As melhores comédias brasileiras
O povo brasileiro é conhecido por seu bom humor e cordialidade. Por conta disso, nosso repertório de filmes de comédia é extremamente vasto e merece ser explorado. É claro que não poderia ser diferente: nosso cinema alinha-se às nossas características tropicais. Afinal, rir é sempre o melhor remédio para curar nossa alma de toda a angústia ou rancor. Quem nunca permitiu distrair-se com uma boa maratona de filmes? Apreciar obras cinematográficas é um ótimo jeito de passar um tempo consigo mesmo e revigorar suas energias. Para te incentivar a consumir arte nacional, separamos uma lista com as melhores comédias brasileiras que vão arrancar boas risadas e mostrar a qualidade de nossa arte.
Você também vai gostar:20 filmes que todo mundo deveria assistir
Cantadas inspiradas em filmes
Filmes para ver com o namorado na Netflix
50 melhores atores da Rede Globo
Novelas mais famosas do Brasil
Veja mais páginas de entretenimento!
CopiarCompartilhar
Mergulhe na trilha sonora de diversos filmes brasileiros!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Os FarofeirosEscrito por Paulo Cursino, essa comédia de 2018 chegou despretensiosa, mas se revelou uma das mais divertidas do cinema brasileiro. Maurício Manfrini (mais conhecido como Paulinho Gogó) estrela o filme no papel de Paulo, que reúne os amigos e suas famílias em uma casa de praia em um feriadão. A viagem, é claro, se torna uma grande furada, com direito a todo tipo de confusão.
CopiarCompartilhar
Lucicreide Vai pra MarteDirigido por Rodrigo César, essa comédia de 2021 estrelada por Fabiana Karla traz a história de Lucicreide (personagem do humorístico “Zorra Total”, dona do bordão “Desenrola, carretel”). Na trama, a casa dela vira um verdadeiro pandemônio depois que sua sogra, que foi despejada, decide ir morar lá. Abandonada pelo marido e sem pulso para administrar a casa e seus filhos, Lucicreide decide aceitar participar da primeira missão que levará um ser humano para Marte. Inscrita pelo filho de seus patrões, ela aceita o desafio e vai se meter em muitas confusões.
CopiarCompartilhar
Crô“Crô” é um filme que acontece após a novela "Fina Estampa", quando o protagonista herda a fortuna de Teresa Cristina, porém já não está mais tão feliz e, no desenrolar do filme, vai em busca de uma nova patroa para que possa servi-la. O filme foi lançado em 2013 e é uma criação do diretor Bruno Barreto.
CopiarCompartilhar
Sexo, Amor e TraiçãoDirigido por Jorge Fernando, o longa conta a história de dois casais vizinhos que recebem a visita de uma terceira pessoa que abala seus relacionamentos. De um lado temos Murilo Benicio, Malu Mader e Fábio Assunção, e do outro temos Caco Ciocler, Alessandra Negrini e Heloísa Périssé.
Conheça melhor esta atriz de expressão séria e muita gentileza, Malu Mader
CopiarCompartilhar
Mato sem cachorroO filme conta a história de Deco, que encontra o amor da sua vida e um cachorro chamado Guto. Os três se tornam uma família, mas ocorre uma separação depois de alguns anos e Deco, juntamente com seu primo, planeja sequestrar o Guto. O filme foi lançado em 2013 e o diretor do filme é Pedro Amorim.
CopiarCompartilhar
“O Cheiro do Ralo”Essa comédia é para aqueles que têm um senso de humor ácido e um tanto quanto sombrio. Nela, Selton Mello vive Lourenço, dono de uma loja de objetos usados. Sádico, ele sente prazer em explorar seus clientes desesperados. Em determinado momento, ele começa a ficar incomodado pelo cheiro do ralo do banheiro de sua loja, o que traz uma inusitada reviravolta para a história!
