Mensagens de combate à gordofobia
Discriminar alguém pelo seu corpo é uma prática terrível, mas infelizmente ainda comum. Combater a gordofobia é uma missão de todos: todo o tipo corpo deve ser respeitado e admirado. Combata esse preconceito com estas mensagens e lembre-se de amar seu corpo como ele é!
Épocas de festasGeralmente, nas épocas de festas (Natal e Ano Novo), aparecem as mensagens sobre peso alheio. Mas esquecem que: se passamos um dia inteiro sem comer nada, não vamos emagrecer 10kg, assim como passar o dia inteiro comendo não vai nos engordar a ponto de nos preocuparmos. Aproveitar festas é importante e gostoso para nosso bem-estar, portanto, não se prive! Só cuidado para não passar mal – e essa dica também serve para pessoas magras.
CopiarCompartilhar
Seja o exemplo de outras pessoasToda vez que você se sente empoderado ou empoderada com seu corpo gordo, outra pessoa gorda notará e se inspirará em você. Ao invés de focar nas críticas que pessoas ignorantes fazem, foque na inspiração que você pode gerar a outras pessoas como você! Seja um bom exemplo!
CopiarCompartilhar
Viver bemVocê está vivendo bem? Está se sentindo em plenitude com seu físico, emocional e espiritual? Se não, procure especialistas e amigos verdadeiros para te ajudarem nessas questões. Se sim, então, não se importe com o que a sociedade diz sobre você! A vida é feita de ciclos, temos nossos altos e baixos, e ninguém pode dizer nada sobre seu momento de vida apenas vendo sua aparência.
Para gordinhas que amam seus corpos: Sua gordura é muita gostosura!
CopiarCompartilhar
A comida não é um inimigoNosso corpo só funciona através da alimentação. Aliás, deixar de alimentar alguém corretamente é considerado tortura. Não existe a situação mais triste do que a fome no mundo. Portanto, não veja a comida como um inimigo. Comer é prazeroso justamente porque é necessário. O que é preciso mudar é a relação com a comida, sem comer de forma compulsiva, e dar mais atenção a alimentos mais nutritivos. Entretanto, a fome nunca será solução para obesidade, nem para nada.
CopiarCompartilhar
Não queira emagrecer sem motivosSempre dizem: “toda mulher quer emagrecer pelo menos 5kg”. É um pensamento arcaico, porém, muito difundido, porque, para uma mulher, nunca se é magra o suficiente. Mas isso é muito errado. Não queira emagrecer sem motivos. Sim, é sempre possível ser mais saudável, mas saúde não é só física, e nem sempre tem a ver com emagrecimento. Preze, antes de tudo, seu bem-estar.
Não são defeitos, são charmes: ame suas estrias e celulites!
CopiarCompartilhar
Tenha amor próprioVocê só conseguirá ser verdadeiramente saudável quando houver amor-próprio. Portanto, não acredite em “técnicas” de emagrecimento e saúde que envolvam humilhação e autodestruição. Como você irá encontrar motivação para melhorar seu corpo, se você odeia seu corpo? A vontade será de se livrar dele completamente, o que leva a problemas graves de saúde, e até à morte. Quando nos amamos, nós nos cuidamos de verdade. E, um corpo bem cuidado é um corpo saudável e feliz, não importa o que digam dele.
CopiarCompartilhar
O corpo gordo é lindoNinguém está obrigando ninguém a gostar de uma característica que não gosta. Mas, não, a “feiúra” do corpo gordo não é um fato. Aliás, bonito e feio são apenas construções sociais. Eu digo: o corpo gordo, cheio de curvas, é lindo. Aprenda a perceber a beleza daquilo que é natural, mesmo que estejamos em um mundo tão artificial.
CopiarCompartilhar
Tire a camiseta na praia!Na época de verão, é sempre aquele medo e aquela ansiedade: “está calor, mas, como sou gordo, não posso mostrar meu corpo”. Bobagem! Ninguém tem nada que se meter na sua vida. Aproveite a praia, a piscina: tire a camiseta, coloque biquíni. Use shorts, saias, roupas curtas. Não se prive de momentos maravilhosos de diversão por causa de gente que não muda em nada sua vida!
CopiarCompartilhar
Sua gordofobia causa obesidadeSer gordofóbico não é lutar pela saúde, muito pelo contrário! Você, que ri da pessoa gorda na academia, dá motivos para que ela seja sedentária. Você, que fala de tudo que um gordo come, dá motivos para que ele tenha transtornos alimentares. Você, que debocha de literalmente qualquer coisa que um gordo faça, incentiva-o a ficar trancado em casa, negligenciando a saúde física e mental. Sua gordofobia causa obesidade e pode matar!
CopiarCompartilhar
Não se baseie somente em númerosRelaxe. Não fique paranoico(a) com calorias, porcentagem de massa magra ou massa gorda, nem quantidade de quilos na balança. No final das contas, tudo são apenas números. Você não é um número, você é uma pessoa completa. É lógico que os números são baseados em estudos sérios, mas cada pessoa é uma pessoa, portanto, o que é saudável para você pode não ser o mesmo que para outra pessoa. Seja flexível.
Padrões de beleza são besteira: ame seu corpo da forma como ele é!
CopiarCompartilhar