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O menino e o mundo

Quem disse que o Brasil não produz ótimos filmes culturais? O Menino e o Mundo vem conquistando a todos e é muito elogiado pela crítica, não só nacional, mas internacional.

O diretor e o Oscar

Alê Abreu, o diretor de O Menino e O Mundo, acredita que o filme tem chances reais de vencer o Oscar. Embora recuse-se a criticar os concorrentes, Abreu diz ficar incomodado com as pessoas que afirmam que é impossível vencer contra Divertida Mente - animação da Pixar e, até o momento, a favorita na disputa. Segundo ele, a vitória de um filme como O Menino e O Mundo iria trazer novos ares para a produção de animações. Os roteiros teriam mais liberdade criativa e não ficariam tão presos a necessidade de se encaixar aos padrões exigidos pela indústria.


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Música

A trilha sonora guia a narrativa da história, e é uma das partes mais elogiadas e importantes de O Menino e O Mundo. O rapper Emicida compôs a música Aos Olhos de Uma Criança para o filme. Acompanhando a letra, de forte cunho social, que expõe a bruta realidade das cidades atuais, vêm os arranjos dos músicos Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, autores da trilha sonora original de O Menino e o Mundo.


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A história

O filme mostra a história de Cuca, um menino que mora na zona rural de seu país. Um dia, seu pai - em busca de emprego - parte para a mítica e desconhecida cidade grande ao embarcar no trem, retratado como um monstro que engole os adultos e os leva embora. Cuca sofre com a ausência do pai, mas, pouco depois, deixa sua aldeia e vai parar num mundo fantástico. O Menino e O Mundo combina diferentes técnicas de animação para mostrar a jornada de Cuca, e o contraste entre o mundo idílico das crianças e a dura vida dos adultos, mostrando um panorama poético sobre a nossa realidade.


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O azarão

O filme, lançado em 2014 e pouco conhecido do público brasileiro, foi uma surpresa nas indicações ao Oscar. Dos potenciais filmes nacionais, o mais falado para concorrer a disputa (como Melhor Filme Estrangeiro) era o drama “Que Horas Ela Volta?”. Mas a animação é quem deu as caras entre os cinco indicados para Melhor Animação (os outros concorrentes são Divertida Mente, Anomalisa, Shaun o Carneiro e As Memórias de Marnie), passando à frente de blockbusters como Peanuts, o Filme, Minions e O Bom Dinossauro.


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América Latina

O diretor Alê Abreu reconhece que a temática do filme é fortemente vinculada a cinematografia latino-americana. A busca por um pai que é sinônimo de lar, um subtexto político, os oprimidos ganhando voz, a luta pela liberdade que muitos dos países latino americanos carregam em sua história. Abreu disse tentar buscar, por meio de uma fábula, uma América Latina mítica e fantástica.


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Aos olhos de uma criança Emicida

“A voz ecoa sós, mas ninguém responde
Miséria soa como pilhéria
Pra quem tem a barriga cheia, piada séria
Fadiga pra nóis, pra eles férias
Morre a esperança
E tudo isso aos olhos de uma criança
Gente, carro, vento, arma, roupa, poste
Aos olhos de uma criança
Quente, barro, tempo, carma, roupa, nóis
Aos olhos de uma criança”


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Traços

Na contramão das grandes animações atuais, O Menino e O Mundo não foi feito em 3D. Seus traços em 2D são simples, quase rabiscos que não tem nada do realismo das animações atuais. As figuras em O Menino e o Mundo são quase surreais, criando um ambiente de sonhos e aliando diferentes técnicas para fortalecer sua mensagem, como colagens e carros feitos por computador. O universo da história é visto sob o olhar da criança, por isso o Alê Abreu disse ter usado tudo o que havia a sua disposição no estúdio para desenhar e colorir: lápis de cor, giz de cera, tinta, canetinha...


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Variedade na animação

Se a Academia está enfrentando controvérsias este ano pela ausência de diversidade entre os indicados às principais premiações, as categorias de Melhor Animação e Melhor Curta-Metragem de Animação ousaram inovar. Além de O Menino e O Mundo - primeiro longa de animação brasileiro a concorrer ao prêmio -, todos os outros filmes, com a exceção de Divertida Mente, possuem estilos e temas diferentes do que a indústria costuma premiar. São filmes com toques artesanais, poéticos, sendo O Menino e O Mundo um dos projetos mais singulares, cuja produção inovadora, quase sem falas ou roteiro, despertou atenção internacional.


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Alê Abreu

O grande responsável pela obra que concorre no Oscar numa categoria inédita no cinema brasileiro é Alê Abreu. O diretor e roteirista de O Menino e O Mundo é um cineasta e desenhista paulistano de 44 anos. Desencanado do glamour das grandes premiações, Abreu chegou a dizer que, se pudesse, iria ao Oscar de camisa listrada vermelha e branca, a roupa do menino de sua grande obra. Ele considera que O Menino e O Mundo, entre tudo que já produziu, é o filme que mais conseguiu expressar o que de fato é sua arte. Alê Abreu também produziu os curtas “Sirius”, “Espantalho” e “Passo”, e outro longa, o também elogiado “Garoto Cósmico”.


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Sucesso de crítica

Não foi só no Oscar que O Menino e O Mundo conquistou seu merecido reconhecimento. As críticas nacional e internacional louvaram a produção, reconhecendo que o filme agradaria aos públicos de diferentes idades, já que há um grande número de referências sociais e históricas para os adultos e riqueza de imagens para as crianças. A trilha sonora e os cenários, elementos centrais ao filme, também foram elogiados por sua riqueza poética e narrativa. O Menino e O Mundo venceu mais de 30 prêmios em festivais de cinema por todo mundo e agora aguarda a chance de ser o primeiro filme de animação a trazer um Oscar para o Brasil.


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