Mensagens sobre preconceito religioso
Num país tão diverso quanto o Brasil, parece impossível haver tanto preconceito. Infelizmente, esse problema ainda é muito real. O preconceito religioso é mais uma de suas cruéis faces. Não aceite que pessoas sejam perseguidas por suas crenças. Leia mensagens e defenda a diversidade religiosa.
Pense em vocêQuando se trata das coisas nas quais nós acreditamos e sobre como devemos viver a vida, não vale a pena pensar sobre como as outras pessoas se sentem sobre isso. É importante saber que a sua opinião e os seus sentimentos são a parte mais importante ao escolher uma religião.
CopiarCompartilhar
Compreensão e respeitoA compreensão exige que uma pessoa se esforce para olhar para outras pessoas e considerar que a forma de elas verem e viverem o mundo é válida. Isso vale para as inúmeras religiões que existem, que devem ser respeitadas independentemente do que elas preguem.
CopiarCompartilhar
Diferentes formas de ver o mundoSeguir uma religião é olhar para o mundo e para a realidade de uma forma diferente. Como cada pessoa vive de um jeito, cada uma delas também tem o direito de acreditar no que acha mais pertinente. É preciso entender que a nossa realidade não é a mesma que a de outras pessoas.
CopiarCompartilhar
Existem muitas divindadesAs pessoas podem acreditar que existe um só deus ou uma só deusa, que existem inúmeras divindades, que a mitologia é a melhor forma de ver o mundo, que os quatro elementos ou a astrologia determinam nossas vidas. Existem muitas divindades e muitas maneiras de acreditar. Todas elas são válidas.
Toda religião tem seu valor, aprecie a cada uma delas!
CopiarCompartilhar
Por que a sua religião é melhor?Se existem diversas formas de pensar sobre a nossa existência e sobre o mundo, por que seria importante dizer que uma religião é melhor ou mais correta que outra? Pensamentos diferentes sempre são uma forma de aprender, não um motivo para odiar.
CopiarCompartilhar
Diversidade é importanteO processo de viver em sociedade nos permite conviver com as diferenças. É a partir dessa diversidade que passamos a pensar de formas diferentes, a conhecer novos horizontes e até a viver melhor. Por isso, reconhecer a importância da diversidade religiosa é só uma das maneiras de viver em um grupo de pessoas.
CopiarCompartilhar
Tudo pode serTodas as pessoas são livres para acreditarem no que lhes convém e tomar as próprias decisões a partir disso. A religião de cada uma, sobretudo, é uma questão particular e que diz respeito só a quem a segue. Não faz sentido discutir se uma crença é válida e outra não, porque tudo pode ser.
O mundo é cheio das mais diversas religiões, aprenda mais sobre elas
CopiarCompartilhar
Esperança vale para todasO que todas as religiões precisam para serem consideradas dessa forma é esperança. Ainda que sejam ideologias diferentes, todas as maneiras de pensar e de crer são baseadas na esperança que as pessoas sentem em relação a si mesmas, ao futuro e a alguma força superior a elas.
CopiarCompartilhar
O amor sempre deve prevalecerNenhuma religião prega o ódio. Os deuses e as divindades pregam a importância de amar a si mesmo e ao próximo. Nada é mais importante do que isso. Se existe amor em você, seguir a religião na qual você acredita é só uma questão de escolha, sem esforço.
CopiarCompartilhar
As piadas são mesmo engraçadas?A intolerância religiosa se faz presente com piadas que tentam desqualificar uma crença. Para combater esse mal, as pessoas precisam se informar sobre as diferentes formas de fé e reconhecer que todas elas são válidas, importantes e devem ser valorizadas, sem motivo para ridicularizá-las.
CopiarCompartilhar
O que importa é ter féA ideia de seguir uma religião pode trazer muitos princípios e formas de viver a vida. Essa é uma escolha particular e pessoal, que não pode ser alterada ou julgada por outras pessoas, sejam elas quem forem. O que realmente importa é ter fé em alguém ou em alguma coisa.
CopiarCompartilhar
Denuncie se for vítima de intolerância religiosaSe você sofrer ou identificar alguém que esteja sofrendo uma agressão decorrente de intolerância religiosa, denuncie. A sua fé merece tanto respeito quanto você ou qualquer outra pessoa.
No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, livre-se de todo preconceito
CopiarCompartilhar