Mulheres que marcaram história
Entenda a importância de cada um desses nomes na história. Mulheres que fizeram valer a sua presença em meio a sociedade e deixaram o seu legado até os dias de hoje.
Cleópatra VIII 70 a.C. a 30 a.CRainha do Egito, Cleópatra sem dúvidas marcou a história. Herdou o trono de seu pai e teve relacionamentos com Julio Cesar e Marco Antônio. Por isso até hoje é considerada uma das soberanas de maior poder da antiguidade. O nome Cleópatra significa "Glória do Pai". Foi uma grande negociante, estrategista militar, tinha fluência em seis idiomas e conhecia muito sobre filosofia, literatura e artes gregas.
CopiarCompartilhar
Carmen Miranda 1909 a 1955Uma mulher que dispensa apresentações, Carmen Miranda era uma cantora e atriz completa. Luso-brasileira, Maria do Carmo Miranda da Cunha foi percussora do tropicalismo e carregava um grande sucesso também no exterior. Carmen foi considerada uma das maiores artistas de todos os tempos. Foi encontrada morta em seu quarto em Beverly Hills vítima de sua dependência em remédios.
CopiarCompartilhar
Joana D Arc 1412 a 1431Conhecida também como Donzela de Orleans, Joana foi uma heroína francesa e hoje é santa da igreja católica. É a santa padroeira da França e foi chefe militar na Guerra dos 100 anos. De origem camponesa, era modesta e analfabeta e considerada uma mártir. Foi canonizada e 1920. Foi morta na fogueira 5 séculos antes acusada de Heresia.
CopiarCompartilhar
Ana Bolena 1499 a 1536Rainha da Inglaterra de 1533 a 1536, Ana Bolena foi a segunda esposa de Henrique VIII e mãe da rainha Isabel I. Seu relacionamento com Henrique VIII era polêmico partindo dos princípios religiosos. Foi morta decapitada após a acusação de adultério vinda de seu marido. Seu próprio pai, Sir Thomas Boleyn, deu a sentença.
CopiarCompartilhar
Evita Perón 1919 a 1952Primeira dama argentina após a eleição de Juan Domingo Peron, Maria Eva Perón trabalhou como atriz, modelo e locutora. Dedicou sua vida na luta dos direitos das mulheres. É filha não reconhecida de Eva. Morreu aos 33 anos vítima de um câncer no útero. Se cadáver foi embalsamado e seu corpo ficou exposto à visitação até que, durante o golpe de Estado que derrubou Perón, seu cadáver foi roubado e enterrado no Cemitério Monumental de Milão.
CopiarCompartilhar
Maria Quitéria 1792 a 1853Considerada a Joana D Arc brasileira, Maria Quitéria era militar e heroína da Guerra da Independência. Hoje é a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Disfarçou-se de homem para alistar-se e entrar no exército. Morreu anônima aos 61 anos de idade em Salvador, na Bahia.
CopiarCompartilhar
Anita Garibaldi 1821 a 1849Revolucionária, Ana Maria de Jesus Ribeiro foi companheira do também revolucionário Giuseppe Garibaldi. Ficou conhecida como a Heroína dos Dois Mundos. Mulher de muita coragem, Anita participou da Guerra dos Curitibanos, na qual foi prisioneira.
CopiarCompartilhar
Madre Teresa de Calcutá 1910 a 1997Fundadora da congregação Missionárias da Caridade, Madre Teresa era uma mulher de uma inabalável fé. Nascida na Turquia foi uma religiosa católica beatificada pela igreja em 2003. Considerada por muitos a missionária do século XX, dedicou sua vida para ajudar aos pobres. Madre Teresa também detém o Nobel da Paz de 1979.
CopiarCompartilhar
Mata Hari 1876 a 1917Margaretha Geertruida Zelle foi uma dançarina exótica dos Países Baixos. Usando o seu grande poder de sedução, conseguiu se infiltrar em meio ao governo francês a pedido dos alemães, tornando-se assim uma espiã indispensável. Após a descoberta, Mata Hari foi condenada à morte por fuzilamento por alta traição. Durante o decorrer dos anos, Mata Hari foi considerada uma espécie de símbolo da ousadia feminina presente até hoje.
