Incentivo ao respeito da liberdade de cultos
Vários casos de intolerância religiosa têm sido divulgados em meios de comunicação. Países como Síria e Irã vivem guerras intensas por causa disso. No Brasil, a liberdade religiosa é garantida por lei, defendida pela Constituição de 1988. Ela assegura que qualquer pessoa pode seguir uma religião ou não, além de poder exercer sua fé de forma pública ou particular. Podemos nos considerar privilegiados, pois nosso país respeita todas as crenças. Em um ato de intolerância religiosa não devemos ficar calados, pois pessoas preconceituosas precisam entender a importância de respeitar a fé alheia. Confira manifestos em respeito à liberdade de cultos e compartilhe em suas redes sociais!
Não há motivoPor que seria tão errado assim que outra pessoa seguisse uma religião diferente da sua? Não faz sentido ter tanto ódio por algo tão banal. Aliás, você não acha que a existência de tantas religiões tão distintas entre si não é o que torna tudo mais bonito? Não há motivo para não respeitar a liberdade de culto. É um direito que todos deveriam ter. Por que, em vez de condenar a fé alheia, não se tenta aprender mais sobre ela?
CopiarCompartilhar
Não vai ser menos cristãoVocê não vai ser menos cristão se respeitar a liberdade de culto. Lembre-se de que o cristianismo já foi um culto proibido e perseguido durante seus primeiros anos de existência. Tudo que Jesus pediu foi para que amássemos uns aos outros: e existe demonstração de amor maior do que o respeito? Portanto, faça as suas orações, pratique sua fé, mas não se esqueça de dividir seu pão com o próximo, não importa seu credo.
CopiarCompartilhar
O bom samaritanoHoje em dia, por influência da “Bíblia”, a palavra “samaritano” denota alguém caridoso. Entretanto, poucas pessoas se lembram de que os samaritanos eram um grupo étnico-religioso da Samária, uma região próxima a Israel, de quem os judeus da época tinham muito preconceito. A parábola do bom samaritano fala sobre como devemos julgar os outros pelo caráter e não pela sua fé. Se Jesus respeitava a liberdade ao culto, por que você também não respeita?
Conheça o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
CopiarCompartilhar
DiversidadeAcho que você e todas as pessoas deveriam se sentir felizes por existir tanta diversidade religiosa no mundo, em vez de haver apenas uma unicidade. Afinal, fico feliz que mais gente está se encontrando com Deus, cada um à sua maneira. Acredito que isso é justamente a beleza da religião: nenhuma é igual a outra, e quanto mais as conhecemos, mais conhecemos sobre a nossa. Por isso, a liberdade de culto é fundamental.
CopiarCompartilhar
Prática individualA religião pode ser uma prática coletiva, mas a conexão com Deus é individual e extremamente íntima. Dessa forma, é natural que exista uma multiplicidade de credos, os quais ajudam que múltiplas pessoas consigam essa conexão. E, se esse diálogo divino é tão pessoal, por que você se importaria como o outro está fazendo o dele? Concentre-se em suas próprias práticas e procure se iluminar. Logo você vai entender que a liberdade de culto é essencial.
CopiarCompartilhar
Respeito é obrigaçãoPara vivermos em um mundo harmonioso, temos que conviver com as diferenças interpessoais e religiosas. Respeitar a escolha de cada um deveria ser obrigação mundial! Para fortalecer esse sentimento de liberdade de expressão, criamos uma playlist cheia de respeito. Aperte o play e curta!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Direito de todosA liberdade de culto é um direito que deveria ser defendido por todos. Sabe por quê? Porque ela também garante a liberdade ao seu próprio culto! Pois é: já imaginou que, em algum dia, sua religião também pode se tornar oprimida e perseguida? Tenho certeza de que você se sentiria profundamente afetado por isso. Então, defender que todos possam exercer a fé que quiserem é o básico.
Reflita em mensagens sobre intolerância religiosa
CopiarCompartilhar
CulturaQuando não aceitamos a liberdade de culto, impedimos que outras religiões tenham direito de existir. E a religião é um elemento básico da cultura de alguém. Quando somos intolerantes à religião alheia, estamos negando o direito à cultura de todo um grupo de pessoas. Ninguém tem direito de fazer isso. Respeitar a fé de todos é essencial para uma sociedade minimamente funcional.
CopiarCompartilhar
InfluênciasPoucas (ou nenhuma) religiões no mundo são puras, isto é, não possuem influências de outras. A fé que você segue, não importa qual seja, só existe por conviver com outras. Então, a liberdade de culto é necessária para que haja culto, em primeiro lugar. Sem isso, nenhuma religião se desenvolveria o suficiente. Portanto, respeite todos os credos.
CopiarCompartilhar
Aprender sobre outras religiõesPor que, em vez de criticar a religião de outras pessoas, não tentar aprender mais sobre ela? Muita gente não sabe, mas conhecer mais sobre outra religião ajuda a entender muito mais sobre a sua própria. Você pode se sentir ainda mais conectado com sua própria fé. A liberdade de culto permite essa troca cultural incrível. Como seria possível ser contra esse direito tão básico?
Entenda o porque de todas as religiões terem o seu valor
CopiarCompartilhar
A jornada espiritual é únicaA grande beleza da fé é a sua diversidade. As várias maneiras de transcender e se aproximar de algo maior é justamente o que torna todo esse processo bonito, poderoso e grandioso. Se todos seguissem um único culto, a ascensão espiritual não passaria de um mero manual, o que impediria que as pessoas tivessem a chance do autoconhecimento. A jornada espiritual é e precisa ser única. Por isso, a liberdade de culto é essencial.
Saiba mais sobre o Dia da Liberdade de Cultos
CopiarCompartilhar