Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Mitos e verdades sobre trabalhar de casa

O home office tem sido um hábito cada vez mais comum entre os trabalhadores. Cada vez mais empresas optam por permitir que seus funcionários trabalhem a distância, cumprindo suas metas e tarefas. Mas será que você realmente conhece os hábitos de quem trabalha em casa? Afinal, qual as diferenças entre o home office e o trabalho em escritório? Aprofunde-se nos principais mitos e verdades sobre trabalhar de casa. Queda de produtividade, mudança nos níveis de estresse, falta de comunicação e interação, tempo de expediente... desvende esses e outros aspectos do home office, conhecendo a verdade por trás de cada um dos mitos que rondam essa forma de trabalho.

Trabalhar em casa gera estresse Mulher com mãos na cabeça, debruçada sobre mesa cheia de papéis e pastas

Mito. Trabalhando em casa, não precisamos passar horas no trânsito ou no transporte público lotado, além de não passarmos por constrangimentos e também pelo desconforto de chegar à empresa de mau humor! Para viabilizar seu trabalho, tudo de que o funcionário irá precisar é o acesso devido às tecnologias necessárias, além de um ambiente adequado. E o mais importante: ter o mesmo engajamento e comprometimento com suas tarefas.


Copiar
Compartilhar
Home office é improdutivo Homem sentado em sofá segurando notebook com os pés em cima de mesa de centro

Muitas empresas acham que trabalhar em casa pode deixar o funcionário improdutivo por achar que ele não entregará suas tarefas ou então não apresentará o mesmo comprometimento que tem na empresa, porém não é verdade! Quando bem estruturado, o home office é capaz de proporcionar melhores condições de trabalho, assim como mais qualidade de vida para o funcionário, que pode vir a ficar menos doente e menos estressado.

10 dicas para manter a concentração no home office
Copiar
Compartilhar
Não tem como participar de brainstormings Homem sentado em frente a computador participando de reunião virtual, usando camisa social e cueca

Os brainstormings podem acontecer em qualquer lugar, basta ter as ferramentas adequadas para a comunicação. Fazer uma reunião de novas ideias fora do ambiente de trabalho pode ajudar muito na criatividade dos funcionários, já que outros ambientes ajudam a manter a mente concentrada, buscando novas ideias e inspirações.


Copiar
Compartilhar
Funcionário é trapaceiro fora do escritório Homem apoiando cabeça em braço, com expressão de tédio, sentado em mesa com computador, papéis e xícara

É um grande engano pensar que seu funcionário pode ser trapaceiro trabalhando em casa! Se você o contratou, provavelmente confia em suas habilidades em qualquer ambiente. Você precisa ter certeza de que ele não será desonesto, pois se ele é competente na empresa, ele será em qualquer outro lugar. Afinal, o que faz dele um bom funcionário são suas atitudes.

Conheça o manual de bons modos no trabalho
Copiar
Compartilhar
Falta de comunicação entre empresa e funcionário Homem sentado em mesa de escritório, mexendo em computador usado fones de ouvido

Hoje em dia temos diversos aplicativos de comunicação que possibilitam à empresa comunicar-se de forma eficiente com seus funcionários. Existem vários canais: celular, computador, notebook, tablets. Também não há motivos para preocupação, já que todos devem estar disponíveis em seus respectivos horários de trabalho.


Copiar
Compartilhar
Trabalho com menos horas Relógio em cima de mesa

Totalmente mito! Quando trabalham em casa, os funcionários não têm seu tempo controlado (em algumas empresas), e, devido a isso, muitas pessoas acabam passando do seu horário sem ao menos perceber ou por muita demanda. Isso pode acabar aumentando a produtividade do funcionário.

Encontre sua motivação com essas frases sobre trabalho
Copiar
Compartilhar
Maior dependência com a empresa Homem negro escrevendo em agenda em cima de mesa, ao notebook do lado

Enquanto o funcionário está trabalhando em casa, ele acaba descobrindo coisas sozinho, seja por alguma ferramenta, função, dúvidas, por não ter um colega ao seu lado. A pessoa acaba criando mais independência e uma curiosidade maior sobre seu serviço, o que pode ajudar a ter mais interatividade e também a fugir da monotonia.


Copiar
Compartilhar
 
A família pode causar distrações Homem dando comida para bebê que esta no seu colo ao mesmo tempo em que mexe em notebook

Ao contrário disso, ter a família por perto pode trazer uma sensação de positividade para trabalhar. Além do que a família tem consciência de que seu parente está em horário de trabalho, o que não permitirá desvios de concentração e um bom ambiente pode ajudar bastante.

Lembre-se: a vida é mais do que só trabalhar
Copiar
Compartilhar
Sentimento de isolamento de todos Pino vermelho destacado de outros pinos coloridos, todos em cima de mesa branca

Devido ao fato de cada um estar em sua casa e não conversar pessoalmente com um colega, há pessoas que pensam que o funcionário poderá se sentir isolado. Mas, ao contrário disso, esse fator pode permitir maior privacidade, sem que alguém o corte em algum momento de produtividade e também trará o sentimento de liberdade para elaborar novas coisas.


Copiar
Compartilhar
Funcionários sem comunicação com a equipe Ilustração gráfica de homem falando em megafone e mão gigante a frente

Felizmente temos a tecnologia a favor de muitas empresas. Para conversar com a equipe, é possível marcar um horário para conversarem, ou até mesmo fazer um grupo com todos em alguma plataforma de sua preferência, o que pode ser mais prático e benéfico a todos. É uma ótima ideia para manter o foco em um assunto só!


Copiar
Compartilhar
fechar