Livros que todos devem ler
Vá além dos bestsellers. Conheça o Top 30 de grandes e imperdíveis obras da literatura que todos deveriam ler. Mergulhe no mundo mágico das palavras.
O Deserto dos Tártaros Dino BuzzatiO livro “O Deserto dos Tártaros”, com sua narrativa envolvente e intrincada, nos conduz a uma reflexão profunda sobre a espera, a monotonia e as escolhas que tecem a tapeçaria da existência humana. Suas páginas nos convidam a explorar a dinâmica complexa entre a passividade e a ação, levando-nos a questionar nossas próprias vidas, nossos anseios e medos. O deserto metafórico, presente na obra, ressoa como um espelho da nossa busca por significado, desafiando-nos a enfrentar nossos próprios “tártaros”: as zonas obscuras da nossa alma.
CopiarCompartilhar
A Culpa é das Estrelas John GreenLer esse livro é maravilhoso, pois ele consegue mostrar como o amor pode realmente mudar as vidas das pessoas. É muito lindo ver a dedicação dos pais nessa história e como um amor verdadeiro faz a diferença. São várias reviravoltas que aquecem nosso coração – ou até mesmo nos entristecem. A mensagem de que a felicidade está nas menores coisas faz o livro ser simplesmente mais fantástico, pois as personagens conseguem mesmo nos momentos mais difíceis ver algo de bom, dando valor a cada situação.
CopiarCompartilhar
Harry Potter J. K. RowlingLer os livros dessa saga é simplesmente mágico. É incrível o poder que essa história tem de nos fazer entrar num mundo totalmente novo e viver a vida de cada personagem como se fosse a nossa própria. Além dessa fantasia, há inúmeros ensinamento que levamos para o nosso dia a dia. É muito gostoso poder ver as personagens crescendo e se desenvolvendo. Com toda certeza, é um livro que se supera a cada página.
CopiarCompartilhar
1. O Grande Gatsby Scott FitzgeraldO livro se passa em Nova York dos anos 20 e faz uma crítica ao “sonho americano”.
CopiarCompartilhar
2. Laranja Mecânica Anthony BurgessUm clássico. Inspiração para a adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick, o livro Laranja Mecânica discute a relação entre entretenimento, violência e controle mental.
CopiarCompartilhar
3. O Caçador de Pipas Khaled HosseinEnquanto conta a história de Amir, homem atormentado pela culpa de trair o seu melhor amigo de infância, Hassan, Hossein também relata acontecimentos políticos que definiram o Afeganistão atual: a queda da monarquia na década de 70, o golpe comunista, a invasão soviética até a implantação do regime Talibã.
CopiarCompartilhar
4. Orgulho e Preconceito Jane AustenEscrito há alguns séculos, o romance entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy poderia ser uma história água-com-açúcar sobre uma mocinha em busca do amor. Mas Jane Austen usa a ideia desse amor para fazer uma crítica à sociedade inglesa da época e também à construção do casamento.
CopiarCompartilhar
5. A Metamorfose Franz KafkaNeste livro conhecemos Gregor Samsa, um jovem que, um dia, ao acordar, percebe que se transformou em um grande inseto asqueroso.
CopiarCompartilhar
6. A Revolução dos Bichos George OrwellConta como animais de fazenda se revoltam contra seu dono humano e instauram um novo regime. Uma sátira da União Soviética, mostra como a corrupção toma conta do sistema e como esse sistema logo se torna uma ditadura.
CopiarCompartilhar
7. 1984 George OrwellGrande clássico, retrata como um regime totalitarista resulta na opressão individual. É famosos por cunhar o conceito do “Grande Irmão”, a ideia de que o governo está sempre observando, acabando com a privacidade
CopiarCompartilhar
8. A Divina Comédia Dante AlighieriUm dos livros mais famosos da história, A Divina Comédia é contada por meio de poemas e acompanhamos a trajetória de um cristão após a sua morte.
CopiarCompartilhar
10. Série Vagalume Editora ÁticaClássicos da época de escola. Publicado especialmente para o público infanto-juvenil, as aventuras da série Vaga-Lume são praticamente unanimidade entre os nossos leitores. Contém clássicos como A “Ilha Perdida” e “Éramos Seis”.
CopiarCompartilhar
13. O Morro dos Ventos Uivantes Emily BrontëUma das maiores histórias de amor da literatura, em O Morro dos Ventos Uivantes conhecemos Heathcliff e Catherine, duas pessoas que se amam mas não conseguem ficar juntas.
