopiarCompartilhar
Caetano, Gil, Caetano e Bethânia Gal Costa"Nós quatro temos uma irmandade espiritual. Sentia que conhecia Caetano e Gil há oitocentos e noventa anos. Bethânia também. Éramos velhas almas conhecidas. as pessoas me chamavam de Bethânia e Bethânia de Gal, Caetano de Gil e Gil de Caetano. É essa aura que paira entre nós. Somos os quatro cavaleiros do após-calipso."
CopiarCompartilhar
Relação com a religião Gal CostaSou filha de Omolu e Iansã. Sou do candomblé de Dona Menininha do Gantois desde 73. Foi aí que gravei com Bethânia a “Oração de Mãe Menininha”, de Caymmi. Sou também católica. As duas coisas não se chocam. A integração com o candomblé me deu muita estrutura.
CopiarCompartilhar
Envelhecer é natural Gal Costa"Não há nada de ruim. Na vida, nunca temos tudo! Tudo é bom e também difícil. Eu gosto de ter a minha idade. Me trouxe sabedoria para enfrentar a vida."
CopiarCompartilhar
Relação com Elis Regina Gal Costa"Eu tinha pouco contato com a Elis. Por timidez minha, ela me procurava mais do que eu a ela. Elis gostava de mim e costumava dizer que, depois dela, a maior cantora era eu."
Relembre as frases mais marcantes de Ellis Regina
CopiarCompartilhar
Como foi ter sido tropicalista Gal CostaUma experiência espiritual fantástica. Aprendi a lidar com a polêmica, com o outro, a estar exposta e a receber críticas. Também fiz análise durante dez anos. Tudo isso me deu raiz.
CopiarCompartilhar
Poucos shows no Brasil Gal Costa"Tive muitos convites para cantar fora do País e os aceitei. No Brasil, trabalhei em eventos fechados e tenho feito alguns poucos shows."
CopiarCompartilhar
Disco produzido por Caetano Veloso Gal CostaEstou muito contente de voltar a trabalhar com Caetano e, pela primeira vez, com meu afilhado, Moreno Veloso.
CopiarCompartilhar
Mudanças de comportamento nos anos 70 Gal CostaNa época, não tinha uma consciência política tão exata assim. O que eu fazia era por amor aos meus amigos, Caetano e Gil. Quando eu cantava, era como uma leoa, como se empunhasse uma arma e dissesse: “Vocês maltrataram esses caras”.
Emocione-se com os refrões românticos dos anos 70
CopiarCompartilhar
Morar fora do Brasil Gal Costa"Gosto de cantar pelo mundo e no Brasil também, é claro. Confesso que já pensei em viver fora. Não porque não goste do meu País, mas porque sou mesmo meio cigana, gosto de mudar e mudar. Mas já me dedico à minha carreira internacional há muitos anos."
CopiarCompartilhar
Cobrança de uma postura rebelde Gal CostaMinha história está escrita e há ainda muito o que fazer. Acho uma tolice e uma burrice cobrarem esse tipo de coisa. Rebeldia pode significar muitas coisas e eu ainda sou uma rebelde à minha moda.
CopiarCompartilhar
Do que mais sente saudade em sua carreira Gal Costa"Não sou saudosista. Nem um pouco. Gosto de viver o presente e pensar no futuro."
CopiarCompartilhar
Vida pessoal longe das fofocas Gal CostaMinha vida pessoal interessa a mim, não a ninguém. O que interessa às pessoas é o meu canto, o meu trabalho. Liberdade é um valor que eu passo, mas você não precisa se arreganhar para passar isso. É só você ser. As pessoas nascem com um bom caráter ou mau caráter. Eu nasci assim.
CopiarCompartilhar
Público jovem Gal Costa"É maravilhoso. Fico impressionada com a quantidade de jovens que conhecem meu trabalho, não somente o da fase tropicalista. Isso é espetacular! Eles costumam dizer no Twitter que cantoras brasileiras podem ser classificadas em “antes e depois da Gal Costa”. Acho que é pela riqueza do meu trabalho, pelas diferentes fases por que passei. E também pelo estilo do meu canto."
Ouça músicas que te trazem felicidade
CopiarCompartilhar
Se superando Gal CostaEm muitos momentos de minha carreira, aconteceram rompimentos, alguns radicais. Essa Gal quase aos 70 e aos 50 de carreira é a Gal que, em vários momentos, pulou a cerca, no sentido de ir para lados inesperados.
CopiarCompartilhar
Gratidão pela vida Gal Costa"Momento feliz, sim! Trabalho novo, tesão em cantar, filho lindo que tenho. A vida é muito boa!"
CopiarCompartilhar
Gosto pelos games da atualidade Gal CostaNo Facebook, jogo Farmville e Cafe World. Adoro! E jogo Xbox com meu filho. Adoro esses joguinhos e também assisto com meu filho a todos os desenhos que compro pra ele. Amo!
CopiarCompartilhar
Quando descobriu o amor pela música Gal Costa"Já queria ser cantora desde que me entendi por gente. Desde que comecei a pensar, já sabia que seria cantora."
Conheça os fatos da música popular brasileira
CopiarCompartilhar
João Gilberto cantando “Chega de saudade” Gal CostaFoi de encantamento e atração instantânea. Achei aquilo moderno e atraente. Fiquei extasiada.
