Mirantes de São Paulo
Você sabia que existem edifícios e espaços abertos em São Paulo para você conhecer e se encantar com a cidade? Veja nossa lista e embarque nessa viagem paulistana!
Edifício Altino Arantes (Banespa) Rua João Brícola, 24, CentroO quinto edifício mais alto de São Paulo foi construído em 1947 e, até 1953, era um dos mais altos do mundo. O edifício é um dos mais importantes pontos turísticos da capital, e ganhou seu apelido por ter sido sede do extinto banco Banespa. Do alto do prédio, é possível ter uma visão em 360 graus da cidade, tendo a Catedral da Sé, o Palácio das Indústrias e o Mercado Municipal como pontos marcantes. O formato “bolo de noiva” do prédio foi inspirado no nova iorquino Empire State Building, e é hoje um símbolo de São Paulo. Devido à grande movimentação de pessoas, as visitas se restringem há cinco minutos. Mas sempre dá para voltar de novo, pois é gratuito!
CopiarCompartilhar
Copan Avenida Ipiranga, 200, CentroA curva “livre e sensual”, como descreveu seu arquiteto Oscar Niemeyer, marca o Edifício Copan como um dos mais importantes cartões postais da cidade de São Paulo. Construído entre as décadas de 1950 e 1960, é um dos principais exemplos da arquitetura moderna de Niemeyer e tem o intuito de representar a evolução da cidade. O gigante edifício oferece vistas imperdíveis da Avenida Paulista, da Igreja da Consolação, do edifício Itália e da Marginal Tietê. O horário de visitação, porém, é restrito: de segunda a sexta, das 10h às 15:30h, em horários curtos.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Pedra Grande Rua do Horto, 1799, Parque da CantareiraLocalizado no Parque Estadual da Cantareira, o local oferece uma das vistas mais surpreendentes da cidade. A subida até a formação de granito, a 848 metros, pode ser pesada para quem não está acostumado, mas vale a pena. A trilha leva cerca de uma hora para ser percorrida e é rodeada pela Mata Atlântica, um descanso verde em meio ao cinza da cidade. A vista panorâmica da capital é imperdível. E o parque cobra entrada de apenas 9 reais para o acesso.
CopiarCompartilhar
Skye Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4700, Jardim PaulistaProcurado para noites badaladas, o bar e restaurante do Hotel Unique fica localizado no bairro dos Jardins e, em sua cobertura, ao lado de uma icônica piscina vermelha, oferece uma vista panorâmica do Parque do Ibirapuera e das zonas Sul e Oeste. O acesso ao deque é feito por um elevador panorâmico, e o local é perfeito para apreciar o horizonte paulistano. O restaurante abre para café da manhã e almoço, para quem está em busca de mais sossego, e oferece belas janelas com vista para a cidade.
CopiarCompartilhar
Edifício Martinelli Avenida São João, 11 a 65, CentroO luxuoso edifício foi um dos primeiros arranha-céus da América Latina e o mais alto de São Paulo durante os anos de 1929 e 1936 e, até hoje, é um dos mais belos cartões-postais da cidade. Não há limite de tempo para admirar a vista do Martinelli, de onde é possível observar o Vale do Anhangabaú, a Serra da Cantareira, a Avenida Paulista e o Pico do Jaraguá. No mesmo andar, encontra-se a mansão Martinelli, onde o construtor Giuseppe Martinelli fez sua residência, provando à população a resistência do edifício.
CopiarCompartilhar
Edifício Itália Avenida Ipiranga, 344, CentroO edifício, o segundo mais alto da cidade, é um patrimônio histórico e lar do luxuoso restaurante Terraço Itália. Mas o acesso ao mirante é gratuito entre as 15h e às 16h, de segunda a sexta. O horário apertado vale a pena, pois não há restrição de tempo, a vista é deslumbrante e é possível ver o Copan, outro mirante e, em dias claros, até a Serra da Cantareira. Para quem estiver disposto a desembolsar um pouco mais, o restaurante especializado em comida italiana oferece um dos ambientes mais românticos da cidade.
