Live Actions da Disney
Os estúdios Disney conquistaram o mundo com seus filmes de animação que trazem mais mágica à vida de adultos e crianças há décadas. Mas a Disney encontra novas formas de continuar encantando. Por isso, inspirada em suas animações, a produtora começou a fazer filmes live-action, ou seja, com atores "de carne e osso". Conheça aqui alguns fatos sobre estes filmes, como seu ano de produção, quem dirigiu a nova versão e que mudanças foram feitas na história para adaptá-la ao formato live-action. Uma coisa é certa, seja como desenhos animados ou como filmes live-action, as produções da Disney têm tudo para entreter!
Live-ActionMuitos de nós crescemos assistindo as animações da Disney. Com clássicos que atravessaram gerações desde "A Branca de Neve e os Sete Anões", primeiro longa de animação lançado pelos estúdios Disney, em 1937 ,até hoje seus personagens povoam sonhos e estruturam personalidades. Já imaginou vê-los num filme "real", vivos "de verdade"? Essa é a proposta dos live-action, termo que pode ser traduzido como "ação ao vivo", mas que vai muito além disso. Confira os live-action a partir de animações já lançados pelos estúdios Disney.
CopiarCompartilhar
101 DálmatasNem todo mundo se lembra, mas o primeiro live-action da Disney foi bem antes de ela embarcar nessa sequência nostálgica da última década. Em 1996, foi lançado "101 Dálmatas" (101 Dalmatians, 1996), filme que recontava a história da animação, de mesmo nome, de 1961. Diferente dos últimos lançamentos, a proposta não era refilmar literalmente o desenho, tanto que a história foi "atualizada" para o contexto dos anos 1990, não se passando nem na mesma época da animação original. O filme teve uma sequência quatro anos depois e há notícias de que "Cruela", seja lançado em breve.
CopiarCompartilhar
Alice no País das MaravilhasEstreando a atual sequência, em 2010 foi lançado "Alice no País das Maravilhas" (Alice in Wonderland, 2010). Com a direção de Tim Burton, maquiagem e fotografia impactantes, o filme reproduz parte da animação homônima lançada em 1951. A diferença é que o desenho misturava duas histórias de Alice escrita por Lewis Carroll: "Alice no País das Maravilhas" e "Alice Através do Espelho, e o live-action ateve-se ao título. A segunda parte, "Alice Através do Espelho", foi lançada em live-action, em 2016, com direção de James Bobin.
CopiarCompartilhar
Malévola ('Maleficent)"A Bela Adormecida" (Sleeping Beauty, 1959) é um dos grandes clássicos da Disney, sua versão em live-action ainda não foi lançada (mas há rumores de que será filmada), mas a Disney propôs-se a contar a mesma história a partir de um outro ponto de vista: o de Malévola. O resultado foi o elogiado "Malévola" (Maleficent, 2014) com Angelina Jolie no papel principal.
Assista ao trailer: Malévola (2014)
CopiarCompartilhar
CinderelaCinderela, Branca de Neve e a Bela Adormecida compunham a tríade das princesas clássicas da Disney. Em 2015, foi a vez da animação de 1950 alcançar o mundo dos humanos. "Cinderela" (Cinderella, 2015) chegou aos cinemas numa versão muito bem acabada que, inclusive, foi indicada ao Óscar.
Trailer: Cinderela (2015). Assista!
CopiarCompartilhar
Mogli - O Menino LoboNo ano seguinte ao de "Cinderela", em 2016, os estúdios Disney trouxeram ao cinema a versão em live-action de "Mogli: O Menino Lobo" (The Jungle Book, 1967) com filme de mesmo nome. Vale aqui uma ressalva importante: o filme é considerado live-action, mas o único "vivo" ali é o menino Mogli. Os animais foram filmados com uma técnica chamada fotorrealismo, que é um tipo de animação sim, mas faz com que pareçam muito reais.
Veja o trailer abaixo!
CopiarCompartilhar
Meu Amigo, o DragãoEm 1977, foi lançado um filme que já era uma live-action mesclada com animação, o "Meu Amigo, o Dragão" (Pete's Dragon). Em 2016, a Disney propôs-se novamente a contar essa história, lançando um novo filme, de mesmo nome, e com ótimos efeitos especiais.
CopiarCompartilhar
A Bela e a FeraA primeira animação a ser indicada para o Óscar de melhor filme, "A Bela e a Fera" ("Beaty and the Beast", 1991), ganhou, em 2017, uma belíssima e muito bem produzida versão em live-action. Estrelada por Emma Watson, que em nada lembra a Hermione de "Harry Potter", a versão reproduziu o desenho em todos os detalhes possíveis, inclusive nas canções originais. O live-action de "A Bela e a Fera" foi um sucesso de bilheteria e também foi indicado ao Óscar por direção de arte e figurino.
CopiarCompartilhar
Pooh e sua turmaNão, infelizmente o Ursinho Pooh ainda não ganhou uma live action para chamar de sua. Mas, nem por isso ele e sua turma ficaram longe da nova onda. Em "Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível" (Christopher Robin, 2018), Pooh volta para resgatar a magia para Christopher, agora um adulto.
CopiarCompartilhar
O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos"O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos" (The Nutcracker and the Four Realms, 2018) é um live action um pouco diferente, pois se propõe a filmar um clássico do ballet. Até existe uma animação do "Quebra-Nozes" dos anos 1990, mas a história não se prende àquela produção e se propõe a uma nova perspectiva.
Assista ao trailer!
CopiarCompartilhar
DumboOutra grande direção de Tim Burton para um belíssimo e emocionante live-action. O desafio agora foi filmar "Dumbo"(2019), incluindo as cenas de voo do elefante que fez sua estréia na animação de 1941, uma época em que era "normal" o uso de animais de circo, mas que o desenho planta a semente da dúvida se aquilo realmente era correto. A computação gráfica deu conta de animar o Dumbo, e a produção como um todo, de transportar-nos para aquele universo com muita emoção.
CopiarCompartilhar
AladdinAlcançando o coração dos adultos que há apenas 27 anos assistiam e cantavam empolgados as músicas de "Alladin" (1992), a Disney lançou um dos live-action mais esperados. "Alladin" (2019), recria a trajetória do príncipe - e de seu bem-humorado Gênio da Lâmpada - com muita magia e respeito. Claro que a produção é repleta de efeitos especiais e é quase impossível não sentir saudades de Robbin Willians, mas Will Smith faz um excelente trabalho e o cuidado de utilizarem atores dentro do perfil para a região, fecha o trabalho com chave de ouro.
CopiarCompartilhar
O Rei Leão2019 promete ser o ano das live-action. O último lançamento, o "Rei Leão" (The Lion King, 2019) recria com um realismo de tirar o fôlego a história contada em 1994, na animação de mesmo nome. A tecnologia por detrás da produção chama-se "fotorrealismo", onde praticamente tudo é feito por computação gráfica, mas com um grau de realidade impressionante. A técnica demandou muito tempo de estudo e observação dos animais, além de anos de pós-produção. E o trabalho final é tão impressionante que praticamente não tem como não dizer que estamos diante de um live-action.
CopiarCompartilhar
Os próximosAlém dos já lançados, a Disney tem previsão de lançar muitos outros filmes em live-action, entre eles: "A Espada Era a Lei", "A Pequena Sereia", "Cruella", "Pinóquio" e a "Branca de Neve e os Sete Anões". Os trailers de "Mulan" e "Malévola: Dona do Mal", os dois próximos a serem lançados, já estão no ar. Confira!
CopiarCompartilhar