CopiarCompartilhar
O que a fez ficar conhecida nacionalmente Gal CostaO que me tornou conhecida foi o disco Domingo, gravado com Caetano. E o que se seguiu foi também muito relevante.
CopiarCompartilhar
Melhores momentos da carreira Gal Costa"Tudo que fiz na trajetória da minha carreira teve grande relevância. Fa-tal foi muito importante. Foi um show lindo! Guardo boas lembranças dele."
CopiarCompartilhar
Tropicália durante exílio de Caetano e Gil Gal CostaFoi mesmo difícil naquela época. Muita pressão e angústia. Não era fácil. Mas segurei a barra!
CopiarCompartilhar
Influências na sua decisão de ser cantora Gal Costa"Na verdade, esta foi uma decisão que sabia que seria meu destino. Na medida em que fui conhecendo as pessoas da música, a certeza da qualidade do meu canto me fortaleceu. Caetano e João Gilberto tiveram forte influencia e impulso na minha decisão."
CopiarCompartilhar
Importância de seus discos Gal Costa"Todos são importantes e fazem parte das várias mudanças que aconteceram na minha carreira. Minha carreira é rica também por esse motivo. Faz parte do meu temperamento e acho importante que artistas mudem, sejam corajosos para encarar mudanças."
CopiarCompartilhar
Últimos discos lançados Gal Costa“Recanto” e “Estratosférica” representam um resgate daquilo que habita em mim. Esses discos são totalmente coerentes com a minha história. Mas não deixam de ser uma renovação.
CopiarCompartilhar
Moreno Veloso Gal Costa"O Moreno foi a primeira criança por qual eu me apaixonei na vida. Ele é meu afilhado, eu ia vê-lo todos os dias quando pequeno. Agora, adulto, ele conhece muito de estúdio. Foi muito bom trabalhar com ele."
CopiarCompartilhar
A música eletrônica em seu disco “Recanto” Gal CostaEu me sinto plenamente à vontade, porque tem tudo a ver comigo. O eletrônico dos meus discos da década de 60 é diferente desse CD, mas tem tudo a ver com aquilo.
CopiarCompartilhar
O tempo contribuiu para sua voz Gal Costa"O tempo nunca me atrapalhou em nada. Hoje sou muito mais madura, tranquila e segura. Ainda tenho muita garra. Quem for ver o show vai constatar isso. A maioria das canções eu canto no tom original da gravação, como em “Da Maior Importância”. Essa é uma música linda que abre a apresentação. “Um Dia de Domingo” também é no tom original."
CopiarCompartilhar
Morando em São Paulo Gal CostaAdoro grandes metrópoles, as coisas funcionam. Eu morei mais de 20 anos no Rio de Janeiro, até me considero um pouco carioca por tudo o que vivi lá, mas, sem querer desmerecer, eu gosto dos paulistas. Eu me identifico com as pessoas daqui. Elas trabalham, são profissionais, chegam no horário e levam as coisas a sério.
CopiarCompartilhar
Mãe adotiva de Gabriel Gal Costa"Algumas coisas acontecem na nossa vida e faz a gente se renovar e ver a vida de uma ótica diferente a cada dia que passa. A maternidade é capaz de fazer isso. Ela é uma das coisas mais instigadoras, revolucionárias e transformadoras que existem. Eu sempre tive o sonho de ter filhos e está sendo muito bom."
CopiarCompartilhar
Seu novo single “Quando você olha pra ela” Gal CostaÉ jovial, alegre, leve, uma música bonita e tem tudo a ver com a minha voz, que tem uma leveza, uma pureza.
CopiarCompartilhar
Autotune ajuda muita gente Gal CostaHoje em dia, existem esses recursos. Até quem não tem tanto talento nem é muito afinado pode cantar. O autotune resolve problemas, mas isso não é genial nem ideal. Infelizmente, ele existe.
CopiarCompartilhar
Aura de Diva Gal Costa"Minha imagem é esta que você está vendo. Tenho uma história rica, de muita mudança física, musical e comportamental. Permanece essa aura de diva. Acho ótimo! Não é que eu chego em casa e me acho diva, mas essa aura é verdadeira. Ninguém vê uma diva onde não existe."
CopiarCompartilhar
Como lida com as críticas Gal Costa"Se eu fosse ficar um tempão sem cantar porque a crítica bate em mim, não ia cantar nunca."
CopiarCompartilhar
O que a deixa mais orgulhosa Gal CostaAcho que um pouco de tudo, mas, principalmente, ter sido verdadeira. Nasci para cantar. Isso foi o que sempre quis e o que quero sempre.
CopiarCompartilhar
Descobertas Gal Costa"Cantar a canção pela primeira vez é como fazer amor. Você conhece a pessoa, gosta e vai fazer amor. É cada vez é melhor, e com a música é assim. Você canta uma vez, duas, três e vai melhorando."
CopiarCompartilhar
Inspiração de Caetano Veloso Gal Costa"Ele fez para mim músicas inacreditáveis, dizendo o que eu queria dizer, afirmando o que eu queria afirmar, com canções incrivelmente lindas. Caetano é o meu compositor, eu diria."
Reflita com essas frases inspiradoras de Caetano Veloso
CopiarCompartilhar
Saudações nas redes sociais Gal CostaSão várias e adoro isso. Sou o que sou na internet. Gosto de ser delicada com todos os que gostam de mim.
CopiarCompartilhar