CopiarCompartilhar
11. Os Sofrimentos do Jovem Werther GoetherOs Sofrimentos do Jovem Werther é responsável pelo surgimento de um dos maiores movimentos literários no mundo: o romantismo.
CopiarCompartilhar
14. Capitães da Areia Jorge AmadoNa Salvador dos anos 30, um grupo de meninos abandonados, liderados por Pedro Bala, rouba para sobreviver e, dentro de sua pequena comunidade, criam um sistema similar ao de uma família na falta de figuras paternas e maternas.
CopiarCompartilhar
15. Bartleby, o escrivão Herman MelvilleO livro é narrado por um advogado que contrata um jovem para ser seu escrivão, entretanto, o rapaz age de maneira estranha: a única coisa que ele diz é “Eu preferia não fazer”.
CopiarCompartilhar
16. Dom Quixote Miguel de CervantesEm Dom Quixote conhecemos um fidalgo que após, ler muitas obras de cavalaria, enlouquece e passa a acreditar que é um cavaleiro.
CopiarCompartilhar
17. O Diário de Anne Frank Anne FrankO emocionante relato de uma menina judia, escrito durante a Segunda Guerra Mundial, quando se manteve escondida dos nazistas com sua família.
CopiarCompartilhar
18. Admirável Mundo Novo Aldous HuxleyA distopia mostra uma sociedade dividida por castas (os mais bonitos e fortes são das castas principais), em que pessoas são condicionadas biologicamente e psicologicamente a obedecer a um sistema. Em meio à essa paz, chega um desconhecido, fruto de uma relação espontânea e fora do controle desse sistema, e, com ele, surgem questões sobre o estilo de vida dominante.
CopiarCompartilhar
19. Candido VoltaireNeste livro, Voltaire apresenta aos leitores a história do jovem Candido, um rapaz que está entrando na vida adulta e acaba passando por várias experiências neste processo.
CopiarCompartilhar
20. O Mundo de Sofia Josteein GaarderRomance filosófico, funciona como um guia básico para as principais ideias da filosofia, usando a história de Sofia Amundsen, uma garota prestes a completar 15 anos.
CopiarCompartilhar
21. O Retrato de Dorian Grey Oscar WildeNeste livro, conhecemos Dorian Gray, um jovem que acaba amando demais a sua aparência e deixando de lado o seu interior.
CopiarCompartilhar
22. Guerra e Paz Liev TolstoiGuerra e Paz narra um romance que acontece na Rússia durante a época de Napoleão Bonaparte, contando as guerras napoleônicas russas.
CopiarCompartilhar
23. O Primo Basílio Eça de QueirozO Primo Basílio é uma das principais obras realistas, em que somos apresentados a Luísa, uma moça que vive em uma típica família burguesa, mas que cultiva uma grande paixão escondida por seu primo Basílio.
CopiarCompartilhar
24. As Vantagens de Ser Invisível Stephen ChboskyAdaptado para os cinemas em 2012, esse novo clássico americano conta a história de Charlie, um adolescente com vários problemas e com dificuldades de fazer amigos. Através de cartas, Charlie conta como conhece Sam e Patrick e como a amizade acaba mudando sua vida. Emocionante.
CopiarCompartilhar
25. Fahreinheit 451 Ray BradburyUm romance distópico que servia como crítica à sociedade americana quando foi publicado, em plena Guerra Fria, faz uma análise interessante e atual sobre o conceito de censura e de acesso ao conhecimento.
CopiarCompartilhar
26. Manifesto Comunista Karl MarxNo Manifesto Comunista, os leitores podem conhecer os princípios estruturais do comunismo e entender a importância desse movimento para a história da humanidade.
CopiarCompartilhar
27. O Pequeno Príncipe Antoine de Saint-ExupérySe você acha que, pelo nome e pelas belas ilustrações coloridas, se trata de um livro para apenas crianças pequenas, está muito enganado. Com ideias profundas como ”Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa”, tem um alto teor filosófico.
CopiarCompartilhar
28. Série Harry Potter J. K. RowlingAs famosas aventuras do bruxinho foram apontadas por vários de nossos leitores como porta de entrada para o mundo da literatura.
CopiarCompartilhar
29. Uma breve história do tempo Stephen HawkingUm livro de forte teor científico, porém Hawking consegue explicar a um leigo conceitos importantes da física e da cosmologia, como buracos negros e a teoria das supercordas.
CopiarCompartilhar
30. O Príncipe MaquiavelVocê conhece a frase “os fins justificam os meios”? Ela foi escrita no livro O Príncipe, de Maquiavel, que explica como um governante deve se portar para que seu povo o ama e o tema.
CopiarCompartilhar