CopiarCompartilhar
Metrô Sumaré Av. Dr. Arnaldo, 1470, SumaréA estação da linha verde é um dos mirantes mais subestimados de São Paulo, mas também é muito bonito, além de ser extremamente acessível. Inaugurada em 1998, a estação de metrô Sumaré tem obras de arte de Alex Flemming, retratando o rosto dos cidadãos paulistanos. Além disso, oferece vistas da cidade em ambos os lados da linha. No sentido Vila Prudente, é possível observar a zona Sul e o skyline de prédios da Faria Lima. No sentido Vila Madalena, o visual fica por conta da Serra da Cantareira e a zona Norte da cidade.
CopiarCompartilhar
Pico do Jaraguá Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica LuizaLocalizado no Parque Estadual do Jaraguá, o pico é conhecido como o ponto mais alto da cidade. O acesso é possível por trilha a pé ou de carro. A 1135 metros de altura, e cercado por Mata Atlântica, o Jaraguá é um oásis na cidade, de onde é possível avistar até 55 quilômetros quando o dia está claro em belas vistas de 360 graus. Na mesma trilha, é possível alcançar também o mirante Pico do Papagaio, a 1127 metros.
CopiarCompartilhar
Praça do Pôr do Sol Rua Desembargador Ferreira França, Alto de PinheirosA vista na Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros é tão encantadora que o lugar acabou nomeado como Praça do Pôr do Sol. Famílias, amigos e casais se reúnem aos finais de semana para assistir ao espetáculo da natureza entre os prédios, a Cidade Universitária e o Instituto Tomie Ohtake. A praça também é um bom lugar para curtir a área verde e fazer piqueniques.
CopiarCompartilhar
Vão Livre do MASP Avenida Paulista, 1578, Bela VistaAlém de guardar uma das mais importantes coleções de arte do Brasil e ser lar de uma das mais famosas obras arquitetônicas da cidade, o MASP também guarda um dos mais peculiares mirantes da cidade. Ao fim do vão livre, é possível ver o Centro e a zona Norte da cidade. Embora os diferentes edifícios obscureçam a vista, ainda é possível encontrar vislumbres da Serra da Cantareira e observar os diferentes níveis da cidade, com túneis e viadutos se cruzando formando degraus de circulação.
CopiarCompartilhar
Mirante de Santana Praça Vaz Guaçu, s/nº, Jd. São Paulo.O Mirante de Santana é a principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) da cidade, mas apesar do nome técnico é um local de paisagens incríveis e muita paz. Localizado a 792 metros acima do nível do mar, o Mirante de Santana oferece belas vistas do bairro de Santana e do centro da cidade. Ainda mais acima, é possível ter uma visão de 360 graus de São Paulo, mas essa área é, infelizmente, restrita aos técnicos da Inmet. O Mirante de Santana é considerado um dos melhores pontos da cidade para observar os fogos de Réveillon, lançados da Avenida Paulista.
CopiarCompartilhar
Viaduto do Chá Viaduto do Chá, CentroO famoso viaduto foi o primeiro construído na cidade de São Paulo. Desde sua criação, foi usado por um grande número de paulistanos e teve sua estrutura reformada em 1938, adquirindo o dobro da largura original. Um importante cartão-postal da cidade, o Viaduto oferece, de um lado, vistas da Praça da Bandeira e o edifício Matarazzo, sede da prefeitura. Do outro, é possível ver outro viaduto, o de Santa Efigênia, o Theatro Municipal e o edifício W. Zarzur (Mirante do Vale), o mais alto do Brasil que, infelizmente, não pode ser visitado acima do terceiro andar — senão seria mais um mirante para a lista!
CopiarCompartilhar