CopiarCompartilhar
E Aí... Comeu?O elenco conta com as presenças de Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira, Emílio Orciollo Neto, Seu Jorge, Tainá Müller, Dira Paes e Laura Neiva. Os três primeiros vivem Fernando, Honório e Afonsinho, três grandes amigos que passam a noite falando sobre mulheres, sexo e, eventualmente, futebol. A direção é de Felipe Joffily.
Descubra o que Bruno Mazzeo anda dizendo por aí!
CopiarCompartilhar
Meu passado me condenaA comédia brasileira foi lançada em 2013, baseada na série homônima. Dirigido por Júlia Rezende e estrelado por Fábio Porchat, o filme foi lançado nos cinemas brasileiros e ganhou grande destaque entre os amantes do gênero. A trama acompanha a história dois recém-casados que resolveram trocar alianças depois de apenas um mês de namoro e as dores e delícias dessa experiência.
CopiarCompartilhar
O Auto da Compadecida“O Auto da Compadecida” é um título que existe em forma de livro, minissérie e filme, sendo que o filme é a adaptação da minissérie para as telonas. O longa, dirigido por Guel Arraes, de 2000, acontece no sertão da Paraíba, onde acompanhamos a vida de João Grilo e Chicó, amigos inseparáveis que aplicam os mais diversos golpes na população para ter uma vida digna. Tudo muda para os dois quando Nossa Senhora Aparecida se faz presente diante deles.
CopiarCompartilhar
Os NormaisVisto por 2.9 milhões de espectadores, "Os Normais - O Filme" mostra a origem do querido casal. No início da trama, eles estão casados com outras pessoas, vividas por Evandro Mesquita e Marisa Orth. Em 2009, foi lançada a continuação, "Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas".
Entenda os posicionamentos da atriz Fernanda Torres
CopiarCompartilhar
Vani e RuiEstrelada por Fernanda Torres e Luis Fernando Guimaraes, a série "Os Normais" fez sua transição para as telonas em 2003. Dirigido por José Alvarenga Jr., o longa mostra como Vani e Rui se conheceram.
CopiarCompartilhar
“TOC: Transtornada, Obsessiva e Compulsiva”Lançado em 2017, o filme “TOC”, estrelado pela atriz e humorista Tatá Werneck, conquistou o público brasileiro. Esse longa conta a história de Kika, uma atriz famosa que atua em novelas, faz campanhas de publicidade e é aclamada por milhares de fãs. Porém, por trás de todas as aparências glamorosas, ela vive uma grande crise em sua vida profissional e pessoal, enquanto precisa lidar e enfrentar o seu transtorno obsessivo compulsivo. O filme é uma comédia bem leve, dirigido por Paulinho Caruso e Teo Poppovic.
CopiarCompartilhar
De Pernas Pro ArIngrid Guimarães interpreta a protagonista Alice, que tem como melhor amiga Marcela (Maria Paula). Bruno Garcia, Flávia Alessandra e Flávia Alessandra completam o elenco. Levou 3.5 milhões de pessoas aos cinemas.
Rainha do humor! Surpreenda-se com as frases da divertida Ingrid Guimarães
CopiarCompartilhar
Minha mãe é uma peçaCom direção de André Pellenz, o filme lançado em 2013 retrata a personalidade forte de Dona Hermínia, mãe do comediante e ator Paulo Gustavo na vida real. Dona Hermínia é interpretada pelo próprio filho no filme, que conta a história de uma mulher que foi trocada por outra mais jovem pelo seu marido e que está na meia-idade vivendo diante de inúmeros cenários.
CopiarCompartilhar
De Pernas pro ArLançado em 2010 e dirigido por Roberto Santucci, o longa conta a história de uma executiva bem sucedida que acaba entrando no exótico mundo dos produtos eróticos.
CopiarCompartilhar
Se Eu Fosse VocêDirigido por Daniel Filho, o filme traz Tony Ramos e Glória Pires como um marido e uma mulher que trocam de corpo e acabam se envolvendo em uma série de confusões. Dennis Carvalho, Thiago Lacerda, Danielle Winits e Gloria Menezes completam o elenco.
