Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Nobel de Literatura

A função do Prêmio Nobel de Literatura é premiar os melhores escritores por todo o seu trabalho e contribuição para o mundo literário. O prêmio existe desde 1901 e é entregue anualmente.

O que é?

O Prêmio Nobel de Literatura é um prêmio literário concedido anualmente desde 1901 e considerado o maior prêmio de literatura do mundo. De acordo com Alfred Nobel, criador e idealizador do prêmio, o Nobel de Literatura deve ser concedido para um autor que tenha produzido, através do campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal. O trabalho considerado para o prêmio é a obra inteira do escritor, os principais livros, mentalidade, estilo e filosofias.


Copiar
Compartilhar
Primeiro prêmio

O primeiro Prêmio Nobel de Literatura foi entregue em 1901 para o poeta francês Sully Prudhomme, com 62 anos na época. A Academia Sueca atribuiu o prêmio ao francês, na palavras da Academia, em especial reconhecimento a sua composição poética, que dá provas de idealismo elevado, perfeição artística e uma combinação rara das qualidades do coração e do intelecto.


Copiar
Compartilhar
Polêmica!

Os vencedores do prêmio geram certa polêmica e muitos afirmam que o Nobel de Literatura é tendencioso, pois muitos autores mundialmente reconhecidos foram ignorados, como Marcel Proust, Vladimir Nabokov, Liev Tolstói, Émile Zola e Franz Kafka.


Copiar
Compartilhar
Mais famosos

Muitos escritores vencedores do Prêmio Nobel de Literatura sequer tiveram suas obras publicadas em solo brasileiro. Entre os mais famosos para nós brasileiros, podemos destacar o ex-primeiro ministro britânico e autor das Memórias da Segunda Guerra Winston Churchill. A obra O Velho e o Mar é bastante conhecida no Brasil e seu autor Ernest Hemingway também foi vencedor do Nobel. Outro autor bastante conhecido no Brasil é um dos criadores do teatro do absurdo, Samuel Beckett. Podemos destacar também o poeta chileno Paulo Neruda e o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, autor de Cem Anos de Solidão.


Copiar
Compartilhar
País com mais vencedores

O país com maior número de vencedores do Prêmio Nobel de Literatura é a França, com 12 ganhadores. A Alemanha aparece logo atrás, com 11 premiados, seguida dos Estados Unidos com 9 vencedores e do Reino Unido com 8 premiados.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Veja mais fatos históricos do dia 8 de Outubro

Academia Sueca

A instituição responsável por anunciar o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura é a Academia Sueca. A Academia Sueca é composta por 18 membros, metade deles escritores e o restante linguistas ou professores. O ganhador do prêmio é anunciado no começo do mês de outubro de cada ano.


Copiar
Compartilhar
 
Primeiro não europeu

O primeiro vencedor não europeu do Nobel de Literatura foi o poeta indiano Rabindranath Tagore, em 1913. O prêmio só foi parar nas mãos de um não europeu novamente 17 anos depois, em 1930, com o escritor americano Sinclair Lewis.


Copiar
Compartilhar
Língua Portuguesa

Nenhum autor brasileiro foi agraciado com o prêmio. O único escritor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura foi o português José Saramago, em 1998. Segundo a Academia Sueca, Saramago foi ganhador do prêmio por suas parábolas portadores de imaginação, compaixão e ironia, que tornam compreensíveis realidades fugidias.


Copiar
Compartilhar
Guerras

Por consequência da Primeira e Segunda Guerra Mundial, o Prêmio não foi entregue em 7 ocasiões. Em 1914, 1918, 1935, 1940, 1941, 1942 e 1943.


Copiar
Compartilhar
Vivos

Dos 108 autores premiados na história, 20 ainda estão vivos em 2013. A ganhadora mais velha ainda viva é a escritora britânica Doris Lessing, nascida em 1919 e que, em 2013 faz 94 anos. O escritor mais jovem a receber o Nobel de Literatura foi o autor e poeta britânico Jospeh Rudyard Kipling, que recebeu o prêmio em 1907 com 42 anos.


Copiar
Compartilhar
Recusas

Dois escritores já recusaram o prêmio: Boris Pasternak e Jean-Paul Sartre. Em 1958, o russo Boris Pasternak foi impedido pelo governo da então União Soviética de receber o prêmio e foi forçado a devolvê-lo por conta de sua obra Doutor Jivago, que fazia duras críticas ao regime comunista da União Soviética. Em 1964, o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre recusou o prêmio, alegando que o Nobel vai contra sua filosofia, pois nenhum escritor pode ser transformado em instituição.


Copiar
Compartilhar
Continente mais premiado

Outro ponto criticado no Prêmio Nobel é a centralização do prêmio nas mãos dos europeus. Dos 108 escritores galardoados com o Nobel de Literatura, 80 são europeus. As Américas tem 16 ganhadores, a Ásia tem 6 ganhadores, a África teve 5 premiados e a Oceania somente 1.


Copiar
Compartilhar
fechar