Palavras gordofóbicas para não falar mais!
O mundo mudou e evoluiu em vários aspectos, então devemos acompanhar essa transformação e corrigir possíveis erros que já cometemos no passado. A gordofobia é um dos tipos de discriminação que mais acontecem em nossa sociedade e, em muitos casos, acaba vindo de uma maneira camuflada, o que é extremamente preocupante. A melhor forma de começarmos a modificar esse cenário é fazendo a nossa parte, tendo em vista manter o respeito pelas pessoas acima de qualquer coisa. Dessa maneira, tornaremos o nosso cotidiano mais justo e cheio de empatia. Confira quais são as palavras gordofóbicas para não falar mais!!
Você está acima do pesoA definição de um peso ideal para cada pessoa é feita pelo cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Isso significa que só de olhar para alguém não é possível definir se ela está ou não no peso ideal. Quando você diz que ela está acima do peso, seu único padrão é o do corpo idealizado trazido pela mídia.
CopiarCompartilhar
Você está de quantos meses?A menos que você esteja falando com uma mulher que já anunciou estar grávida, essa pergunta não faz sentido. Embora durante a gravidez as mulheres ganhem peso, nem todas as pessoas que não têm um corpo de acordo com o padrão imposto pela mídia estão grávidas.
CopiarCompartilhar
É pela sua saúdeA menos que você tenha todos os exames que uma pessoa pode fazer para verificar se está saudável, não é possível afirmar, só olhando, se uma pessoa precisa cuidar melhor da própria saúde. Além disso, estar acima do peso imposto como certo não é sinal de doenças, necessariamente.
CopiarCompartilhar
Uma playlist para lembrar que lutar sempre vale a pena!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Olho gordoUsado para dizer que alguém sente inveja, “olho gordo” é uma expressão gordofóbica, por inferir que uma pessoa gorda é alguém que sempre quer mais, então quer até o que é do outro. Assim, você pode usar outras palavras para se expressar, como “mau olhado” ou “inveja”, de forma que o entendimento não será comprometido e você não causará mal-estar em ninguém.
Entenda que quem manda no corpo é a própria pessoa
CopiarCompartilhar
Você engordou?Você não sabe como essa pessoa se sente sobre a aparência dela e a pergunta sobre mudança de peso pode aflorar sentimentos ruins que ela tenha sobre si mesma. Além disso, não existe motivo para você se interessar por quanto outra pessoa pesa, muito menos em tom pejorativo.
CopiarCompartilhar
É só fechar a bocaO peso de uma pessoa é definido por inúmeros fatores da saúde e da genética dela, não só pela alimentação. Comer compulsivamente ou tudo que vê pela frente não são características de pessoas gordas. Dizer que alguém pode emagrecer se parar de comer é um estímulo a transtornos alimentares.
CopiarCompartilhar
Você é linda(o) de rosto, se emagrecesse…A beleza de uma pessoa não está só na aparência física dela. Não fazer parte do padrão de corpo imposto pela mídia como certo não é o que define se uma pessoa é bonita. Sugerir que uma pessoa emagreça para se encaixar nesse ideal é desrespeitoso e ofensivo.
CopiarCompartilhar
É só parar de comer (fechar a boca)Como uma pessoa fica gorda? Na maioria das vezes, os fatores são mais do corpo e/ou estilo de vida do que relacionados à comida. Portanto você jamais deve dizer a uma pessoa gorda que ela deve parar de comer ou fechar a boca. Comer é um direito do ser humano e o “parar de comer” é uma agressão ao corpo, que precisa de energia e nutrientes para ter uma vida de qualidade. Este tipo de “conselho” é rude e desnecessário.
CopiarCompartilhar
Você é gordo(a)Embora a palavra “gordo(a)” não tenha um valor ofensivo para algumas pessoas gordas que se sentem bem com os pesos delas, isso não funciona para todas. Essa frase pode gerar desconforto na pessoa que a recebe, principalmente quando dita em tom pejorativo.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarMomentos emocionantes da série Euphoria
Para gordinhas
Quando me amei de verdade
Quem ama se cuida
Bem me quero
Está desse tamanho porque querPessoas gordas aguentam agressões verbais todos os dias. Ao dizer que alguém está “deste tamanho porque quer” é cruel tanto com a pessoa que ama e aceita seu corpo como ele é quanto para a pessoa que está querendo perder peso. Como qualquer pessoa, uma pessoa gorda sabe do seu corpo, então constantemente lembrá-la de suas características físicas como algo degradante é falta de educação e de respeito, portanto não use este tipo de frase em nenhum contexto.
CopiarCompartilhar
Por que você não emagrece ou faz um regime?Seja por inocência ou por acharem que sabem mais de um assunto do que os outros, as pessoas têm a tendência de dar conselhos mesmo quando ninguém pede. Porém aconselhar ou perguntar a alguém sobre perda de peso é sempre desnecessário. Se uma pessoa gorda precisa emagrecer, quem recomendará isso a ela é o médico, então você não precisa sugerir um regime ou dieta emagrecedora, pois isso é ofensivo e pode ser facilmente evitado.