Conheça mais sobre o enredo de "Se eu fosse você"
CopiarCompartilhar
“Saneamento Básico, o Filme”Esse divertidíssimo longa-metragem conta a história dos moradores de uma fictícia cidadezinha localizada nas Serras Gaúchas que se reúnem para reivindicar a construção de uma fossa para tratamento do esgoto. Sem a verba para a obra, eles decidem recorrer a um edital do Governo Federal de R$ 10.000 para a produção de um filme de ficção a fim de bancar a fossa. É aí que surge a ideia de fazer um filme sobre… a construção da obra!
CopiarCompartilhar
O início de tudoLançado em janeiro de 2004, "Sexo, Amor e Traição" foi a primeira comédia brasileira a chegar aos cinemas no início do ano. O resultado foi bem sucedido e o longa levou 2.219 milhões de pessoas aos cinemas de todo o Brasil. Com isso, outras produções decidiram seguir a estratégia de lançamento, como veremos no restante da lista.
CopiarCompartilhar
Da telona para a telinhaDirigida por Claudio Torres, a comédia "A Mulher Invisível" contou com 2.253 milhões de espectadores em 2009. O sucesso foi tanto que a história migrou para as telinhas da Rede Globo pouco depois no formato de minissérie.
CopiarCompartilhar
A Mulher InvisívelSelton Mello vive um sujeito deprimido com o abandono da esposa (Maria Luisa Mendonça) que de um dia para o outro passa a conviver com uma bela mulher que tem como único defeito o fato de não existir de verdade. Luana Piovani vive a tal mulher invisível.
Talento e polêmica é com ela mesmo; as frases de Luana Piovani
CopiarCompartilhar
O concursoFilme de 2013, a comédia "O concurso", estrelado por atores aclamados como Danton Melo, Fábio Porchat, Rodrigo Pandolfo, Nelson Freitas e Anderson Di Rizzi, conta a história de alguns candidatos que são finalistas de um concurso muito concorrido para juiz. Cada um deles é de um Estado diferente e todos se conhecem poucos dias antes do acontecimento das provas. Por causa da tensão causada pelos exames, todos se tornam "amigos" e decidem curtir o final de semana do jeito que querem, sem estudar, mas acabam se metendo em diversas encrencas.
CopiarCompartilhar
Estreia nas telonasBruno Mazzeo estreou nas telonas com "Muita Calma Nessa Hora" (2010), mas foi em "Cilada.com" que mostrou todo seu potencial, levando para as telonas a série cômica que estrelava no Multishow. Foi assistido por quase 3 milhões de pessoas.
CopiarCompartilhar
Um namorado para minha mulherEstrelado por Ingrid Guimarães e Caco Ciocler, o filme lançado em 2016 conta a história de Chico, que está cansado de ouvir todos os dias as reclamações da sua esposa Nena. Chico quer se separar, mas não tem coragem de pedir o divórcio para a sua mulher, pois ela é extremamente brava. Por sentir medo de confrontar Nena, Chico decide contratar um homem para conquistá-la. O filme foi dirigido por Júlia Rezende.
CopiarCompartilhar
Lisbela e o PrisioneiroSelton Mello vive Leléu, o tal prisioneiro do título. Ele é um picareta de marca maior que acaba encantando a jovem e sonhadora Lisbela, interpretada pela bela Débora Falabella. Marco Nanini completa o elenco na pele do temido Frederico Evandro.
Relembre as frases mais marcantes dos filmes nacionais brasileiros
CopiarCompartilhar
Comédia-românticaDirigido por Guel Arraes, "Lisbela e o Prisioneiro" talvez seja o filme mais romântico dessa lista. Mas também oferece uma boa dose de humor, o que o faz entrar nesta seleção. Levou 3.1 milhões de espectadores às salas de cinema.
CopiarCompartilhar
Trair e coçar é só começarA adaptação para o cinema da peça “Trair e coçar é só começar” é um marco na comédia brasileira. Distribuído em 2006 e dirigido por Moacyr Góes, o filme mostra a confusão de Olímpia, a empregada de uma família de classe média-alta que acreditava que seu patrão estava traindo a esposa justamente no dia de aniversário de casamento dos dois. Ela envolve muitas outras pessoas nesse engano e o resultado é muito divertido!
