O que você precisa saber sobre o candomblé
O candomblé é uma religião afro-brasileira derivada de cultos originais do continente africano cujas crenças envolvem o culto a forças da natureza personificadas na forma de ancestrais divinizados conhecidos como Orixás. Essa religião sofreu, e ainda sofre, muito preconceito dentro da sociedade em que vivemos, principalmente entre os religiosos protestantes. No entanto, o candomblé se mantém forte como forma de resistência para manter em pé a sua importância cultural para os descendentes do povo africano. Essa religião é bela, colorida e merece o respeito de todos. Por isso informe-se sobre tudo de que você precisa saber sobre o candomblé e dissemine o respeito!
O que é o CandombléA palavra "candomblé" significa "dança com atabaques" e representa uma religião monoteísta, que prega a existência da alma e da vida após a morte. Esta religião cultua os orixás e os reverência com danças, cantos e oferendas.
CopiarCompartilhar
Origem do CandombléEssa religião tem cerca de 5.000 anos e foi trazida ao Brasil pelos escravos africanos. Sua celebração é feita pelo pai ou mãe de santo. Seus adeptos passam por uma iniciação que leva sete anos para ser concluída.
Aprenda ainda mais sobre a origem do candomblé
CopiarCompartilhar
Iansã e seus filhosO nome Iansã significa Nove. Seu dia é quarta-feira e suas cores são o marrom e o vermelho. Seus filhos possuem um temperamento explosivo e não admitem ser contrariados. Também são leais e objetivos.
CopiarCompartilhar
Os orixás do candombléOs orixás são entidades que representam a energia e a força da natureza. Cada um possui dia, cor, objetos e alimentos específicos. Os mais cultuados no Brasil são Oxum, Iansã, Ogum, Xangô, Exú, Oxalá, Iemanjá.
CopiarCompartilhar
Ogum e seus filhosOgum significa "guerra". Seu dia é terça-feira e sua cor é o azul-escuro. Símbolo da coragem, é o protetor do templo. Seus filhos são fortes, impulsivos, incapazes de perdoar ofensas e arrogantes, mas são sinceros e difíceis de serem odiados.
CopiarCompartilhar
Os rituaisSeus rituais são feitos por meio de cantos, danças e batidas de tambores, além de oferendas de vegetais, minerais, objetos e, às vezes, sacrifícios de alguns animais. Os participantes devem usar trajes específicos com as cores e guias dos seus orixás.
Inspire-se com as mais belas frases sobre candomblé
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarFrases de Iansã
Frases de sabedoria da Umbanda
Mensagens para os filhos de Iansã
Mensagem de Orixás
Mensagens para os filhos de Xangô
Mensagens para os filhos de Oxum
Conheça os Orixás da Umbanda
Frases do Candomblé
Iemanjá e seus filhosO significado de Iemanjá é “Mãe cujos filhos são peixes”. Seu dia é sábado e suas cores são o branco e o azul (cristal translúcido). Costuma-se usar flores como oferendas. Seus filhos são portadores de um temperamento protetor e de um espírito materno.
CopiarCompartilhar
Exú e seus filhosO significado de Exú é esfera. Seu dia é segunda-feira e suas cores são o vermelho (ativo) e o preto. Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes; eles também adoram festa, muito barulho, muito romance e são impulsivos.
CopiarCompartilhar
Oxum e seus filhosOxum significa "rio que passa por Oxogbo". Seu dia é sábado e sua cor é dourada. Seus filhos são doces, sentimentais e muito chorões, também vaidosos e conquistadores. Gostam de tudo que é bom e caro.
Saiba quais são as práticas do candomblé e complemente seus estudos
CopiarCompartilhar
SincretismoA história do Candomblé no Brasil se mistura um pouco com o Catolicismo, por isso houve alguns sincretismo dos orixás e dos santos; a isso se devem as semelhanças entre eles.
CopiarCompartilhar
Xangô e seus filhosXangô significa "aquele que se destaca pela força". Seu dia é quarta-feira e suas cores são o vermelho, o branco e o marrom. Seus filhos são justiceiros, namoradeiros e divertidos, porém autoritários, comilões e com os nervos à flor da pele. Não comem quiabo, nem camarão.
CopiarCompartilhar
Oxalá e seus filhosOxalá significa "luz branca". Seu dia é sexta-feira e sua cor é o branca. Ele está associado à criação do mundo e da espécie humana. Seus filhos amam a vida, são alegres, cuidadosos, generosos e um pouco perfeccionistas.
Conheça as diferenças entre a umbanda e o candomblé para nunca mais se confundir!
CopiarCompartilhar
Sincretismo 2Confira alguns exemplos de sincretismos: Xangô é comparado a São Jerônimo. Iemanjá é equivalente à Nossa Senhora da Conceição. Compara-se Ogum a Santo Antônio. Oxossi e São Jorge se relacionam. Iansã e Santa Barbara são correlatas. Nanã Buruku é comparada com a mãe da Virgem Maria.
CopiarCompartilhar