Entenda a importância de amar o seu corpo!
CopiarCompartilhar
Pensamento de gordoÉ muito comum encontrar matérias de nutricionistas com os dizeres “como acabar com o pensamento gordo/cabeça de gordo” ou outras variações. Mais uma vez, é um termo gordofóbico que reduz o gordo ao ato de comer “porcarias” ou comer demais. Além disso, seu oposto é o “pensamento de magro”, que é comer saudável e viver bem, desumanizando ainda mais o gordo. Não faça isso! Evite todo e qualquer termo que possa agredir outras pessoas.
CopiarCompartilhar
Você é só gordinho(a)Em muitos usos, o diminutivo pode trazer um tom positivo para o que se fala. Nesse caso, o diminutivo em uma palavra usada com o objetivo de ofender outra pessoa não minimiza a gravidade do que você está falando. Qualquer comentário negativo sobre o corpo de alguém é desrespeitoso.
CopiarCompartilhar
Também, com o seu tamanho…Pessoas gordas são constantemente julgadas e, em alguns casos, são até humilhadas simplesmente por terem os corpos que têm. Logo, se qualquer coisa ruim acontece para essas pessoas, automaticamente é dito que é culpa do peso ou “tamanho” delas. Assim, nunca jogue na cara de um gordo que algo aconteceu como se fosse punição pelo simples fato de ele ser gordo. Culpar ou zombar uma pessoa por seu corpo é injusto e uma atitude carregada de preconceitos.
Saiba tudo sobre o movimento body positive
CopiarCompartilhar
Você não vai conseguir emagrecerPalavras pesam e machucam, então, caso você conheça ou veja uma pessoa gorda tentando emagrecer, não diga palavras negativas. Se não sabe o que dizer, é até melhor não dizer nada. Mas se a pessoa está simplesmente comendo, dizer coisas como “assim você nunca vai emagrecer” é simplesmente falta de educação, até porque quem disse que aquela pessoa quer emagrecer?
CopiarCompartilhar
GordiceAo usar o termo “gordice”, você associa o ato de comer desmedidamente ou de comer alimentos não-saudáveis às pessoas gordas, fazendo uma generalização. Pessoas gordas não têm um padrão: umas têm problemas hormonais, outras têm depressão, sedentarismo ou mesmo um biotipo, há muito além da comida que faz uma pessoa ser gorda. Generalização leva à desumanização, então evite usar o termo, mesmo com pessoas magras.
CopiarCompartilhar
Você parece uma baleiaComparar uma pessoa com qualquer animal de forma pejorativa não é engraçado. Dizer que uma pessoa se parece com um animal grande somente porque ela tem um corpo fora do padrão definido como ideal pela mídia é desrespeitoso e sem sentido.
CopiarCompartilhar
Esse tipo de roupa não é para vocêQuando se trata de roupas, as mulheres já costumam ser julgadas. Mulheres gordas, então… Se estão vestidas de forma simples, é “porque não tem roupa para seu corpo”, se estão vestidas de forma extravagante, “essa roupa não é para o seu corpo”. De qualquer forma, a mulher gorda vai deixar alguém desgostoso com sua escolha, mas não seja você a pessoa desagradável a dizer uma coisa dessas. A roupa certa é aquela que faz com que você se sinta bem.
Confira estas frases que abordam a ditadura da beleza
CopiarCompartilhar
Você vai quebrar a cadeira quando sentarNão é porque uma pessoa é gorda que ela vai destruir todas as coisas nas quais ela se apoiar, se encostar ou se sentar. Camas, cadeiras e sofás são produzidos de forma a suportar o peso de qualquer pessoa, independentemente de ela estar dentro de um padrão imposto pela mídia.
CopiarCompartilhar
Fortinha/fofa/fofinha/grandinha/cheinhaMuitas pessoas acham que usar eufemismo é a melhor coisa quando se trata de pessoas gordas. Dizer “cheinha”, “fofa” ou “forte” não faz de uma pessoa gorda menos gorda. Aliás, “gordo” não é um xingamento, portanto você não precisa fugir da palavra como se fosse um defeito, pois é só mais uma característica. Além do mais, diminutivos podem até irritar a pessoa referida, que pode achar o termo depreciativo.
CopiarCompartilhar
Você era mais bonita(o) quando era magra(o)Se o peso de uma pessoa mudou, independentemente de uma pessoa se sentir bem ou mal com isso, pode ser ofensivo comentar sobre essa mudança. O que define se uma pessoa é bonita não é o peso dela ou a opinião que você tem sobre o corpo dela.
CopiarCompartilhar
Sei quem é: aquele gordinhoReferenciar uma pessoa apenas por seu corpo, peso ou medidas não é elegante. Todas as pessoas têm nome e não é falta de educação usá-los para se referir a elas, portanto “aquele gordinho” tem um nome. Mesmo que você não saiba, não precisa dizer algo como “a fila é atrás daquela moça gordinha”, gente gorda não é ponto de referência e todas as pessoas têm mais a oferecer do que simplesmente suas características físicas.
Combata o preconceito físico com este conteúdo revelador!
CopiarCompartilhar