CopiarCompartilhar
Até que a Sorte nos SepareLeandro Hassum vive um vencedor da loteria que perde todo seu dinheiro, mas não tem coragem de contar para a esposa e para os filhos. Danielle Winits, Kiko Mascarenhas e Ailton Graça completam o elenco e a direção é de Roberto Santucci. O sucesso foi tanto que os realizadores se apressaram em garantir uma continuação. "Até que a Sorte nos Separe 2" chega aos cinemas em dezembro de 2013.
Leandro Hassum. O que pensa o rei do bom humor?
CopiarCompartilhar
3 milhões no anoMaior sucesso de bilheteria do cinema brasileiro em 2012, "Até que a Sorte nos Separe" levou 3.4 milhões de pessoas às salas comerciais. O filme reforçou a força da comédia nacional, sendo a única produção do país a alcançar a marca de 3 milhões no ano.
CopiarCompartilhar
Linguagem mais pesadaSegundo filme brasileiro mais visto em 2012, "E Aí... Comeu?" levou 2.5 milhões de pessoas aos cinemas de todo o Brasil. O longa se propõe a ser uma comédia mais adulta, não se preocupando em evitar uma linguagem mais pesada ou cenas de sexo.
CopiarCompartilhar
Se Eu Fosse Você 2Com o sucesso de "Se Eu Fosse Você", os realizadores se apressaram para produzir uma continuação. Aí nasceu "Se Eu Fosse Você 2", que é com folga a comédia nacional de maior sucesso nos últimos tempos. O longa levou 6.1 milhões de pessoas aos cinemas de todos Brasil. Superou "2 Filhos de Francisco" e foi o filme de maior público após a retomada até o lançamento de "Tropa de Elite 2".
Frases de Tony Ramos. Saiba quais pensamentos o ator defende!
CopiarCompartilhar
Meu tio matou um caraFilme que teve quatro indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, "Meu Tio Matou um Cara", lançado em 2004, conta a história de Éder, um homem que matou um cara. Na trama, Éder tem um sobrinho de 15 anos que tenta a todo custo provar a todos que o seu tio é inocente. No decorrer do filme, há romance, aventura e muitos acontecimentos que rendem boas gargalhadas!
CopiarCompartilhar
Cilada.comA trama gira em torno de um jovem que trai a namorada, que como vingança publica na internet um comprometedor vídeo dele. Fernanda Paes Leme, Carol Castro, Fulvio Stefanini e Sergio Loroza integram o elenco. A direção é de José Alvarenga Jr.
CopiarCompartilhar
Noite da ViradaÉ durante uma festa de Réveillon que as maiores loucuras acontecem com Alê, Duca, Ana, Sofia e outros personagens que nos são apresentados ao longo da trama. Trazendo com humor alguns conflitos que envolvem traição, Ana decide não cancelar sua festa de fim de ano e, não obstante, torná-la a mais marcante comemoração de todos os tempos. Será que ela consegue fazer jus a tal promessa?
CopiarCompartilhar
O Auto da CompadecidaAriano Suassuna deixou como legado alguns bons presentes artísticos que enriquecem ainda mais nosso cenário nacional. "O Auto da Compadecida" conta a história de Chicó e João Grilo, dois pobres nordestinos que se apoiam em mentiras e trapaças para garantir sua sobrevivência.
Sucesso na atuação e na dublagem. Quais são as frases mais marcantes de Selton Mello?
Em um confronto mortal com o cangaceiro Severino de Aracaju, os dois acabam conhecendo a misericórdia de Nossa Senhora Aparecida e veem-se entre o Céu e o Inferno em questão de segundos.
Além de suas pontadas de humor, a trama também aponta diversos problemas sociais e levanta questões importantes. Vale a pena refletir!
CopiarCompartilhar