CopiarCompartilhar
Edith Piaf 1915 a 1963Edith cresceu em meio aos bordéis daquela época. Criada por sua avó dona de um prostíbulo, Edith revelou um grande potencial para a música. Foi descoberta através das canções populares que cantava nas ruas junto com seu pai, Louis A. Gassion. O seu canto expressava claramente a sua trágica história de vida. Participou também de peças teatrais e filmes da época.
CopiarCompartilhar
Marie Curie 1867 a 1934Uma cientista ganhadora de dois prêmios Nobel de Química. Maria Sklodowska tomou o sobrenome de seu marido, Pierre Curie. Por sua nação de origem, Polônia, deu nome a dois elementos químicos: Rádio e Polônio e foi pioneira no estudo da radioatividade. O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, representado pelo símbolo Cm foi batizado em honra ao casal Curie.
CopiarCompartilhar
Mais sobre o Dia Internacional da MulherDia Internacional da Mulher
Mulheres de 30
Poemas femininos
Frases empoderadas para o Dia da Mulher
Reflexões para o Dia Internacional da Mulher
Flores para cada mulher
Carlota Joaquina 1775 a 1830Princesa do Brasil, Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon foi mulher de D. João VI. Era conhecida como a Megera de Queluz devido a sua personalidade forte e também por se isolar constantemente no Palácio de Queluz. Conspirou contra seu marido e tinha uma conduta antiliberal. Por muitos, era conhecida como a Rainha Louca.
CopiarCompartilhar
Cora Coralina 1889 a 1985Eu lírico de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, Cora Coralina foi uma poetisa de grande importância para o Brasil. De hábitos simples e doceira por profissão, Cora Coralina viveu longe das grandes cidades preferindo a vida pacata do campo. Produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro. Cora Coralina morreu em Goiânia, vítima de pneumonia.
CopiarCompartilhar
Virginia Woolf 1882 a 1941Membro do grupo Bloomsbury (grupo de artistas intelectuais), Virginia desempenhava um papel de grande importância na sociedade britânica. Novelista, em sua casa já passaram grandes autores como J. M. Keynes e E. M. Foster. Cometeu suicídio por afogamento temendo uma possível loucura.
CopiarCompartilhar
Irmã Dulce 1914 a 1992Conhecida como Anjo da Bahia, Irmã Dulce, religiosa católica, dedicou sua vida a ajudar aos outros, principalmente aos mais necessitados, obra que praticava desde muito nova. Foi responsável por ajudar na criação de várias instituições filantrópicas Irmã Dulce foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do século XX. Suas grandes obras de caridade são referência nacional, e ganharam repercussão pelo mundo, tanto que seu nome é sempre relacionado à caridade e amor ao próximo.
CopiarCompartilhar
Marilyn Monroe 1926 a 1962Talvez o maior mito erótico de todos os tempos. O levantar do vestido mais famoso de Hollywood, Marilyn protagonizou clássicos do cinema como "O Pecado Mora ao Lado" e "Os Homens Preferem as Loiras". Monroe nasceu e passou a sua infância em lares adotivos, começou a sua carreira como modelo, o que lhe rendeu contratos no cinema. Foi a primeira mulher a posar para a Playboy. A sua morte é um mistério, há quem afirme uma overdose acidental de remédios e outros, suicídio.
CopiarCompartilhar
Lady Diana 1961 a 1997Conhecida mundialmente por Lady Di, foi a primeira esposa do Príncipe Charles, filho mais velho e herdeiro de Elizabeth II, rainha do Reino Unido. Lady Di foi uma filantropa e responsável por atitudes solidárias com os mais desfavorecidos. Ficou conhecida especialmente pelo o seu envolvimento em campanhas de combate à AIDS. Morta em um controverso acidente de carro, Lady Di foi responsável pelo segundo maior luto do Reino Unido. O funeral foi assistido por cerca de 2,5 bilhões de pessoas, tornando-se um dos eventos mais assistidos da história da televisão.
CopiarCompartilhar
Indira Gandhi 1917 a 1984Uma grande política estrategista e pensadora indiana. Foi a primeira ministra da Índia. Filha de Jawaharlai Nehru, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Mulher de grande ambição, foi assassinada em outubro de 1984.
CopiarCompartilhar